Em gomos, esperando o GP da Europa

Em Gomos está de volta, desta vez à espera do GP da Europa que será disputado (?) em Valência.
Disputado pode ou não ser força de expressão. Vamos às explicações: Será força de expressão se for igual a todos, absolutamente todos os GP´s disputados naquela beleza de pista.
Treco chato, embora de alta velocidade.
Um tilkódromo na acepção da palavra, feito para ser uma espécie de Mônaco ibérica, mas que – obviamente – deu com os burros na água. Literalmente.

Não será força de expressão se for igual aos GP´s desta temporada onde até o sempre monótono – mas sempre belo – grande premio de Mônaco foi eletrizante.
E, como é de seu feitio, a FIA quer garantir que a emoção apareça apresentando duas zonas de uso para a traquitana do DRS.
Se bem que o que vem realmente fazendo a diferença não é a picaretagem móvel, mas os pneus de farinha que tem nos brindado com a maior quantidade de pit stops de todos os tempos na F1.
Achou que eu ia dizer ultrapassagem, né?

E como é de seu feitio também, a FIA (Ferrari International Aid) vai mudar as regras da brincadeira com o jogo em andamento.
Lá se vão os difusores soprados e ai vem uma limitação no mapeamento dos motores.
Por quê?
Para assegurar o “equilíbrio” entre as forças. Papagaiada das fortes...
Querem evitar que a Red Bull ganhe o campeonato antes de Spa ou Monza.
Melhor seria se não tivessem permitido o tal difusor antes do inicio da temporada.
Permitiram, as outras copiaram – e muito mal – e agora vão proibir em nome do “equilíbrio”.
Mas o mais chato é que a Ferrari pode ser a maior beneficiaria da mudança, e não me espantaria se o pedido de revisão da permissão não tiver partido da máfia de Maranello.

Mas o mais chato mesmo, o que me irrita profundamente é ler que o boquirroto mor da F1 (quiçá do mundo!) já saiu falando que as mudanças podem ajudar a Williams.Daqui a pouco vai dizer que com esta mudança ele sente que agora vai! Que agora ele pode ser campeão... Afinal o Schumacher tá tão mal né?

Só pra lembrar: foram homologadas as mudanças para as próximas temporadas e entre elas a entrada dos motores 1.6 L Turbo com seis cilindros em V, o que na prática quer dizer duas coisas: 1) – A Ferrari poderá correr com os motores que equipam os Fiat Tempra brasileiros.
2) – Qualquer um vai poder montar um F1 usando os motores dos Fuscão Fafá...

Comentários

Net Esportes disse…
ta ficando igual o ano que o Button ganhou com a Brawn .... tiraram o difusor deles, eles caíram um pouco de produção, mas levaram o campeonato de qualquer forma .... espero que a Red Bull se segure na frente .....
Alan disse…
Mas no caso da Brawn, só proibiram para a temporada seguinte, não???
Rubs Cascata disse…
Antes de tudo, peço vossa benevolência pelo fato de, absolutamente, não ser escritor, ainda que, muito embora, possua o diploma do supletivo.
Tenho mais familiaridade com o seis cilindros MWM do antigo Valmet 498 e com o V6 do F-350, 1966, leiteiro; o primeiro a diesel,em linha; a gasolina, o segundo.
Peço desculpas, mais uma vez, pois entendo de fórmula-um somente por espiar o programa na televisão do boteco, aos domingos.
Em 1974, aquilo já se me anunciava de muita importância, porque a filharada da fazendeirama aparecia, num tropel de alvoroço, no botequim e abarcavam, todos, mais estatelados do que vacada atacada por botulismo.
Muito desacorçoado com aquilo, imaginara que devia ser uma nova qualidade de devoção, visto que nem as beatas da missa, com os enfeites da batina do padre, nem o agrimensor, com seu teodolito, apuravam tanto as suas vistas.
Por isso, acabei vidrando os olhos, eu também, nessa missa de carreira domingueira, embora, é certo, não sei bem ainda se pela cachaça ituiutabana do Jerominho, ou se pelo sermão gritado do vigário da televião.
Nem sei, tampouco, qual sermão arrocha mais a fé: se o sermão do Pe. Bolão, ou o sermão do Galvão.

