Dia mundial do rock

Em 13 de julho 1985, Bob Geldof organizou um concerto que – segundo ele – chamaria a atenção para a fome na Etiópia.
Deste concerto, chamado apropriadamente de Live Aid, participaram monstros sagrados do rock: Queen, Scorpions, David Bowie, Paul McCartney, The Who, Dire Straits, uma quase reencarnação do Led Zeppelin que contava com Phil Collins no posto que pertenceu a John Bonzo Bohan, o então emergente U2 entre outros.
As apresentações foram em dois palcos, um em Wembley, Londres e outro na Filadélfia, no estádio JKF.
Houve também artistas se apresentando em Tókio, Moscou e Sidney.
A esta data foi atribuído dia mundial do rock.

Provavelmente não foi o primeiro concerto coletivo com fins beneficentes, mas foi com certeza o mais famoso, o mais visto ao redor do mundo.
Segundo alguns historiadores e pesquisadores musicais, o evento serviu para alçar o gênero - já há muito consolidado - à condição de musica adulta, séria e não mais um arroubo de adolescentes e baderneiros.

Balela…

O rock sempre foi e sempre será música libertária, desencanada e descompromissada, mesmo servindo a fins humanitários.
Mais que isto, rock é um estado de espírito.

Tanto que perguntado ao fim do evento se o concerto conseguiria mudar a atitude do mundo em relação à situação do país africano, Bob Geldof não titubeou ao responder:
“-Não!”.

Mas que foi divertido, ah isto foi…

Comentários

Anônimo disse…
... e a Máquina Registradora, escreve: Tavalá ! No cantinho direito do palco, do lado do melhor guitarrista do mundo, Mark knopfler. Mas, legal. Pena que não ajudou porreta de porra nenhuma e muito desviado dos pobres... Cês viram onde foram parar os milhões do Schumacher, O xucrutão( eu, hein?), no caso da ondona, lá naaaa... me esqueci, em 2004 ? O Tsunami, pô ! Do japão, não ! Manés... Japão é gente rica ! E aqui, em Teresópolis, coitadinha... O Cruz Vermelha , isso mesmo, a Cruz vermelha, monte de carioca solidário... mandando agua, comida, casacos... tudo estragando ! E alguns ratos andaram fazendo feirinha... Seres humanos... e o live aid não reverberou muito até porque se trata do bom e velho " me engana que eu gosto ", tô vendendo e quero vender mais ainda... Nada como um criança esperan... Solidariedade é bom pacas mas quando a pessoa dá( êpa !) sem querer aparecer... Assim é melhor ainda ! Dizia um certo Messias, uns... arredondando, 2000 anos atrás... Adoro o U2, sabem ? Mas o Bono Vox enche a paciência...principalmente por que não vai colocar dentro do hotel 20 estrelas que está construindo um monte de pobre e sim lady Kate e lady Uiliam. Já ficou pronto a estalagem ? Não ? Desistiram da idéia e construirão no Rio, com ajuda do BNDES e Sergin Cabrau Nosso Dindin Se Deu Mal ? No Palácio do Cacete ! Lá é tombado ! Cadê os ptelhos e os Pinhos-Sol( desinfetam tudo de ruim que está por aí... menos eles...) para uma marcha contra o estadunidenses e seus aviões espiões ? Após um Xou "Teresperança" com presença de Ixkanqui, Teu Jorge e Berto gil Berto. Apresentado pelo ator blogal de turbante( caio na gargalhada quando vejo aquilo...) de O Asco ? In de naimi ófi lóvi... Ma a coisa lá é séria pois se trata de construção antiquiquíssima no centro de Dublin( metro quadrado dos mais valorizados da Zoropa ) e por isso mesmo tombada pelo patrimônio histórico irlandês ! E os caras, os iútchulinos, queriam criar um acesso derrubando muro de 1000 anos... O Sting, graças a Deus, parou com isso... agora coleciona carros...e ferrões de insetos !dizem as boas linguas sacanas que um indio mirou uma seta venenosa no rabo do englishman, acertou, mas ele só ficou careca ! e faz música ruim quem nem o Chic Buááááá que, na última canção, o Gênio da música pindoramense, arrumou uma muié sem orifícos ! O indio - dizem ser o Juruna que morreu louco - não aguentava mais o poliça na tribo dele querendo pegar as indias gritando RÓÓÓÓÓ XANNE... Um absuuuuuuuurdo !
Paulo Abreu disse…
E que viva o Rock!!!
Aliás uma dupla e tanto, rock e automobilismo!
TW disse…
ótima escolha da música Groo para destacar um pouco do que foi o Live Aid - ninguém melhor que com o Queen para representar a grandeza disso!

E foi justamente na época dos grandes shows em estádios lotados, marco dessa década!

viva o Rock!

Parabéns pelo trabalho!
Ron Groo disse…
Ahahahaha, MC, depois desta você deixou de ser Copiadora Xerox e voltou a ser o MC de sempre.
Marcelonso disse…
Groo,

Sem dúvida o rock é um estado de espirito, que nos faz sentirmos eternamente jovens...


abs
Net Esportes disse…
Recentemente o Geldof fez novamente esse festival, mais ou menos pela mesma causa e mais uma vez sem nenhum efeito concreto !!!!!

Rock é o melhor estilo musical que existe, merece muito um dia para ser celebrado ...
Manu disse…
Vou assinar em baixo que rock é um estado de espírito. É fundamental no meu dia-a-dia mesmo.

