GP do Japão - Só os mortos não voltam atrás

Quando Chico Buarque, sob o pseudônimo de Julinho de Adelaide, começou a rascunhar o samba “Jorge Maravilha” rabiscou no papel: “-Nada como um dia após um outro dia...” e parou.
Segundo o próprio Chico, a frase veio antes da melodia e a letra demorou um pouco mais, mas a frase estava lá.
E foi com ela na cabeça que acordei na manhã do domingo após dormir algumas horas apenas.
E foi com ela que acabei por mudar meu conceito sobre a prova de F1 que rolou na madrugada.
Pouco antes de dormir havia falado com Felipe Maciel, editor do Podium GP, que não havia gostado da corrida, que havia achado morna, quase sem graça, agora já penso diferente... Foi uma corrida muito boa.

A impressão de ter visto Vettel correr com o regulamento no assento do carro se dissipou.
O alemão não venceu Button por que não quis vencer.
Foi porque não pode.
Apesar do amplo domínio da Red Bull durante o ano, em Suzuka a Mclaren esteve claramente superior e apenas o braço de Vettel explica sua pole position.
E Button, por mais que seu estilo “poupador” me desagrade – sempre digo: o nome do jogo é corrida e não poupança – pilotou com classe, estilo e determinação.
Pouco importa de levou a corrida nas paradas de boxes, olhando as voltas de cada um, num comparativo pobre, é possível projetar uma ultrapassagem. Talvez não simples e nem fácil, ou talvez de bandeja, já que apenas um ponto já bastava para Vettel, mas que Button ultrapassaria, me parece fato.

Até ai tudo OK, mas como explicar que entre Button e Vettel estava Alonso?
Pode-se aplicar duas visões:
Primeira: O terceiro lugar já era o bastante e seria desnecessário correr riscos em uma briga apenas pelo segundo, já que chegar em Button parecia impossível.
Segundo: Era Alonso que estava ali, um cara que mesmo com um carro ruim, está na briga pelo vice e levando muito a sério.

No fim, foi uma corrida com três vitoriosos:Button, de fato.
Alonso, por ter tirado mais uma vez leite de pedra.
Vettel que levou – merecidamente – o título.

Se você chegou até aqui deve estar pensando: “-Porra! O Groo falando bem do Button e do Alonso?”.
Pois é... Como no samba do Chico, o pai da menina não gosta dele, mas ela gosta.
Aqui é a mesma coisa... Eu não gosto dos caras, mas a história gosta...

Comentários

Net Esportes disse…
Falando em MPB o Chico Buarque é praticamente o único que me agrada ... pelo menos na geração dele.

Agora imagina o cara fazer o que tem que fazer para impedir o título do outro (que é vencer a corrida) e mesmo assim não adiantar nada porque o outro ficou em terceiro e se sagrou campeão, mas ele não está nem aí e comemora a vitória como se estivesse sendo campeão do mundo ... isso pra mim mostra o quanto cada prova é importante. Não tão importante quanto ser campeão da temporada, mas provando que as quatro provas que restam terão o mesmo valor que as demais, até o Vettel vai querer vencer a maioria delas .....
Marcelonso disse…
Groo,

Não foi a corrida que gostariamos de ver, mas ainda assim não deu sono.

Vettel a meu ver, não quis arriscar. Poderia ter pressionado Alonso bem mais do que fez - mas pra quê? Não era preciso.

No fim os três melhores do ano juntos no pódio.

abs
Daniel Médici disse…
Não achei uma má corrida. E os três do pódio são, de fato os três melhores pilotos da temporada. Button precisou não só daquele pit stop para vencer - também precisou usar a inteligência, e isso valeu a noite em claro.
Humberto Corradi disse…
Concordo com o Daniel o 3 melhores da temporada no podium. Temporada que não acabou... Ainda dá tempo de Webber, Massa e Lewis fazerem alguma coisa boa.
Gostei das palavras: corrida e poupança. Boa!

