Austin? New Jersey? Eu penso assim... E você?

Os EUA sempre se lixaram para a F1.
Automobilismo lá é Nascar. Uma categoria de táxis dirigida por ídolos gordinhos locais, refugos de outras categorias e o Jaques Deusmelivre.
Como se vê: nada de mais...
Também tem a F - Indy, que convenhamos é uma grande idéia: carros de fórmula em ovais atingindo velocidades exorbitantes e também em pistas mistas.
O grande problema são os pilotos, que quando são bons em ovais, são uns manés em misto. E vice versa.

Indianápolis saiu do calendário mais por achar a taxa de Ecclestone abusiva do que pelos problemas com pneus.
A grosso modo foi como se dissessem: “O Ralf que se f... no muro, mas pagar tudo isto pra ver uma corrida dentro de uma das pistas mais sem graça do mundo – o misto de Indianápolis - é demais!”.
E nunca mais a F1 correu por lá.

Então do nada, ou da sanha ecclestoniana de levar a F1 a todos os povos (desde que estes paguem em – muitas - moedas fortes) aparece a chance de uma etapa do campeonato voltar a ser disputada nos EUA, mais precisamente em Austin, Texas, lar dos mais característicos estadunidenses que existem: os red necks.
Os mesmos que não estão nem ai para as “frescuras européias” incluindo a F1.


É sabido e notório que Bernie e sua FOM pouco se importam se os autódromos estarão cheios ou não, desde que recebam sua parte no acordo.
Mas para que os organizadores paguem é preciso que o empreendimento dê lucro, ou, como em outros lugares do mundo, receba incentivo governamental. O que convenhamos, não é lá muito ético...
Os texanos entenderam isto, e tiveram a idéia de também por para correr em sua nova – e até certo ponto desnecessária - pista sua tão amada Nascar, Motogp ou mesmo uma etapa da V8 Supercars australiana.
O que desagrada Ecclestone, que não é muito chegado a comparações entre sua categoria e outras. Ainda mais na mesma pista, então é claro: vetou.
E não obstante, logo em seguida surge do nada outra corrida em terras yankes e em uma cidade que tem tanta importância quanto Osasco ou Guarulhos em relação a São Paulo: New Jersey.

Para um país que não tinha uma só corrida de F1 por lá e parecia não se importar nem um pouco, em menos de dois anos já ter duas datas é no mínimo curioso. Para não dizer estranho.
Em minha visão particular, que o leitor pode ou não achar deturpada, sem noção e ou sem fundamento, esta corrida de rua em New Jersey é apenas uma forma de pressionar o pessoal do Texas em relação tanto a ceder a pista para outras categorias quanto para acelerar e garantir o pagamento de suas taxas.


Sob pena de não haver corrida lá e tudo o que já foi investido ser perdido.
E convenhamos: perder dinheiro não é coisa nem de americano, muito menos de Bernie e sua FOM.

Comentários

Marcelonso disse…
Groo,

Foi pro vinagre a corrida no Texas. Os caras não pagaram a taxa de 25 milhas e sifu...

Como você disse, duas corridas na casa do Tio Sam seria muito estranho.

E o pior de tudo é que ficaram com a pior, mais uma Cingapura da vida.