Abs!
Groo, Dire, Queen, Clapton...é hj mano !
SAVIOMACHADO disse…
Muito bom Groo. A banda também. Gosto demais do Queen. Quero parabenizar a todos os rockeiros do mundo. Hoje é um dia especial demais!
Abração!
Rubs Cascata disse…
Rock.
Ouvi isso com um tocador de viola de doze cordas. E o sujeito tinha seis dedos. Tocava um tal Ian Anderson: Living in the past, Thick as a brick, Too old to rock and roll. Há até uma música que foi todinha copiada pela americana Eagles: "We Used To Know". Virou o maior hit dos anos 80 como "Hotel Califórnia". Nada é novo debaixo do sol. Quem duvida, procure a música no youtube.
Como tudo nesse mundo ermo de Deus, sem arame nem porteira, existem os vencedores e os vencidos.
Ali, no início dos 70's tudo era novo, revolucionário, experimental. Deep Purple, Pink Floyd, Led Zeppelin, o próprio Jethro Tull... Roger Daltrey inaugurou a primeira ópera rock: Tommy. Paralelamente, havia o rock progressivo, cheio de teclados bachianos: Yes e seu tecladista Rick Wakeman; Emerson, Lake & Palmer; Genesis; as alemãs Kraftwerk, Tangerine Dream e Edgar W. Froese.
Havia a inesquecível Premiata Forneria Marconi, com sua flauta doce. Aquilo era rock progressivo: Chocolate King, Jat Lag...
O vocal puríssimo de Ian Gillan ainda reverbera em meus ouvidos, em "Child in Time". Hoje os vocais são sujos, guturais, e qualquer bandinha toca The Who como se fossem seus legítimos compositores.
O fato é que depois desse show, Live, o mundo mudou para pior. Richard Wright morreu e tb o meu beatle preferido,George Harrison. Eram caras que, como Eric Clapton, inspiravam-se em alguma Musa para compor algo jamais visto, como Layla, a mesma mulher que fez a guitarra de Harrison chorar em "While My Guitar Gently Weeps".
Depois da morte de Syd Barret, Roger Waters teve de aprender a compor, mas o afastamento do xamanismo psicodélico foi inevitável. Como na F1, tudo é copiado, e toda banda passou a ter um engenheiro de som depois do "The Dark side of the Moon". O pioneiro, Alan Parson, lancou seu próprio projeto sem decolar.
Os anos 80 consistiram num turning point: tudo foi banalizado como bugigangas, souvernirs, novos espécimes de objetos de culto. Coisa do linguarudo capiroto Kiss e os hair metal. A gente tinha de ouvir as bandas dos 70 ou se refugiar na australiana ACDC, ou na huxeliana The Doors. Os malucos leram "The Doors of Perception" de Aldous Huxley, tomaram uns comprimidos, inventados por Timothy Leary, e aprontaram aquilo.
Nada mais prestou. Bruce Dickinson é inteligente, um grande vocalista e compositor culto, mas chega a ser absolutamente original?
Há um clima de melancolia. O rock parece envelhecer. Os maiores ídolos são sexagenários e a banalização do pop americano torna a música popular insuportável.
Mas, talvez o Blues sirva de exemplo. Quando tudo parecia morto, surgiu, intempestivamente, no Texas, o maior guitarrista de todos os tempos: Stevie Ray Vaughan. Ao menos essa é a opinião de Eric Clapton, que parece ter alguma autoridade. Preso no "crossfire", Vaughan morreu num acidente de helicóptero, mas fez renascer o blues.
Nunca fui fã de rock americano, com algumas exceções. Mas, começa a aparecer gente com bagagem teórica e filosófica. O maior exemplo é "Tool". Começou como trash e evoluiu para um metal alternativo fortemente filosófico. Adam Jones e Maynard James estudaram a série de Fibonacci e a "golden ratio" pitagórica para compor "Lateralus", onde todos os rifs, a letra e a melodia seguem o padrão da sequência de Fibonacci. Uma música em espiral. Por outro lado, pela primeira vez, um grupo de músicos violoncelistas, emuladores da caiforniana Metallica, alçaram o voo da inovação e constituiram uma banda de Cello Rock extremamente platônica. A dialética das sombras em "Path" é absolutamente original, mesmo quando reinventa a célebre "In the Hall of the Mountain King" de Edvard Grieg, também tocada pela élfica banda holandesa Epica.
Enfim, há esperança, quando se tenta fugir da banalização. Alguém conhece o folk de Paddy Goes to Hollyhead? A voz lírica da líndíssima e gostosíssima mezzo-soprano Simone Simons?
Eu conheço. E sou tão fractal como Tool.
Rubs Cascata disse…
Os violoncelistas são os caras da finlandesa "Apocalytica".
Rubs Cascata disse…
http://bit.ly/Pmszl

http://bit.ly/pZP1hW

http://bit.ly/cit3o

http://bit.ly/1ZadQG
Anônimo disse…
...e Maquina Registradora, escreve: Esse Rubs Quedad'água é foda ! É E.T. sem dúvida alguma ! Me perdi todinho tentano ler o que ele escreveu ! Me chamou de analfabeto musical ! huxeliana Dé Dóris ! Fibbonacci ? Botei muito "B" ou muito "C" no homi ? FFibbonnacci ! UAL ! Bachianos ! Xamanismo ! Me pitagorei todo ! Tô sentindo falta do Cartola... O Cartola não influenciou, certa vez, o Yes, para ser exato, em Roundabout, senhor Cascata ?
Anônimo disse…
... Timothy Leary ... Me psicodelei todo ! Cortaram a cabeça do homem e serviram ao mundo numa bandeja de prata ! Um Batista doidão ! Tá congelada em algum lugar que eu não sei... UAL !
Rubs disse…
Seu MC, dia.

Eu não queria tratar ninguém com falta de respeito, não.
Minha intenção foi mostrar que o rock do passado é irrepetível, que há preferências quanto a vocal e guitarra cujo dissenso jamais será solucionado nem mesmo pelo maior jurista que conheço e que, diga-se, afirma ser o menor de todos.
O então rockeiro Rod Stewart, hoje novo Tony Bennet, velhinho e romântico, teve de pagar uma grana pelo riff do Jorge Ben Jor. Quiz compor uma dance music e dançou.
Johny Alf influenciou Tom Jobim ou vice-versa? Algum deles não influenciou Frank Sinatra?
Nenhum homem é uma ilha e aquele que julga poder viver só é uma besta ou um deus.

Eu não quis dizer que o preclaro MC é ignorante musical. Longe de mim, que não tenho vontade de comprar nenhum bonde de Santa Tereza a módico preço. Respeito muito o pessoal do morro dos macacos e, turista, vivi em simbiose com eles, como coliforme fecal em Copacabana.

