Para ajudar a passar o carnaval

Não gosto de carnaval, mas devo confessar: não é por conta do samba.
Nada relacionado com recalques roqueiros e sim com o ranço hipócrita e falsamente alegre da festa. Não digo que não haja alegria permeando, porém agir como se isto fosse decreto e querer que todos embarquem é um pouco demais.

Mas dizia que não é o samba que incomoda. Legitima expressão da cultura de um povo e porque não de uma raça o samba já produziu tantas quantas pérolas qualquer outro estilo musical. Uma delas – pasmem – é algo que se aproxima de um dos marcos do rock progressivo: o disco conceitual.

A grosso modo, discos conceituais são aqueles em que o conjunto das musicas formam e contam uma história ou passam uma idéia, um conceito: Dark side of the moon e The Wall do Pink Floyd; The lamb lies down on Broadway do Gênesis; Tommy do The Who entre tantos outros são exemplos – às vezes bons e às vezes tenebrosos – desta vertente.
Notou que são todos de rock? Pois bem, apresento agora um de samba. Sim... Samba e com S maiúsculo. E o autor da proeza é Jorge Ben, muito antes de ser Ben Jor ou voltar a ser Ben...

Jorge já definiu seu som como a batida de uma escola de samba em retirada.e quando perguntado se o que faz é samba-rock (sic) ele responde que é simplesmente musica. E quando pedem para que dê um nome ele diz: “-É sacundim sacundem...”.
Em 1974, no século passado, portanto, fez aquele que pode ser considerado o mais estranho e belo disco de sua carreira: A tabua de esmeraldas. Curioso, estudioso e entusiasta da ciência chamada alquimia, Jorge construiu neste disco – com rara felicidade – uma aula sobre o tema, homenageando seus cânones e passando suas principais idéias.
Os trabalhos são abertos com Jorge brincando com uma de suas backing vocal, provavelmente Evinha do trio Esperança, dizendo: “-Tem que dançar, dançando” ao que ela responde: “-E tem que gravar, gravando.”.
É a senha para o violão de Jorge marcar o inicio de Os alquimistas estão chegando, uma ode ao trabalho dos cientistas descrevendo seus laboratórios, utensílios e o prórprio trabalho enfim, embalado em um samba poderoso. É a alquimia dando o ar da graça transmutando ciência em ouro para dançar...

Na seqüência vem o Homem da gravata florida que ao contrário do que se pode pensar, também é uma homenagem a um nobre desta ciência: Paracelso, o criador da homeopatia e da chamada “agricultura celestial” que é plantar e colher ervas de acordo com o favorecimento planetário. Como licença poética, Jorge transformou a echarpe colorida usada por Paracelso ao longo da vida em uma “linda gravata colorida”.

Errare humanun est é o que mais se aproxima de um “samba progressivo” cheio de efeitos e citando Eram desuses astronautas?, livro do suíço Erich Von Daniken de muito sucesso na época e que defendia sermos fruto do cruzamento de seres extraterrenos com espécies primatas... O tema é horrível, mas o samba é sensacional.

Menina mulher da pele preta é uma ode a miscigenação (alquimia?) com o agora poeta Jorge cantando sobre uma linda mulher de pele preta e olhos azuis que não o deixam dormir sossegado. O suingue da canção é de enlouquecer.

Eu vou torcer lança uma energia positiva e contagiante tirada dos valores incutidos no hinduismo. Esta canção faz cantar junto até quem não gosta do Gato Barbieri ou não torce pelo Mengão como na letra.

Magnólia volta ao tema da agricultura celestial e volta a citar Paracelso já que este dizia que magnólia – a flor – foi a primeira a surgir em nosso planeta.

A próxima faixa é uma das únicas que não evocam temas místicos ou cientificos, é um descanso conceitual, uma pausa para respirar e se apaixonar: Minha teimosia é uma arma para te conquistar foi um dos grandes sucessos radiofônicos do disco e tem um contraponto sensacional no coro masculino que acompanha a voz de Jorge. Os Golden Boys arrasam



Zumbi trata do tema da escravidão vista pelo lado do escravizado, mas passa longe do revanchismo ou do rancor que o tema geralmente evoca. Há alegria e exaltação pela figura de Zumbi dos Palmares e uma gratidão que se orgulha de sermos a maior nação negra fora da África, o que faz da nossa musica – junto com a dos EUA - uma das mais ricas do planeta.

Brother é um gospel que não faria feio em qualquer igreja americana. “-Jesus Christ is my lord, is my friend. Embalada pelo violão e as batidas dos pés do cantor para marcar ritmo.
Serve também como forma de afastar a alquimia – na visão popular brasileira – das ciências ocultas e liga-la a uma ação evolutiva da luz, não das trevas.

O que pode parecer apenas uma piada engraçadinha O namorado da viúva é na verdade uma homenagem ao alquimista mor Nicolas Flamel, que teve a “coragem” de se casar com Perrenele, uma viúva muito rica – e segundo a canção, boazuda – que já havia enterrado três maridos. A musica é um dos pontos altos da obra.

São de Flamel também as ilustrações que compõe a capa do disco e estão incrustadas na cripta onde descansam os restos mortais do alquimista na igreja dos Santos Inocentes, em Paris.

Hermes Trismegisto e sua celeste tábua de esmeraldas é uma homenagem a Toth, sumo sacerdote da comunidade Khen, que teria se salvado do afundamento de Atlântida e teria sido confiado a ele a guarda da Tábua de Esmeraldas que contem a sabedoria de todas as eras. Em tempo: Trismegisto quer dizer “três vezes grande”.

