Foi o melhor que poderia ter feito


Então você está ai pensando que Felipe Massa é mercenário né?
“-Ah, ele assinou novamente com a Ferrari apenas pela grana, vai ser capacho lá...”.
Não é isto?
Bacana você...

Qual sua profissão? Você trampa de graça?
E se tiver proposta do tipo: melhor estabelecimento, bom salário, visibilidade, mas não chefia.
Contra outra do tipo: espelunca, salário mais ou menos, visibilidade duvidosa, mas com – note bem - possibilidades de chefia.
Qual você escolhe? Seja honesto...
Dizer que escolhe a segunda só pra discordar do escriba é burrice.

E quanto a ser capacho, ai é outra coisa.
O cara tem por profissão ser piloto e sendo assim quer ganhar corridas.
Só que para ganhar corridas é preciso estar em um time que possa proporcionar isto e, convenhamos: fora a equipe italiana apenas Red Bull e McLaren tem este perfil e não há vagas lá.
Pelo menos não agora e mesmo que houvesse, quem é que garante que ele seria cotado?
Nas outras podem até ganhar, mas vai ser tão circunstancial quanto a vitórias das Williams ou Mercedes neste ano ou aquela da Toro Rosso em 2010.
Logo, Felipe continuar na Ferrari lhe abre a possibilidade de vencer hora ou outra.
Se vai vencer já é outra história.

Mas você que está ai pensando que o cara é apenas mais um mercenário que optou pela grana em vez da possibilidade de dar sequencia a carreira, bem...
Na boa? Diz ai: Diferente fez o Lewis né?

Por outro lado, o ano de 2013 certamente vai ser o último dele dentro do time de Maranello.
Se quiser continuar na categoria ou mesmo no automobilismo é melhor ir cavando contatos.
E tratando de obter os melhores resultados possíveis desde o inicio da temporada, se não...

Comentários

Anderson disse…
Tb acho, o povo só opina as coisas analisando o próprio ego.
Gostei do seu texto porque publiquei um ontem na mesma linha de pensamento. Galera corneteia, "prefiro ser 1. piloto na HRT do que segundo na Ferrari". Tá bom...
Eduardo Miler disse…
Já ví a mesma coisa com a Barrichello...Só que o Rubens é mercenário e o Massa e os outros não...Sei que tu não gosta do cara....Mas me diga a diferença????Não vale dizer que o cara só fala merda, vive corando e etc.., coisa que concordo em parte...
Poucos de nós, que estamos aqui quase todos os dias, somos os melhores do mundo no que fizemos, seja por lazer, esporte ou profissão...No que o Barichello é diferente de vc ou de mim ou do Massa???? Eu não sou o melhor do mundo na minha profissão, nem no meu esporte preferido, e acho que em nada... E creio que este blog tbm não é o melhor do mundo(esta quase lá, mas ainda não)...Todos estamos batalhando, da forma que podemos pra ter um lugar ao sol...Então, não vejo diferença, entre Massa, Barrichello, Eduardo, Ron...
Diego Trindade disse…
Fez o que tinha que ser feito!
Só um detalhe Ron, a vitória da Toro Rosso foi em 2008, e não 2010.
ANDRE DE ITU disse…
Que vitoria a Toro Rosso teve em 2010? Não seria 2008?
ANDRE DE ITU disse…
Que vitoria a Toro Rosso teve em 2010? Não seria 2008?ABS.
Ron Groo disse…
Pois é André, obrigado. A memória me traiu e a preguiça de pesquisar me pegou.
Obrigado.
Hamilton disse…
Interessante esse raciocínio agora, pois para o 1B era exatamente o oposto quando a situação era exatamente a mesma. Pra falar a verdade a única diferença era que o 1B declarava acreditar que lutaria pelo título. Coisa que o massa também deverá falar em breve, pois nunca vi um piloto dizer que está ali só para participar...
Ron Groo disse…
Eis a grande diferença... O peixe morre pela boca. E a do 1B era enorme
Paulo Levi disse…
Groo, assim como o Eduardo Miler, eu também não pude deixar de notar que você alinhavou aí vários argumentos em defesa de Rubens Barrichello. Que, por sinal, fazem todo o sentido: a realidade é assim mesmo, o resto é fantasia.
Vander Romanini disse…
Grande texto, Groo!!!!!!
Mais uma vez, foi na vêia!!!!!
Mas acho que se a emporada for boa, ele renova outra vez!!!
A Ferrari não vai ter Vettel e Alonso no mesmo time como andam falando.
Só se a mimosa morrer de tuberculose!!!!!!

Abraço

Vander Romanini
Eduardo Moreira disse…
Vamos lá.

De um modo geral, Barrichello e Massa tem uma grande coisa em comum: não nasceram para ser campeões do mundo de F1. A diferença entre os dois nesse aspecto é que Massa chegou muito mais perto de um título do que Barrichello jamais esteve sendo três vezes vice-campeão mundial. Valorizo muito mais o vice do Massa, que perdeu por meia curva, do que três do Barrichello, que nunca foi capaz de bater o seu competidor máximo. Ponto.

Vale lembrar que existem pontos distintos entre as situações de Barrichello e Massa sobre onde vai correr e com quem. Vejamos:

- Quando Barrichello teve a chance de sair da Ferrari, depois do episódio do GP da Áustria 2002, pelo menos duas portas muito promissoras e competitivas estavam (teoricamente) abertas: Williams e McLaren. Penso que, se Barrichello manifestasse em algum momento o desejo SÉRIO de sair da Ferrari, essas duas equipes abririram as portas, e na época, poderiam oferecer equipamentos para que, ao menos, ele tivesse a chance de ser campeão do mundo. Mas, não. Decidiu ser o segundo piloto mais bem pago da F1 na época, para ser o 1B.