A pretensão de meu ato de fala - que acabo de ser diplomado no supletivo do Colégio Rural Inconfidentes -, foi a de expressar meu desapontamento com a banalização.
Com todo respeito que alimento aos morros, Funk para mim soa como ritmo, mas não como música.
Música é o que se ouvia, antigamente, no Suvaco de Cobra ou no morro da Urca e não no Rock in Rio. Coisa de político irmão de governador.

Minha melancolia ao ouvir a irrepetível Child in Time ( http://bit.ly/9vo9Ij) com aquele que, em meu juízo subjetivo ainda é o maior vocal do rock, poderia fazer com que o resto da vida fosse passada olhando o retrovisor do passado.
A mensagem da curva áurea de pitágoras é essa: pode-se girar e voltar em torno de um centro, mas ampliando o raio... A vida deve ser espiral e não oval.
By the way: Quico Loureiro nada fica a dever a ninguém e, em termos de mestria, a analfabeta Helena Meirelles ganha de todos os gringos juntos.

Ninguém é analfabeto e o mineiro que comprou um bonde do carioca era da cidade grande. Fosse um cigano do cerrado, teria vendido uma mula empacadeira para o carioca ir da Barra da Tijuca para a Rio Branco trabalhar no Banco!
Rubs disse…
Tributo a Harrison

Prince
Steve Winwood
Tom Petty
Jeff Lynne
Traveling Wilburys

http://bit.ly/7PoWu
Ron Groo disse…
Senhor Rubs, tô de pleno acordo, mas os Doors não são bem huxelianos, (de Aldous Huxley, né?)só o nome, o resto é chuberryano e o vocalista tinha tentências hedonisticas, shamanisticas e viadófilas...


Mas foi um enorme prazer ler toda a sua explanação, de classe. Brigado.
Anônimo disse…
... e M.C., escreve: .... Nossa ! Mineiro é realmente muito esperto ! Mas não tem senso de humor algum, sô ! O senhô é de Beozonte ? Quando me chamei de analfabeto musical, dando a entender que vosmicê me chamou de, quis somente dizer que o senhor sabe tudo de música, sô ! Num vamu atravancar o corgo por causa disso ! Vamu comê o quejo junto ! Senhô gosta de cachaça ? Já tomou Nabunda ? Eu não, muitos cariocas, no quesito das bebemorações, gostam de cerveja. aqui faz muito calô ! Cachaça tem que ser quentinha... Mas, para ver o amigo feliz, farei com que meu primo tome por mim. Ele adora e mora na mesma favela que o senhor morô quando esteve em Copacabum ! Os buero, senhô Cascata ! Os buero... Bueiros Aires é o novo nome da cidade Maravilhosa ! Seo moço, tô pensano numas terrinha lá pros lados do corguim do Buriti e deixá Copacabum... Mas, amigo Cascata... Morro dos macacos fica em Vila Isabel, sô ! Lá prás banda da zona Norte ! Terra de Noel Rosa que o senhô, uma discoteca ambulante, sabedô da história contemporanea musical, bem sabi sê ! O morro que o senhor deve ter ficado é o Cantagalo, Pavão ou Pavãozinho !Hoje, Complexo do Cantagalo !Coliforme fecal ? Chamar as pessoas assim ? E, se tratamos eles, as pessoa da comunidade, assim, como coliformes fecais, minero num trata pobre assim, não ? Óia que passei por várias estradas mineira, uai ! Muita gente paupérrima ! E os paulistano com os baiano deles ? E os maranhenses com os maranhenses deles ? Todos acabam querendo vir prá cá.... Mineiro, baiano, maranhense, pernambucano... paraibano... O senhô, desculpe-me as intimidades, anda quiabando ? Hoje, o Complexo do Cantagalo é um dos locais mais chiques de Copcabum e Ipanema ! Metro quadrado valorizado ! Morar lá em cima, com vista para a praia de ambas as localidades chichiquérrimas cariocas, é um luxo só ! E tem UPP ! Posto de Saúde ! Grobo ! O mundo é dos Nerds ! Populismo ! O Funk ? É um ritmo novo... um ritmo novo... Não gosto, falo a verdade. Só gosto de ver a Furacão 2000 e as popozudas subindo e descendo... Carioca é um problema com muié... Lá em Minas elas bebem muito... facilitam as coisas que é uma maravilha, sô ! Como os minero bebem muito também , a gente se dá bem, meeeeeerrrmão ! Xi, Os Inconfidentes... Cê não leu a verdadeira história, né ? É igual os paulista com os caçadores de indios e fugidos com rabinhos entre as pernas dos holandeses... Os Bandeirantes... O senhô preciiiiisa escutar Perfeição, do carioca( o gente teimosa, sô ) Renato Russo ! Que vivia na Ilha dos Tremembé ! Ondi está o aerporto do Galeão ! O tar Tom Jobim ! Passado de absurdos gloriosos... Ou ler o historiadô Eduardo Bueno, gaúcho dos bons, tchê ! Não, meió, não. Fica no sonho das alterosas...
Anônimo disse…
continuano... " ...Música é o que se ouvia, antigamente, no Suvaco de Cobra ou no morro da Urca e não no Rock in Rio. Coisa de político irmão de governador ... ". Suvaco de Cobra ? Caarrrma ! Tá muito estressado ! Conheço o Beco Das Garrafas... Nenhum turista vai lá... Conheço o Canecão( histórico ! Na voz marcante de Gagálvão ! Tá sendo demolido... pela UFRJ ! Terreno é do novo antro esquerdóide ! ) mas os turistas não conhecem ! Lá tocaram Eliseth Cardoso, Caetano Leãozinho, Gil, Bétââânia, Edu da gaiita, Paigodinho, Meu nome é GAAAAAL !, Tony Bennett, Charles Aznavour, Zizi Croquettes , Crazy Horse ( ual...)Frenéticas, Roberto Carlos e o Suvaco de Cobra ! A turistada passa e nem... Conheço o Circo Voador ! Lá tocaram a mineirada toda, Barão vermelho !, Titãs, A cor do Som, Camisa de Venus, Ultraje a Rigor, Azimuth e o Suvaco de Cobra, mas os turistas não conhecem... Mais antigo é o Teatro Opinião onde Carcará pegou, matou e comeu pela primeira vez ! Mas os turistas NÃO conhecem... Rival ! Não, os turistas NÃO conhecem ! Conheço o Morro da Urca , os turistas vão, mais nenhum deles sabe que ali Cazuza( Barão Vermelho), Lobão, Q.I. de Abelha, Jerry Adriani, Vanderléia e o novo Tom Jones( o velho plagiador de Benjor( carioca de Madureira... essa gente me cansa... cariocas !)) e o Suvaco de Cobra tocaram lá... Rock in Rio.... Os turistas conhecem ! Caramba ! Acho que deveria ter um Rock in Minas, Rock em Sampa, mas o que a gente pode fazer ! Medina( esses cariocas são um saco !) inventou a parada e todo o mundo gosta, sô ! O senhô, um incofindente, minero... adora se expressar em ingrês, no ? Excuse-me but it's hilarious ! Very funny ! Pergunta. Um belo pensamento de Pitágoras mas o gênio errou alguma vez na vida ? Diga voce, Senhor Cascata. Ele errou ? Prefiro Oscar Wilde: " A vida é muito importante para ser levada a sério ". Sim, só ficamos, em média( um pouco acima dela, please...), 75 anos por aqui. Quando muito criança é um saco ! Papai e mamãe mandando na gente ! e muito velhos, Putz !, quando chegarmos lá, dizem ser uma barra ! Diria, um saco mortal ! Fora as noites - e os dias - que dormimos. As perdas de tempo... Diria que vivemos a vida uns... 40 anos ? E passa rápido ! Farão, daqui à pouco, cinquenta anos que John encontrou Paul ? Passou rapidin ! O Universo tem 13 bilhões e setecentos milhões de anos... UAL ! Bom, otário nasce em todos os lugares do mundo. Eike Batista ! Ele é um cigano do cerrado ? É daí, sÔ ! No caso, não só nós, cariocas, somos otários... todos os brasileiros... Com a ajuda de um desgovernador carioca e de um presidente pinguça( pernambucano...)compramos, TODOS, do grande empresário estatal, bilhões de mulas empacadeiras ! E acreditamos em Petrobrás e bancos dos Brasis... é tudo nosso ! HA !
Senhor Cascata, gostei de voce ! Mas, o Cartola tem algo a ver com o Yes ou não ? Isso o senhor não me respondeu...
Anônimo disse…
Agora... escuto BB King and Muddy Waters - Stormy Monday Blues ou a fera com Tracy Chapman - The Thrill Is Gone ? Donna Summers - Bad Girls ou ZZ Top... La Grange ? Senhor Cascata, me ajude. Acho que vou de Madagascar - I Like To Move It... Diversão !


