Desordem - Mil dias para a copa

Mil dias para a copa do mundo de 2014...
É o que se comemorou na ultima sexta feira (16/09).
Comemorou?
Comemorou o que, cara pálida?
Um pouco mais da metade das obras de infraestrutura está atrasada, parada ou nem começou.
Alguns estádios ainda não saíram da terraplanagem e em outros as obras começaram, mas pararam por diversos motivos, inclusive greve.
Os aeroportos, segundo algumas autoridades no assunto, mesmo começando as obras de ampliação agora e se fossem feitos a toque de caixa, só ficariam em condição de receber o fluxo de passageiros que se espera para o mundial no ano de 2016, dois anos após o apito que encerraria a grande final.
Bem, serviria ao menos para o inicio das olimpíadas...
Outras obras de transportes públicos importantes para a locomoção interna como metrô, ampliação de vias, rodovias e avenidas nem sequer foram votadas ainda.
Algumas como o metrô de Salvador, já até já foram aprovadas, mas de repente foi trocada pela construção de VLT´S (veículos leves sobre trilhos) com a desculpa de que seria mais simples de concluir, porém, como de hábito, estão paralisadas.

Os desmandos e absurdos vão se acumulando e são tratados pela grande imprensa – totalmente conivente por motivos financeiros – como coisas normais e, olha só, até necessárias.
Mudanças na lei de contratação para obras públicas são mudadas do dia para a noite, licitações esquisitas sem valores declarados vão sendo vencidas por uma turma bem conhecida de empreiteiros.
Isenções de impostos são concedidas a entidades privadas que - em um país sério – já teriam sido condenadas à falência ou no mínimo não teriam crédito nem para comprar em lojas de moveis populares, daquelas que para ter seu financiamento aprovado basta estar vivo e seus presidentes estariam na cadeia. Ao passo que é possível ler em qualquer jornal que se pensa em propor novos impostos para beneficiar a saúde pública, corroída por péssimos hospitais e com mão de obra (des)qualificada à ponto de em pleno século XXI crianças nascerem em corredores, portarias ou nos banheiros do próprio hospital por falta de atendimento.
E outras barbaridades. como falta de leitos, equipamentos quebrados ou sem operadores.
Será que ao invés de criar novos impostos, cobrar os já existentes de forma correta e repassa-los a áreas que realmente necessitam não seria mais producente e menos impopular?

Você prefere um bom hospital público com médicos e medicamentos ou um estádio de futebol?
Sem falar em educação e segurança.
Mas ainda assim se comemorou os tais mil dias para a abertura do evento. Em Pernambuco, por exemplo, inaugurou-se um enorme relógio que contará de forma regressiva os dias para a abertura do mundial.
E, para variar, algumas horas depois de inaugurado o treco, profeticamente ou com vergonha do enorme espírito de porco ufanista que impera, parou de funcionar.

Comentários

Daniel Consorti disse…
Groo, nem precisa comentar muito! Em um país onde nem mesmo vídeo mostrando parlamentar recebendo dinheiro é suficiente para mandar a pessoa pra cadeia, você esperava o que? O pior é ver que 99% da população não está nem ai pra essas coisas, só quer saber de estádio, festa e futebol! Dane-se se o filho deles está estudando em colégios onde os professores faltam mais que os alunos, se a saúde tá tão "doente" que se estivesse numa UTI já tinham desligado os aparelhos ou se a corrupção é tão descarada quanto a passividade do próprio povo!
POr isso mesmo eu digo, tenho vergonha não só dos políticos e autoridades, mas também do povo brasileiro, que senta como cordeirinho esperando ganhar tudo de mão beijada enquanto os "painhos" mamam na teta gorda dos impostos!! (DEsculpa o desabafo)

Grande abraço
Unknown disse…
A minha visão é só um pouquinho diferente da do Daniel, eu não tenho vergonha dos brasileiros, eu tenho vergonha de nós, brasileiros. Ontem à tarde eu estava estudando com Filhote para a prova de amanhã, ela leu sobre a política de pão e circo instituída em Roma há cerca de dois mil anos atrás, e ela me perguntou: Isso ainda existe? Eu balancei a cabeça. Aqui? Eu balancei a cabeça. Por um lado, não há interesse em se investir na educação porque as crianças de 11 anos começam a fazer essas malditas perguntas, e o que elas provavelmente não perguntam depois, já suficientemente confusas e incrédulas, é o que nós, adultos, estamos fazendo pra mudar isso.
Net Esportes disse…
Daqui a 1000 dias, quando o Brasil entrar em campo, 95% das pessaos vão parar para ver o jogo .... mas ninguém faz o mesmo para protestar contra o governo corrupto, contra as pessoas que usam a Copa para ganhar dinheiro e ainda tem coragem de dizer que é bom para o País e tudo mais .... 1000 dias para a Copa e 1000 probemas a cada dia para o Brasil.
Gabriel Carvalho disse…
Concordo com o Net Esportes, daqui a 1000 dias poucos se lembrarão do que aconteceu para que a Copa fosse realizada.

Muita coisa precisa mudar por aqui. Já mudou e algumas coisas melhoraram, mas ainda há muito o que fazer.

Abraço!
Juro que nem li teu post mas fiz um igualzinho!
Marcelonso disse…
Groo,

E o pior de tudo é que vai ser sempre assim!

abs