Contos do botequim - 8 - Certidão

Celão entra no bar do Canário com uma expressão mista de cansaço e frustração. Pede uma tubaína. -Tubaína? Ué, Celão? Tá doente?
-Não... To desempregado, e sabe como é... Desempregado tomar cerveja numa quarta às duas da tarde é meio esquisito... Não acha?
Canário não achava, mas cada qual sabe de sua ética.
-Ainda não arrumou nada? – pergunta o botequeiro.
-Nada, só enviando currículo, fazendo entrevista... Mas chamar que é bom, nada.
-Entendo... Tá vindo de alguma entrevista?
-Não, não... Do cartório.
-Cartório?
-É... Fui ver quanto fica pra fazer uma declaração de união estável, mas pelo preço que pediram no negócio, melhor casar...
-E pra que você precisa desta declaração?
-Pra poder ser incluído no plano de saúde da Josie...

Celão que era um negrão de quase dois metros de altura e pelo menos cem quilos, vivia maritalmente com Josie, uma cearense de um metro e meio, havia pelo menos sete anos, nunca sequer cogitaram formalizar nada. Diziam não crer em papeis, contratos. Só no amor.
Mas agora viam necessidade nos tais papeis.

-Se fossemos casados era só apresentar a cópia da certidão, mas como a gente não é... Entendeu? – explicou.
-Entendi... E o preço da tal declaração é alto? – quis saber Canário.
-É... Quase o mesmo do casamento, e o pior, ia precisar de uma por ano pra renovar o contrato com o plano de saúde. Melhor casar.
-Então casa!
-Agora? Estou desempregado poxa... Devia ter feito isto quando podia, mas como eu ia saber?
-É... – concorda canário servindo a tubaína – Mas acho que tem um jeito!
-Tem? – quis saber.
-Tem... Lembra do Andrade?
-O professor?
-É! Ele mesmo... Cê pode trocar uma idéia com ele. Ele é tio do dono do cartório, pode arrumar pra você o casamento na faixa, só apresentando uma declaração de pobreza. E cara, sem querer ofender, no momento, é a realidade, não? Não é vergonha nenhuma. A certidão sai logo, é igual as outras... No dia da cerimônia ninguém vai saber de nada, é como se fosse um casório no civil normal.
-Hum... Eu não tenho problemas em declarar pobreza não, não sou orgulhoso.
-Então... É só falar com o Andrade pô... Daqui a pouco ele ta aqui.
-Bom... Eu disse que não tenho orgulho e tal, mas sabe... O Andrade não vai muito com a minha cara... Na verdade, eu até mereço. Vendi um Uno pra ele, com a documentação toda ferrada... E depois dei uma sumida. Já encontrei com ele umas vezes e ele não falou nada, mas fico constrangido agora de pedir algo.
-Quer que eu fale com ele? Deixa seu telefone, eu conto o caso, tenho certeza que ele ajuda. Depois de te ligo e você vai lá ao cartório. Pode ser?
-Boa, pode sim. Eu vou ficar imensamente agradecido.
Celão paga a tubaína, aperta calorosamente a mão de Canário e sai, feliz da vida.
Alguns minutos depois Andrade chega acompanhado de Anízio, Márvio e Dito, o ex-prefeito.
Canário conta o caso e Andrade ouve atentamente, depois abre um sorriso e diz que tudo bem.
-Pode ligar pro Celão e mandar ele ir lá. Tá resolvido.
Canário então pega o telefone e liga para Celão, que ainda deve estar por perto, seria só fazer meia volta e ir ao cartório. Ao dar o recado, desliga o telefone diz.
-Que bom que você não guardou ressentimentos Andrade... O Celão tá precisando.
-É... Não guardei...
-Mas você não vai ligar lá?
-Vou, claro... Me empresta o telefone ai...
Canário estica o fio do aparelho e Andrade faz a ligação.
-Alô? Castro? Sou eu seu tio Andrade... Pois é. To te ligando pra te pedir um favor. Pode ser? (...) Não, não é pra mim, é para um amigo. (...) O Celão. Cê sabe quem é... (...) Pois é, ele precisa de um papel pra por nos documentos do plano de saúde, mas achou meio caro ai resolveu usar declaração de pobreza, manja? (...) É... União civil entre pessoas do mesmo sexo... Deixa pronto ai com aquela documentação dele que eu te levei quando ele me vendeu o Uno... (...) É... E o companheiro se chama José! (...) Sabia que podia contar com você... Brigado! – e desliga o telefone.
-Pronto! – diz sorrindo enquanto todos se olham sem acreditar.
-Ainda bem que tu não guarda rancor... – diz Canário.
-Não guardo mesmo... E pode tirar a mão deste telefone ai... Deixa ele ir lá tranquilo...


Quem quiser relembrar os outros contos do boteco pode clicar aqui => Boteco!