M.C.
Anônimo disse…
...acredite: desta músicas, ai em cima, a cantada pelo F.H.C. de Madagascar e a Donna Summer( se souber dançar ) tu leva um monte de muié prá cama ! Boas ! As totosas... cachorras gostosas... Agora, senhor cascata( Posso chamá-lo de Cascatinha ?), se o senhor gosta daquelas magrelas raivosas, com suvaco de cobra cheio de cabelo... e fedendo a cigarro... Cheia de goró jack daniels na cuca prá diminuir a depressão...a depressão... vai com os gênios lá em cima... menos aos barbudos ! ZZ Top é legal...


Do amigo M.C.
Rubs disse…
Uai, é? O Seu MC me desculpe, mas o rock misturou-me os miolos e eu não me lembro do nome do morro, ali, bem na saída daquele túnel velho de Botafogo. Talvez seja porque eu não morei bem lá em cima. Marava cá em baixo, na boca do lobo: Bairro Peixoto.
Coliferme fecal era eu mesmo, e ninguém além. Isso porque eu vivia em simbiose com a rapaziada do morro sem incomodar ninguém e vice-versa.
Sou fanzasso, devoto até, da silhueta de uma Adriana Bombom e moça até mais sarada do que ela.
Já tracei muitas. Eu mesmo cheguei a ser campeão pela academia do meu caríssimo e finado amigo Tibi, ex-árbitro de futebol e surdo como uma porta. Depois fui no encalço do belo gênero das saradas popozudas na antiga Pumping Iron.
Mas eu ia muito ao Sovaco de Cobra. Meus amigos eram físicos (teóricos) e, não sei bem porque razão, eles gostavam de morar no ainda bucólico bairro de Grajaú.
Ouvi chorinho ali do mais autêntico que se pode ouvir. Eu não era bem um turista, porque meu parceiro de maromba morava no Sta Marta e eu gostava de subir o local para execrcitar a panturrilha. Pode?
Nada tenho contra os paraíbas e nem contra os paulistas, a não ser rivalidade esportiva.
As "minas" (gíria de época) gostavam dos causos mineiros. Nunca subestimei uma única funkeira em toda a minha vida. Até namorei uma linda mulata, uns dias. Levei a moça no último concerto de cravo dado por Karl Richter em vida, na sala Cecília Meirelles. A garota adorou o barroco de Bach.
Mas, continuo afirmando que funk não é música. É ritmo. E se for inevitável, há ritmos menos ruins, como um trance rock.
Para mim, Adorno estava certo e o funk é o exemplo vivo de que o cérebro pode ficar reduzido a dois neurônios através dos ritmos e da música.
Há uma etiologia musical e isso implica que o rock é um estilo de vida, simplesmente porque a música possui o poder de modelar o caráter, a falta deles, estimular desejos e consumo. Há certos modos que amolecem o caráter, como dizia um véi que conheci.
Mas, depois dos 40, não basta ser popuzuda, tem de ter conversa que não fale de pessoas, mas de idéias.
Por isso, hoje, se eu pudesse escolher entre uma sarada funkeira e a Simone Simons, ficaria sem titubear com a última.
Mas devo muitíssimo às moças do fitness carioca: elas me ensinaram tudo o que sei das artes de Afrodite.
Conheci o Canecão tb. Mas, MPB nunca foi o meu forte. Para fazer média, eu ia ao Hippopotamus. Não, eu não era sócio. Mas nem precisava, pois eu conhecia todos os leões de chácara da época e entrava em quase qualquer lugar, inclusive em Jacarepaguá.
Mero coliforme fecal, vivia em simbiose com a rapaziada.
Mas não podia abusar, do contrário faltava grana para comprar o leitinho do Chevepala 250s, dupla weber de corpo duplo e cabeçote preparado pelos matutos de Ribeirão Preto.
E o fundão era longe do Bairro Peixoto.
Mas deixemos de papo furado, que não sou de olhar muito tempo para retrovisor.
Moody Waters denuncia ótimo gosto, embora a estética exija regras do gosto sempre subjetivas. Gosto ainda mais de Howling Wolf. O negrão fez pacto com Lúcifer, o Alpha.
Mas isso tb é retrovisor. O compadre sabia que Jimmy Vaughan, irmão do Stevie, concorreu ao Grammy 2010? Perdeu para os velhinhos banguelos, Pinetop Perkins e Willie Big Eyes. Parada dura. Conhece Pinetop e Big Eyes?
Não? Devia. Os velhos ganharam o Grammy 2010...
Rubs disse…
A propósito, Eike quem? Seu parente? Tio? Pai? Se não for nada disso é sofisma: argumentum magister dixit.
Coisa feia fazer bonito com o... chapéu dos outros.
Yes, trhere's still time to forgive.
Rubs disse…
SEU GROO,
Bão mez?
O Jim Morrinson podia ser só viadagem, mas deu o nome pra sua banda de música por causa do The Doors of Perception, de Aldous Huxley. Este por sua vez, deu o nome ao seu livro por causa de uma frase de Wlilliam Blake: "When the doors of perception are cleansed everything will appear to man just as it is, infinite."
"Quando os portas da percepção são purificadas, tudo irá aparecer para o homem como é, infinito."

