A queda dentro de nós



O que é preciso para que se realizem nossos sonhos de nação?
Talvez seja necessário se fazer mudar a essência do que se convencionou a chamar o povo brasileiro. É preciso mudar lá nos genes a nossa visão de Brasil e de seus problemas.
Dizia a antiga piada de que nossa catástrofe natural é a classe política. De que eles são tão devastadores quanto os terremotos, furacões e maremotos que atormentam outros países e continentes.
Penso de forma diferente: o mal do país está em nós, naquele gene “mau caráter” que se esconde em nosso DNA e que se desenvolve e aparece quando sabemos que estamos errados e ainda assim tentamos levar vantagem em algo.
Quando nas pequenas coisas usamos de artifícios para nos darmos bem, ou pelo simples fato de sermos malvados gratuitamente. Como aquele motorista de ônibus que mesmo com o farol fechado para si acelera o coletivo e força os pedestres a apressarem o passo ao atravessar a rua.
É esta a nossa singularidade enquanto povo tal como o “ão” é uma singularidade de nossa língua e que me faz duvidar daquela história de “brasileiro é um povo ordeiro”. É lobo. Infelizmente:
É seu próprio lobo.
Se não pensemos: o político corrupto é senão espelho de nós mesmos. É aquele pequeno gene “mau caráter” de nosso DNA elevado à nona potencia e embriagado pelo poder. Que como nos ensinou Lord Acton, corrompe.
Melhor pensar direito.
Existe uma grande inversão de valores que nos faz ficar admirados quando alguém é tido como ‘honesto’. Como se ‘ser honesto’ não fosse a nossa primeira obrigação! Agora já nos parece normal quando se apresentam senadores, deputados, vereadores, empreiteiros e mesmo cidadãos sem cargo que não conseguem explicar origem de seus bens. Nem conseguem afastar suspeitas que pairem sobre si.
Achamos normal no sentido de que isto não nos choca mais, não nos escandaliza.
Como também não nos chocam professores que não sabem ensinar, policiais que se valem do ofício em beneficio próprio, gente que usa o Estado em benefício próprio...

É necessário que mudemos dentro de nós esta visão, que cobremos de nós mesmo mais compromisso com a verdade e com a honestidade. Fazer com que esta particularidade tão nossa de querer se dar bem sempre se reverta em querer o bem coletivo.
Somos nós que votamos. Somos nós que elegemos. E somos nós que não sabemos escolher.
Falta-nos o discernimento para analisar nomes, propostas, biografias e perfis. Façamos nossa parte. Prestemos atenção ao que nos rodeia.
Existem tragédias que se anunciam... O mar recuando antes do Tsunami; A calmaria antes de uma tempestade; A campanha, como é feita e como se desenvolve antes de uma eleição.
Mudemos nós, aproveitemos a liberdade que temos para poder discutir, analisar e escolher, mas principalmente aproveitemos o momento para rever nossos próprios valores.
Façamos nós o nosso melhor para que se reflita em todos – que estes façam igual – e que isto se torne comum a todos.
Como nosso “ão”.

Mas se nós temos planos e eles são/o fim da fome e da difamação/porque não pô-los logo em ação?/tal seja agora a inauguração da nova nossa civilização/tão singular quanto o nosso ão e sejam belos, livres, luminosos/ os nossos sonhos de nação.
Lenine in ‘Ecos do ão’