Mas, voltando à prosa dos motores, eu penso que um motor soprando deve ser proibido de andar até mesmo na rua.
Ora, seja a gasolina, seja a diesel, se se tira a tampinha do cabeçote ou a vareta de óleo, se o motor soprar fumaça pra riba, pode-se estar muito certo que a coisa está mais bichada que carne estendida no varal, a secar com sal.
No motor assoprador os anéis não vedam mais direito e a camisa já não veste mais como devia - e a coisa fica parecendo um ajustamento mal feito com rapariga da zona: dá a impressão de que o ar está onde não foi convidado a entrar...
Neste quesito, os homens da Fia me pareceram muito ajuizados.

Mas, mais uma vez, eu tiro o meu panamá domingueiro e peço desculpas pela falta de jeito, causo de que sou um sujeito rústico das mãos calejadas pelo manejo bruto.

Mas, o causo do Barriquinho é muito mais distinto. O seu Ron vai me desculpar, mas eu levei muito a sério mesmo a única missa que não me deixa cochilar enter a Hosana e a comungação. Primeiro porque ela é no bar do meu compadre Ranca-Toco; segundo porque a oferta é feita derramando um dedo da pinga ituiutabana do Jerominho pro Santo.

Então, o seu Ron vai me perdoar, mas ninguém zela pela fé e pela esperança mais do que o Barriquinho e ele é, mesmo, devera, com toda a fé do meu coração, um santo.
Ora, esse povo ruço de sete prêmios em Barretos e essa inglesama não acha o meu pé na peia não!!!
Quem não tem fé nem esperança é alma penada! E eu tô vivinho da silva.
Ademais, o Barriquinho zela da máquina; entende até de motor estacionário Yanmar; sabe trabalhar uma ferramenta no torno; e, quando não há recurso, reclama no Ministério do Trabalho para mudar as regras e melhorar a condição da peonada.
Pois bem seu Ron, o sr. pode me tocar da sua casa, se quiser, mas não me venha falar mal do meu santo Barriquinho - que sou homem de muita fé e esperança - porque agora vai dar!!!!!
Thomas disse…
vou botar no meu F1 o meu motor do meu Monzão 1.6R
Marcelonso disse…
Groo,

Espero que mais uma vez os pneus possam fazer com que tenhamos uma corrida boa nesta pista de merda.

abs
Anônimo disse…
Groo, provavelmente dentro de pouco tempo poderá mudar o nome de Formula 1 para Formula uno.....

Será o máximo da mediocridade na categoria: motor 1.0 com no maximo 3 cilindros, pneus 145/13,limitador de velocidade máxima, serão disputadas 32 etapas sendo 16 na Hungria e 16 em valência , pensaram em alguma provas em monaco mas o circuito é pouco travado para os critérios da FIA no futuro.
Todos os carros deverão trazer escrito em letras legiveis na lateral esquerda a frase " carro politicamente correto"e na outra lateral o aviso educativo "papai não corra" .

Os treinos serão decididos por formulas simples e diretas como dividir o tempo pelo numero de dentes da engrenagem da primeira marcha, depois multiplica-lo pelo quadrado de numero de dentes do diferencial e depois somar ao numero de PI com ao menos 15 casas decimais e depois subtrair do resultado um numero padrão que será fornecido pela organização da prova antes dos treinos. Ou seja mais simples impossível.
A asa móvel será aberta pelo mesmo critério simples aí de cima, só ainda não foram estabelecido os valores.
Os pneus serão construidos na Bahia e serão de farinha de milho, farinha de mesa, trigo e maizena. Serão construídos três boxes nos dois circuitos já citados e acredita-se que em uma corriida de 70 voltas cada piloto deverá parar nos boxesem média 150 vezes.
Não tenho dúvidas quanto ao sucesso da nova empreitada da FIA, a categoria segue realmente a passos largos.....para a cova.....

Rubem Rodriguez Gonzalez
Espero que não mas acho que a corrida será igual às outras. INFELIZMENTE!
Manu disse…
Vamos ver, espero que seja ao menos divertido.

Boa Corrida!!!
Abs!