- No caso do Massa, o cenário é bem diferente. Massa já é um piloto veterano aos olhos do cenário atual da F1. Além disso, independente dele mesmo ter se colocado na posição de segundo piloto da Ferrari (mesmo que ele dê 100 entrevistas tentando dizer o contrário), Massa não está entre os melhores da turma, não é um piloto onde qualquer grande equipe do grid vai apostar suas fichas no título, e é preferível apostar no "novato, rápido e inconstante, mas promissor" como é Sergio Pérez (além de ser mais barato) do que no Massa, que todo mundo já sabe do que é capaz. As portas de Red Bull e McLaren estão fechadas. A Lotus tem futuro incerto com o fim do apoio financeiro, e a Mercedes já fez a sua esolha. Logo, a melhor oportunidade é mesmo na Ferrari.

Ninguém aceita fazer downgrade na vida. Exceto é claro o Barrichello, que fez isso duas vezes na carreira. #Fato
Estar lá entre os melhores do mundo pilotando uma Ferrari, ganhando um ótimo salário, sempre que ultrapassa o limite de velocidade tem alguem que diz "Massa vc está muito perto do Alonso", coisa que nós pobres "motoristas" só temos aquela desgraçada voz no GPS informando a porra dos pardais espalhados pelas cidades e ainda ganhamos um salário pífio e temos que nos preocupar com os Lullas, Serras, Haddads e quetais e ele não está nem aí....ele mora em Monaco e eu na Rua Monaco aqui na periferia da grande cidade. Sorte a dele em poder usufruir de uma posição que eu nem nos meus maiores delírios posso me imaginar.
Rubs disse…
Mas que coisa hein?
Quem disse que Massarico não teve convite e oportunidade para pilotar em equipe de ponta no mesmo ano da chegada de Alonso? A memória falha.

Se a estrutura desse raciocínio for válida, então Eric Clapton fez uma péssima escolha ao não querer ser coadjuvante no Led Zeppelin.
Johnny Ramone deve ser, artística e tecnicamente, muito superior a John McLaughlin. Escolheu tocar três acordes para quem não sabe contar mais e ganhou rios de dinheiro.
E é melhor Neymar ser regra três no Barça.
Abs.
Marcelonso disse…
Groo,

Massa conseguiu reverter uma situação que parecia não ter mais remédio. Por enquanto deu certo,mas se ele deseja continuar por mais alguns anos na categoria, terá que se esforçar muito mais.

abs

ANDRE DE ITU disse…
``Pois é André, obrigado. A memória me traiu e a preguiça de pesquisar me pegou.
Obrigado.´´ hahahahaha é a idade,meu amigo.Faz parte...Groo,da um palpite ai sobre onde voce acha que o Bruno corre ano que vem,se é que corre.BOM FIM DE SEMANA A TODOS!

Um brasileiro disse…
Olá. Tudo blz? Estive aqui dando uma olhada. Legal. Apareça por la. Abraços.
Humberto Corradi disse…
Acho o Felipe um cara do bem.

Batalhador.

Perdeu uma chance extraordinária de ser campeão.

Agora está numa equipe que trabalha pro seu talentoso companheiro.

Vai fazer o quê?

Muito bom seu texto Groo.

Resume bem a situação.

Valeu
Anselmo Coyote disse…
Eduardo Moreira,
O Barrichello foi vice TRÊS vezes na F1? Dê uma olhada nessa fonte sua aí.
Em 2002 e em 2004 eu sei que foi, com mais 70 pontos atrás do alemão (a contagem era só de 10 para o campeão). Em 2003 e 2005 foi o Kimi. Em 2006 o Schumacher. Em 2007, o Hamilton. Em 2008, o Massa.
Em 2009 o Vettel. Em 2010 o Alonso. Em 2011 foi o Button.
Ah... o que o Rubs fez em 2009 com o foguete da Brawn? Foi vice do vice.
Abs.


Rubs disse…
Ora, ora, caro proezista Cão-Miúdo, Barrica não precisa vencer. Mesmo num candieiro de duas toneladas, reúne multidões. A missão de Barrica é levar sua mensagem para as pistas. Para isso, é preciso mostrar o que está mal feito e criticar o criticável. O Capitão dá demonstração de que não entende da hermenêutica das aletrias. E das alegrais.
Abs.
Hamilton disse…
Olha aí Sr. Groo não disse que o massa logo daria declaraçõe "barrichellianas", ou começaria com a "Boquirrotice", não tem jeito todo piloto é assim, se ele não acreditasse (ou tivessem a ínfima esperança) de que poderiam vencer, não faria sentido participar:

“O título [em 2013] é o que mais me interessa. Estou lutando e brigando para conquistar o que quero. Eu acredito no meu potencial, e sempre acreditei. É um sonho que continua. A vontade está ainda maior para conseguir um título e para encerrar uma carreira maravilhosa que eu tenho. Mais um sonho e uma realização pela qual lutei a minha vida toda para conseguir”, declarou.

Massa em http://tazio.uol.com.br/f1/massa-sobre-metas-para-2013-o-titulo-e-o-que-mais-interessa
Ron Groo disse…
A grande diferença, Hamilton, é que ele não disse que este ano É dele, que está com a faca nos dentes, melhor que nunca...
Não prometeu nada.