Comentários

Anônimo disse…
... senhor Groo. Bom dia. Ás 5 da manhã poderia estar sonhando com a Vivi Caramujo, em cima de mim, nua, cheia do tutu nas mãos jogando para o alto e gritando: "ganhei, ganhei !" , mas pensei no por quê de Htolas Has não escrever direitinho e fazer parte do bloguinho.
Mas, vamos ao que interessa. A antiga piada não é esta. Um anjo - estilo M.C. - chega até um atarefado Deus e pergunta para o Senhor do Universo e Além: " Meu Grande... vejo que fabricas uma uma terra sem terremotos, sem maremotos, furacões, queimadas( ha !), terra onde tudo dá, rios maravilhosos ( e que não provocam enchentes... HA !), mar manso e piscoso( HA ! HA !), duas colheitas anuais com várias supersafras( que apodrecem ), minérios, petróleo( com sal), PT, jornalistas chapas brancas de montão, tudo de bão... ". E Deus, na sua imensa Sabedoria: " ... e um povinho safado, indolente, submisso, toleirão e dissimulado ! Colocarei lá estes cidadãos também, querido anjo... e tu vais morar neste lugar ! Pensas que notei na ironia ? " HA ! E mifú. Chorei, pedi desculpas. Verdadeiras. Argumentei que poderia morar num país cheio de ataques da natureza... EUA... Riu de chorar o nosso Senhor ! Canadá... Itália... " Vais para Islândia, então, criatura desprezível !", disse o Gigante, Dono de nossas insignificantes vidas. Fiquei com medo. Errei. A Escolha Dele era ótima. " Cuba !", com olhos vermelhos de raiva Ele disse. Aí, implorei para vir para cá... Bom, sabe cumé, senhor Groo, existe o inferno... mas, antes, o senhor Deus ainda lembrou-me de algo muito pior que Cuba já que mais longe do EUA e uma balsa fabricada próxima ao Malecón com motor de Chevrolet 1957, saindo à noite, daria para chegar em Miami: " Tem a Venezue..." E, cagão - poderia parar na Coréia do Norte ou no Irão -, me joguei do céu direto praqui pois, pelo menos, tem muié totosa, praia, futebol armado, samba, novela( Oi ! oi ! Oi !), o senhor e muita sacanagem. Pelo menos é só um pouquinho quentinho e faz friozinho no sul. E as gaúchas e as catarinenses... hum... Marcelonso que o diga. O México tá melhor que a gente ! Pode isso ? E as mexicanas são totosas...

Vai continuá !
Anônimo disse…
... continuano.

DNA. Acho que o defeito da molécula está numa parte do cromossoma, provavelmente, o gene jurídico. Leis brandas demais. Veja o mensalão. Não prederam o Chefe ! Desculpe-me, Senhor, o chefet..inho sem dedinho. O principal ladrão nem julgado foi e, agora, continua a dar conselhos polititicos, dizem, só que agora no futebol ! E nem um João Saldanha temos mais ! Veja como estamos covardes ! Ser humano é mau. Veja as crianças. Se não temos educação viramos bicho. Tem bebe que fura o olho do outro com o dedo de um mickey miniatura ! Viu "O Senhor Das Moscas " ? Aquela história de que o homem nasce bom... Tem gente que acredita ! Quem foi o idiota que disse isto ? Leis duras ! Cadeia das boas ! Pro moleque o Mickey que furou o olho do amiguinho ! Passam a mão na cabeça de esquartejadora e a Tevê Blogo só mostra o japinha tarado passando a mão na bunda da amante ! Um horror ! o povão vê o sinal de que tá tudo liberado ! Polititicos, desde... Sirney, Mamaluf... quantos anos ? Até antes ! Ninguém vai prá cadeia ! E assim chegamos à casa da Mãe Dilmona ! Por isso temos que domar também os humanistas e progressistas. Na realidade, são desumanistas e atrasistas ! Estatuto do Aborrecente ... quem inventou esta lei horrosa ? Cada galalau roubando e matando.. de 16 e 17 anos. Tadinhos... são várias leis assim, neste estilo ! Quantos anos pro gaúcho maluco que saiu atropelando um monte de ciclista ? Hein ? Estuprador que ficou calminho na prisão por, sei lá, 3 anos, tem direito a passar o dia "trabalhando" e voltando à noite para a cadeia. Não trabalha e não volta. E estupra e mata mais tres crianças e/ou mulheres antes de ser pego ! Estes esquerdóides da inJustiça e do Legislanãoseioquelativo estão destruindo o país ! Soncialistas... Estão enchendo o nosso saquinho há 30 anos ! Populistas ! Deixa eu tomar conta disso aqui... Eu e o Htolas Has ! E o Rubs Cascata também.

Passa bem !


