A gente bronzeada não quer só bronze


E acabou a festa olímpica em Londres.  Agora começa a contagem regressiva para os jogos no Rio e junto com ele o ufanismo cego e a hipocrisia oficial em dizer que no Rio em 2016 poderemos – finalmente – despontar como potência olímpica.
Balela, falácia, besteira, burrice e mentira.

O Brasil nunca será potência olímpica nem que se faça uma edição dos jogos a cada dois anos em seu território.
E não é pela falta de vontade de seus atletas, mas pela forma como o esporte é visto pelo governo e por parte da sociedade: assistencialismo para evitar que os pobres se tornem problemas.

Não é raro encontrar “incensados” declarando que o esporte é o único caminho para livrar os jovens dos perigos da rua.
Ok! Também, mas não só isto.
O esporte tem que ser visto como possibilidade de carreira que gera lucro e ascensão social.
Muito mais que apenas uma tábua de salvação.

Não se deve incentivar o esportista apenas para que ele não vá para o desvio e sim para que ele vá além. Brilhe e vença na vida.
A história manjada de que em um projeto esportivo qualquer não se espera que saiam muitos atletas vencedores, mas muitas boas pessoas.

Boas pessoas devem sair dos lares com a educação dada pelos pais e das escolas com uma instrução de qualidade e verdadeiramente democratizada. Para todos, sem cotas, sem trambiques financeiros, sem protecionismos. Mas por uma meritocracia real.
Dos projetos esportivos tem que sair bons atletas vencedores e campeões.

Sem isto, continuaremos louvando décimo quinto lugar ou na melhor das hipóteses medalhas de bronze como o supra-sumo do esforço, como “o melhor que podemos fazer”.
Não é esta a mentalidade de uma potência, mas sim de um país que como dizia o genial Nelson Rodrigues: “-Tem complexo de vira latas.”

Comentários

Paulo Levi disse…
Perfeito, Groo. Eu não mudaria uma vírgula sequer nesse seu comentário.
Anônimo disse…
... NOOOOSSSA ! Parabéns ! maravilhoso texto ! Conciso ! As bombas viraram os dedinhos - de um F22 - e atacaram o teclado com precisão cirúrgica ! Sabicumé... sou um crítico contumaz... deixa ler novamente... nada ! De trás prá frente... adan ! Nada de errado ! adan ed odarre ! Ual... Vamos prá fora do texto. "Lá vem escola de samba e bunda. Até." AHA ! Peguei ! "Lá vem" ! Não... esta chatice vem desde 2009 ! O carioca aqui NÃO AGUENTA MAIS OUVIR FALAR EM OLIMPÍADAS ! Um saco ! E um saco caro ! Põe escola de samba e bunda nisso ! HA ! Só saber que os cidadãos de Chicago foram contra as Olimpíadas - e o chicagado seu Barack, O Bacana, ficou com cara de banana - na sua cidade, me deixou com ódio dos festeiros bobos alegres daqui quando anunciada a sede dos "Jogos" ! Leva prá São Paulo... não estão fazendo nada mesmo... tudo parado ou andando com os ligueiros passos de cágado ! Sampa tem grana ! E tem escola de samba e bunda ! Boechatto, da BandiNius, só perdendo prestígio... Engajadíssimo nos "Jogos" ! Não querer em Sampa a babaquice caríssima, senhor Groo ? não ? Ligarei para Cristina e Hugo ! Populistas adoram festa pro povão otário se divertir...

OBS: O coração das olimpíadas é o Autódromo. Até agora não mexeram um pneuzinho de uma barreira( coisa antiga...) sequer. Que continue assim. E, se mexerem, que tenha uma caveira de burro daquelas prá dar tudo errado ! De um burro bem veloz... 29 bilhões de reais este pão e circo custará( dinheiro de hoje). E tem mais a CopaECozinha do Mundo de 2014 ! Ai ! Chama uma ambulância ! Uma pontada no coração !


M.C.



M.C.
Rubs disse…
Ron Groo, excelente análise.
Os resultados foram igualmente excelentes, porque desmascaram a ineficácia da politicagem mais corrupta do mundo. Ou alguém acredita que Cuba tenha mais aporte de recursos do que as máfias das confederacões brasileiras? Não falta dinheiro, ao menos para as modalidades de mais visibilidade.
Adorei as medalhas de prata e bronze. Se esse futebol mercenário ganhasse ouro, o bombardeio atômico-midiático seria tão intenso que ninguém saberia dizer o que é mensalão e ninguém desconfiaria que existe revolta no funcionalismo porque há um mar de dinheiro para sustentar o populismo paternalista estatal e o equivalente ao PIB da Argentina para girar a dívida pública mais cara do mundo.
Essa é a receita: dinheiro de graça para a felicidade e inércia da miséria e dinheiro de graça para o sistema financeiro mais lurativo do mundo comprar os belos títulos do tesouro nacional.
Nada há de novo por debaixo do sol.
Net Esportes disse…
Eu acho que no Rio 2016 o Brasil fará sua melhor Olimpíada, mas não será grande coisa também ......

Eu estive pensando e imaginando o que falta para o Brasil. Porque só os EUA, China, Grã-Bretanha e Russia se dão bem ... com Japão e Coréia chegando ....... a resposta é: Motivação Política.

O Brasil nunca terá uma motivação política para ganhar ouro nas Olimpíadas, apenas motivações pessoais (que são ótimas) mas que geram pratas como no futebol e vôlei masculino .....

