Cameron Crowe é um diretor de cinema muito ligado à cultura pop musical, até por conta de ter trabalhando ainda jovem na revista Rolling Stone, uma das bíblias da cultura jovem norte americana.
Para eles escreveu sobre grandes bandas dos anos 60/70 como o Yes, Eagles, Led Zeppelin e entrevistou Bob Dylan, Neil Young, Eric Clapton entre outros.
Conta a história que quando tinha 18 anos, Cameron se infiltrou em uma turnê da Allman Brothers Band e escreveu sobre toda a equipe de apoio, com suas histórias off palco. Além da banda, claro.
Em sua última noite com o grupo, Gregg Allman pediu que fosse com ele para um quarto e levasse um documento de identificação para provar que não era policia. Então confiscou todas as fitas com entrevistas.
Dois dias mais tarde, a editora que cuidava do catalogo dos Allmans lhe telefonou avisando que devolveria todas as fitas.
A matéria foi a sua primeira a chegar à capa da Rolling Stone e, curiosamente, o líder da banda até hoje diz não se lembrar do episódio.
No ano 2000 - já reconhecido como grande cineasta - filmou Almost Famous, em que narra a história de um garoto de 15 anos que embarca – quase sem querer – com uma banda da qual era fã (o Stillwater) para entrevistá-los também para a Rolling Stone e que – da mesma forma que Cameron – tem seus escritos e fitas confiscados pela banda.
A diferença é que, mesmo sendo simpáticos ao jovem jornalista, o chamam de “o inimigo”.
Numa das melhores sequencias do filme, o jovem jornalista acompanha o guitarrista que, chapado, foge do hotel e acaba em uma festa com fãs em uma cidade pequena do interior dos EUA.
Quando o encontram, já pela manhã, o clima é tenso e dentro do ônibus da banda o silêncio chega a ser constrangedor, até que alguém começa a cantar Tiny Dancer, de Elton John...
Comentários
Então foi daí que você conheceu Tiny Dancer... Musicão!
http://www.youtube.com/watch?v=EOWyU8gpZUw
Mas este filme aí, muito chato mesmo. Almost Famous, "Quase famosos", dá para entender o por quê do "Quase" ! É diretor bom por dois filmes com Tom Cruise sendo que Vanilla Sky é um remake do filme espanhol de 1997, o " Abre Los Ojos " de Alejandro Amenabar.
Mas o cara da Wikipedia diz isto aí, senhor Groo, sobre "Quase Famosos", e não bate com o que escreveu: " O filme é semi-autobiográfico, uma vez que o diretor Crowe, quando adolescente também escreveu para a revista Rolling Stone e acompanhou parte da turnê da banda Led Zeppelin.
A banda fictícia Stillwater, que aparece no filme, é na verdade uma mistura de três grupos que o diretor Cameron Crowe adorava: Led Zeppelin, The Allman Brothers Band e Lynyrd Skynyrd ". Lynyrd Skynyrd ? Cruzes ! Schelb, o homem da Revista Amiga do Blog, tem algo a dizer ? Nancy Wilson... quem ? Heart ? AHHH ! Tô meio esquecido. Barracuda ! Me lembro ! Baaaaaa rra rra rra cuuuuu daaa ! Era assim que ela cantava, não ? Mas quem canta é Ann. sempre foi gordinha ?
Pensei que ele, Cameron Crowe, gostasse do Creedence Clearwater Revival... Stillwater...
Vou ao Don Marcelonso. F1. Tchau.
M.C.
M.C.