O segundo time de cada um: Force Índia


Não sei se no resto do país é assim, mas em São Paulo e se não me engano no Rio de Janeiro é muito comum ao torcedor de futebol escolher um segundo time, seja por questões afetivas (ter nascido ou morar na cidade do time) ou apenas pelo prazer de torcer por um time menor.
Em São Paulo, durante muitos anos o Juventus da Rua Javari, na Mooca era o segundo time de todos.
Simpático e sempre aprontando para cima dos chamados times grandes do estado.
Nunca ganhava um título de expressão, mas sempre tinha uma torcida empolgada composta por torcedores dos grandes...
No Rio a primazia cabia ao América, que diferentemente do clube da Mooca, já teve status de grande no estado.

Na F1 a coisa não é muito diferente... Sempre há uma equipe pequena que, por ter alguns resultados mais expressivos ou apenas por simpatia mesmo acaba chamando a atenção e atraindo alguns admiradores...
Arrows em fim de carreira, a Jordan que chegou a ser média... A Super Aguri de propriedade do simpático Aguri Suzuki...

Eu como bom torcedor da Williams, vendo a atual fase do time talvez não precisasse de uma equipe pequena para torcer, mas – vai saber lá porque – o coração pende...
A minha é a Force Índia.
Pintura "samba do indiano doido"
Não que eu seja fã dos indianos ou goste do Ganges... Vaca para mim só cozida ou assada, mas tem algo no time de Vyjay Malya que me faz querer que eles se dêem bem neste universo fechado aos que tem muita grana da F1: o espírito garageiro.
O time nasceu em (2008) um momento em que as montadoras eram proprietárias da maioria dos times do grid, a Force Índia vinha do esforço de um indiano rico e maluco, Vyjay Malya que achou na F1 um veículo bacana para divulgar suas empresas.
Comprou o que era a equipe Spyker, equipou com motores Ferrari e disputou sua primeira temporada.
Para o ano seguinte (2009), um acordo para utilização do know-how da Maclaren trouxe também os motores Mercedes.
É deste ano a sua maior façanha: a pole position no Grande Premio da Bélgica com Giancarlo Fisichella. Na corrida terminou na segunda colocação.

A hoje lendária largada com o o FI na pole
Desde então o time tem tido altos e baixos nos campeonatos, mas com saldo positivo sempre se aproximando do pelotão intermediário e beliscando pontos preciosos.
A expectativa de que se estabeleça como uma das forças do meio do pelotão neste ano é prontamente justificada pela consolidação da parceria com a Mercedes e pela aposta corajosa na dupla de pilotos Paul Di Resta e Nico Hulkemberg, tidos como duas promessas da categoria.

Go Force India, go... Só por favor, não atropele do time de Sir Frank Williams, de resto, leva a torcida como segundo time tranquilamente.

Publicado originalmente no blog de Daniel Machado: Motor Spirit

Comentários

Anônimo disse…
... e M.C., escreve: verdade... Aqui, o diabo( bons tempos politicamente incorretos ) era o segundo time da maioria da rapaziada mas o meu foi e é o São Cricri. São Cristovão. Tenho também uma queda pelo Resende. aliás, minha coleção de camisas é de times pequenos. Bangu, Olaria, Bonsucesso( confundem com o Barcelona... HA!) e a do São Cricri viaja sempre comigo. Junto com a camisa do Fluzão. Daí, gosto de Juventus ! Flu fora eu gosto do São Paulo mas este é um gigante ! Engraçado isto... Na F1 tenho carinho pela Williams... HA ! Tô de sacanagi. Minha predileção por uma pequena é dificil já que elas não duram muito na categoria mas, hoje, fico com a Marussia. A explicação: Marussia é um montadora de carros esportivos na Rússia. Rússia, país da vodka, do strognoff, de mulheres boazudas e lindas, de tigres siberianos(lindos), de Tunguska !,um mistério..., de aviação bacana( mas cai avião que é uma disgrimpa... aviação miltiar eles são melhores...), Do Gagarin( meu único ídolo soviético !) e de gente parecida com a gente só que com um menos na frente dos 40... graus. No inverno... Um passado recente complicado, lugar onde foi gerado um( dois... tres...) dos maiores monstros da Humanidade mas a Alemanha já produziu o seu, não ? A China também e até Roma ! O povo, este enrolado de todas as horas e de todos os lugares do planeta, sofreu e agora sofre com o mesmo mal que nós aqui sofremos. Politicos corruPTos. Eles, sempre... A Virgin, de sir Richard Branson, um ídolo meu. Não teve a sorte e competência do austríaco da Red Bull( FERA !) MAS NÃO FAZ COMO CERTOS ÍDOLOS ROTOS QUE QUEREM MAMAR NAS TETAS DO DESGOVERNO DAQUI... , não é mais meu ídolo. Idolo pros ratos dele... A Marussia vem com uma "pilota" de testes ! "Muié, muié, muié, muié, muié, muié, muiééééé !", como diria o Neguinho da Beija-Flor. Então, McLaren minha ídala numero 1° e a Marussia vai carcar a tua Force India, senhor Groo! HA !
Anônimo disse…
... o motor é que não dá confiança alguma... Cosworth... quem diria, um gigante que se apequenou... que nem a Williams... HA !

