O disco do ano - Faz um download, ouve ai...

Zeca Baleiro acaba de lançar seu mais novo trabalho: O disco do Ano.
Podem achar chato, eu adoro
Primeiro disco de inéditas depois dos dois volumes de O Coração do Homem Bomba (2008) onde separou “a festa” do primeiro cd das canções mais reflexivas do segundo.

Neste meio tempo lançou dois discos ao vivo O coração do homem bomba ao vivo mesmo (2009) e Concerto (2010) só com voz e violão e uma coletânea com músicas feitas para trilhas de peças de teatro (Trilhas, 2010), mas a vontade de ouvir algo inédito só cresceu.

Longe de ser unanimidade, ainda bem, a obra de Zeca é calcada na poesia de suas canções.
Na beleza da palavra cantada, da melodia enxuta e simples e no humor levemente acido de suas letras.
Se reconhece o “estilo Baleiro” de primeira, seja em sua própria voz ou na de artistas tão diferentes entre si como Rita Ribeiro e Lobão. Passando por Adriana Maciel e Frejat.

Muitos o acham chato... Não to nem ai!
Celebro o lançamento que tem o frescor da nova MPB, mas sem as frescuras modernosas que tentam por vezes impingir a obras de gente interessante, mas que acaba soterrado em produções “ixpertas”

E por falar em produção, O Disco do Ano tem vários produtores, o que poderia tornar o produto final uma colcha de retalhos, porém, é de uma unidade incrível.
Canções mais intensas como “Zás”, “Nada além”, “Felicidade pode ser qualquer coisa e “Nu” dividem espaço com musicas mais “engraçadinhas” como “O amor viajou”, "Tattoo”, "Meu amigo Enock”.
Também estão lá as típicas canções “balerianas” que são distinguíveis até se cantadas em língua eslava: “Calma ai, coração”, “O último post”, “Ela não se parece com ninguém” e “O desejo” em que divide os vocais com Chorão, do Charlie Brown Jr.

E para quem o acha pedante ou coisa parecida, uma ouvida em “Mamãe no Face” serve para mostrar que ele próprio não se leva tão a sério quanto seus críticos e que culmina com a emblemática frase: “Mamãe, fiz um disco foda! Faz um download, ouve ai...”

Comentários

Marcelonso disse…
Groo,

Zeca Baleiro tem canções geniais, pena não ter o reconhecimento merecido. Ainda assim, curto muito.

Legal a reabertura dos portões. As pessoas mudam e merecem mais uma oportunidade.

Espero que saibam aproveitar...

abs
Rubs disse…
Ron Groo, Zeca Baleiro não é pedante: é poeta e compositor. Aliás, depois de Zé Ramalho, foi o melhor compositor que apareceu.
Abs.
Anselmo Coyote disse…
Esse Rubs Cascata não sabe p.rra nenhuma, mas tem razão quanto ao Beleiro.

Extra! Extra! Extra!

Frase lapidar de um amigo meu no Facebook. E ele é blogueiro dos bons. Adivinhem quem é.

A frase:

“To feliz porque chegou a hora e a vez do povo rosa… assim não corremos o risco de ter uma manifestação gay exigindo uma quota de poles na F1.”

Abs.
Rubs disse…
Carai véi! O Kamui fez o quarto tempo.
Quem mandou esse Coyote não tomar anti-rábica? Cara louco...
Paulo Levi disse…
Também acho que Zeca Baleiro é um excelente compositor, além de um crítico social dos mais argutos. Com qualidades como essas, não é de estranhar que não tenha o devido reconhecimento por parte da mídia nem do chamado grande público.
Anônimo disse…
... alô ! Alô ! Alô ô ! Vão mudar sim senhor Groo, fiquei 2 semanas de cara virada prá parede mas eu voltei ! Agora prá ficaaar ! Por cáqui, cáqui é meu lugar ! Mas tenho novos amigos... Tô no maior enrolo com o seu Resenha. Coisas do futebol. Fui no bloguinho da dona Priscilla comemorar mais um 3º lugar de Genial Hamilton e a liderança do Campeonato. Aliás, os dois ! O Candreva é ótimo ! Tenho que passar por lá... Rubs Cascata ! Coyote ! Ô do Volante, tenho ido lá, no seu bloguinho, de vez em quando... aquele papo do sapato... E o Don Marcelonso que sumiu ! Itajá virou parceira, mermão ! Esse é meu amigão mas achei estranho os tanques ! Bem, tô na àrea. Zeca Baleiro é um chato. Fui muito influenciado pela turma de lá, Pernambuco prá cima, sabe, então, não me amarrei muito no neo cantor compositor que já não tão neo assim. Culpa do Fagner, do Zé Ramalho, do Alceu Valença... Gonzaguinha, pode contar ou não ? Não, é carioca. O Gonzagão é que era de Exu ! Também me amarro no som do cara. Ae ! Aeeeee... Ae ! Ae ! Aeeee... Chico Science ! Tava começando a me amarrar no cara e ele morreu estupidamente... Bem, rapeize, tô de volta. Agora vou ver umas gatas...
Anônimo disse…
... IH ! me esqueci ! O mais importante...


M.C.

... agora tá certo. Emoções... Muitas emoções... Agora, dona Manu e o Net Esportes não me veem mais !
Aline disse…
Tô ouvindo. Eu não tinha gostado de Concerto, mas esse disco do ano me reconciliou com seu Zeca.