Não sou de esquerda ou de direita, tudo depende da pressa ao vestir a cueca pela manhã...
Mas não consigo – como alguns amigos meus – ver algum tipo de mérito honroso no que fizeram a Argentina com a refinaria YPF e agora a Bolívia com a companhia elétrica TDE, ambas espanholas.
Em minha modesta opinião: é roubo.
E nem adianta os simpatizantes dos índios bolivarianos ou os adoradores do populismo canastrão da presidente argentina vir aqui espernear e dizer que as empresas em questão tiveram muito lucro nos respectivos países.
Oras! Se montaram instalações lá é porque queriam ter lucro. Ou não?
Ou alguém pensa que foi por altruísmo? Que ingenuidade.
E nem adianta alardear a tal “exploração capitalista”, a “sanha por submeter os mais pobres” que os new esquerdistas-festivos (agora no poder! Mas fazendo igual aos que os antecederam) adoram se referir quando falam de países desenvolvidos versus países subdesenvolvidos e – chupa ai – pessimamente administrados.
Ué? Não é a presidente da argentina? É Cristina e populista também, serve. |
Ou, alguém lá de dentro estava levando vantagem... E não era pequena não.
No caso argentino, o caso lá é de modus operandi mesmo... Criar factóides para disfarçar ou encobrir suas incompetências... Malvinas reloaded?
A política interna anda um lixo só...
Já o índio bolivariano deve ter criado gosto pela coisa, tempos atrás levou na mão grande uma refinaria da Petrobrás também...
Indiozinho cópia pálida do Chavez sem graça... |
Fosse eu o supremo mandatário, teria invadido tudo e só não digo que teria feito um enorme estacionamento porque o país só tem morro...
Já nestes casos mais recentes, não me espanta que as duas empresas fossem espanholas, afinal, envolta em uma crise financeira que pode levar o país a bancarrota, enfrentando protestos contra a política de austeridade monetária imposta pelo governo, poderia o país ibérico pensar em revidar?
Duvido um pouco... Gente séria trata de suas prioridades primeiro.
Os índios e os hermanos sabiam onde estavam mexendo quando fizeram a rapinagem.
Mas, não se iludam... Os novos Robin Hood que tomam dos “ricos espanhóis” para dar a sua “sofrida população” não se furtarão assim que a maré econômica virar – porque sempre muda – a por sua melhor roupa de mendigo e com seu chapéu sem fundo ir até lá implorar por mais investimentos...
Nesta hora adoraria ouvir o rei dizendo sua frase mais conhecida.
E que se fodam os politicamente corretos |
Comentários
Além do mais, especialmente aos espanhois: pela primeira vez na história da humanidade, os europeus estão sentindo um gostinho do que é ser brasileiro.
Mas o mundo dá voltas, os europeus vão se reerguer e vai voltar a ser tudo como era antes.
Essa "onda" estúpida é o cúmulo do absurdo. Os caras estão roubando na cara dura.
abs
O mais patético nesse caso da Bolívia foi o pretexto apresentado pelo Evo: "Os espanhóis não estavam investindo o suficiente". Poderia ter sido um pouquinho mais criativo em vez de simplesmente chupinhar os argentinos na expropriação da YPF/Repsol.
M.C.
Uma expropriação configura uma violação a tratados internacionais, a contratos e a propriedade. Não passa pelo crivo do imperativo categórico da moral kantiana; não passa pelo crivo de nenhuma moral, nem mesmo a utilitarista e, o pior, usa os sentimentos pseudo-nacionalistas dos cidadãos, descurando-se das consequências, a longo prazo, para os próprios cidadãos. Usa os sentimentos do povo contra ele mesmo.
Se o facismo ressurge na maquiagem desta cortesã latina, por outro lado ressurge nos modelos econômicos matematizantes - que derrubam primeiros-ministros, sem o escrutínio de eleições.
Enquanto o PIB mundial real, fundado na produção econômica, gira em torno de 62 trilhões de dólares, o PIB financeiro, fundado na movimentação virtual de capitais, ultrapassa os 600 trilhões. O movimento financeiro é uma abstração regida por sistemas não lineares de equaçoes, cujo produto é um novo Leviatã, um Frankenstein de "hedges", "swapps" e qualquer coisa que caiba na rubrica de "derivativo".
A economia planificada morreu com o socialismo, mas a planificação matemática é a forma que as finanças encontram de subjugar governos através da austeridade fiscal totalitária. A própria noção de "Nação" é obsoleta. A CVC capital, dona da F1, venderá 30% do seu capital na bolsa tailandesa...
