Aposentadoria

Ia se aproximando do prédio onde trabalha e pensando: “-Vou fingir espanto!”
A cada passo, ia se lembrando das coisas que fez, das presepadas que aprontou com o povo da repartição e se forçava a conter o riso, afinal, não fica bem entrar em uma festa surpresa gargalhando... “-Melhor mesmo é fingir que não sabia de nada.” - pensa mais uma vez.
Também lhe passa pela cabeça que todos sabem que ele sabe. Afinal, são mais de trinta anos de repartição e quantos ele não viu se aposentar neste período? E com todos foi a mesma coisa: festa surpresa, homenagem , bombons, arranjo de flores abraço... Tudo absolutamente igual! Desde a floricultura de onde vem o arranjo até a bomboniere... Até as piadas são as mesmas.
Até os casos engraçados, afinal, todos estavam juntos quando cada um aconteceu.
“-Mesmo assim vou fingir espanto...” – decide.

Entra no prédio e cumprimenta o ascensorista. O mesmo há muito tempo e que certa vez reclamou de ter sido chamado de “anacrônico”.
“-Pô doutor... Eu nem sei o que é isto ai... Mas com este jeitão de xingamento, coisa boa não é...” disse Jordão, o piloto do elevador.
E não era mesmo. Pensava que em pleno século vinte e um, com a modernidade atropelando pessoas a rodo, um cara dentro de um elevador apenas para apertar um botão e dizer: “sobe” ou “desce” juntamente com um “cuidado com o degrau” era coisa do passado.
“-Será que ele guarda mágoa?” – pensou .
Desceu no seu andar de trabalho com sérias duvidas sobre o sorriso do Jordão: “-Ou não guardou mágoa e é um grande profissional, ou é um enorme de um filhadaputa”!

No corredor, ao passar pela mesa com as garrafas de café e chá lembrou das vezes ficou ali matando o tempo, conversando com todo mundo que aparecesse e segurando um copinho descartável sempre cheio.
Não tomava o café da repartição. “-Isto é uma tinta miserável. Deve fazer mal até pra alma.”
Mas ainda assim elogiava a tia copeira.

Ao entrar na sala onde trabalhava não viu um só dos companheiros. Ninguém havia chegado ainda. Atrasariam no seu ultimo dia de expediente?
“-Porque não? Sempre me atrasei...”.
Lembrou da vez em que ficou dez dias fora em pleno janeiro e quando voltou inventou uma desculpa esfarrapada sobre uma inundação em sua cidade que lhe fez perder todos os móveis de sua casa.
Comovidos, todos os funcionários da repartição engendraram uma vaquinha e – em uma loja de moveis de preço popular – lhe compraram todo o básico de uma casa inteira.
Comovido aceitou o presente, chorou abraçado a todos.
Só nunca contou que em sua cidade não tem nem rio.
“-Será que eles desconfiam?”

Aos poucos os colegas de trabalho chegam e é quase tudo da mesma forma de sempre.
As risadas, os “causos”, os bombons, a festa de despedida enfim... Só sentiu falta do arranjo de flores. “-Quiseram mudar alguma coisa, que seja....”
Ao fim do expediente, limpou suas gavetas, deu uma ultima olhada para sua mesa e se foi.
Ao chegar em casa, se depara em sua varanda com uma enorme coroa de flores daquelas que se coloca em jazigos: “Descanse em paz!”
Parece que não desconfiam não... Eles têm certeza.