Cinco Minutos, que parece – só parece – uma cena do cotidiano de um desencontro em que a amada se recusa e esperar por mais cinco minutos o seu par é na verdade uma mensagem do autor que frisa “você não sabe quanto valem cinco minutos” lançando luz sobre o valor do tempo para a realização da obra de cada um..

Jorge voltaria a falar de alquimia em pelo menos mais dois discos posteriores, os ótimos: Solta o Pavão e África Brasil, mas pedra fundamental ou filosofal – para não sair do tema – é este A Tábua de Esmeraldas.
Na medida para quem gosta de samba, mas não suporta carnaval.

Comentários

Joao Gomes disse…
Pra mim disco conceitual e o S&M do Metalica com a Orquestra Sinfônica de São Francisco.


os sambas enredo podiam pelo menos mudar um poco, todo ano a mesma coisa a mesma voz, tom ritimo, depois de 25 carnavais eu já to de saco cheio, falam que é a cultura nacional, que comove o pais, nunca fui comovido com essa palhacada e todos que conheco detestam o carnaval, essa coisa deveria existir somente na bahia, se tivesse dinheiro na epoca do carnaval viajaria para fora do pais!
Anônimo disse…
... e M.C., escreve: Te vi de baiana na Imperatriz Leopoldinense... Num adianta disfarçar ! O PILA tava no Bloco Fio Terra todo animadin. Galeria Alaska em peso prestigiou o Bloco... HA ! Hoje tem Gala G. Vou paparazizar o evento. Espero voces lá !
Marcelonso disse…
Groo,


Como alguém já disse: "Gosto é como ...,cada um tem o seu.

Não sou fã do Carnaval, mas gosto do periodo para curtir a familia, por aqui nessa época a praia é sempre uma boa pedida!

Quanto ao Jorge Ben, gosto da sua música, esse foi seu melhor "LP", sem dúvida alguma!


abs
Anônimo disse…
... e M.C. escreve novamente: Mais que carnaval desanimado. Explico: Carnaval bão é o carnaval COM marchas. Mas os desgovernos de décadas da nossa demo-democracia xinfrin( de porta de botequim ) e de iraque, quer dizer, de araque, mas de muito egito, quer dizer, agito, não comporta algo politicamente incorreto( não o nosso PILA totalmente politicamente correto e mal educado ) como... " Onde está o dinheiro, o gato comeu, o gato comeu... e ninguém viu, o gato sumiu, o gato sumiu... Onde está dinheiro, foi pro estrangeiro... onde está o dinheiro...". Preferem, e povão idiota aceita..., o baiano carnaval boçal... " Ê ô... êê ÔÔ ! Cheira a bacurinha e abaixa a bundinha... ". Sem contar as antigas nmarchas prá lá de politicamente incorretas com até discriminação racial... Mas quem fez, já que vivemos em país sonso, tem estátua em Copabacana.
Mas como a cor rosa não pega, onde está o PILA ? O gatão comeu ? Se o Robertão Carlinhos ganhar eu juro que não assisto mais carnaval ! Sabiam que os defiles surgiram na ditadura Vargas ? Desfiles... Marchas... Tá lembrando exército... mas aceitou ! HA ! E nossas ditaduras, hein ? Falaí, Groo ! Mas não quero saber de beija-flor com blogo por DE trás ! Como conseguem... O bichinho é tão pequinininho... Robertão andava de mãos dadas com a ditamole... Andou até de tanque ! E que pagou foi o Simonemal... Com ajuda dos CARAS de pau do Pasquim... Entonces, que ganhe a minha escola: União da Ilha ! Então, que seja, de novo, a Unidos da Tijuca ! Ou a Imperatriz Leopoldinense pois o Groo estava uma gracinha de baiana... E o túmulo do Sampa, quer dizer, do Samba ? Minha singela homenagem a Vai Vai que que é é a a campeã campeã ! Fui fui ! HA ! HA ! Carnaval... os egípcios, e depois gregos e romanos, é que sabiam fazer carnaval...
Pra quem gosta de carnaval é só linkar:

http://www.youtube.com/watch?v=r3bOvbz57jQ

A melhor paródia que já houvi de samba-enredo com Hermes e Renato.
Fábio Andrade disse…
Eu não tenho nada contra o carnaval. Nunca fui de sair, de brincar, de sambar ou de ir atrás do trio (embora eu tenha planos a esse respeito para os próximos carnavais), mas não tenho nada contra a festa em si. E mais: não acho de mentira a alegria da festa não, afinal, só brinca carnaval quem quer, ninguém vai obrigado.

Quando ao Jorge, há quem torça o nariz. Sempre existem os chatos, os malucos dos preciosismos gramaticais que o relegam a segundo plano. Eu não conheço toda a obra dele, mas o que eu já escutei sempre me agradou. Junto com Tim Maia é um dos mestres do swing que sobrevive e é cantado até hoje pelas gerações mais novas.
Anônimo disse…
... e M.C., voltando !( acho dificil o Groo colocar aqu mas tô torcendo): ENFIM, um segunda alma pensante no Bloco dos Comentaristas do Groo( BC do Groo Ron ): Fábio Andrade ! Falô tudo mermão ! Gostei. A primeira alma pensante daqui é o PILA ! O vídeo dos videótas que ele que que nós vejamos é o mínimo ! Farão muito fracasso ! Por onde anda o João Gordo, hein ? O Neguin da BeiJa -Fror tá por aí ! Sendo multado por não pagar IPVA e botando banca junto com o idoso Robertão Carlinhos... MUIÉ MUIÉ MUIÉ MUIÉ MUIÉ MUIÉ MUIÉ ! A Claudia Raia tá boa demais, sô !
Confirmado porque a Claudia Raia é considerada há anos a musa dos travestis, viados e afins........