M.C.
Anônimo disse…
Também simpatizo com a Force India. Acho que das pequenas é a que tem mais chance de evoluir algum dia.
Anônimo disse…
... ha ! Brawn GP do mano Ross. Surpreendente como uma pequena equipe evoluiu tão meteoricamente ! Senhor Groo, precisamos agir como tolos com os menos informados... Como foi incrivel a frça desta pequena equipe e o esforço de seus pilotos para levar, em menos de 2 meses de treino a resultados inesquecíveis ! senhor groo,vou continuar enrolando o inocente util... blá blá blá blá blá e mais um blá ! O grande acertador de bólidos brasileiro, mais o grande piloto ingles e a estratégia do genial Ross ! Aí, aí... este acredita no que o Gagálvão diz na tv e ainda acha correto a verba pro rato. estes eu preciso para ganhar dindin em cima deles.


M.C.
Marcelonso disse…
Groo,

Os indianos eram motivo de piada quando começaram...
Mas como passar do tempo,fizeram um belo trabalho e estão colhendo frutos,bons frutos diga-se.

Com certeza estarão bem à frente da Williams...infelizmente!


abs
Anônimo disse…
.... ô, Marcelonso ! Mais um inocente do Leblon... Que indianos ? Que... russos ? Tudo inglês. A grana... sei lá. Pode ser 1/2 indiana, 1/4 japa e os resto 1/4 inglesa... lava jato !
Gvilleneuve disse…
No futebol, sou Portuguesa ora pois!
Na F1, fico entre Sauber e HRT hehehe
Anselmo Coyote disse…
Bom, a coisa complicou, pois não torço para um time na F1, seja ele grande ou pequeno. Devo ser um caso raro ou nem chegar a ser um caso, mas no futebol também não tenho um time pequeno. Torço por pilotos. Sempre torci pelo Schumacher e pelo Kimi, em todas escuderias por onde passaram (e continuo torcendo). Neste caso, então, declaro que em 2009 escolhi torcer por um piloto que ainda não esteve em uma grande equipe: Kobayashi, esse japonesinho fazedor de suchi na cozinha e estripulias nas pistas, como em Suzuka/2010, quando passou todo mundo no espeto, fossem eles grandes ou pequenos, ou minúsculos que se acham grandes (1B, claro). Sou Koba-sam e automaticamente quero que a Sauber se dê bem para que ele possa sobressair. Perez? Não conheço, não dou a mínima, ainda que eventualmente tenha se saído ou venha a se sair melhor do que o Koba. Mas, se o japinha sair da Sauber, adeus Sauber - torcerei para a equipe para onde ele for, como estou torcendo agora pela Lotus e pela Mercedes, que me são absolutamente estranhas.

Caso que acho interessante é minha relação torcedor/ídolo com o Romário. Torço por ele, inclusive agora, como deputado (talvez devesse ser mais ainda agora). Sou flamenguista e quando o baixinho jogava pelo Vasco eu torcia para ele fazer quatro gols, desde que a defesa tomasse cinco ou seis.
Abs.
Daniel Machado disse…
Ai está o ótimo texto que foi para o meu blog também. Adquiri uma grande simpatia pela Force India também, e agora um dos pilotos que torço vai guiar por ela, o Hulk, ai fica melhor hehehe.
GO FI
Anônimo disse…
... e M.C., volta: por que defender o Coyote ? Gostas de fazer média com o povão, né, senhor Groo ? Framenguinho guinho guinho... ganhou a UPP-Gaveana porque poupamos os melhores no domingo para a grande vitória de 1 a zero sobre o time chavezuelano há pouco. E a flameguice é tão doente que o cara nem disse qual o segundo time dele ! Não tem porque tem ! O Urubu perneta gaveano ! Time pequeno com uma grande torcida e fla-press a ajudar... HAAAAAA ! Vou passear agora.
Manu disse…
Nunca tive equipe favorita. Acho que esse é um dos meus grandes problemas. Por um lado foi bom pq não precisei ter só um piloto p/ torcer. Mas não tenho nada contra a Force India, posso dizer que gosto deles tbm.

Agora futebol, alguns admiro outros detesto. É a vida rsrsrsrsrs...

Abs!
Rafael Schelb disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Schelb disse…
Como você, Groo, sou Williams desde pequenininho, e também sempre tive minhas segundas equipes. Até 96 era a Ligier, depois passou a ser a Stewart, depois que o time do Jackie fechou, eu ainda torci pro Prost, e só voltei a ter um segundo time em 2010 com a Lotus malaia, que hoje é a Caterham. Aquele tal de Tony Fernandes me parece ser um cara bacana e que tá levando a sério, por isso simpatizei com ele.

Ah, lógico, a Minardi é "hors concours"!