Nada é novo debaixo do sol seu Groo.
Ron Groo disse…
Eu sei seu Rubs, The marriage of heaven and hell" um poema que Will Blake passa o tempo todo sacaneando Swendeborg...
Rubs disse…
Caboclo bixaredo baguá véi, esse Groo
Anônimo disse…
... e M.C., escreve: continua todo errado ! Como bom cascatinha, Sr. cascata, tu não morô polla nenhuma no Rio ! Bairro Peixoto é um lugar bom de se morar. É um "vaticano" sem Papa e sem Roma... " cercado de Copabacana por todos os lados " ! Tú acha que morô nos Cabritos( comunidade dos Tabajaras !). Meu amigo Cascata. "Minas" é coisa de paulistano ! " Mina ! Teus cabelo é da hora ! Seu corpão violão " ! Lembra ? " Academia de ginástica... cariocas... artes de Afrodite... " Bom, voce pode ter pego cariocas, sim, mas já disse aqui, e repito. Muitas mineiras, gaúchas, catarinenses, do interior paulista, de Mato Grosso, baianas, paraenses e paranaenses, do Brasil todo, aportam por aqui ! E todas são muito boas na arte de Afrodite( que coisa mais bichinha...). " Mas, depois dos 40, não basta ser popuzuda, tem de ter conversa que não fale de pessoas, mas de idéias ". kkkkkkkk ! Mulher gosta de se sentir gostosa, mermão ! Um lero BOM no ouvido... Depois dos 40, tu ainda num aprendeu isto ? Tá mauzes ! Homem sensível ? Pintinho... ou, pior ! Com mais de 40 anos... não funciona mais ? Bom, o senhor pode ter 85 anos... Xiiiiiii ! Que seja eterno enquanto dur... ! Dure ou duro ? Machismo ? Não ! Óbvio que o papo é importante mas se boazuda, popozuda, mermãozinho... ela quer ! Pode estar se fazendo de dificil mais já ensinava o poetinha... " A hora do sim é o descuido do não...". O lero tem que ser exato ! Agora, se voce tem saído com magrelas raivosas da USP, pobrema é seu ! Canta a "Internacional Socialista" na hora do coito, ô coitado ! Ou canta Geraldo Vandré no 1º chopps com dois pastel ! " Olha... Pra não dizer que não falei das flores... trouxe algumas para voce ! Margaridas ! Acho voce uma mulher batalhadora, inteligente... amiga... entende de blues.... jazz... Lê poesias... LeuMob Dick de trás para frente Melville ! Melville ! Um ecocologista ! Nos ensina a respeitar as criaturas do mar ! Voce estuda Sociologia... entende a sociedade ! O comportamento humano ! Uma pessoa em que eu possa confiar, afinal... para sempre ! Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer " ! Cascata, Cascata... A muié dormiu na tua frente ! Tutá arrumando chifre prá enfeitar a tua cabeça...
Anônimo disse…
...continuandum( latim do )... Vô tinsinar ! Vô tinsinar ! Uma gata com 35 anos... Numa certa hora, depois de pouco papo "Cascata" e... vinho... tava frio..., testei a jovem loba... Perguntei o que ela achava de Cavalgada de Roro Cacá e Do Tremendão ! Acenderam os "faróis" no ato ! Mão no cabelo, rostinho vermelho, que calor !, e tudo mais... Deu cama ! Deu cama ! Quem era dono Hipopótamo ? O Jardim Zoológico ? Certamente ... Vai no Google ! Sócio... tu acha que morava na favela do... do... do Dona Marta ! Sócio... e tú xingou a rapaziada de novo ! Quem faz simbiose com coliforme fecal ? Hein ? Hein ? Hein ? Tu é um Punk da Periferia, mané ? Lixo ? É da Freguesia do Ó ! Aqui procês ! Chevepala... Tá... Teu caso é pacheco ! PAssat, CHEvette ou COrcel ! Tanta besteira... Peguei um "Cecília Meirelles " ! Sala ? Tu ia tomar goró na Lapa com o Madame Satã ! O homem gostava de tomar Nabunda... Ôhhh raríssima inteligência... " Fosse um cigano do cerrado, teria vendido uma mula empacadeira para o carioca ir da Barra da Tijuca para a Rio Branco trabalhar no Banco " ! Minha resposta pro nervosinho que lê mas não entende...
" Eike Batista ! Ele é um cigano do cerrado ? É daí, sÔ ! No caso, não só nós, cariocas, somos otários... todos os brasileiros... Com a ajuda de um desgovernador carioca e de um presidente pinguça( pernambucano...)compramos, TODOS, do grande empresário estatal, bilhões de mulas empacadeiras ! E acreditamos em Petrobrás e bancos dos Brasis... é tudo nosso ! HA " ! E repetindo...
Senhor Cascata, gostei de voce ! Mas, o Cartola tem algo a ver com o Yes ou não ? Isso o senhor não me respondeu... http://pt.wikipedia.org/wiki/Copacabana .... Para se interar mais sobre o bairro ! Ah... Não conheço, não conheço eeeee não conheço. Obrigado pelas dicas. Prum cara metido a inteligente e a mineiro, tu é muito chegado a um estrageirismo, hein ? Menos, Cascatinha, menos ! Ne sutor supra crepidam... OBS: Que banco carioca ia trabalhar ? Banco Brasil ? Agora fiquei curioso...
Anônimo disse…
...e M.C., escreve: Claro que Moby Dick é muito mais que aquilo que escrevi. A natureza, o homem, religião... Deixo pro senhor Cascata esta.
Rubs disse…
Mas, espia só...
Trem esquisito é o homem. Não é o sonho de uma sombra? Nem vou colocar o original. Em dois parágrafos o companheiro revela, de um coice, todos, todos os seus valores práticos... Vou qualificar de práticos pela impossibilidade de designá-los 'morais' e menos ainda 'éticos'. É essa a medida de todas as coisas.
