O incidente do espaguete?


Em 1990 o Guns`n`Roses era a maior banda de rock do mundo.
Claro que há controvérsias na frase, mas a bordo do excelente – ainda que pretensioso – par de álbuns duplos Use Your Ilusion, era impossível não conhecer a banda ou ficar impassível a sua exposição na mídia.
Porém não é difícil enxergar sua importância no cenário da época.
Basta lembrar a quantidade de bandas que de uma forma ou de outra os imitaram: Skid Row, Bon Jovi, Extreme, Motley Crüe, Poison... 
Muitas, graças aos deuses do rock (e a Kurt Cobain) não passaram de um ou dois discos de sucesso e caíram no ostracismo, ou, na melhor das hipóteses, ficaram na ativa apenas em seus nichos.

Por tudo isto, Roberto Medina e a sua Artplan – esperta e acertadamente – contratou o Guns como a principal atração para a segunda edição do Rock in Rio que aconteceria no mês de Janeiro de 1991 no estádio do Maracanã.
Tocando nas rádios a exaustão, eram alvo dos gritos histéricos das meninas que surfavam na onda do hard rock, mas admiravam muito mais as formas do cantor – que ainda não eram redondas – do que sua música. Ossos do oficio.

A banda então fez as exigências de praxe e entre elas, uma farta macarronada para ser servida nos camarins da banda e depois de tudo acertado, aterrissaram por aqui e fizeram o que melhor sabiam.
No dia 20 de Janeiro fizeram a primeira apresentação fechando a noite no festival – seriam dois shows sendo o outro na noite do dia 23 – e não decepcionaram nem os fãs (de verdade) da banda e nem as menininhas histéricas.
Após o show a banda e sua equipe se mandaram para o hotel onde estavam hospedados deixando para trás o vocalista Axl que queria deixar o estádio só depois de tomar banho.
Então Amin Khader, que era o responsável pela coordenação da equipe que cuidava dos camarins das estrelas percebeu que a tal macarronada estava lá ainda. Intocada.
-Você quer que eu mande entregar e servir a macarronada no hotel? – perguntou à Axl.
-Quantas pessoas você tem na sua equipe? – quis saber o cantor.
-Umas quinze... – respondeu Amin.
-Então pode chamar todos eles para jantar comigo aqui no backstage. – disse Axl para o agora espantado Khader.
Assim foi feito e ninguém ficou de fora: camareiras, copeiras, garçons, seguranças e varredores, todos se sentaram à imensa mesa preparada por Amin nos bastidores e jantaram com Mr. Rose.

Quando lá pelas tantas o chefe Roberto Medina apareceu e viu aquela cena digna de um filme de Federico Fellini lançou um olhar de reprovação fulminante.
Amin então se levanta com uma taça de vinho tinto à mão e convida: “-O senhor não quer se sentar conosco e jantar com o Sr. Axl?”.
Só então Medina viu quem estava à cabeceira da mesa e quase caiu para trás.
Em tempo: não há registros que dêem conta se Medina participou ou não do banquete e – curiosamente – o próximo álbum da banda levaria o nome de The Spaghetti Incident?
Vai saber...

Comentários

Anônimo disse…
Que fantástica essa história da macarronada, nunca tinha ouvido.

Estranged é, pra mim, uma das maiores músicas da história do rock. Coloco ela no mesmo nível que Bohemian Rhapsody e Since I've Been Lovin' You.
Unknown disse…
Estranged é muito boa, mais a minha favorita é sem duvida "i use to love her" que meche com o meu corazaozinho reumático cada vez que escuto.

Me faz lembrar daqueles assasinatos em serie que cometi nos noventa, bons tempos aqueles....
Net Esportes disse…
hahahahahha acho que ta mais para The Spaghetti Bizarrus .....

Agora cuidado para o Khader não ler isso se não ele vai querer te conhecer Groo !!!!!!!!!!!!!!!
Anônimo disse…
... Mas olha só. Cultura indiana... Carma ! Voce está preso ao samsara ! O meta de todo bundista é extinguir o carma ! htolas....HAS ! htolas... HAS ! Pronto, mandei voce para longe ! Para além do horizonte de evento de um buraco beeem negro no meio da galáxia de Andrômeda ! Onde o tempo pára !
Baú do RauLzito, Byhtolas ! Raulzito.... Voce é a mosca que pousou na minha sopa ! Voce é a mosca no meu quarto a zum-zum-zum-zumbizar ! Krig-ha, Bandolo! Prá voce... Htolas- Has, Baitolo ! Tá... Montarei o meu bloguinho quando eu quiser e voce será mal-vindo. Não usarei de táticas groonianas e nem das temíveis táticas marceloncinas. Muito menos de táticas netesportanas. Fique tranquilo.