abs
Marcos Antonio disse…
sinceramente se eles quisessem fazer ma corrida séria era só pegar Watkins glen, Laguna Seca ou Road America, excelente pistas americanas e dava pra fazer uma ótima corrida lá. Mas a F1 sempre inventou de correr em lugar esquisito nos EUA. Pista no estacionamento, pista com asfalto derretendo. Acho que a f1 quer o dinheiro do EUa, mas nunca elvou o mesmo a sério. E agora essa corrida em New Jersey... vai entender...
Anônimo disse…
... M.C., escreve: começô ! Os 2 primeiros parágrafos são de quem não gosta dos estaduniden.... americanos ou não entende patavinas de automobilismo. Eles não se lixam para F1... A Ferrari tem seu maior mercado onde, senhor Groo ? Os patrocinadores na F1 visam que país, senhor Groo ? Cuba ? Única coisa que concordo com o vosmicê é que a tecnologia alcançada pelos ingleses, principalmente, em aerodinâmica automobilística, deixa os ianques com certa inveja mas nada parecida com a dos pindoramenses em relação aos ianques... Categoria de táxis ? Gostaria que o senhor desse um apelido a nossa istóqui kakakaka kars ! carros bolha já tá cansativo. Emmo( Rato, para os mais velhos), Al Unser , o junior do Unser... Rick Mears.... Andretti pai, Nigel... como era o sobrenome do cara mesmo ? Andou na F1 por uns anos... A categoria Indystica passou por brigas internas com a força de um tornado no centro oeste americano... e, convenhamos, mesmo "unida" a própria F1 anda meio torta( Com equipe que ganha campeonato ajudada e depois desaparece... e usando asinhas que abrem para manés acharem que estão vendo ultrapassagens bonitinhas...) mas, como diz Sacozy, " selávi " !
Anônimo disse…
Indianápoilis é 10X superior que Interlagos ! Interlagos tem que voltar a ser o que era, o original, e alargar a pista. A curva do café assassino foi descafeinada ? Mas tem Copa do Mundo e o nosso dindin roubado de cada dia tem que ir para o Itaqueron do Cocôrigon ! Aliás, digo desde de agosto: é o cãopeão de Pindoramensão 2011 ! A manipulação é gigantesca ! Idéia surgida agora e que sugiro para obras emergenciais no circuito cara de pau listano. Sem o ministério do Ispórtis( pece DO be ) entrar na roubada... mudança de nome ! simples: INTELagos ! Tã Tã Tã Tã ! E indianápolis é o supra-sumo dos Conservadores e Liberais que não gostam de ver o povão sendo otarizado por soncialistas corruPTos. É de uma família ! Com museu e tudo mais dentro ! Até festa da camiseta branca molhada( cada peitão... de muié ) tem ! Um verdadeiro templo do automobilismo e sem dindin do povão ! Só paga prá entrar, é o mínimo... Se tem, o estado lucra pois vive cheio ! Tio Bernie que se phoda ! FOM FOM ! Interlagos... a conta senhor Groo... é da réufeitura de Sampa ? Xiiiii ! Pior quando os soncialistas chegarem lá novamente...
Anônimo disse…
" Redneck é o termo utilizado nos Estados Unidos da América e Canadá para nomear o estereótipo de um homem branco que mora no interior daquele país e tem uma baixa renda. Sua origem deve-se ao fato de que pelo trabalho constante dos trabalhadores rurais em exposição ao sol acabam ficando com seus pescoços avermelhados (do inglês red neck, "pescoço vermelho"). Nos dias atuais esse termo costuma ser considerado uma ofensa, rotulando de maneira pejorativa aquele que está sendo chamado por ele. Costuma ser traduzido para o português no Brasil pelo termo "caipira" e em Portugal por "saloio"...". Ai, ai, senhor Groo. Quanta raiva ! caipira é caipira em todos os lugares ! Vá montar um autódromo no interiô de São Paulo, divisa com Minas Gerais ! Sô ! Diriam: " Tio Groo Eclixtoni é corajoso " ! Talvez até desse grana... Mas o Texas é 10X mais rico que São Paulo. Caipira neo-moderninho de lá anda de RAM V-10 com quatro pneus traseiros. E levando óligaitor pro jantar... Ah, pára com isso ! Sua esquerdoidice está me deixando nervoso... dinheiro do governo envolvido ? Lá ? Dá cadeia se não der lucro ! LÁ ! eu disse, LÁ ! 90% do PeTE, PecE do Be, PeDeTE estaria na cadeia se fossem partidecos LÁ ! O careca estaria na solitária agora... querer comparar o uso do dindin lá com o uso do dindin aqui é superestimar a nossa burrice, senhor groo. E, lá, sempre houve resistência, debates acalorados, contra a idéia de usar dinheiro público. Aqui, nego otário( povão...) faz buzinaço e depois fica calado com toda a roubalheira. Nem na marcha contra a corrupção aparece. Pior, " como eu consigo entrar na bocada ?", pensam os papalvos. Um sujeito de lá disse que... " Há a prova. Dinheiro do investidor privado está trazendo empregos para Austin....". Outro ..." Pelo menos esta é a construção com financiamento privado, ao contrário dos 325 milhões dólares dos contribuintes Arlington teve de desembolsar para Jerrah World in DFW. Eles não podiam sequer ficar juntos para hospedar um superbowl. Enquanto isso, Austin hosts superbowl multidões em jogos UT várias vezes por ano - e agora com a trilha F1 McComb irá receber algo maior do que o superbowl cada ano. E Austin vão retirá-lo melhor do que o Dallas poderia ... "
Anônimo disse…
Superbowl, leia-se... Pénabola de lá. Um sujeito irritado com um soncialista de lá... eles existem lá(E.U.A.) , também... ô , raça ! " Não, eu sou apenas um fã de corridas.
Se você estiver indo para tentar insultar-me, pelo menos, aprender as palavras que você está tentando usar. É um figurante pago não, Shiel. Sim $ 250.000.000 é bastante investimento de grande porte. Estou feliz que as pessoas gostam Red McCombs estão gastando $ 250.000.000 do seu próprio dinheiro para trazer empregos para Austin e desejo-lhes boa sorte ". E assim vai... com o google tradutor a me ajudar. Sóri buti mai inglixi ix enferrujadeixion. Pára de falar besteira, senhor groo. Pega um avião. Coma no McDonalds, durma num hotel furreca... Tudo isso se passar pela alfandega americana... Vá a New Jersey. São Paulo está longe de ser Manhattan ! Enchentes podem fazer o Hudson ligar-se a East( tinha um riacho lá) pela Cannal Street mas nada comparado com Sampa que TEM ENCHENTES TODOS OS ANOS ! Terra da Garoa Enfurecida igual a Big Apple, nada a ver. Só jogam isso porque sabem do orgulho bobo do povão pindoramense paulistano. E Osasco é elogio enorme compará-la a New Jersey. Para não ficar com ódio de mim, um carioca boboca. Não caio nesta de compararem sorRio de Ramero com Miami. Tudo funciona lá. Nada funciona aqui. Cidade limpa e educada, lá. Aqui, sujismundos e mal educados. Populismo e soncialismo só acabaram com a outrora cidade maravilhosa. Nada curioso estou pois sei que investem desde desde em Turismo e entretenimento ! Uma cabeça esquerdóide como a do senhor não entende que estas duas atividades economicas são de suma importância mais ainda em épocas de vacas magras. Desde que não venha com um pacote corrupção( bolsa corrupto)que já faz parte de qualquer obra em um certo país em que só existem ladrões a desgovernar. Uma pergunta, já está em campanha ? Vereador ? Tá.... Pece do Be, ou PeTe ?
OBS: Prá terminar e melhorar o seu texto, me permita... E convenhamos: perder dinheiro não é coisa nem de americano, muito menos de Bernie e sua FOM... é coisa de pindoramenses ! E, pelo visto,m o senhor gosta que percamos dinheiro. Já que deve achar uma coisa muito ruim ganhá-lo e não perde-lo ! Craro, nem todos, aqui, perdem dinheiro e riem e são felizes como o senhor. Pindoramenses, amigos do desgoverno petelho sempre ganham e se fingem de tristes... Ai Que Batista, meu Deus ! Calo Lulupi faz belos negócios mas dá um trabalho ! O cantor da multidões ! Tá preso ? Faz qual esporte, hoje ? HAAAAA ! Quem seria ou o que seria Red McCombs ? Um bilionário ! HA !
Paulo Levi disse…
Groo,
Com todo o respeito ao amigo, devo discordar de alguns pontos de sua argumentação:

