Pela cassação dos pombos


Num domingo qualquer destes, creio eu, em sua coluna na Folha de São Paulo o poeta Ferreira Gullar escreveu em defesa dos pombos. Aqueles ratinhos de asa que empesteiam as grandes cidades.
Pois eu vou à contramão do poeta.
Lá ele dizia que era contra que se caçassem os bichinhos.
Eu sou a favor.
Sim eu sou a favor da cassação em massa deles. O que, convenhamos é um negócio difícil para caramba!
Cassar pombos... 

Primeiro. Sabe-se que estes bichos voam por ai em bando.
Da última vez que fiz uma contagem de um bando deles voando tinha para mais de quarenta!
É! Quarenta e são uns bichinhos corporativistas que nem comento...
Para se cassá-los é preciso aprovação da maioria. E como disse são uns bichos corporativistas. Ficam naquela encolha:
“-Cassar, sei não. De outra vez quando precisei dele, não me faltou...”.
“-Hum... Cassar, não a gente pode no máximo dar uma reprimenda... Tive negócios com ele e cassar eu nem cogito”.
E assim eles vão se defendendo.

É sabido também que eles têm o desprezível hábito de sair por aí fazendo ‘caca’ em nossas cabeças. Mas vá acusar algum deles disto, vá!
“-Eu repilo. Veemente eu repilo... E repilarei (sic) sempre!”
E tem também a porcaria do voto secreto.
É eles se escondem atrás de uma prerrogativa constitucional que lhes permitem decidir em voto secreto o que fazer com aquele que por acaso falte com o decoro.
Decoro, aliás, é coisa que parece cada vez mais surreal.
Pombo que se presta a receber milho na praça, da mão de velhinho suspeito de ser bicheiro? Que nada isto não fere decoro nenhum.
“-Decoro... Decoro! Pra que decoro? É só um milhozinho, e era pra alimentar meus pombinhos”.  
E são caras-de-pau estes bichos. Negam e juram inocência...
E não adianta gritar espernear. Pombo definitivamente não entende voz humana.
E se esta voz humana vier do povo então.
Pombo não acredita na velha frase ‘vox populi, vox Dei’.

No que acreditariam os pombos?
É certo que existem bons pombos. Já tivemos pombos heróis.
Pombos correio, que prestaram serviços de grande relevância para a humanidade. Agora e aqui é que estes bichos se mostraram uma praga.
É por isto que desta vez me permito ser contrário à opinião de Ferreira Gullar.
Mestre, com estes bichos não podemos dar muito mole não. O melhor era nem deixar nascer. Abater ainda na urna.
Depois só a tiros.
É por isto que sou a favor de se cassar pombos. 

Comentários

Anônimo disse…
Pô ! Parece que vive numa ditadura cubana ! Num....Gulag ! HA! Gullar, Gullag.... Arquipélago Gulag -Aleksandr Solzhenitsyn. Boa leitura prá deixar esta babaquice de socialismo e comunismo de lado. Estamos numa democracia, senhor Groo ! De nome aos pombos... e o local da cassação ! Mais de 40 ? Rio( Gaiola de Ouro ?) ou Sampa ? Vai assá-los depois ? Não como. Nem vivos apesar que tem uma pombas bem gostosinhas... tem uma comunista, como o Gullag, em POA, huuummmm... e quer ser réfeita !


M.C.
Paulo Levi disse…
Como diria uma conhecida figura da política nacional, não podemos tergiversar com esses ratos do ar.
Anônimo disse…
... xiii ! Um novo Odorico Paraguaçu... E careca ! Tem autódromo e, mais importante, cemitério em Sucupirumberg - Sucupirumburgo -Pomerânia Ocidental ? Volta, Rubs !



