Comédias da vida real na F1 #5 - Nobreza e cavalheirismo para o bem e para o mal


O automobilismo é mais que um esporte de competição, velocidade e coragem.
Nos primórdios a F1, sua maior expressão, até era tida como esporte de cavalheiros
Histórias existem aos montes.

Como esta recolhida do blog F1 Corradi em que Mike Hawthorn, pilotando uma Ferrari lidera o grande prêmio da França de 1958 na pista de Reims,
O inglês encosta na Masserati pilotada por Juan Manuel Fangio - que não havia se dado muito bem nas longas retas do circuito - e está a ponto de lhe colocar uma volta de vantagem.
Hawthorn surpreendentemente segue até o fim da corrida atrás de Fangio sem sequer ameaçar ultrapassá-lo.
Ao termino da prova, perguntado por que não ultrapassou o argentino respondeu reverentemente: “-Não se coloca uma volta em Fangio!”
Fangio
Não tão ético, mas com o mesmo senso de cavalheirismo e nobreza, dois personagens mais recentes também têm sua história.
Ao perceber que Bernie Ecclestone, então proprietário da equipe Brabhan iria burlar a regra de peso mínimo dos carros na pesagem pós-classificação para o GP de Mônaco de 1975, um mecânico de Frank Williams entra no motorhome de sua equipe aos berros.
-Senhor Frank, senhor Frank! Ecclestone vai burlar a regra! Eu o vi colocando chumbo em seus carros após o treino!
E recebe de volta de seu chefe.
-Eu sei... Mas por favor, fale baixo e não conte isto a mais ninguém... Fui eu que emprestei o chumbo a ele...
Frank Williams e Bernie Ecclestone

Comentários

Frank e Bernie....unha e carne !
Anônimo disse…
...e M.C., ixkrééévi: E os fiscais eram "ceguinhos" naquele tempo ! Sir Franqui e Tio Bernie, em 1975, eram, como se fosse hoje, em 2012, a Ruimlliams(HA!) e a Choro Rosso ! Agora eu pergunto ao senhor: os fiscais realmente eram "ceguinhos" ou, para dar uma ajudinha as tartarugas da época, " gente boa " ? Se fosse em 1982 esta história acreditaria. Já, a história passada em 1958, prefiro acreditar no seguinte: Mike Hawthorn não estava sendo seguido, "pressionado"..., pelo Stirling Moss ! Duvi dê o dó se estivesse com o grande Stirling( que não foi campeão ) na cola se ele não passava o Fangio rapidin.... Aprendemos em rápido curso de polititica M.C., que a mesma existe em tudo que é lugar ! Fangio foi mal em 1958... quarto na Argentina e quarto na França e só ! Parece não ter corrido as outras provas. 11 no total. Mas como foi campeão em 51, 54, 55, 56 eeee 57, tava cum crédito na praça. 24 vitórias ao todo. Pouco ? Na se enganem com Gagálvão...
Net Esportes disse…
Imagina Frank, Bernie e Briatore juntos !!!!

1958 foi o último ano do Fangio, realmente louvável o respeito do piloto em não ultrapássalo ....

Em 1958 o titio Bernie também tentou correr, sem conseguir se classificar em duas provas, no ano em que a primeira mulher correu na F-1 ....
Paulo Levi disse…
Outro episódio de cavalheirismo aconteceu na última Mille Miglia, em 1957. Wolfgang Von Trips, que vinha em segundo, poderia facilmente ter ultrapassado Piero Taruffi, que estava com problemas no câmbio. Mas sabia que o veterano piloto, seu companheiro de equipe na Ferrari, sempre sonhara em vencer essa prova, e em respeito a ele manteve sua posição.

Quanto ao episódio envolvendo Williams e Ecclestone, que eu desconhecia, há uma palavra em italiano que se aplica perfeitamente: "omertà". É como se chama a lei do silêncio que faz parte do código de ética dos mafiosos.
Rubs disse…
O Comendador Enzo era amigo do Duce. O carro de Hitler era uma mercedes conversível. Bernie elogiou Hitler abertamente. O único cavalheiro com regime totalitário é o Dalai Lama e parece que seu cavalheirismo não está funcionando. Esse deve ter sido o erro de Frank: o de ser cavalheiro com um nazista. Não deveria ser com um comunista, também.
Um operador de D4 nunca é cavalheiro com ninguém.
Ron Groo disse…
Seu Rubs, quem elogiou o estronço alemão foi o Max Mosley, e não tio Bernie.
Ele é o secretário do Sete Peles, mas não se aliou aos nazi. Pelo contrário, quase morreu nos bombardeios em sua cidade.
Rubs disse…
http://bit.ly/aUnDc

http://bit.ly/As00OK

http://bit.ly/lDZf3
Rubs disse…
Ele elogiou Saddam e o Taliban, também. Só faltou dizer que o Khmer vermelho, as Farc e Mao Tse Tung formariam um grande time.
Rafael Schelb disse…
Bons tempos da Fórmula 1...
Groo,

mais uma excelente história da era "romântica" da F1...

e tbm excelentes comentários dos demais blogueiros...

abs...
Anônimo disse…
...e M.C., escreve: amigo Pubs Cachaça e senhor Groo. Enzo e Dulce = Lullalá e Armadinhodesdejah ! E também com o "assassinado" e "amigo do povo" que o matou Kakadafi ! Qual o pobrema ? Uguito Chavezuelesco e Fiel Cas... E aí, mucho puxa-saco com intere$$es pe$$oais vão junto, não é, Gornaldo Travecômico ? HA !
Marcelonso disse…
Groo,

Fangio era muito respeitado. Pra mim, foi o maior de todos.


abs