Indy em São Paulo seria cômico se não fosse trágico

A TV Bandeirantes fez um esforço digno de titã para mostrar que a Indy estava sendo um sucesso, porém as imagens aéreas mostravam a arquibancada vazia contradizendo tudo.
Até warm up eles transmitiram, porém, seus profissionais não são da área.
Nem um pouco. O ranço de se transmitir só futebol esteve presente e arraigado em tudo e todos.
Desde os repórteres que fazem as mesmas perguntas aos pilotos todo ano, assim como perguntam a mesma coisa para os jogadores de futebol todo dia...
Um narrador praticamente cego que erra os nomes dos pilotos criando assim novos personagens como: Brian Riscoe no lugar de Ryan Bricoe, Ray Hunter em vez de Ryan Hunter-Reay e Simone de Silvestre para Simona de Silvestro. Simona, aliás, que contava com uma torcida suspeita por parte do narrador. Fez uma classificação meia boca conseguindo apenas o décimo quinto lugar, mas o homem do microfone insistia em dizer que ela havia surpreendido e que faria melhor na largada.
Ela largou desastrosamente e saiu da prova na primeira curva...

Sem contar o ufanismo cego que fazia com que o fazia com que seus repórteres colocassem “nosso” antes de todas as citações referentes a brasileiros. Pilotos ou não...
E quando Helio Castronneves ficou duas voltas fora da prova, ele insistia que era recuperável.
Em pista mista? Circuito de rua? Claro... E nós somos todos idiotas...

E para piorar choveu, atrasou todo o cronograma e a turma de perguntadores teve que trabalhar dobrado nos fazendo sentir saudades de Mariana Becker.
Maltratavam o inglês, o automobilismo, o bom senso e nossa paciência.


Ok! A chuva não é culpa deles, mas a falta de planos para a possibilidade de acontecer o que aconteceu ficou evidente.
Para um evento transmitido para cem países, um programa tapa buraco para a eventualidade era o mínimo que se esperava...
E por falar em organização... Nota dez para Luciana Mello cantando o Hino americano, muito embora eu não saiba se era necessário ou não.
Mas nota zero para a escolha de Luan Santana para cantar o Hino brasileiro.
Tomou uma vaia monumental, foi chamado de viado e estragou o Hino com uma interpretação breganejaistica fazer corar até os surdos.
Sinceramente? Senti saudades da Vanusa...

Por fim a prova foi adiada para a segunda feira. O que não deixa de ser uma ironia ter uma corrida em um dos trechos mais engarrafados da cidade... E em dia de rodízio das placas 1 e 2. Por sorte os carros não têm placa ou a ironia seria ainda maior...O mais triste, ou engraçado, é que o Fabio Campos veio a São Paulo, tomou toda aquela chuva e teve de ir embora sem ver a corrida de fato...

Comentários

Marcelonso disse…
Groo,

A Band precisa melhorar muito em matéria de automobilismo.
O positivo dessa história é que a emissora está tentando, precisa agora buscar bons profissionais.

A estrutura melhorou é verdade, ainda assim permanece muito deficiente, principalmente quando o assunto é chuva.

E aquela reporter da Band, a tal Natalie, que lingua era aquela que tentou falar com os gringos?

Michael Andretti chegou a dizer em determinado momento: I don´t understand...

abs
Unknown disse…
olha um erro atrás do outro, mais me permita ser otimista. temos uma data numa categoría do tamanho da Indy, isso é bom. a Band tá fazendo um esforço, e isso é favorável. esperemos que melhorem, se continuar assim daqui a dois ou tres anos ahi vou descer a lenha....

afinal de contas, o povo que narra a F1 tá em contato com a categoría faz um século (reginaldo, lito e o Galvão pelo menos 30 anos!) e ainda fazem a gente passar vergonha alheia

foi sim desagradável de ouvir, mais pelo menos podem se defender na sua inexperiência

não deixa de ser uma ironia ter uma corrida em um dos trechos mais engarrafados da cidade... essa foi espectacular, Groo!
Joel Gayeski disse…
Não vi essa porcaria, assim como não tenho assistido a F1 esse ano.

PS: "Seu" João Rubinato é o cara.
Daniel Médici disse…
Ainda bem que eu não ouvi muito o Luciano do Valle. Estava com os fones no ouvido, escutando Odinei Edson e o Celso Miranda. E os dois foram insuportáveis.
Daniel Consorti disse…
Groo.. Eu estava lá no sábado, no domingo e acredite, na segunda também.

Claro, como qualquer evento desse porte, houve falhas, e nao foram poucas... Tudo muito caro, falta de informação, etc...

Mas tenho que admitir, a pista ficou muito melhor do que no ano passado, com menos bumps (que ainda estavam lé) e mais rápida. A corrida prometi.

A chuva que caiu no domingo foi muito forte mesmo.. não havia como ter corrida, a nao ser que fosse de lanchas ou de jeeps...

