Red Bull e o Colégio de aplicação

“No céu azul, azul fumaça uma nova raça, saindo dos prédios para as praças uma nova raça”.
Assim começa “Colégio de aplicação”, da trupe de malucos Novos Baianos, e pode-se aplicar à analise da chegada da Red Bull ao panteão das grandes equipes da F1.
Mas a letra fala em nova raça, onde está a intersecção?
Na postura e filosofia que a equipe apresentou: perder ou ganhar, mas esportivamente.
Ficamos felizes, claro.
Uma equipe relativamente nova e com uma mentalidade que vai radicalmente de encontro com o que fazem as veteranas, principalmente a Ferrari.
Tem muita gente por aí apostando que tal atitude vai trazer novos ares, que pode até redimir a categoria dos erros passados e fazer com que os recorrentes aos jogos (sujos ou limpos) de equipe pensem duas vezes antes de voltar a fazer.
Então voltamos ao “Colégio de aplicação”...
“No céu azul, azul fumaça uma nova raça, a morte e a mídia calçam igual”.
A tal filosofia tão comemorada e alardeada pode ter sido usada neste ano apenas e tão somente por conveniência... Era uma grande jogada de imagem criar um antagonismo com a equipe que havia causado um grande trauma entre os fãs da categoria, fazendo até com que alguns deles começassem a duvidar se F1 continuava ou não sendo esporte.
Então, com este passo, além de ganhar os campeonatos de construtores e pilotos, ganharam a simpatia da imprensa que agora elogia, mas não hesitarão em descer a mamona com estilingue na equipe por um motivo qualquer.
Mas... E no futuro? E se precisarem fazer o tal jogo para garantir novas vitórias? Porque uma coisa é chegar ao topo, outra é se manter, o que é bem mais difícil.
E fechamos então com a ultima parte da letra que diz da possível legião de fãs que a equipe arregimentou com tais atitudes e conquistas:
“No céu azul, azul fumaça uma nova raça, uma geração em busca, nem o bem nem o mal”.
E claro, não esquecendo dos fãs que agora aparecerão por todos os lugares consolidando a marca como equipe de F1 verdadeiramente e não apenas como outdoors ultra-rápidos.
O que resta saber é até quando dura tanto a postura da equipe quanto o apreço dos jornalistas e fãs...
“No céu azul, azul fumaça uma nova raça, o próprio passo é a razão”.

Mas pô... Dediquei espaço e um texto analisando uma canção para falar da Red Bull e não vou falar nada sobre a antagonista Ferrari?
Para eles também uma canção dos Novos Baianos: “Pluft, pluft, pluft é ferro na boneca é no gogó, neném...”.

Comentários

joao disse…
que porra e isso?



gostei da musiquinha para o jumento vermelo rampante “Pluft, pluft, pluft é ferro na boneca é no gogó, neném.
Joao disse…
vermelho e não vermelo cebolinha.
Leandro disse…
Cheguei no seu blog e me senti em casa. Novos Baianos! Foi uma banda fantástica, com músicas massa e letras melhores ainda. Sou fã da banda!
Quanto a Fórmula 1, estava torcendo pra Alonso, mas o título ficou em ótimas mãos. Vettel é um grande piloto, apesar da pouca idade e fez por onde para conquistar o título. Muito talento, ousadia e perseverança quando a classificação e os prognósticos mostravam que ele só conquistaria o título por um milagre. Enquanto que todos debatiam se ele abririam ou não para Webber passar e ficar com o título, o garoto batia o pé chão e dizia "estou na briga!".
Gostei do blog, parabéns! Voltarei mais vezes aqui.
Abraço
Allan disse…
no que se refere ao campeonato pra mim o Vettel nao merecia ter ganho pela cagada que ele fez no Webber, pra mim o Webber é que merecia ter ganho.
Falando sobre o campeonato, acho que foi uma das melhores temporadas que tivemos nos ultimos tempos...

A Red Bull mostrou que se tivesse feito o jogo de equipe em interlagos, o proprio Vettel n poderia ter conseguido o Caneco, eh um tapa na cara na ferrari q ainda pensa fazer essa estrategia tosca...

Mto bom o campeonato e dá-lhe Red Bull!

Mericido o titulo! Tanto pro Vettel quanto pra equipe...
Macho disse…
oops blog errado, agui eu ia falar Go vettel rumo ao Bi e Go CHalonso para a hispania e de su lugar para o bruno senna!
Chupa Alonso....
Marcos Antonio disse…
foi uma grande jogada deles, afinal o marketing da Red Bull sempre foi mto elogiado. Se o marketing achar legal e que não vai ferir a imagem da equipe, rola jogo de equipe sim...pra RBR a imagem é importante.
Marcelonso disse…
Groo,

A casa vai despencar em Maranello, acho que Domenicalli vai rodar...


abs