Noel, cem anos

Esta semana, por pura falta de sensibilidade deste que escreve, passou em branco o centenário de um gigante da nossa cultura. De um ícone, de um cânone do samba.
Precursor do que hoje chamamos de MPB: Noel Rosa.Dele pode se contar varias histórias.
Desde a famosa bronca na mãe em “Com que Roupa” até a polêmica com Wilson Batista que rendeu entre outras “Feitiço da Vila”.

Boêmio inveterado gastava tudo que ganhava com bebida e mulher, por isto vivia sempre a nenhum, como se dizia na época.
Com os poucos e minguados trocados que vinham das composições e da mãe, porém um dia lhe apareceu a chance de ganhar um dinheiro um tantinho melhor: uma excursão com Francisco Alves, Mario Reis e outros grandes nomes do samba pela Argentina e Uruguai.

Chico Alves - zeloso e perfeccionista - exige que a trupe toda se apresente pelos teatros afora com smoking completo, novo e principalmente: limpo.
Noel, que pouco ligava com a própria aparência apareceu ao primeiro show com um terno tipo Summer, mas todo amarrotado e sujo.
Chico então lhe deu um dinheiro e pediu para que comprasse um smoking.
Noel gastou a grana com suas ocupações prediletas, mas não se esqueceu das ordens disfarçadas de conselho do Rei da Voz...
Pegou um garçom compatriota que trabalhava por lá e lhe passou uma lábia. Conseguiu dele uma farda completa, mas como convém a um garçom: branca.

Como era de se esperar Francisco Alves estrilou, e por pouco não partiu para cima de Noel.
Convencido pelos amigos presentes que o fato poderia até ser bom para a imagem do grupo – três de preto e um de branco – deixou o fato passar, mas fez uma ressalva: “-Pelo menos mande engraxar estes sapatos, estão horríveis!”.
E para tanto, deu mais algum dinheiro para que fosse feito.

Novamente Noel gasta o dinheiro, mas usa de sua lábia para convencer o engraxate a lhe lustrar ao menos um dos pés.
Naquela noite sobe ao palco para um numero solo e se senta com violão em punho e pernas devidamente cruzadas.
Sob a luz do palco Francisco Alves vê o cantor e compositor impecável com seu terno branco e seu sapato brilhando.
Quando desce do palco Chico vê que apenas um dos sapatos está engraxado.
Cansado ele apenas pergunta: “-Mas porque não lustrou os dois?”.
E a surpreendente resposta o desconcertou a ponto de deixar o Rei da Voz sem ação.
“-Mas para que se o pé artista é só um...”.
A benção Noel!

Comentários

Marcelonso disse…
Groo,


Tá desculpado. Noel foi um ícone da música, que infelizmente não teve o reconhecimento que merecia.

abs
Marcos Antonio disse…
genial a hitória groo! Noel realmente foi uma grnade gênio da música, afinal, el se foi com 26 mas deixou tantas obras de uma riqueza sem tamanho!
Paulo Levi disse…
Muito saboroso esse causo, assim como as composições de Noel. Elas continuam tão atuais hoje como há 80 anos.
TW disse…
Sem dúvida alguma, um dos grandes nomes de nossa cultura e história! Digno de todas as homenagens!
Anselmo Coyote disse…
Que choro!!!
Anônimo disse…
... e M.C., escreve: Marcelonso, tú bebeste toddynho estragado em algum bar de Vila Isabel ? Noel Rosa... NÃO reconhecido ? Quando ? Desde que me entendo por gente, ouço falar de Noel. E não era o famoso Papai...( apesar que este aí toda criança espera com aquela cara de inocente feliz... Ahhhh, como era bão ! Agora, os doentes querem ir numa sex shop e se vestir de bom velhinho e pegar uma mamães noel por ai... gente doente... nem respitam mais os simbolos natalinos... A roupa caiu bem em mim... Quente... A festa vai bombar ! RON ! RON ! RON ! Desculpe-me... Ro ! Ro ! Ro ! ). Ivan Lins, o tricolor tricampeão assaltado, fez uma belíssima homenagem, em 3 CD's, ao poeta da Vila. Proooooocure ! Uns 10 anos atrás... E toda hora se fala nele. Vai chegando o carnaval e lá vem a Vila, mais o Martinho e tome de falar do 1º cazuza... êpa ! O 2º Noel era mais brabo mas, os dois, na juventude, respeitados os vários anos que os separam, eram bem parecidinhos. Tirando que o primeirão da década de 30 do seculo passado só gostava de muiéééééé ! Já o primeirão dos anos 1980... Não tão acreditando ? Então, vamulá. Próximo comentário !
Anônimo disse…
.... Para voce, que votou na filha do Deus da polititica( 85% de aprovação, nem Ele nem Jesus tem tudo isso.... ensina o Millor ). Do passado:

Onde Está a Honestidade?

Noel Rosa

Você tem palacete reluzente
Tem jóias e criados à vontade
Sem ter nenhuma herança ou parente
Só anda de automóvel na cidade...

E o povo já pergunta com maldade:
Onde está a honestidade?
Onde está a honestidade?

O seu dinheiro nasce de repente
E embora não se saiba se é verdade
Você acha nas ruas diariamente
Anéis, dinheiro e felicidade...
...
Vassoura dos salões da sociedade
Que varre o que encontrar em sua frente
Promove festivais de caridade
Em nome de qualquer defunto ausente...
Anônimo disse…
... bom, Cazuza teve uma ajudinha aí mas é a modernidade da música... A música é uma porrada nas mentes dilmisticas ! Que aumentão, hein ? Tititica chegou feliz da vida no kongreço Nassionau !

Brasil
Cazuza
Composição: Cazuza / Nilo Roméro / George Israel

Não me convidaram
Pra esta festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...

Não me ofereceram
Nem um cigarro
Fiquei na porta
Estacionando os carros
Não me elegeram
Chefe de nada
O meu cartão de crédito
É uma navalha...

Brasil!
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...

Não me convidaram
Pra essa festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...

Não me sortearam
A garota do Fantástico
Não me subornaram
Será que é o meu fim?
Ver TV a cores
Na taba de um índio
Programada
Prá só dizer "sim, sim"

Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...

Grande pátria
Desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair
Não, não vou te trair...

Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...(2x)

Confia em mim
Brasil!!

É ou não é nepotisminho dos inhos no voleizinho do brasilzinho ? ÉÉÉÉÉÉÉ !

Segundão e Segundinho ajudarão os Primeirões no ano que vem ?

BRASIL !