GP de Singapura - Big City Nights (e só...)

Era uma vez uma cidade que se separou de seu país e se tornou um estado.
Era uma vez uma cidade estado que prosperou a níveis até então nunca vistos no mundo.
Era uma vez uma prosperidade que atraiu os olhares do resto do mundo, mas não da forma como seus lideres queriam. Eles achavam pouco.

-Mas o que fazer para mostrar nosso poderio econômico de forma pacifica?
-Que tal trazer os carros mais rápidos do mundo para correr em nossas ruas? – disse alguém.
-Boa idéia, mas até lugares menos privilegiados do mundo tem ou já tiveram suas corridas com aqueles carros... África do Sul já teve um lembra? E os tempos lá naquela época nem eram tão prósperos quanto hoje...
-Verdade... E que tal se fizéssemos à noite?-De noite? Mas aqueles carros não têm farol...
-Ai é que nós inovaremos, iluminaremos tudo de forma nunca vista em espaços tão amplos, faremos história e provavelmente abriríamos precedentes...
-Beleza! Façamos...

E com a bênção de São Bernie, o santo das causas financeiras, surgiu um dos espetáculos plasticamente mais belos do automobilismo. Com a corrida noturna, a F1 ganhou outras cores, outros tons e um novo charme.
Se o espetáculo visual era bom, o mesmo não podia ser dito da parte desportiva.
Filas indianas intermináveis, corridas longuíssimas quase chegando ao limite de duas horas regulamentares da categoria. Foi necessário que houvesse uma grande fraude protagonizada por um jovem piloto brasileiro a mando de um velho carcamano italiano em prol de um conhecido sacana espanhol para que a corrida fosse realmente lembrada pelos fãs.
Daí em diante, todo ano ficava a expectativa de que algo acontecesse.
Mas no máximo víamos Schumacher tirando alguém da pista, Webber se enroscando com Hamilton e este ultimo ficando fora da prova...
Assim chega-se a 2011 e com o campeonato praticamente decidido em favor de Vettel e podendo ter seu ponto final nas ruas iluminadas da cidade estado de Cingapura.
Com a sua corrida por vezes muita chata, era um medo que todo verdadeiro fã de F1 tinha, ainda mais sabendo que a corrida seguinte será em um dos templos do automobilismo mundial: a sinuosa pista japonesa de Suzuka.

Vettel larga na pole e abre 8 segundos em sete voltas, some na frente, não sofre nem quando um safety car (legitimo) vem à pista.
Vence fácil, fica a um ponto de garantir o bi campeonato. Atrás dele uma corrida típica de Singapura: um segundo colocado fazendo brilhareco no finzinho, Hamilton fazendo cagada em alguma hora, safety car por barbeiragem, Massa sem muita vontade e alguns acidentes impressionantes.
De novidade mesmo, apenas a efetividade do DRS pela primeira vez na temporada.
Até aqui não tinha sido preponderante em nada em lugar algum.
Se aproveitando disto Lewis Hamilton fez um monte de ultrapassagens e chegou em quinto.
A corrida foi ruim? Não.
Surpreendentemente ficou no mesmo nível das outras corridas da temporada, o que está longe de ser ruim.
Que vem há Suzuka, que novamente vai coroar um campeão.
E com justiça, afinal Vettel está na mesma linhagem de gente muito importante que já levou o título correndo na terra do sol nascente.
Que se faça lá a luz natural, que em Singapura, não é convidada da festa.


Comentários

Marcelonso disse…
Groo,

A corrida não foi a porcaria que se esparava, por outro lado também não foi daquelas boas. Diria que foi meia boca.

A meu ver, méritos ao Hamilton. Apesar da lambança inicial, deu graça ao espetáculo.

abs
Mais uma daquelas sonolentas....
Humberto Corradi disse…
Ano do Vettel. O cara está impossível. Não deu chance nem na largada.
Paulo Levi disse…
Essa deu um sono danado. Tive que me esforçar pra assistir até o final. E aí fiquei me perguntando: será que os Singapureanos contrataram o Tilke pra desenhar as ruas e avenidas da cidade?
Fábio Andrade disse…
Não achei a corrida chata, pelo visto sou o único. Acho que a galera exige que toda corrida seja num ritmo frenético, mas eu não sei exatamente qual a vantagem disso. Claro que gosto das provas bem movimentadas, mas qual a graça de ser hiperestimulado a ponto de nem se lembrar direito da hitória da corrida depois que ela termina?