A decisão de adiar a corrida pra segunda foi acertada, pois não poria em risco a seguranaça dos pilotos.

Porém, na segunda a sucessão de erros da organização foi complicada de aguentar.

1º porque não havia uma informação se seria necessário apresentar novamento o ingresso ou não (o que não precisou).
2- só liberaram o setor da arquibancada que ficava de frente com a curva 1 do circuito, onde não se consegue enxergar a reta do sambódromo ou qulaquer outra parte da pista, o que é frustrante para quem pagou por um lugar em frente ao pódio e que dava para ver quase toda a reta, a mesma curva e ainda uma parte da reta da marginal.

Não liberaram nem ao menos o públoico para acompanhar o pódio, ou seja, a festa da vitória ficou restrita aos pilotos vencedores, alguns fotógrafos e os sortudos do camarote da própria band.. e o público em geral que se exploda.

ok, temos pontos negativos sim, mas os pontos positivos desse ano foram maiores, acredite se quiser...

Espero ano que vem pra assitir de novo, pois acredite a corrida é mais emocionante que quase qualquer uma da F1, e nao tem asa móvel, etc.

grande abraço!

ps: a Simona de Silvestro realmente fez uma corrida espetacular, que foi prejudicada pelo acidente dela no domingo. Foi a melhor piloto na pista, andando mais rápido até mesmo que o vencedor! E fica ainda um pequeno comentário... os brasileiros levam um azar do caramba por aqui!!! rs

Abraços.. de novo!
Ron Groo disse…
Daniel Consorti, eu acredito em tudo que você escreveu, minha critica é para a transmissão televisiva.

A pista é boa, só não entendo porque, até agora, ninguém nunca sequer citou Interlagos como alternativa.
Paulo Levi disse…
Confesso que eu tinha boas expectativas tanto para essa corrida como para a transmissão da Band. Mas depois do espetáculo deprimente que foi o Luan Santana estuprando o Hino Nacional (e os ouvidos do público), deu pra perceber que não vinha coisa boa pela frente.

Tá certo que a chuva foi muito atípica para esta época do ano em SP, mas a drenagem do circuito tinha que ser eficiente em qualquer circunstância. Se a pavimentação tivesse sido feita de maneira correta, não haveria tantas poças visíveis a olho nu. A imagem do cenourinha puxando a água com um patético rodinho valeu por mais do que mil palavras.
TW disse…
A etapa de São Paulo é um desastre total, infelizmente. Primeiro, já pelo circuito, segundo pela qualidade do asfalto, terceiro por essa tosca transmissão da Bandeirantes. Tinha horas, que assistia a corrida no 'Mudo'.

E o que foi aquilo cantando o Hino Nacional? Do time do Rosberg! #tenso
Daniel Consorti disse…
Groo:

Realmente não consegui acompanhar a trsnamissão, afinal, o belo ronco dos V8 da Honda tampava o som quando eles passavam...rsrs. Ou seja, tive essa vantagem tb!

Acho que colocar Interlagos para uma rova da Indy em SP não seria interessante.

E outra, até onde eu sei, a Fia (e o Bernie..) tem um contrato de exclusividade, ou seja, nenhum outro evento de grande porte pode ser disputado no autódromo.

Por isso não temos a Motovelocidade em Interlagos (o que seria muito show), nenhuma corrida do WTCC, ou mesmo um endurance decente.

Posso estar enganado, mas é por conta desse contrato de exlusividade que nem sequer cogitaram o templo paulista para a Indy...

E pessoalmente, eu acho que a corrida no anhembi acaba sendo mais a cara da Indy mesmo.. muro pra todos os lados. Não acho que interlagos proporcionaria tanta emoção como lá.

Abraço
Eu gosto do evento independente da má qualidade da transmissão da Band, falta experiência para toda a equipe, até se esforçaram, a gente consegue ter um "contato" maior com os pilotos...nada comparável à Formula Um..mas estão tentando..a gente costuma meter o pau e não faz comparações: LONG BEACH é uma porcaria, São Petersburgo outra porcaria mas ninguem menciona...o Luan não deu certo lá e nem no Pacaembu os dois apanharam....mas gostei dos dois velhos aviões F5 que sobrevoaram a área.....
Marcos Antonio disse…
foi uma trasnmissão trsite, enfim tratam os telespectadores de automoblismos como babacas, que o importante é o belíssimo espetaculo...
Gabriel Souza disse…
Estive lá no sábado e no domingo.

Valeu a pena, pelo menos consegui entrar na garagem da Indy e tirar algumas fotos. Só depois de 1/2 hora que me pediram p/ sair, pois eu estava sem credencial.

Luan Santana? Sem comentários...

A transmissão foi um show de horrores... Na rádio foi menos pior, mas era evidente o desespero dos envolvidos para promover o evento.

Um dia melhora...

Abraço!