M.C.
Marcelonso disse…
Groo,

São verdadeiramente uma praga, quer ver na blogosfera então...
Tem um monte de pombos que deveria ser abatidos com metralhadoras.


abs
Rubs disse…
A desfaçatez deste cronista extravasa todas as contenções!
Não bastasse eleger a denigração de ícones, como Amiltinho, como pináculo de sua pirâmide de necessidades, passou a escamotear a verdade.
Esse sujeito é um iconoclasta, um flibusteiro, um sicário enlouquecido.
Sim, esse escritor aí, que se mete a falar de gnomos e fadas e se recusa a narrar a estória da Elfa Ferrada apaixonada pelo Alfa Romeo Uruk-Hai, ou escrever sobre o anão e suas duas sereias.
Pois, se camufla a verdade, eu vou dizê-la: em primeiro lugar, esse santista, que nada tem de santo, é um fanfarrão.
Em segundo lugar, mente: pombos não são corporativistas. Eles são liberais.
O pombo liberto é a própria imagem da paz. Mas, não é só isso. Os pombos são universalmente livres, existem em todos os países, em todos os climas e onde houver um mercado, uma praça pública, uma igreja, aí também haverá pombos. Pombos são cosmopolitas e são agrários. Eles permeiam a economia primária dos grãos, secundária dos balcões das fábricas e terciária dos lanchinhos de praças.
A liberalidade dos pombos exclui qualquer tentativa de regulação ou controle centralizado. Já se tentou exterminá-los em massa; já se tentou treiná-los, na Rússia, com os métodos do grande Pavlov; já se tentou envenená-los com milhos da Monsanto, com farelos de McDonalds e já se tentou emburrecê-los com breganejas e outras coisas. Tudo sem sucesso. Impossível controlar o liberalismo dos pombos.
O sábio pombo João Loco já dizia que Deus deu a natureza igualmente para todos os pombos. Mas, cada pombo é um e cada um é um "eu" porque tem o direito inalienável de viver. E se é um vivente de Deus, suas asinhas, suas peninhas, seu bico alaranjado, fazem parte do seu "eu". Então, a forcinha de suas asinhas e de suas bicadas são parte desse "eu". E se o pombo usa essa forcinha para bicar um amendoim ou a usa para entrar num telhado, um e outro passam a fazer parte do seu "eu". São seus. Viraram sua propriedade.
Daí os invejosos quererem matá-los.
Ah... mas o sábio João Loco disse muitas outras coisas bonitas, como essa:
"a usurpação é o exercício de um poder que pertence por direito a outro, a tirania é o exercício do poder além do direito, o que ninguém tem o direito de fazer. Onde termina a lei, começa a tirania."
Logo, segundo o João Loco, tudo o que está além do direito é tirania. Aí, aparecerem uns neo-pombos dizendo que o movimento dos pombos não só pode como deve estar além do direito. Por causa disso, dominaram o mundo.
Tenho saudades do João Loco. Ele dizia que os pombos nunca podem ter poder acima do pombo líder e bicá-lo, a menos que este ultimo cometa alguma ação que o faça perder a qualidade de líder, caso em que perde a liderança e a dignidade e vira pombo comum. Os outros pombos se tornam, assim, soberanos e "mestres do seu destino" porque resistiram ao líder safado.
Foda-se!
Eu queria mesmo é falar da pomba: do aroma, do buquê, do paladar, da estética, das cores: a pombinha branca, a preta, a amarela, a rosa. O sacrifício da pomba sagrada, a liberalidade das pombas...
Anônimo disse…
... como tenho medo do senhor Groo apagar as minhas rolinhas, quer dizer, as minha palarvas no comentário acima, e, mais importante, o endereço que ali depostaria e caqui depositando:


http://www.midiasemmascara.org/artigos/economia/13204-o-socialismo-na-pratica-o-laboratorio-da-morte.html


LEIA ! Passarei para o Marcelonso e Ô du Volante, este último , entusiasmadíssimo com o Fascismo ! Ual....



M.C.
Anônimo disse…
... viram ? Já apagou e me deixou com fama de maluco ! Nem " comentário excluído pelo autor do blog " apareceu ! "Rola" não pode mas o "Foda-se !" do Rubs, fode ! Quer dizer, pode ! Então tá...


M.C.
Mais uma crônica digna de figurar na antiga série "PARA GOSTAR DE LER".

Grande Groo
Anônimo disse…
... HA ! Esse pombo não vai bater asas e picar a mula, senhor Groo ?



M.C.