Comentários

Anônimo disse…
... e M.C., escreve: cara... adoro a internê ! Todos estão falando da não cobertura do vexame urubu-negro( como se fosse amarelo o bichinho carniceiro... amarelo só a seleção canalhinho... )no La Roubonera de Los Maias ! Tão batendo nos jormauliustas exportivus urubus em penas de sabiás ! Agora só falam no pão e Circão a Copa e Cozinha do Mundo ! Ainda bem que a seleção canalhinha só virá prá cá NO ÙLTIMO JOGO ! Se estiver na final...Valeu máFIFA ! Fra perdeu feio, vexame maravilha ! Kakadafi sifú ! E agora, mais essa ! Maré de sorte é assim ! Só falta o Autódromo de Jacarepaguá ressuscitar ! Tem um internauta que diz que foi 6 a Zero a vergonha urubulina ! Que o apito amigo atua desde o jogo contra o Internacioanal, time gayúcho, quando um jogador a UPP-gaveana empurrou a barreira e o Dentucho marcou gol de falta, e assim o timeco da Gávea vem sendo bastante beneficiado... e monitorado pela torcida anti flamengo ! A Fla - mídia também ! Cocorinthians, outro timeco, vem sendo beneficiado também... mas aí tem que entender muito de pénabola... Parou por quê Bostafogo ? Todo mundo pará, de repente... Como disse antes, Kakadafi si fú ! Mas o pobrema persiste... os caras, lá, das terras do Alá, o misericordioso, não são chegados a uma democraciazinha mesmo uma tão bagunçada quanto a nossa ! Nós saímos de uma Ditacracia para uma Democratura ! Veja só, senhor Groo. O senhor já deve ter ouvido falar, e visto, a tal da " Marcha Contra A Corrupção ", não ? Só gatos pingados ! A parada gay da 100 vezes mais... Já viu, nestas manifestações anti corrupção( craro !), algum artista ? Isso... Cantor( Chic, por exemplo... atriz( Fernandona... Marrieta Severu... Leticia Ispiler ! ) atores ( Osmar Pradoria, uma moçinha ou um galazinho qualquer da Blogo ou da Bispord ), os "uma camera não mão e uma merda - bem grande, já que bancada com nosso dindin - na cabeça( Melton Selo, e um monte de compradinho...), cocomediantes moderninhos do estandi ass-up comedi ( a turma do faz um 24 ! Engrachatinhos como eles só...), algum jormaulista da Bandeidantes( sempre a favor da Democratura ! É situação desde que nasceu a emiçora, fez uma gracinha quando o regime estava afundando...), cantores( Chic,- já falei-, Fafá do Pará, Dinho " du caráio véio ", Parachoques do Fracasso... Cládua Café com leite e Pivete( tão a favor do povão.... Os sertanejos ! sÔ ! ), os apresentadores maneirinhos da tv...Tem um com 2 milhões de seguidores ! O senhor que é seguidor dele, do Hulk, alguma linha sobre a Marcha Contra a Corrupção, Groo ?
Anônimo disse…
iiiiiih, tá cheio de bichos democratas e onestus, cheios de democratices de araque saindo das bocas falsas mas muito a favor do dindin estatal e federal. Estadual e municipal também ! Aparece e mostrar a cara, qualé mermão moderninho e descolado da mídia pindoramense ! " Sou a favor do fim do roubo amplo, geral e irrestrito mas, mas... perái, aí !, meu rabo tá PRESO ! Lá em Brasólia... Como estou numa Amostra de cinema, aqui, em Moscou, tudo pago, filme deu 1000 gatos pingados mas tô feliz... e imprensa inflou os n°s e botaram mais um zero, 100000, dois, na realidade, sabe, aquelas cidades na amazônia distantes 2000 km de Manaus, do Pará... Uma delas... o réufeito comprou 5 cópias cada uma por 100000 reais ! Pedido de um saco bem puxado e minha boca fechada.... o saco fechou a minha boca... no Ministéririririr rio dooo... veja nos créditos, por favor... então, o meu filme passará pros alunos que acordam 3 da manhã, pegam a canoa e chegam as 9 para ter aula... Um morreu na semana passada, caiu no rio e as piranhas... mas, como ia dizendo, como estou numa Manobra do Cinema Nacionau Pindoramense aqui em Nova York, o rabo está muito preso e não dá para me desloucar até o sorRio de Rameiro... aí, tá tão bom... Minha pajero novinha... FULL ! Pajerinho... casa de praia em Angra... Lancha... ahhhh, rabo preso bão... Posso mandar um abraço para o Réufeito da Cidade ? O mauricinho populista e pro desgovernadô do Istado, Sergin Lalau ? E pro Lullalá ? Agora mudou, qual o nome dele mesmo ? pelo Fim da Corrupção ! Mengo ! Meu time favorito ! Manto sagrado ! Aí, Galera da nação rubro negra ! Da rádio DCO prá voces ! É a Bandi Níus ? Desculpe, cara... Deixa eu beijar a camisa verde, grená e branca ! PÕ, errei, não tão vendo, cara, deixa prá lá... Mengo ! Não, é Ralfi Lóren... É Lacosta ! Comprada, aqui, na Xampis Elizé ! Não te disse que estou em Paris para o Festival da Canção Popular Pindoramense, bancada pela Peidobrás do Pré Saleiro( só acima dos 180 doletas o barril é viável !), já que a música, uma versão modernizada de Ninico da Clareira - aí galera da comunidade da Clareira, tamú juntu ! Eu no Ritz e voces no melhor lugar do mundo ! Queria estar com eles... rico é muito chato - de " O Teu Cabelo Não Nega Mulata ", do meu filme, ganhou um prêmio da Associaçion de Critiquês Cheiô de Chiliquês du Gauche du Cinema Francése ! A AssdCCdCdGdCF ! Importantíssimo para o Cinema Pindoramense e histórico ! Igual aquele prêmio que o meu outro filme... aquele... que fiz há 10 anos atrás... o prêmio foi dado pela associação das esquerdas... onde o presidente esteve mesmo ? Etiópia ? Líbia ? Lullalá ? Não... É isso aí... E o PC do B ? Meu partido... Sou comunista... Um abraç... ". União estável... O sorvete foi indigesto demais pro camarada que precisava de uma ajudazinha. Mau carater sempre subestima a inteligência dos outros e sifú.. que nem o Kakadafi. Sair do buraco nem sempre é bom... pode encontrar uma mão inimiga à esperar...
Marcelonso disse…
Groo,