Senhor Groo. Ótima história. Como sou daqui, Rio, e conheço bem a fauna do lugar, acredito que o irmão do bundinha( apelido merecido, dado pelo diabo Br... izola ! Hoje, o pai de todos e populista mor está eternamente deliciando-se na sauna de Hades )não se sentaria à mesa com o maluco doidão do pato rouco Axl e ... empregados. Foi pro hotel o little butt, com as peruas e pavões amigos, conhecer aquela coisa esquisita do Slash !


M.C.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Manu disse…
Que coisa hehehehehe...
Eu qd criança pouco entendia das vestimentas do Axl afinal sempre acho mais fãs do GnR homens, que mulheres.

Em todo caso, há boas músicas deles, acho que a minha favorita deve ser "You could be mine" trilha do Exterminador do Futuro. Sempre gosto de trilhas de filme.

Mas vc comentou que eles copiaram Skid Row, Bon Jovi, Extreme, Motley Crüe, Poison... Tenho a minha que todas eles ou talvez apenas Axl em seu estilo copiou o Hanoi Rocks: http://www.readexiled.com/ex21ctr.htm
Parece que eram amigos, conhecidos em todo caso.

Abs!
Fabiano disse…
Cena épica. Inspirada em uma parábola bíblica.
Ron Groo disse…
Não Manu, foram estes caras que foram "inspirados" no sucesso do Guns.
E sim, o Hanoi Rocks, assim como o NY Dolls são inspiração para os caras.
Nada se cria né?
andreh disse…
Sei q não é desse disco, sei q falam m... pra caramba do Axl,(e em grande parte é verdade) mas na minha modesta opinião, o cara teve o dom de compor umas das melhores músicas que já escutei: November Rain entra fácil em qualquer lista de grandes músicas de todos os tempos!
Manu disse…
Ah é, essas bandas pegaram carona do sucesso do GnR. Mas realmente nada se cria, principalmente na música...

Abs!
Anônimo disse…
... Senhor Groo. Prá mim, os GsAndRs( já que a Manu inventa , invento eu também) se inspiraram no sucesso dos Jackson 5. Ou dno balanço do R&B do Earth, Wind and Fire ! Iééé ! No movimento tropicalista( leãozinho e cia), Sidney Magal... Nos Secos e Molhados, aliás... Dizem que os Secos e Molhados vieram primeiro que o KISS ! O linguarudo fica todo sem graça quando perguntam na lata pintada dele se o grupo estadun... americano copiou o Ney Matofino e companhia. " Brazil ? Oquequíêíxuuuu ? ", saem com esta os mascarados... I Love It Loud... HA ! Vem aí o filme do Tom Cruise, dos rock stars da década de 80 ! Vai assistir, senhor Groo ? Cafonice pura... Que vergonha daqueles caras. O Red Hot Chili Peppers fez um clip zoando com os caras. Bom, com todos mas o mais zoados são aqueles andrógenos dos anos 1980 de peruca ! Culpa do primeirão David Bowie ! Daqui à pouco estarão zoando com o Red Hot. O novo sempre vem. Cadê o Htolas Has ? Meu sobrinho...


M.C.
Anônimo disse…
... Neil Armstrong ...

Mais um herói que se foi.



M.C.
Marcelonso disse…
Groo,

Não conhecia essa história, bem interessante.

Gunz está entre minhas bandas preferidas.


abs

Anônimo disse…
... xiiii... sujô !



M.C.
Rubs disse…
Mas, que trem esquisito é o gosto estético: cada um tem um diferente.
Sempre fui mais afeito ao heavy metal. Na praia do hard rock, Van Halen me soava melhor. Depois do psicodélico Pink Floyd, considero Iron Maiden the best ever. Hoje, sou ligado ao Metal Sinfónico europeu. Épica será imperdível em SP.
Abs.
Daniel Machado disse…
Essa historia é muito boa. Vi ela no progama do Jô. É uma grande coincidência o album deles com esse nome depois desse acontecimento hehehe