Valeu
Anônimo disse…
carrera em suzuka sempre vale a pena acordar de madrugada. pelo menos 1 vez no ano o vettel correu com o " regulamento embaixo do braço", como diria um certo narrador... :P
no final das contas, button merece o vice, ta guiando muito, e se a mc lata acertar a caranga no começo do ano, o vettel vai ter muito mais trabalho. abs. dfschairma
TW disse…
Exatamente Groo.

Os três foram grandes vencedores e se a vitória fosse o único resultado que interessasse a Vettel para ser campeão já em Suzuka, teríamos que esperar por Yeongam.

Alonso vem num trabalho esplendoroso! Ano que vem, se tiver um carro decente, vai buscar o tri.

abs
Ingryd disse…
Também não sou das maiores fãs do "estilo Button de pilotagem", mas ele tem sido brilhante. Brilhante dentro daquilo que se propõe a fazer e o faz muitíssimo bem.
Como dói saber e reconhecer que Alonso é bom pra dedéu, né. Evito ao máximo essas afirmações, mas tem dia que não dá pra ignorar hahahahaha

Vettel... eu já nem sei mais o que eu acho de Vettel. Só sei que não tem como não ama-lo.

Beijos
Magnum disse…
Explica a semelhança entre a música do Léo Jaime "O Pobre" ("Ela não gosta de mim/ mas é porque sou pobre") e essa do Chico Buarque...?
Ron Groo disse…
Magnun, eu juro que não sei...Explica ai que eu fiquei curioso.
Renan disse…
Olá, Groo!

Primeiramente, parabéns pelo post! Misturou F1 com música de alta qualidade!

Para mim, o pódio em Suzuka é um bom resumo do que está sendo a temporada de 2011: Button no auge da carreira, Alonso tirando leite de pedra da Ferrari e Vettel... bem, torço apenas para que não domine a F1 como fez Schumacher.

Quanto a Lewis Hamilton, fiz uma comparação qu se encaixa bem no perfil do inglês:

http://funnyformula1.blogspot.com/2011/10/comparacoes-infames_9697.html

Espero que goste!
Manu disse…
É isso, Groo! Vettel venceu o campeonato merecidamente.
Mas, se agora posso "torcer" por alguém para ser vice, acho que opto por Button.

Abs!
Anônimo disse…
...e M.C., escreve: Namu... te amo ! Estou apaixonado ! Só penso besteira quando vejo a sua fotinho assustada: " o que será que ela viu " ? Acordei às 8:30 de um domingo arcoíriszado ! Um espirros porque o vento era bastante fresco e uma parada bem alegre se aproximava, sendo assim, sem um lenço e com o documento em dia, pois a noite foi boa pacas, liguei a tv todo pimpão e lá fui eu assistir a corrida sem saber o resultado ! Corridinha prá lá de morna... No spor TeVê tem uma coisa bastante maneira, meus ! Não tem Gagalvão e sua trupe ! Um narrador e Kiko Cavalgaecante ! O narrador mandava pau em Zaca ! kiko tentava defender o pindoramense tartarugante após mais uma ultrapassagem de Genial Hamilton: " Tá com pneus frios...". Lá na frente, Fofonso defendia a posição do agora Bi-campeão Vatel, o cozinheiro voador ! " Esse não deixa passar tão fácil...." disse o implicante narrador e imaginei a cara puxassaquista de Kiko, vermelho e espumando de raiva pela boca com a comparação Chatonso-Zaca. Mas, a cereja do bolo viria numa tomada de camera interessante e que já vi acontecer um monte de vezes na atual temporada mas, craro, o pessoal bobal não fala disso nem por uns cacetes grossos nas rosquinhas... A tal das asinhas abertas nas retas para facilitar urtrapaçagems ! O narrador do Spor Tevê, atrevido mas novo, portanto, um inocente, notou a manipulação: " Vatel abriu a asa bundal e vai prá ultrapassagem mas, ué..., o Fofonso abriu também... Isso não pode... ". Fiquei esperando um cocômentário de Cavalgaecante que acabou não vindo, óbvio, puxa saco é puxa saco e permaneceu calado, mas a imagem( que vale mil palarvas ) era prá lá de clara ! Tempos de manipulação são estes meus amigos... Viva o Bi-campeão Vatel ! Até Zaca seria campeão na RédiBul ! Delirei... Falando em manipulação... Fra X Fru ! Olha, todos já estão cansados de jogar contra esses supertime de zaca, quer dizer, de massa pindoramense. No Rio, todas as torcidas anti-UPP Gaveana tem medo do Clube vermelho e preto ! Jogam sempre os urubulinos com 14 jogadores ! 11 e mais 3 ( vestidos de amarelinho alegrinho ou azul bichice. Pretinho básico parece ter caído de moda....). Contra o Basco, penalty de Meo Loura, claríssimo ! A imagem, que nem as duas asinhas abertas na reta de Suzuka, sabe, da Ferrada de Pentelhonso e a rédibul de Vatel... claríssima ! Contra o Frufruzinho do Laranjal, foi de desesperar ! O time Blogal prermelho vai para as Libertas, como o Cocôrinthians será por fim cãopeão, ajudado ! Assim não dá, senhor Groo ! Por isso, só assisto surfi de ondas grandes e escaladas do Everest e Aconcágua ! K2, quando passam... Mais dificil de manipularem... Beisebol é um joguinho legal ! Mas foi muito manipulado... não boto minha mão no fogo... já vou avisando... IANQUIIIIIIS !
Fábio Andrade disse…
Acho que o mais importante ao fim das 53 voltas para o Button foi ter vencido em condições normais. Porque por mais que ele seja o piloto mais "in" do momento - depois de Vettel, lógico - faltava uma vitória "normal" pra ele na McLaren.