Bem dizia o meu compadre Zé Boa Prosa: - ô cumpadre Rubs, quem não tem pé-de-grilo, não adianta. Nem amarrado. Chama a sunab pra recolher.
Mas, antes que o companheiro peça meu CPF e número de cartão, eu digo que não quero ser nada não. Sou só um capiau mezz.
Mas, Ainda que tenha se tornado um bairo de aluguel de diárias, Copacabana não mudou de lugar não.
Mesmo depois de 20 anos ou mais arrisca de alqguém se lembrar de algo.
O Tibi, o Cláudio Flávio Magalhâes, morreu. Mas penso que o Roberto Greenhalgh da Roxy, ainda faz esvova no cabelo e o Benny ainda seja o mesmo judeu, ali, na Barata com o início da Toneleiros.
E tem os pedreiras. Não foi fácil ganhar do Juarez Negrão, no overall, olha o anglicismo, aí.
Será o Benedito? Ninguém lembrar-se-á do caipira que foi campeão aí nas barbas dos herdeiros de Kid Morongueira?
Quem sabe uma hora dessas, em que o companheiro descer no sábado para comer um frango frito no Arpoador, não sai perguntando?
Fazer o quê? Eu não vou perder tempo.
Vou ler as mil e uma noites.
Anônimo disse…
....e M.C, volta: Bem, o coliforme fecal parece continuar passeando na titica em que se meteu( não poderia ser diferente...) e ainda se acha gênio. Diz um amigo meu( mineiro! ): É a ameba do coliforme do cavalo pangaré do jovem comparsa do bandido que foi se instalar em um pé-de-grilo desavisado qualquer. Pé este o esquerdo. Continuas raivoso o amigo. Fala com certo recalque do Rio e de Copacabana... Perdeu a mulher aqui, né ? Não é único, nem o primeiro. E nem será o último. Não pegou uma sequer, aqui. É preconceituoso e ignorante. Não conhece os judeus. apesar que tudo o que faz, o que nós fazemos, devemos muito ao povo de Canaã. Diria ser um esquerdóide de mer... esquerdóide fecal, inocente útil qualquer, doutrinado, que tanto mal faz ao nosso país ! Continua dizendo conhecer o Rio de Janeiro e Copacabana mas nem sabe usar o google maps ! Cascata é o seu sobrenome. Ah ! E deve morar mal... muito mal..." na Barata COM o início da Toneleiros. " Inteligência fecal... Tonelero ! A Rua Tonelero começa na Praça Cardeal Arcoverde e termina na entrada do Túnel Major Rubens Vaz ! Mas, tá, engana à todos. Imagina aos imbecis ! Um pouco de história porque de onde vem, não deve ter. Maldade. História rala todo lugar tem. Major Rubens Vaz ! O tuné em homenagem ao Major por que foi na rua Toneleros onde um ditador populista fdp( que entregou uma JUDIA para os nazistas( hoje, a gente proteje TERRORISTAS.. Green... o quê ? E o mais engraçado. Um certo cavaleiro da esperança ? Que esperança ? alou-se ao algoz da esposa anos deois ? Ridículo e perigoso ! esquerdistas.... ) tentou matar um jornalista e deputado corajoso( opositor fortíssimo !) ao regime da época - falsamente democrático, extremamente populista - um sujeito coisa rara hoje em dia. O idiota pau mandado do ditador acertou o Major ! Sabes do que se trata, ameba ? Barata ? Só se anda junto onde voce vive se arrastando... Barata Ribeiro que vem a ser pai do humorista Agildo. Roberto Greenhalgh ? Green o quê ? Deixa eu ver... aaaaahhhh .... besteira é contigo mesmo, hein ? Tibi ? Tá falando de que, querido Cascata ? Volei ? Futebol ? Automobilismo ? Alpinismo ? Futebol e Volei de praia ? Frescobol ? Surf ? Moda ? Culinária ? Teatro ? Cinema ? Televisão ? Artes plásticas ? Balé ? Academia Brasileira de Letras ? Escritores ? Música ? Morongueira ? Kid MorEngueira ! Turismo ? A cidade que mais recebe turista no Brasil ? Voce não vai à França, pela 1ª, e chegar aqui, com os amigos: " Má como foi Paris, Ameba ? Tu tá de sacanagem... Cascateiro ! Cê não foi à Paris ? Foi à Toulon ? Nice ? Nem uma passadinha na Torre Eiffel ? " Paris, Tóquio, New York, Madrid, Berlim, Sidney, Buenos Aires, Roma, Moscou, Montreal e RIO DE JANEIRO ! Assistiu o filme das araras ? Tá com ciúme, né ? Com bueiro explodindo, traficantes e tudo mais... Fisiculturismo ? Na foto tu me parece um pintinho... quer dizer, franguinho com um pintinho... Esteróides.... ô , coitado... Mil e uma noites ? Tá precisando. "Cavalgada" encurtaria prum mané de mais de 40 anos... " A flor da pele "... ensinaria. Aconselharia ir direto para alguns sites na internet mas voce é paradão... molengão ! Educadinho com as moças... mineiro-baianão ! Lá da divisa dos dois estados ! Sim ! Com 90 anos, babando, gritará: " Achei o ponto H " ! Coitada da enfermeira...: " G ! Ponto G, doutor Cascata.... que coisa mais demodê... é uma pequena área na mulher atrás do osso púbico perto da canal da uretra e acessível através da parede anterior da vaginal. Mas uma boa lábia ajuda ! Aprendeu ? Nunca é tarde para aprender... IH ! Dormiu... não... ele moooooo rréu ! Ele morréu ! Tava na última página de Mil e uma noi... Não Kama Sutra ! Claudinete, sua piranha folgada ! Trocou o livro do velho de sacanági e olha no que deu ! Carioca danada "!
Anônimo disse…
..." alou-se ao algoz da esposa anos deois ? " ... " aliou-se ao algoz da esposa anos depois !"

