O humor é irmão da poesia, Chico então era poeta

No prefácio da obra A alegre história do humor no Brasil de Jota Rui (Ed. Expressão e Cultura, 1979) Chico Anysio escreveu que: “O humor acusa, satiriza, descobre, desmoraliza, critica, eleva, deforma, informa, destrói, constrói, imortaliza, enterra, açoita e acaricia.”
Levou esta máxima como aríete e estandarte em seus programas de TV, livros e peças de teatro.
Aliou caracterização a ótimos textos e dizia não crer em humor sem palavras.
Expôs a debilidade dos “heróis nacionais do futebol”, deu voz a uma nação inteira em telefonemas a um general presidente, mazelas de ser professor, a filhadaputagem de exploradores religiosos em um tempo pré Edir Macedo e afins.
Cutucou políticos corruptos, astros decadentes, costumes variados sem nunca se render a praga do politicamente correto.
Um de seus bordões mais famosos- de Justo Veríssimo - manda na lata um indigesto: "-Eu quero que pobre se exploda!", mesmo estando na classe C e D sua maior parcela de audiência...
Seus mais de duzentos personagens vinham de todas as regiões do país democratizando o riso.
Mas ainda assim, Chico Anysio não é o maior humorista deste país... Aragões, Soares e afins podem ficar com o título.
Chico é O HUMOR.
O humor é irmão da poesia, logo Chico era um poeta que fazia rir.
 “-Se o humor não fosse tão importante, os olhos dos homens grandes – por favor, não confundir com grandes homens – não estariam tão voltados à sua vigilância; os lápis vermelhos da censura seriam engavetados ou desapontados, o que talvez ainda fosse melhor: os dedos já não apontariam cortes e proibições, e muitas bocas deixariam de ser fechadas.”
                                                                                       Chico Anysio

Comentários

Groo,

excelente texto...

concordo...

abs...
Eduardo Miler disse…
Belo texto, bela homenagem...
Daniel Machado disse…
Ótimo texto, realmente. Serei sempre fã do Chico, não será facil alcançar ate mesmo metade do que ele fez no humor. E não era só humorista, era cantor poeta, até comentarista esportivo. Sua perda será sempre sentida, e nós vamos ter que nos acostumar com Panicos, Zorra total, CQC's da vida que acham que fazem humor, mas estão longe disso.
Rafael Schelb disse…
Belo texto, Groo! Salve o velho mestre Chico.

PS: Roubei a citação... hehe
Rubs disse…
Parabéns pelo texto. As personagens eram um meio para brasilieiro se definir e se compreender. Junto do humor, vai parte da identidade.
Não quero ser a reencarnação do Américo Pisca-Pisca, o imortal personagem de Monteiro Lobato que andava pelo mundo querendo corrigir seus erros de projeto.
Mas não consigo me conformar que no ápice intelectual do ser humano seja exatamente no momento da sua decrepitude física.É injusto demais, é cruel demais e deve ter uma explicação do lado de lá, seé que existe lado de lá.....
O Chico sempre foi genial eum vulcão de idéias, ma sno final da sua vida estava melhor do que nunca, suas entrevistas são verdadeiros tratados sobre a vida e a convivência humana, sabedoria pura.
Se tivesse nascido no nordeste dos EUA seria biliardário e teria ganho até nobel -grandes merdas esse nobel, se deram até para o Obama por puxasaquismo essa bosta não vale nada - país aonde um pé no saco como o Woody Allen é considerado gênio, imagina o que seria o nosso Chico por lá.

PS. Não esqueci do "processo" por causa do MC, é só trégua.... você não poderia ter feito isso....você tinha o IP do computador dele, era só mandar um drone equipado com um bom míssil e ter acabado com o cara.... vacilou......
Marcelonso disse…
Groo,

Chico marcou sua passagem por essa bandas. O cara foi genial, vai fazer muita falta.

Hoje vejo o privilégio que tivemos ao acompanhar sua trajetória...

abs
Ron Groo disse…
O Ruben, eu mandei um monte de coisas pro ip dele, mas não funcionou... O cara é tão chato que nem vírus pega...