Impossível discordar: os vitoriosos de 2011 no pódio. Mas torço para que Red Bull, Ferrari e McLaren apareçam com carros em níveis de competitividade mais próximos em 2012. Ver esses três brigando em pé de igualdade seria histórico.
Magnum disse…
Sobre o comentário do anônimo acima a respeito das asinhas do Alonso, porque achar que só a Red Bull que pode te dar asas? Mas falando sério, no trecho de detecção das condições para a abertura da asa (pouco antes da entrada da reta), havia um retardatário à frente do Alonso, isto acionou a liberação da abertura da asa dele para a reta. Este retardatário, no entanto, entrou para os boxes - o que não anula a liberação já concedida no ponto em que ela tem que ser concedida. E foi isso.

Sobre seu comentário a respeito do pobre... Eu fico até assustado com você não saber do que estou falando porque musicalmente eu sou uma negação, então fico na dúvida se realmente há alguma semelhança ou se estou exagerando. Sei que NÃO são iguais, mas acho que há uma quantidade boa de semelhanças, tanto musicalmente quanto na letra entre o refrão de "O Pobre" do Léo Jaime e o de "Jorge Maravilha" do Chico. Exagero meu? Veja o vídeo do Léo Jaime: http://www.youtube.com/watch?v=CwfhXRSW1Mo
Ron Groo disse…
Hei Magnun, não se pode abrir as asas pra passar retardatário, tá na regra.

E olha, sinceramente, pra mim as canções são água e vinho. Ou melhor, água e óleo... Não consigo mesmo achar semelhanças nem na letra, nem na melodia nem na harmonia...

Brigado!
Magnum disse…
Quanto à música eu nem vou dizer nada, porque como mencionei não confio no meu ouvido musical (mesmo achando que não fosse idêntico, mas apenas parecido).

Mas quanto ao DRS, ele pode ser usado sim para passar retardatários, inclusive no caso mencionado pelo anônimo acima o uso foi tão claro e demorado que se não fosse dentro da regra com certeza a Red Bull e o mundo todo já tavam reclamando de não ter havido nenhuma punição.

Na verdade o DRS pode ser acionado para qualquer carro, até mesmo para um retardatário recuperar uma volta de algum carro à sua frente (é claro que alguém que dê uma volta num retardatário não vai ficar ainda 1 segundo à frente dele na próxima área de DRS, mas se ficar, este pode recuperar a volta com a ajuda do DRS - palavra do Charlie Whitting : http://www.f1fanatic.co.uk/2011/03/16/lapped-drivers-drs-pass-leader-whiting)