Enfim, faz tempo que não digo, mas Vettel merece ser campeão. Acho que agora ele tá pronto, fez uma temporada praticamente sem erros e combinou sua pilotagem com o carro a ponto de levar isso a um nível que só ele pode alcançar. E tem só 24 anos. É um exercício gostoso imaginar o que ele ainda tem por conseguir.
Anônimo disse…
....e M.C., escreve: pro do volante, quando aparecer "The Working Hour", dos Tias Fofinhas. Um pouco de Jazz Rock Pop ( inventei o genero....) prá aliviar um pouco a espera pelo novo Miles Davis ! Vai demorar... Um pelé não nasce assim tão fácil. Peguei esta que não escutava fazia 1/4 de século ! Mas vamos à corrida mas 1°, sobre Pingapura: um dos maiores portos do Mundo, uma das principais entradas e saídas de produtos da Ásia e os caras estão certíssimos e gastar a grana deles em entretenimento e turismo ! Tem cultura também ! Culinária das boas ! Quem tá remando contra a modernidade somos nós ! Bem que aqui poderia virar estado novamente... Guanabara ! Entrada prá Pindorama e América do Soul, que dizer, Sul. Pensando bem... não ia dar certo... Populismo é uma praga ! Corrida ! Malão Buuuuu sal de frutas eno, por favor, tô ficando prá lá de enjoado com as narrações, o véio irritante de cabelo de cantor de tango( adoro) implica direto com Genial Hamilton ! Numa disputazinha, que ainda dá graça a F1 neste ano, Genial pegou o pneuzinho traseiro do carrinho vermelhinho do pilotinho Zaca Bundinha e o coitadinho protegidinho do narradorzinho teve que ir pro boxezinho, é ? Porra, qualé ? Tão querendo que eu vire bicha ? Nada contra, caráio véio( o Dinho, de novo...), de quem gosta de queimar a rosquinha. A Sandi júnior anda queimando e insinuando que gosta de queimar ! E é muié ! Uma andada pelos sites mais quentes e visitados da internet, senhor Groo e Namu não visitam, tá todo mundo queimado e queimando mais ainda ! Má pelo amorrrrrr de deus ! é corrida, tem velocidade, sabe ?, e, às vezes, os caras se encontram ! Não é terra de marlboro, não, apesar das minhas desconfianças com Barrobello, Nico Roscaaberg eee Fofonso... Que viadagem é aquela de psicólogo ? Quem tá precisando de psicólogo é trio parada dura da Blogo ! Todos uns frustrados que andam, dois deles, à 80 km/h, no máximo, com suas mercedocas pelas estradas pindoramenses " Mô... tutá atrapalhano o Scania narigudo cor de laranja aqui atrás... dá prá andar mais rápido ? " " 60 tá bom, amor... seguro morreu de véio, caráio !". E outro que anda de estoque káááákákákákáká kárs ! Talvez o pobrema dos tres seja ainda pior ! Podes crer que não tão levantano mais ! Hamilton quebrou a porra da aleta da asa dianteira, tomou punição e chegou em 5° ! Corridaça ! Pena que não tirou o Barrobello da corrida ! Agora vou ver se algum cabeludo de boutique pegou o secador e atirou na cabeça de outro que estava de bota salto alto bico fino à espera do Mettalica... UI !
Anônimo disse…
..e M.C., volta: viram o Zaca Bundinha irritado ? Malzão Roendo mandou ele ir lá e o pau mandado foi e, contaminado pelo dfinho, do capital Incial: " Bom racalho, caráio véio " ! E saiu correndo... Realmente... Realmente... o mais engraçado é que, na matéria que eu li e vi, o rato que ruge( ou ruje ?) é um pandega ! Jogada pela UAL Ixporti, não mostra TODO o lance, toda a disputa... só fotinho... Não tem tecnologia ou estarão tentando colocar todos os pindoramenses contra o ingrês ? You tube, por favor... achei uns erpaniós ! A pequena reta, lá vem seu zaca espremendo Genial. No final da retinha, o mcladrista toca o seu carro no pneu do segundinho fofinho... Tudo de corrida. O mediocre piloto da Ferrada acha que a corrida dele foi jogada fora por causa disso ? Tinha trocado os pneus! Outra parada não planejada ! Por quais, cara pálida ? Tavas tarturuguellando na pista ! Os pneus de genial eram os super macios... "mais rápidos"... Se não houvesse o toque, quem comeria poeira de quem ? Quem iria lá prá frente ? Zaca ou Genial ? Ah... na altura do campeonato, Zaca tem alguma super estratégia para ganhar de fofonso... ou do Xucrutinho veloz ! Por favor, senhores ! Respondam... genial parou e depois parou novamente, passando a 60 km/h por todos os boxes ! De tchauzinho para a futura equipe, a Ferrada( infelizmente...), eu vi, e seguiu para chegar em 5° ! Tá irritadinha com que, ô, santa pindoramense ? Vá reaprender a ter coragem, pô ! Sobrinho ! Sobrinho ! E a fera da F3, por favor ! O mais rápido possível ! E um substituto para o Gagá ! É pedir demais ? Xumi fez uma barbeira daquelas ! Perigosa até... O que o cabra mais feio e com sorriso de aeromoça mais famoso da TV pindoramense fez ? Puxou o saco ! Deixa eu lembrar... Fittipaldi, Moco, Piquet e Senna ! Ah... Chico Landi ! Não aguento mais, senhor Groo. Silvio ÉÉÉÉÉÉÉÉ DISSO QUE O POVO GOSTA ! Luís para narrar F1. Cadê o Edgard "Opalão" Mello Filho ? OBS: Se precisarem de um advorato - M.C., advorato de Genial e do diabo...031( 21) 66666660. Endereço: Rua Madame Satã N° 666, Lapa. Sorrio de Janeiro, Sorrio de Janeiro. Pindorama. CEP : 66666-666. Namu... Correu da esquerda para direita contra os caras que correram da direita para esquerda ? Um cara, no Rock in Rio, um roqueiro de cabelão, mandou isso de cima do palco Sansseti... Uns dando porrada nos outros ! Tá com o dente quebrado ? O que o cara do Sepultura canta ? Eu não entendo neandertalês...
Net Esportes disse…
Eram seis corridas para o Vettel ser campeão, não tem pressão nenhuma, mas se ele quisesse vencer ontem tinha que no mínimo vencer a corrida ... e foi lá e venceu, fez a pole, ele não treme, faz o trabalho como fez na última corrida do ano passado e vÊ o que acontece .... no Japão precisa de um ponto, aposto que ganha 25.
Manu disse…
Achei a corrida cansativa em alguns momentos, como sempre. Mas não foi de toda ruim.
Depois de Japão pensamos quem fica com o vice hehehehehe...

