Freddie Mercury, 65 anos

Hoje é aniversário de um dos maiores vocalistas que o rock já teve: Freddie Mercury completa 65 anos. Digo que completa por que apesar de não estar mais neste plano, está mais vivo que nunca.
Seja em sua obra solo e com o Queen relançada todo ano em novos formatos ou na enorme influência que ainda exerce sobre as novas gerações - quem já ouviu o cantor Mika, entende o que digo.
A parte de ter sido a primeira grande estrela do rock a sucumbir à AIDS, sua qualidade já lhe garantiria um lugar na eternidade da música.

Para celebrar a data, recomendo dois dos melhores discos não oficiais do Queen, onde é possível ter uma idéia muito clara da extensão do talento como cantor e compositor de Freddie: The Unobtable Royal Chronicle vol. I e II

Começamos pelo volume dois, o menos inspirado.Veja que até os “pirateiros” tem planejamento de marketing e lançaram um volume dois para seguir o êxito do primeiro....
Recheado de faixas extraídas de compactos americanos, geralmente são versões alongadas e bem parecidas com as lançadas nos discos originais.
Destaque mesmo apenas a versão muito diferente de ‘A kind of magic’, a eletrônica ‘A dozen roses for my darling’ e ‘Stealing’, esta uma espécie de impromptu, com letra alegrinha e instrumental esparso que termina num coda que desconstrói a faixa.
E tem também versões remixadas por Rick Rubin de ‘We will rock you’ e ‘We are the champions’ perfeitamente dispensáveis.

Já o volume um... É onde o tesouro se encontra.
Se você já tem os discos de carreira pode então passar batido pelas faixas mais conhecidas que estão em versões pouco diferentes, mas pare na faixa 5, ‘I go crazy’ é um rock faiscante que foi b-side de ‘Radio Ga ga’ e não coube no clima de The Works pela sua força e peso.
‘Under pressure’ em uma versão gravada nos estúdios da BBC londrina, não tem David Bowie e quase nada da original.

‘Soul Brother’ é outro b-side e a voz de Freddie vai derramando-se dos auto-falantes e inundando o ambiente. Se tivesse sido lançada em Hot Space, talvez o disco tivesse melhor sorte.
‘A human body’ traz Roger Taylor nos vocais é o lado b de ‘Play the game’, magistral.
O blues ‘See what a fool I’ve been’ foi o lado b de ‘Seven seas of rhye’ e mostra um Brian May cuspindo fogo com sua guitarra feita em casa, Mercury endiabrado como pouco se viu em uma canção das mais pungentes e lindas. Outra que salvaria o disco, no caso Queen II.
‘Mad the swine’ é provavelmente a primeira canção gravada pelo grupo no De Lane Lea studios e seria a primeira musica com temática religiosa da banda: "Hold your hands and praise the lord" - Diz a letra


Como não entrou no primeiro disco - Queen, 1973 - a primazia coube a ‘Jesus’ que fecha o álbum, ‘Mad...’ ficou inédita até 1991 quando foi finalmente editada oficialmente num EP com ‘Headlong’ do álbum Inuendo.
Também está neste pirata o compacto gravado por Freddie antes do primeiro disco do Queen, com o nome de Larry Lurex.
As canções são ‘Goin back’ de Carole King e ‘I can hear music’ de Phil Spector. Os instrumentos são tocados por Brian e Roger.

O Smile, grupo pré-Queen de Taylor e May gravou apenas compactos para o Mercado Americano e japonês e aqui estão todos eles. ‘Earth’, ‘Step on me’, ‘Blag’,April Lady’ e ‘Polar bear’. Boas canções, mas sem a força de Mercury nos vocais.
E cá entre nós, que grande jogada foi trocar este Staffel por Freddie!

Comentários

Net Esportes disse…
Nunca fui muito fã, mas até gosto de várias músicas, dos hits, alguns são verdadeiros hinos da música .....
Para fãs ou não, vale a pena curtir o streaming livre que o canal do Queen no Youtube disponibilizou a partir da 1:00 da manhã de hoje e vai até a mesma hora de amanhã, em homenagem a esta data tão importante:
http://www.youtube.com/queenofficial

trata-se de um dos mais famoso shows da banda inglesa, que aconteceu em 1986, no estádio de Wembley. Vale a pena conferir!

abs. Groo , uma homenagem mais que bem vinda!

