Massa e a equação Piquet

Nelson Piquet um dia disse que a determinação e a coragem de um piloto de F1 se modificam radicalmente após conseguir alguns milhões na conta bancaria, sofrer um grave acidente sobrevivendo bem o suficiente para voltar as pistas ou ter o primeiro filho. As três juntas então...
Era a equação Piquet: dinheiro + acidente + família crescendo = decisões diferentes e mais conservadoras.
O grande tri campeão tem certa razão, embora não seja possível realmente generalizar a informação.
Segundo ele, foi o que lhe aconteceu.

Felipe Massa, que vem sendo alvo de criticas de boa parte da torcida brasileira se encaixa - e alguns setores internacionais - no exemplo de Piquet com louvor, mas, não podemos dizer que é isto que o faz no momento não ter resultados expressivos.
Após o acidente/incidente com a mola no GP da Hungria em 2009 a performance de Massa entrou em uma curva descendente, é a voz corrente. Certo?
Não...
A linha começou a se direcionar para baixo antes do episodio.
Eis alguns números:

Antes do acidente:
2006 – 2 vitórias, 3 poles e 7 pódios
2007 – 3 vitórias, 6 poles e 10 pódios
2008 – 6 vitórias, 6 poles e 10 pódios
2009 – 0 vitórias, 0 poles e 1 pódio (em 9 corridas no ano)

Depois do Acidente:
2010 – 0 vitória, 0 pole e 5 pódios
2011 – 0 vitória, 0 pole e 0 pódio.

A temporada de 2008 foi o ápice de sua carreira até então, conseguindo seis vitórias e perdendo o campeonato de pilotos por apenas um ponto.
Coincidentemente, também foi o ultimo ano em que sua equipe, a Ferrari, produziu um carro realmente competitivo e em condições de brigar de igual para igual com os rivais.
O de 2009, a propósito, era bem ruim.

Desta forma se faz injusta uma comparação com o companheiro de equipe, Fernando Alonso, que – merecidamente – é tido como um dos melhores da geração que conviveu e sobreviveu ao fenômeno Schumacher.
Alonso, na equipe desde 2010, disputou o título em seu primeiro ano apoiado em falhas individuais e de equipe de seus adversários e em sua extraordinária capacidade de aglutinar a sua volta o time para que este renda além do que está sendo feito. E, claro, em seu talento decantado.
Não que o carro fosse ruim neste ano, mas era um carro com lampejos. Ia bem em algumas pistas e em outras – principalmente as da primeira metade do campeonato – era apenas a terceira força da corrida.

Massa sempre foi um piloto de razoável talento – e como o carro de 2009 - com lampejos geniais como em alguns lances do campeonato de 2008, mas nunca, em tempo algum, foi tido como um fora de série. Nem pela imprensa (séria e mais desinteressada da venda do produto F1) nem por si próprio. Aliás, nunca prometeu nada além de trabalho sério.
Massa é como alguns jogadores de futebol, mal comparando, que são chamados de “operários” e não “astros”, mas que vez por outra brilham.
Tudo depende do time que o rodeia no momento. E agora, do próprio momento em si, se o encaixarmos na equação de Piquet.

Comentários

Massa já não é mais o mesmo que dividia a Eau Rouge com Montoya, desde 2006, quando chegou na Ferrari.

No entanto, como tinha um "apagado" Kimi Raikkonen como companheiro de equipe em 2008, conseguiu brigar contra Lewis Hamilton pelo título até a última curva do último GP.

Entretanto, perdeu o campeonato pelos seus próprios erros, nas duas primeiras etapas, e não por causa dos erros da equipe nos pit stops, como querem culpar o fato de Cingapura.

Se Massa tivesse feito, pelo menos, dois pontos nas duas primeiras etapas, seria o primeiro brasileiro campeão depois de Ayrton Senna.