Abs!
Anônimo disse…
...e M.C., escreve: Ontem, quase à mesma hora que escrevo hoje, me deu um soninho danado vendo os Neandertais do Rock In Rio e, assim, cochilei... Acordei com um mosquito mulatto, cheio de libido, tentando tirar o meu sanguinho pelas zoieia e o trash rock , metal rock... sei, lá o que rock !, continuava comendo mas a banda tinha trocado. Uns caras de máscaras e macacão vermelho no palco mundo... O neandertalês continuava. Tonto, peguei o telefone e liguei pro meu amigo Zé Mané( que entende mais de F1 do que eu ): " Mané, tá acordado ? Vendo sacanagem na internet, né ? Vai na tv e veja o show que os mecânicos da Ferrari tão dando, maaaanô ! Como ? Como eles chegaram tão rápido de Pingapura ? Sei lá ! Tem aquela tarja branca nos macacões dos macacões fantasiados de sei lá o que... Sexta-feira 13 XXIV ! IH ! Ó lá ! Um maluco pulou do alto de uma estrutura em cima do público ! Os caras, um bobocas de preto, amorteceram a queda do mané ! Se eu estivesse lá, deixava estatelar no chão ! Rock pesado era isso ! Mano, véio do caráio ! Perez ! Perez ! Perez ! Mas só em 2013... vamosd ao show da Bioncé ? Ela é gostosa e vai um monte de gostosa, do caraio, véio ! A Namu vai... é boa, assustadinha e toda beliscadinha... ".