Esse não guarda rancor nenhum...hehehe

Fiquei imaginando a cara do negão quando viu o documento...


abs
Anônimo disse…
... e M.C, escreve: Rancor ? Marcelonso... leia a história, por favor. O cara vendeu um carro com a documentanção toda florida ! Pro amigo ! Prum camarada ! Prum... mermãozinhu ! Prum... sangue bão ! Prum... meu ! Prum meu chapa ! Prum meu chapa e ... quente ! Um chapa quente já que é tio do dono do cartório ! Pô, o negrão( já vi que aqui o pessoal não gosta muito da raça... Lewis Maravilha que o diga ! ) não viu os sinais... Cartório é coisa de pai prá filho, de tio prá filho ou cruzado ! De pai prá filho do irmão ou de tio prá filho do irmão ! A HA ! Não é o grupo noruegues, por favor... Burrice puura. O Andrade confiava tanto no Celão que, mesmo sendo "dono" do cartório, nem correu atrás prá ver a papelada do bibi... Não é rancor, não... é a constatação que o país tá cheio de Fio da Pulha Que Partiu ! Irmão desconhece irmão e aí... dinheiro na mão é vendaval, dinheiro na mão é solução... e solidão ! O mané nem leu a música imortal do genial Paulinho da Viola ! Celão poderia até pedir ajuda pro Andrade prá acertar a papelada do Uno ! Mandou ver e com a pessoa errada ! Troooooco ! Entendeu, Manélonso... Ah ! Uma história. Dizem que o "MEU" paulistano não é tão velho assim. Não se vê a camaradagem da terra dda garoa antes da metade dos anos 1950. Seria o " MEU CHAPA " carioca diminuído, economizado... O " meu chapa " virou chapa e o chapa... desapareceu com a chegada de Rorô Caca, morador da Urca e Rei( sei lá de que... pindoramense adora Monarquia...), lançando nacionalmente o " Bicho " ! Dos hippies ! Mas, aí, na terra da garoa que provoca enchentes - já comprou a bóia, senhor Groo... o Verão tá chegando ! - o "meu" ficou de vez ! Marca registrada paulistana ! A HA ! Não é o grupo noroegues... " Crai uolfi U UUUUUUH " !
Joel Gayeski disse…
Não guarda rancor é? HUAHAUAHUAHUAHAUHAU!!!!
Marcelonso disse…
MC,

Ainda bem que temos um sujeito com a sua imensa inteligencia para esclarecer tudo.

Porque vc não vai sifu....
Unknown disse…
Muito bom!
Rubs disse…
Excepcional. Nada como um dia após o outro...
Anônimo disse…
... obrigado Marcelonso ! Mas o Joe Gay parece não ter entendido. Ensina prá ele que estou cansado hoje... senhor Groo ! ROK em ROU na veia, Véio ! Olha a pérola que eu peguei no Iú Tchubi... direto dos anos 1986 ! Para quem acredita no rock pesadão e o Bob marley, e o James Taylor... não fazerem parte do Xou biçinés ! ... http://www.youtube.com/watch?v=lN-4lX0QyZc ... David Lee Roth ! Se quiser veja com Louis Armstrong... HA ! Manélonso...
Joel Gayeski disse…
MC, vai a merda, fazendo o favor?
Marcelonso disse…
Groo,

Peço desculpas, mas esse MC é um sujeito sem noção, tem horas que esse chato passa das medidas.

abs