Niki Lauda quase morreu queimado, voltou, quase foi campeão no mesmo ano, mas foi campeão no ano seguinte...
Anônimo disse…
... e M.C., escreve: Não. Não. E... não. Equação furada. O Piquet saiu da Williams para a Lotus furequinha amarelinha levando 60% do orçamento previsto da equipe. Era o Camelo e Tricampeão e só ! Marquetingue puro que não adiantou em nada ! Nem o motorzão ! O projeto do carro era tão ruim, mas tão ruim, que o carro "torcia" quando exigido em curvas de alta. Bláblablá do seu Piquet. Vamos desmontar a equação já que seu um M.C. Kajuru e não os bobocas paus mandados da imprensa esportiva puxa-saco: " Senhor Piquet... Por que então correr na F-Indy e quebrar as pernas lá ? Hã ? Iate em Monaco( muito dindin), muié gostosa e um monte de filhos o senhor já os possuía.... Ah ! Ia me esquecendo ! Acidentes também.... Quase foi encontrar São Pedro, o porteiro do céus ! ". Segundinho da Ferrada é o segundinho da Ferrada e acabou. Tá no sangue de barata dele. Óbvio que já sentiu que só por um milagre daqueles poderá correr disputando títulos. O tempo paaaassa ! O tempo vooooooa ! E o Zaca e o Barrica continuam numa boaaaaa ! É a vida dos segundinhus !
TW disse…
Perfeita análise Groo.
Massa teve um ano muito forte em 2008 quando o carro da Ferrari era tão bom quanto o da McLaren, mas antes do acidente, já se via que ele estava cabisbaixo, não era aquele piloto agressivo de antes. Parece que o divisor de águas mesmo, foi a ultrapassagem de Hamilton sobre Glock na junção em Interlagos.
Groo, você está certo em parte, o Massa nunca foi um fora de série, mas também nuca foi esse perna de pau que capenga pela pista de agora.
A Ferrari de 2009 era uma merda e mesmo assim estava em desenvolvimento, era tão ruim que o Schumacher "abdicou" de voltar nela, o Fisichella que havia barbarizado em alguma corridas pela force india pagou mico federal ao sentar na cadeira elétrica, o Luca Badoer perdeu até o emprego na equipe, só o Massa e o iceman conseguiam tirar alguam coisa daquela bosta. E esse papo que o Haikkonen não estava nem aí é outra balela, achava a dupla de pilotos da Ferrari genial e se completavam, um tinha mais talento natural e outro era mais operário.
O acidente do Massa foi menos grave que o do Lauda no que tange em risco a vida, mas o do Massa foi muito mais profundo, pois os danos do Lauda foram físicos e estéticos, já os do Massa foram de ordem neurológica em uma extensão que nem os médicos e especialistas podem precisar.
T´na cara que não é o mesmo piloto depois do acidente, o próprio Alonso não foi tudo isso, veja o exemplo do Hamilton.... O que o Alonso arrumou com o Hakkinen? e como o Hakkinen se arrumava com o Massa? eram pilotos da mesma geração e nivelados mais ou menos com a diferença medida nos carros, em suma : depois do acidente o Massa acabou!!!!

PS. É uam covardia muito grande dizer que o Massa perdeu o capeonato de 2008 por causa dos seus erros, todos os pilotos ao longo do campeonato acertaram e erraram, afinal estão sentados em uma bagaça a 300 por hora e com os batimentos a 180 por minuto, o que não pode falhar numa hora dessas é a equipe que está centrada para dar o apoio na hora certa. o piloto trabalha por 2 horas em cada corrida e a equipe de apoio apenas alguns pouquissimos minutos. Em suma: o Massa errou e acertou, o Hamilton errou e acertou, a Ferrari errou e a mclaren não. E ainda teve o GP da Hungria, a maior corrida da vida do Massa e o carro pifou... Esse foi o diferencial, para quem é do ramo foi o photochart....
Humberto Corradi disse…
Acho que tudo isso que vc citou influenciou a carreira do brasileiro. A chegada de Alonso também não ajudou em nada. Difícil prever o futuro de Massa.
ander010 disse…
Mas é o seguinte:
Rebaixar o massa alegando que quando se destacava era mais por méritos do carro do do que por si mesmo, significa tb rebaixar Schumacher, por que convenhamos, nos seus 7 títulos mundiais que conquistou, o alemão pilotava "carros de outro mundo" ou até de outros regulamentos rs, nunca foi de vencer pilotando carros medianos, tanto que vem passando esse carma na Mercedes agora.
Alonso tb,quando esteve na McLaren levava pau do Hamilton direto, não por que fosse um piloto inferior, mas por que o inglês era uma espécie de cria de laboratório da equipe. Não é o que acontece na Ferrari, o espanhol tem afinidade com a equipe (piloto mafioso - equipe mafiosa), se sente a vontade la.Em fim somando tudo isso aos acontecimentos com o massa, da essa inhaca que vem acontecendo com o zaca.
Humberto e Ander, tudo é questão de SORTE, de estar no lugar certo, na hora certa.

Acredito que Michael Schumacher, sem querer, mostrou a todos que, apesar das opiniões de suas "viúvas", é apenas um ser humano... com um talento incrível, é verdade, mas é apenas um ser humano.
Marcelonso disse…
Groo,

Na minha opinião o maior culpado disso tudo é o próprio Massa, com atuações fracas vem atirando no próprio pé, dia após dia...


abs
Já joguei a toalha ..... Massa só o spaghetti de amanhã.
Joel Gayeski disse…
O Massa nunca me convenceu muito, tá na hora de ir pra estoque.
PH Miniaturas disse…
Continuo afirmando que Massa ainda tem a sua contribuição a dar. Agora só precisa de um carro que preste.