Veja os EUA e China, eles tem mais ouro que prata e mais prata que bronze .... o Brasil tem mais Bronze que prata e mais prata que ouro .....
andreh disse…
Concordo plenamente com as suas palavras, principalmente no q diz respeito a educação, essa tem q vir do berço!
Serafa disse…
Eu só gostaria de acrescentar que o esporte pode, além de ser uma carreira possível, também ser um instrumento importante para a formação do caráter. No esporte você aprende muitas coisas importantes na vida, como não tentar alcançar seus objetivos a qualquer custo, colocando sempre a ética na frente do objetivos, que se deve respeitar o próximo e reconhecer o mérito de quem nos supera em alguma coisa. O esporte é para todos.
Anônimo disse…
... Perguntinhas:

Rubs ! Estadão Inchadão. Máquina emperradíssima. Um mastodonte nas costas do povão bobão. Estabilidade de emprego essa turma tem. Salários, em alguns casos, iniciais em 6000,00 ! Logo estão ganhando 10.000 ! Mas os anuênios, biênios, triênios ! 14° até 15° salários em algumas katigorias... Abusos adquiridos ! Desculpe-me, direitos... Povão aguenta mais aumento nos impostos num carga tributária de 40% no pibinho ? Fica de frente ao Impostomêtro em Sampa ! Pede o endereço pro senhor Groo !

NET Esportes ! Meu inimigo ! Nunca teve olimpíada no Rio. Terá uma, infelizmente. Só Olimpíadas do Faustão. E a PANaquice 2007 com o seu legado maior: La Roubonera de Los Maias vulgo Engenhão ! Inacabado... motivação Política ? Explique pois estou daqui, pensei viadistimamente falando, no Cielo tirando da sunga o retrato de Tche Nasvaras, o assassino pop ! Após ganhar uma medalha de prata em 2016 ! Faltou qual motivação política para a Fabiana pegar na vara ? Lullalá nos ouvidos dela gritando " tu é brasilera, cumpanhera ! Pega na vara e pula !" ? O cara das argolas é conservador com viés liberal. Isso eu sei. Mas já está devidamente esquecido o Zanetti. Só a Çadia lembra dele. oportuniiiista...

Andreh ! Quanto tempo, mermão. Pai e mãe podem dar educação mas o carater é mais complicado... Hitler foi bebê. Fofinho... Mao, também ! Fidel ! Che ! Stalin... Lenin ! Disceu... Cabraulalau !


HA ! Serafa ! Tú acredita nesta, mermão ? Na dupla esporte-carater ? Do exemplo ou não dou, senhor Groo ? Melhor não, né ? Só umzinho, vai ? "Com tantos africanos na Grécia, os mosquitos do Nilo Ocidental terão muita comida caseira" !, aaaahhh, carater ! Esportista, loira gostosa e linda ! Da terra de Sócrates e Platão ! Foi expulsa mas... como chegou até lá, em Londres, para dizer esta "linda" frase ? Bom, genial Hamilton sofreu de racismo... E o esporte não só molda o carater de quem pratica mas, também, de quem gosta do esporte, né, Serafa ? E esses são só 2 exemplos... Imagine o pessoal da Alemanha Oriental com suas medalhas dopadas na década de 1970 até a queda salutar do muro de Berlim ! Carater enorme destes atletas... Tem um amigo que tem um pedacinho do Muro, após viagem à Alemanha em 1990. A queda foi em 1989. Mas, dando eu uma de renatodedodesetamauricinhopradoulegal, vi o cabra, o meu amigo, 2 da manhã, na estação do Méier, na linha do trem, pegando o pedacinho de concreto armado lá... e chega de vírgula ! Deu uma de Ô Du Volante e suas fotos sem ele presente, sabe ? Viagens à Alemanha ! Quando for, mandarei fotos das alemãs ! Loiras de verdade ! Em cima e em baixo ! Pro Marcelonso...
Net Esportes disse…
M.C. eu não sou inimigo de ninguém !!!! O que eu disse é que o Brasil não tem motivação política .... eu não disse que precisa ter !!!
Marcelonso disse…
Groo,

Como diria o Capitão Nascimento: "Nunca serão, nunca serão..."

Infelizmente esses canalhas que estão no poder só querem saber de passear, ficar em hoteis 5 estrelas e comer nos melhores restaurantes com sua patotinhas...incentivar o esporte na base que é bom, nada!


abs
Anônimo disse…
... Marcelonso ! Tô cum saudade de tú, mermão ! Prometo que levo as fotos das alemãs proce quando "for à Alemanha" ! Pô, senhor Groo, crocodilagem... Mandei a cagada do Maldanado ontem à noite e o senhor apagou ! Esse fato merece uma dedoduragem... Net Esportes, voce fechou o blog em apoio ao senhor Groo anus passados ! Que nunca m ru me introduziria, lá, no seu bloguinho ! Então... guerra ! Eu sou o Duque de Wellington e tu Napoleão ! Gueeerra ! Waterlooooo...



M.C.
Rafael Schelb disse…
Sem mais, Groo, concordo com cada palavra. Excelente texto!
Anônimo disse…
CÁPSULAS BRONZEADORAS
R$ 43,85

Aumenta a produção de melanina, prepara a pele para a exposição solar, diminiu a sensibilidade e vermelhidão,promovendo um bronzeado douradoro e uniforme em menos tempo de exposição.

Código: 5010087

Para maiores informações sobre este produto, acesse:
http://www.anaterrashop.com/fitoterapicos/capsulas-bronzeadoras.html