Não existe normatividade jurídica para esse monstro. A própria idéia de "norma superior" é incompatível com o movimento de capitais. Logo, não pode existir ciência jurídica, não pode haver Direito, nem regulação de qualquer espécie para essa besta.
Tenho saudades da concepção romântica de uma concorrência de livre mercado, em que os agentes seriam tão pulverizados e tão infinitésimos, que ninguém teria força para manipular o capital. Os Bancos seriam regionais e não poderiam especular contra moedas e países e serviriam para fomentar o empreendedorismo, em vez de levar milhões de pessoas à miséria de um dia para o outro. Só no governo FHC, o Brasil perdeu bilhões de dólares num único ataque especulativo. A taxa básica subiu a 45% e o PIB ficou bem menor do que o do México: algo em torno de 600 bilhões.
Segundo o economista francês Dominique Plihon, enquanto a troca de moedas foi multiplicada por três, de 1989 a 1998, o mercado de transações financeiras foi cinquenta vezes maior do que o comércio internacional de bens e serviços. O mercado financeiro internacional segue sua própria lógica e não tem nenhuma relação com o financiamento de trocas e investimentos na economia mundial.
O capitalismo está tão obsoleto quanto a veleidade socialista da economia planejada centralmente.
O movimento financeiro é uma abstração emancipada da economia real.
E o facismo está à espreita: qualquer cidadão pode ser preso em qualquer lugar do mundo por causa de leis americanas travestidas de "copyrights".
E os 'cúmulos bravios'ajuntam-se negros no oriente: uma civilização de mais de 3000 anos aprendeu a lógica financeira e não terá - no horizonte de décadas - dificuldades com um império de 400 anos.
Quanto às putas latinas, "comamos e bebamos, que amanhã morreremos".
Abs.
M.C.
Só a China. Quem viver, verá.
M.C.
Mas é difícil também dizer que os "neofascitas" tupiniquins estão completamente errados nestes casos. Imaginem quantos "Pré-Sais" mundo a fora, foram sugados por cias estrangeiras ? E não me venha com o papinho de geração de emprego e desenvolvimento, pois isso é ilusão. Desenvolvimento não é apenas ter uma casa de alvenaria e tv, com suas respectivas prestações a pagar pelo resto da vida.
E rolular de subdesenvolvido ou não é fácil, difícil é enxergar que todos são iguais, só muda o requinte (ou a falta dele) para executar as mesmíssimas politicagens, favorecimentos, corrupções e derivados...
M.C.
Melhor seria Sr. MC. se voltássemos às árvores, mesmo. Mas infelizmente, não tem mais volta. O tão desejado(por vc) futuro que nos aguarda é esse: http://vimeo.com/25042262
E vc falar de problema ecológico é piada, esquece-se da costa americana recentemente? foi a mega tecnologia de um país desenvolvido e em águas rasas que causaram, precisaram de meses para tapar o buraquinho, ahahahaha
M.C.
abs
Mas pro cara ai que quer acabar com o sistema financeiro:
Gandhi dissse uma vez: "-Seja a mudança que você quer ver no mundo".
Ou algo assim...
Então... Começa com você a mudança do sistema. Deixe de usar o sistema financeiro. Não receba, não pague.
Acho que vai ser divertido.
Se se referiu a mim, pode estar certo que sou agente de mudança. Não uma mudança burra, como essa, nem uma militantancia revoltada como a dos Neo-financistas ou MSTistas.
Não fabrico swapps, nem tampouco ilusões literárias: fabrico conceitos e modelo a mentalidade de centenas de pessoas a cada ano. E meus conceitos são fundamentados em razões e não em uma metralhadora verbal psicótico-maníaca.
Abs
E o veleiro vai ser fabricado aqui na terrinha...
abs
Mas me conta como é que você consegue ficar sem receber, sem pagar. conta pra gente.
Dá uma olhadinha na criança. 55 anos de tradição.
Rubs, isso é para ser discutido pessoalmente. Aqui eu sou até astrofísico com pós graduação em neurocirurgia extraterrena.
M.C.
Nenhum extremo é bom, nem o atual, nem uma possível extinção. Mudanças no sistema são necessárias e isso já foi admitido pelas "Desenvolvidos".
Esta história de jogar a culpa sempre para os impostos é interessante, pois até onde eu sei ferro-velho não paga imposto, e a diferença de preço cobrado por peças aqui no Brasil e em outros países é tão absurda quanto a diferença de preço de carros novos.
Seja sempre muito bem vindo.
M.C.