Fiquei nervoso só de me lembrar e saber que inocentes uteís doutrinados, como otários e otários são, nascem a toda hora....

M.C.
Anônimo disse…
continuo nervoso... úteis !

M.C.
Rubs disse…
Uai, devera?
Agora nós vamos começar a ter uma prosa comum Seu MC.
Viagem é comigo mesmo, pois fui peão de culatra em tropa de boiada.
Já fui obrigado a ir nesses lugares frios, por conta de ofício, mas não conheço tantos quanto o Sr, não. Andei conhecendo um gadinho francês de serrania, Grenoble, ou coisa que o valha. Andei tomando umas aulas de amansação de Quarto de Milha no sertão americano. Lá, o pessoal é carinhoso com o animal.
Peão bruto é só por aqui.
Mas conheço coisa que o companheiro é capaz de nunca ter visto: pau-brasil de mato equatorial do Tocantins, onça pintada, queixada... O Sr já contraiu alguma doença equatorial? De mosquito pium?

Agora são três os parágrafos em que o Sr. se revela por inteiro, sem nada acrescentar, nem excluir, e isso é muito bom, porque nenhuma ofensa arranha a nenhum homem de bem. Não preciso nem do seu número de cartão, nem do Google maps, para conhecer a geografia do seu psiquismo.

O Benny e o Jayme são judeus apóstatas. Renegaram a fé milenar de seus pais. O Jayme até lia um indiano: Khrishnamurti, me perdoe se a grafia estiver errada. Meu único diploma é o do supletivo do Inconfidentes. Nunca estudei em USP.

Mas voltando à ´prosa, é isso mesmo: Praça Cardeal Arcoverde. A Academia ainda está lá, no fundo da galeria e o judeu, meu amigo, ainda é o dono. Sabia que o judeu ortodoxo, mesmo no Rio de Janeiro, não leva gente impura pra dentro de casa? Pois esses irmãos me levaram escondido à casa deles. Se o pai soubesse, teria de fazer algum tipo de purificação, eu acho.
Mas, eles iam à minha casa tomar vitamina e prosear, pois com a graça de Deus altíssimo, a casa era nossa mesmo.
Num domingo em que o companheiro descer para tomar seu sol no Arpoador e resolver passar ali na Barata Ribeiro com a Toneleiros (é assim que um mineiro chama a rua), exatamente na Praça Cardeal Arcoverde, dê uma entradinha e diga ao meu amigo judeu, Benny, que mandei um abraço.

Quanto ao Kid Morengueira, foi erro de digitação, mas isso é mais um sofisma: " argumentum ad hominem", pois grafar errado não dimunui ninguém. Mais uma em que o companheiro revela quem realmente é.

Nunca perdi mulher no Rio. Outro argumento contra a pessoa. Namorei até prostituta, porque estaria preocupado em "perder" algo que não pode ser propriedade?
Não trato pessoas como coisas.

Leio o que me apraz. Sobretudo a literatura regional. Dispenso-me de prestar relatório. Mas, a tradução de Paulo Rónai das "Mil e uma noites" é uma obra de arte e sou chegado em contos árabes. Nunca me esqueço quando assisti à suite sinfônica de Rimsk Korsakov, Sheherazade, no Municipal: Sinfônica de Moscou. O Sr. prefere o funk e eu respeito.

Não entendo nada de esquerdismo, não. O "canhoto" não é o capiroto?

Sei que a chuva cai para justos e injustos, mas alguns são bons em algumas coisas, outros noutras.
O compadre pode se dar melhor do que eu em Paris, mas não seria capaz de me acompanhar com um facão num mato equatorial do norte do Tocantins.
Por meu turno, estou certíssimo de que não andaria nas trilhas na matinha da Tijuca sem me perder.
O Sr deve conhecê-las como a palma da mão...