- Há sim nos EUA um bom público para a F1. O problema está muito mais no mal-disfarçado desprezo de Ecclestone em relação a esse país. Aposto que se alguém fizesse uma pesquisa de público no GP do Canadá, no circuito Gilles Villeneuve, descobriria que pelo menos metade do público ali presente vem dos EUA.

- Uma corrida em Austin atrairia não só os americanos (principalmente os da costa oeste) como também um grande contingente de mexicanos ansiosos por verem o Sérgio Perez correr. Com isso, o Tio Bernie poderia até faturar uns trocados das emissoras de TV mexicanas. Vai ver que foi nisso que a negociação emperrou.

- Os texanos não são tão fanáticos assim pela NASCAR. A categoria conta com adeptos muito mais fervorosos no sudeste do país, em lugares como o Tennessee e as Carolinas do Norte e do Sul.

- Austin não é um reduto de rednecks, mas si uma cidade cosmopolita, importante centro universitário e de pesquisas médicas. Nesses aspectos, ganha longe de outras cidades texanas como Dallas e Houston.

- Concordo que Indianapolis é totalmente inadequada para corridas de F!, mas quem errou ao incluí-la no calendário foram Bernie e a FOM. E o comportamento que demonstraram em relação aos seguidores americanos da F1 depois do fiasco de 2005 foi de uma sordidez a toda prova.
Ron Groo disse…
Paulo, obrigado por seus esclarecimentos. Todos muito válidos.
Quando disse que Indianapolis era uma pista horrível, me referi ao misto que dá a impressão de que o carro está sempre lento. Fora a parte que também serve ao oval.
E sim, a culpa sempre foi da FOM que escolhe os autódromos pistas, não dos organizadores.


MC: Foda-se.
Anônimo disse…
... e M.C., escreve: HA !
TW disse…
É uma possibilidade sim Groo, mas ainda creio mais na prova em New Jersey do que em Austin em 2013. As duas, acho que fica sendo um exagero.

abs
Rubs disse…
Seu Ron, no rodeio entre os Hillbillies e o Veião, aposto nos primeiros.
O autódromo pode ser usado até para provas de monster trucks e batidas de sucatas.
Anônimo disse…
... e M.C., volta: Até tú, Rubs ? Hillbillies ? Até tú, Rubs ? Com essa cara de cientista bigbangdista ? Olhando para uma bunda de uma gostosa qualquer que passa e nem te olha ? Diria, o que seria normal para a calipígia do ser... peida prá ocê, seu cabra da peste ! Cabra da mulesta ! Seu... seu... Goat of plague ! Viu como o senhor Groo é mal educado ? Viu ? E nehum de voces me defende ! Senhor Groo parece o Calo Lupa ! Tá com tudo e todos baixam a cabeça ! A Namu nem aparece mais ! É a mãe Dilmá, a emPACotadora de ministros "mal feitos" de Brasólia, aqui, nos blogs ! Ladra mas não morde. Olha, já disse, tem desavisado gritando VASCOcô aqui, no sorRio, mas o Cocôrintia já é o cãopeão do Manipuladrão 2011 ! Não adianta ter Dedé, Didi Mussum e Massarias no time.
Rubs disse…
AVVISI AI NAVIGANTI:

Antes de matricular seu filho numa escola construtivista montesoriana, leia o MC e veja no que dá.

MC, vá peidar na água para fazer borbolhas.