Não tenho tempo para te dar uma aula completa de tributação, nem escrituração fiscal. Mas saiba que empresário não paga imposto, imposto é considerado custo, logo é repassado aos consumidores. O empresário é responsável por reter o valor e repassar ao governo, algo que raramente o faz corretamente, embolsando grande parte, e SE for pego em alguma fiscalização, vai lá e parcela ou entra na justiça, ou arruma um laranja para reabrir. Depois surgem os mega empresários, ficam dando aulinhas na imprensa de como enriquecer e blá blá blá como se fossem heróis nacionais.
E ao contrário que querem nos fazem pensar, os produtos não sofrem tributações recursivamente. É basicamente na indústria e na primeira revenda, o resto é substituição tributária, material aplicado.
A zona do Euro cobra percentuais similares aos brasileiros, no seu VAT. Mas lá é mais simples e claro para todos, pois não tem tanto corrupto criando leis o tempo todo para beneficiar os amiguinhos de determinado ramo.
Iluda-se com esta notícia de que os sucateiros pagam imposto. Mesmo que eles comprem uma sucada legalmente, o valor do imposto original sumiu com a depreciação enquanto o carro ainda era utilizável. Sem mencionar que não há controle fiscal decente no Brasil, agora com a implantação da NF-e e da escrituação fiscal digital é que vai começar a ter alguma efetividade, aliás se vc reparar os recordes de arrecadação, não entre na onda de que é resultado de aumento de impostos, e sim de fiscalização em virtude desses dois dispositivos mencionados.
Se para você contratou tá contratado, independente das condições, saiba que existem contratos de trabalho escravo até hoje.
Aliás, só de colocar este puto do Juan Carlos, filhote do fascismo franquista, para xingar os argentinos já demonstra toda a sua submissão ao ideário da ultra direita européia.
Gostaria de saber também o que você sabe sobre os contratos e processos de privatização da YPF e TDE para cagar regra sobre o assunto.
" Manual do Perfeito Idiota Latino Americano
Autor: Mendoza, Plinio Apuleyo; Montaner, Carlos Alberto; Llosa, Alvaro Vargas
Editora: Bertrand Brasil
Categoria: Ciências Humanas e Sociais / Sociologia ".
E, sobre o que estão fazendo com a Argentina, problema deles, mas populismo dos piores ! Que dura anos e mais anos ! Conversei, certa vez, com um empresário argentino no ramo do esporte( Tenis. O cara disse que os sindicatos metiam o dedo na cara dele ! Prefiriu vir embora para o Brasil. Maraviiilha... Agora, deve estar onde deveria ter ido. E.U.A., terra que respeita empreendedores. Quero ver com o ideário "quixinerista"/ peronista, se a Argentina um dia voltará a ser uma grande nação como foi no início do século passado. Voce é partidário do "petróleo é nosso" ? Ô, coitado do CeCeRegazona. Leia o livro. Tome uma vacina antirábica antes. Porque voce se verá nele. e vai querer morder o livro e ele não merece destino tão triste.
OBS: como voces tem a coragem de usar "Prost" e "Regazzoni", hein ? Gostarem do F1 ? Mentirinha de voces, né ? Só pode ser... Porque o que voces apóiam ideologicamente. Voces não vêem o quanto são hipócritas ? NUNCA poderiam gostar do que eu gosto. F1, Futebol... pelo simples fato que essas coisas nao existiriam em um "mundo melhor" para todos com voces sonham... por fazerem parte do mundo capitalista... bonitinhos...
M.C.
F1 Socialista ! O resultado seria... na onda " proteja os frascos e comprimidos "! Não existiria o campeonato de pilotos ! Que coisa mais individualista ! Só o de equipes. O camarada Che.fe D.e Equi.pe(Camarada Chedequi) receberia os premios do camarada Orga.nizador do Ev.ento( Camarada Orgaev !). Não por mérito e participação e para estimular a melhora nos próximas GEA( Grandes Eventos Automobilísticos !)... Em 12° lugar ! O lugar mais alto do Podium ! HRT- Cosworth ! em 11° lugar Caterham Renault ! Em 10° Marussia Cosworth ! Em último lugar, por que venceu, foi a mais competente e por isso mesmo, precisa ser punida ! Red Bull Renault. Ovo nela ! Brincando brincando, sugiro ao Pila outro livro; sobre a Pererestroika ! Por que da implosão soviética. Argentina e Venezuela estão indo pelo mesmo caminho. Um pouco mais demorado o processo - até porque o capitalismo ajuda a retardar a queda no vazio - mas a mesmíssima coisa, "camaradas".
Eu sequer consigo lê-las...rs...
M.C.
do M.C. ... prá ôce !