Bom fim de semana ao compadre.
Preciso ler uns causos sobre coisas certas e erradas.
Inté.
Anônimo disse…
.... e M.C.: Chega ! O Google é uma ferramenta fantástica ! Eu adoro Funk ! Poderia ser morrngueira, Morwngueira, mordngueira... Até sei lá, morsngueira... MorOngueira para MorEngueira , no meu teclado, o "O" tá tão longe do "E" ... Cascatoiro ! Ou perdeu a mão direita... è canhoto, infeliz criatura ? Arpoador até o inicio da Toneleros( é assim que se escreve. Mineiro abusado, que é coisa rara mais existe e acaba sempre caindo do cavalo - que nem o ex-desgovernador deles - escreve "Toneleiros" ) é longe prá caráio ! Principalmente depois de uma Stella a trois com Doutor Kundu e Sr. Groo, todos em seus postos estratégicos( alguém ficará de costas, uma pena...), vendo o sol se por, num belíssimo fim de tarde de Verão nas pedras do Arpoador ! Arquipélago das Cagadas ao lado( separada pelo mar, da ponta da pedra té as Palmas , em uns.. 3 km !) Me coloque na praia Leme, por favor... Chega ! Seu pedante googleniano, chega ! " A valorização imobiliária das áreas centrais de São Paulo e de regiões antes consideradas periféricas vem empurrando as favelas para as fronteiras da capital paulista... " Péralá ! Eu não viajei tanto como o senhor Cascata para saber que bebemos bom vinho frances graças aos romanos eeee a Cristianismo véio de guerra. E até californiano ! Mas, a outra Cascata, me perde, sr. Pubs, é essa aí. de Sampa. Mais de 40 anos de idas e vindas à maior cidade brasileira e o cinturão de favelas tá lá ! Seja de busão, seja de carrão, seja de avião ( quando não está chovendo e nem muito poluído dáprá ver...). E deve estar dificil sair para um rolé na noite paulistana, né ? Porsches matando lindíssimas e inteligentes mulheres, bancos explodindo ! Um motoqueiro assassino a espreita a cada esquima ! E agora, nem comer uma frango à passarinho com 2 chope num barzinho na Augusta em paz pode ! Arrastão ! Mil e Uma noites que nada ! MC Créu prá voce, Cascateiro ! " É créu! É créu nelas!
É créu! É créu nelas! "Vambora, que vamo"! "Vambora, que vamo"! Prá dança créu Tem que ter disposição Prá dança créu Tem que ter habilidade Pois essa dança Ela não é mole não Eu venho te lembrar
Que são 5 velocidades...(2x) A primeira é devagarzinho Só o aprendizado. É assim, oh! Créeeeu...(3x) Se ligou? De novo! Crééééu...(3x) Número 2!
Créu, créu, créu Créu, créu, créu
Continua fácil, né? De novo! Créu, créu, créu, Créu, créu, créu! Número 3! Créu, créu, créu, créu...(3x) Tá ficando dificil, hein? Créu, créu, créu, créu (3x)! Agora eu quero ver a 4! Créu, créu, créu, créu Créu, créu, créu, créu Créu, créu, créu, créu Créu, créu, créu Créu, créu, créu, créu Créu, créu, créu, créu! Tá aumentando MANÉ ! Créu, créu, créu, créu Créu, créu, créu, créu Créu, créu, créu, créu Créu, créu, créu Créu, créu, créu, créu Créu, créu, créu
Segura DJ! Vou confessar a vocês
Que o Cascata não consegue A número 5 DJ! Velocidade cinco
Na dança do créu!!
Créu-Créu-Créu-Créu
Créu-Créu-Créu-Créu...(6x)
Hahahahaha
Créu-Créu-Créu-Créu
Créu-Créu-Créu-Créu...(8x)! Prá dança créu tem que ter disposição
Prá dança créu Tem que ter habilidade Pois essa dança Ela não é mole não Eu venho te lembrar
Que são 5 velocidades...(2x) A primeira é devagarzinho
Só o aprendizado.... " Gostô, sr. Tubs ? Aprendeu mais rápido né ?
Rubs disse…
Tsc... tsc.. tsc...
Procurei com minha lanterna, um argumento, um únicozinho que fosse...
Não encontrei nem argumento, nem homem.
Google olha em fundo de galeria?? Raio X ou Gama?
Google sabe por que o imóvel não tem parede de fundo? Que é a própria rocha do morro? Que os aparelhos hummer e os bancos de ferro maciço foram fabricados lá mesmo?
Pelo visto, no domingo, o companheiro não quis descer da zona norte para o Arpoador, comer um frango. Não chuecou.
Chega mesmo.
Anônimo disse…
...e o PéNaBola, hein ? mercenários ? Nãããão.... que isso ! Sou pindoramense e inconfidente e não desisto nunca ! Tiramos dois atacantes que são proméééééssas mercenárias e coloquemos um de ofício e veterano mas mercenár... em má fase ! Protegemos os mais novinho$ e seus clubaços ! Gagálvão, antes, no calor da dis... puta, disse " depois é brahma ! " ? Eu ouuuuvi ! Na F1... A montadora que é dina da Ferrada...". Paga, Foi iludido Agora é Tarde, que ele fala ! Jormaulistas exportívus... E implicam com o Merchan seveN ! Mas voltando aos pranos de Meno Manezes e sua gang canalhinha... Tiremos os dois atacantes, uma ave nervosinha e um nem( Nemxtel tirou o feio rapidin...). coloquemos o Barney. Ele está lá prá isso mesmo... Na hora dos penaltis.... Herculano, Monstrengo( unico que acertou o gol mas peeeeeelo amorrrrrr de DEUS ! Meia altura não se bate penalti ! ), Dedé Çilva tentou matar um paraguaio na arquibancada e ficou olhando pro campo... a culpa é do campo ! Esqueceu-se, e todos os jormaulista pucas de plantão, que o campo era RUIM para as duas equipes ! " O jogadô pindoramense é mais técnico nas hora di batê os penalti..." kkkkkkkkkkkkkkkkkk ! è cagão ! É mercená.... ! E depois o Barney tentou matar um cinegrafista ou jormaulista atrás do pau esquerdo... ! Vê-se o atacante( kkkkkk ! ) mirando o sujeito ! Pior que ele volta pro Laranjal ! 2ª divisão à vista ! Lembrei do Dream Team americano... Todos achavam que os estaduni... americanos não mandavam os seus principais astros-profissionais do Basquete para as Olimpíadas por inúmeros motivo$ e acabavam mandando a terceira ou quarta força do seu basketball... Davam chances aos mais novos... ao basquete universitário... vá lá... e, mesmo assim, ganharam várias medalhas ! Mandaram o Dream Team e vimos o que é honrar um país ! Aqui, pentelhocampeões, mandamos os mercená... ! Vejam bem, o Brasil está acabando... aqueles penaltis são prova disto ! F1... Ruinzinho e Zaca, segundaços !, são prova disto ! Desgraçados, safados duma figa ! Boicotem ! Boicotem ! Povão bobão está anestesiado com as brahmas do Gagálvão e de Lullalás populistas de mierda ! Cascateiros ! Quem tem um pouco de massa( eu disse massa ...) cinzenta no cérebro precisa virar a cara para esta gente e seus puxa-sacos ! Até...
Anônimo disse…
... argumentar com uma ameba cascateira é difícil ....

M.C.