Moleque Chatto.
Anônimo disse…
...senhor groo. Veja o caso da Síria. Os cagões da ONU e os bláblázeiros europeus. Por quê não vão até lá e acabam com a bagunça do ditadorzinho safado( dizem, amigo do Lullalá !). Eu mesmo respondo: estão a espera dos líderes mundiais ! Os xerifes do planeta ! Pergunta pro arroz, Tia Condoleezza ! aliás, que muié competente ! Arroz negro.


Essa ele não posta ! Querem apostar ? vai ler e vai guardar.

Passa bem !

Moleque Chatto
Anônimo disse…
... postou ! Sniiifff ! Desculpe-me, senhor Groo, O Democrático !, porém, O Moderador, também.
E os americanos asbem que a mídia esquerdista está com os caninos populistas sugadores esperando a entrada deles na Síria para poderem colocar fotos nos jornais com amchetes: " Americanos maus jogam bombas inteligentes em creche síria ! 500 criancinhas lindinhas e cheirosinhas mortas " ! E a França( socialista novamente !), China, India, Egito, Iemem, Irã, Cuba, Brasil, África do Sul, e Venezuela são os países bacanas... Americanos maus ! israelenses maus ! ingleses maus !

Tá chovendo em Spa....


Moleque Chattérrimo( ninguém blablazou no espaço até agora, só eu )
Groo..é aquilo q já conversamos..."aquela nossa mania de levar vantagem em tudo", a gente olha o carrão na rua e já diz..."lá vai um corrupto"..e pior é que na maioria das vezes temos razão, a burocracia entranhada na sociedade, os cartórios, as cotas, o analfabetismo crônico, o país todo pendurado no saco do governo federal esperando a "bondade" do governante de plantão...se vcs votarem no Sicrano a verba chega,o desperdício de dinheiro público em castelos abandonados, a falta de infra estrutura....putz é tanta coisa que a gente acaba se perdendo nos pensamentos...nem vamos lembrar a FALTA DE EDUCAÇÃO GENERALIZADA, DA DEFORMAÇÃO CULTURAL DA NOSSA JUVENTUDE, DA FALTA DE INCENTIVO A LEITURA, DO DESCOMPROMISSO DAS AUTORIDADES COM O FUTURO DO PAÍS....eu voto desde 1966..mas desta vez vou pagar os R$4,00 de multa...
Anônimo disse…
... pelo voto NÃO obrigatório ! 4 reais ? Baratinho assim ? Me pôs em dúvida, seu Camaro. Voto ou não voto. Dudu PaePaez será reeleito por boçalinos do Divino ! Mas, também, não tem um que presta por aqui. Bom, para ganhar voto da camada mais rica e esquerda festiva do Brasil - tradicionalíssima e conservadorérrrriiiima - o cãodidato até muda o projeto original do metrô do Rio. O que ele diz é a maior mentira ! Vi o projeto original e passa por Ipanema e Lebron. Vai até a Gávea e direto até a Tijuca( estação Uruguai) por baixo do Maciço de mesmo nome. Era - e será - o chamado anel-metroviário do Rio de Janeiro ! E mente na maior cara de pau, convicto que brasileiro( e carioca principalmente ) esquece fácil das coisas ! Temos memórias pior que peixe acreditam estes polititicos ! E vejam QUEM foi capaz disso !

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/eleicoes/2012/noticia/2012/08/marcelo-freixo-conversa-com-eleitores-sobre-linha-4-do-metro.html


... Pinho-SOL. O cara é Frouxo.


E os americanos são os culpados. De tudo !



Moleque Chatto.
Marcos Antonio disse…
A lei de gérson virou coisa comum, como você mesmo disse, os espelhos são espelhos de nós mesmos. Lembro de um professor de história que tive que falou de uma teoria que formularam que esse gene existe por causa da Portugal, que por muito tempo mandou presos e pessoas de carater duvidoso para cá para trabalhar para o reino e diminuir sua pena. Não sei se isso tem um embasamento comprovado, mas explica um pouco desse DNA da Malandragem, do jeitinho brasileiro que sempre impera por essas bandas...
Anônimo disse…
... General... O seu doutrinador de história esqueceu-se dos negros e indios. O branco portuga não é o único culpado.
Groosjean ! Lambão maldito !



Moleque Chatto
Vander Romanini disse…
Na vêia, Groo!!!!!!!!!!