Comentários

Anônimo disse…
...e M.C., escreve: HAAAA! Gostei, senhor Groo. Sem puxasaquismo porque dói. Essa é boa ! Farei isso com colegas mui amigos. Nem e funcionários do Consulado do Congo... ai, ai, ai... Pertinho d'Angola... consul honorário... Senhora Aline do lencinho vermelho ! Explique ! Tche ! Che ! Tche ! Che... caudilhismo... se não me engano começaram os congolenses a chegare em terras carioquinas à época do gaúcho destruídor de cidades e estados ! No caso dois estados sendo que um sofreu bem mais... Foram mui bem recebidos por aqui ! Baaaaaahhhh....
Anônimo disse…
...e M.C., escreve: senhor Groo, te amo ! Assim como o ministro ama a mãe Dilmá ! Agora, ao fatos. Dindin Abundabri rolando e o senhor não escreve nada ? Seus amigos comentaristas andam te boicotando ? Tristes tempos ! Oha quea Folha Seca De São Paulo " NÃO dá prá NÃO ler e eu NÃO leio mesmo por que NÃO estou em São Paulo e se NÃO estivesse em Sampa NÃO leria mesmo assim "! Prefiro o Blogo mesmo puxasaquista quanto a Folha Seca. " O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, ajudou pessoalmente a ONG de um colega de partido mesmo depois de a Polícia Federal abrir um inquérito criminal para investigar suspeitas de irregularidades em convênio da entidade com a pasta, no valor de R$ 6,9 milhões ". Péralá, cadê a senhora Aline, aquela que me chamou de imbecil ? Mais imbecil eu sou por não ser peidetista e amigão do ministro... e a dona Aline de deixar o lencinho vermelho em casa ! "Rizola ... Riiiiiizola, morreu "! chorava aa moça, inconsolável tirando o lenço, com extremo carinho... e que que eu faço aqui ? Sozinho ? Vou membora...
Anônimo disse…
... bateu um peso na consciência, senhor Groo ! Fica um bichinho tipo anjinho de desenho animado, no ombro, falando no ouvido direito: " Ajuda, mermão ! Ajuda "! No ouvido esquerdo, o diabo vermelho,: " Não ajuda... deixa sifúdê " ! Bom, o anjo ganhou e dentro de uma fumaça produzida pelos estudios Disney, o vermelhão some ! E o pateta aqui manda o endereço, principalmente para a senhora Aline. Leia.

1° http://www.olavodecarvalho.org/semana/111031dc.html

2° http://www.olavodecarvalho.org/semana/111101dc.html

3° http://www.olavodecarvalho.org/semana/111108dc.html

4° http://www.olavodecarvalho.org/semana/111110dc.html


Bom proveito.

M.C.
Anônimo disse…
"... Um marxista às antigas chamaria a isso “irracionalismo”, mas racionalismo e irracionalismo só existem no plano da discussão teórica. Esta foi substituída pelo engenharia comportamental, e, nessa clave, nada pode ser mais racional que a manipulação científica da irracionalidade alheia. Os arruaceiros de Nova York acreditam combater a alta finança internacional, mas seguem ordens de George Soros, que é a própria alta finança encarnada, apóiam o governo Obama, que é um pseudópodo de Wall Street, clamam por uma moeda mundial, que é a menina-dos-olhos da elite bancária globalista, e bradam de ódio a Rupert Murdoch, um homem de indústria totalmente alheio a especulações financeiras. Se não têm a menor idéia de contra quê estão lutando, tanto melhor: sua fúria pode ser canalizada contra qualquer alvo que o comando revolucionário escolha no momento..." Povão não é imbecilizado ? E é o povão é de lá ! E.U.A. ! Imaginem o daqui... Leia... leitura bastante interessante para jovens...

M.C.
Anônimo disse…
" ... Tudo no mundo pode ser abjurado, renegado, abandonado: a religião, a pátria, a igreja, a família, o casamento, a amizade. Tudo, menos a promessa de obediência eterna que um adolescente bocó, iludido por um comissário político bem falante, ofereceu ao movimento revolucionário mais assassino, mais ladrão, mais sanguessuga, mais destrutivo e mais mentiroso que já se conheceu na História...". Olavão pegou forte aí... A senhora Aline terá muitas dificuldades em atacá-lo...
Mais um imbecil, dirá, a inteligencia rara...
Marcelonso disse…
Groo,

Tô achando que um certo piloto vai receber esse mesmo arranjo quando chegar em casa no fim do ano...


abs
Humberto Corradi disse…
Maldade Marcelo...