ALYSSON PRADO "BALO"
Anônimo disse…
... e M.C., escrve: Boa Tarde. O Abel está dizendo que o " time sem vergonha virou time de guerreiros no final ! " pela comportamenmto animal boboca da torcida e pela virada heróica do timeco no sábado. 3 a 2 pro Fluminensinhozão contra o Atrético Goianiense, vulgo "Dragão" (?????? Nooooooosssa ! acreditam ? povão... ). Pobre é o seguinte. Escola de samba tem mascote tigre, águia( careca.... dos estaduniden...), leão.... tá assim, ó, de bichos encontrados facilmente na fauna brasileira... Dragão, então, vixe maria ! Daqui à pouco, o Uberaba virará o " Unicórnio Mineiro ! ". Ou o Náutico vai virar o "Hogwarts" de Pernambuco ! Os bruxos do Recife ! Bom, M.C. resolve tudinho pois ele entende de tudo ! " Time de Guerreiros Sem Vergonha " ! Pronto, seu Caim ! Fred Mercury , deus mercúrio do rock, o Hermes das Radios Gagas dos anos 1980 !, fazia cada bacanal... Num deles, Rod Stewart teve que sair correndo pois queriam come-lo mais a sua esposada época( sempre mulheres gostosas...). Tudo filmado ! " A festa começou a ficar braba, mermão...." disse o roqueiro ex-jogador de pénabola fugindo só com o braço da moça.... Que pulseira de brilhantes tinha a dondoca ! Má tudo chique, num castelão, com tudo do bão e do melhor ! Grande Fred ! Fred que nada ! perna de pau do Flu ! Grande Farrokh Bulsara ! Era de Zanzibar ! Tanzânia ! Mji Mkongwe ! Cidade de Pedra de Zanzibar ! Ele e Montserrat Caballé foi o máximo ! Fiquei até resviado ! Quer dizer, resfriado ! De vê-los pela tv mas, senhor Groo, andas usando bigodão ? Estás a fazere propaganda para Vouquisvágem ?
Anônimo disse…
Olha o Balo badalando aí gente.... que vozeirão... as mulheres todas dizem... " aiiiiiiiiiiii !" quando ele fala no microfone... Piscando os olhinhos ! Tá sumido, hein, figuraça ? Tô com saudade do careca e seu volante... e da Namu, a perseguida e beliscada roqueira certinha ! Ah, senhor Groo ! Toca aí, em homenagem a Fred Mercury, " dancing Queen, do ABBA ! Mandei bem...


M.C.
Rafael disse…
Grande cantor. Líder de uma das grandes bandas mundiais e com mto talento.

Abraço
Manu disse…
Sou admiradora do Queen e do Freddy. Embora não fã pq era muito jovem qd tudo aconteceu, meu pai e meu tio fizeram com que filhos e sobrinhos conhecessem e gostassem.

Indiquei seu post no meu blog ok?
Grande abraço.
TW disse…
O Queen e, em especial Freddie Mercury, fez parte de uma geração que sabia o que era música de verdade!

Freddie jamais morrerá e será eternamente lembrado pelo gênio que era como cantor e compositor!

Parabéns!!
Bom demais...era o cara. Curto bastante a musica deles..a cara metade não curte rock...então nos domingos de manhã arrebento os timpanos sózinho na estrada....kkkkkkkkkkkkkkk
Depois de Elvis, pra mim é a voz mais marcante da história da música. Amo desde pequena. Ainda lembro o quanto chorei por, com 11 anos, não ter podido ir ao Rock in Rio em 85 e depois minha mãe lamentando a morte dele porque eu não ia mais poder vê-lo cantando (ela me pediu desculpas por isso).

Freddie e o Queen misturaram o rock,o pop, com backing vocals magníficos deles mesmo e um estilo meio "opera rock" que ficou sensacional e inconfundível.

Foi, é e sempre será minha banda favorita.

Freddie vive!
Anônimo disse…
... e M.C., escreeeve: huummm... quanta intimidade, santa... o Freddy... ai, ai.... abalô !
Marcelonso disse…
Groo,


Uma justa e bela homenagem a Freddie Mercury, um icone da musica.

Nós da velha guarda, crescemos ao som da boa música e um cara desses faz uma falta danada!

abs