F1 2012 - Brasil - CHUUUUUPA ALONSO!


A semana inteira o que mais ouvir falar foi (com voz irritante): “-Se chover o Alonso é campeão”.
Pois bem... Choveu.
E não foi pouco e nem foi constante. O que é pior já que obriga a uma troca constantes de pneus e estratégias.
Para ajudar, Vettel é tocado, roda, cai para último na primeira curva e ainda tem parte da carenagem do carro e do assoalho quebrados.
E o que aconteceu? Nada.

Alonso não conseguiu ser campeão da mesma forma.
O espanhol não é o deus supremo da pista molhada como parte da imprensa e seus fãs mais xiitas pintaram durante toda a semana.
E nem Vettel é o “Zé Mané” mor da pista molhada, basta lembrar de sua primeira vitória, debaixo de um senhor pé d´água, com uma carroça da Toro Rosso e no mais veloz dos circuitos da F1.

A maior prova disto é que mesmo com a pista molhada, Alonso não superou as McLarens - enquanto as duas estavam na pista – e Vettel, numa recuperação fantástica veio de último para a quarta posição e com o carro perdendo pedaços.
Não bastasse, ainda teve que brigar contra o próprio companheiro de equipe por duas vezes.
Na primeira, aliás, foi obrigado a frear para não ser espremido no muro da entrada do S e acabou sendo acertado por Bruno, sobrinho do dono da curva.

A corrida, por fim, foi emocionante e tensa. Uma verdadeira decisão.
Com tudo que a palavra pode trazer em si e serviu para acabar de vez com aquela farofada de que é possível vencer um campeonato com o carro inferior tirando apenas no braço e com joguinhos mentais ridículos.
Por mais que sejamos obrigados a reconhecer – seria burrice não fazer – que Alonso pilotou o fino nesta temporada, é impossível não rir de orelha a orelha vendo-o chegar em segundo, tanto na corrida quanto no campeonato.
Chupa Alonso.

No fim, a vitória de Button, que é mestre em guiar por pistas ligeiramente ensaboadas, acabou muito justa.
O inglês gente boa venceu a primeira do ano (Melbourne), a primeira após as férias (Spa) e a última da temporada.
Mas como digo sempre: Quem liga para o Button?

Viva Vettel, o mais jovem tri campeão da história.
E que venha 2013 e seja tão boa como a temporada deste ano.

Comentários

Groo,

uma decisão sensacional...

teve de tudo um pouco hoje em Interlagos...

e no fim Vettel mostrou que está cada vez mais maduro, frio, calculista e sem medo de acelerar quando foi preciso...

chuuuuuuupa Alonso...

abs...
Marcelonso disse…
Groo,

Foi um corridão, daqueles que merecem ser revistos. Eletrizante do inicio ao fim.

A casa parecia ter caido para Vettel quando foi tocado por Bruno na curva da descida do lago...mas Vettel mostrou que é um tremendo piloto, daqueles raros que um dia diremos orgulhosos : Esse eu vi correr.

abs
Unknown disse…
Pois é Groo, voce tem que entender que a Globo tem a necessidade de manipular o povão, e inventaram essa história da chuva para elevar a possibilidade de disputa do campeonato nesta corrida.
Se fosse uma corrida normal, o Vettel tinha sido campeao correndo de ré, de tão fácil que seria.
Se nao tivesse havido o toque do animal do Bruno Senna no Vettel, teria sido moleza também. Ainda bem que esse pé de breque tá desempregado, além do bonus que sem ele correndo, o Galvão falará uns 40% menos do falecido.
Só sendo muito nó cego para acreitar que o Vettel perderia o campeonato.
A corrida, foi fanstastica, tudo deu errado para o Vettel, a punição ao Hulk foi riducula, e o safety car sair da frente, na ultima curva, com o carro da Force India ainda pregado no muro foi uma das coisas mais abomináveis que já vi na vida.
Daniel Machado disse…
Vettel mostrando ser um grande piloto de novo. Atacou quando precisava e se manteve aonde tinha, sem precisar dar mais show e sem correr riscos.
Alonso fez uma temporada fantástica,mas... CHUPA ALONSO.
regi nat rock disse…
Não é segredo pra ninguém que não suporto o Alonso. Eu, desde que me lembro sempre torci para a FERRARI, e faz tempo isso, tirando os períodos de Emerson e Piquet, mas sempre com um olho nas rossas. Ontem o que se viu é que os deuses da gasosa escolheram Tiãozinho. Simples assim. Com o carro arrebentado conseguiu o resultado necessário além de ter sobrevivido ao tranco levado do sobrinho que, normalmente, tiraria qualquer outro da corrida. O Tri, está em boas mãos, da mesma forma que estaria se estivesse na mão do espanhol. Foi um ano exuberante, com um final épico. Tomara se repita.
Net Esportes disse…
Sem dúvida esse ponto em questão era o que mais dava raiva de ouvir, de onde eles tiraram que o Vettel não sabe correr em chuva????

Já falaram aí nos comentários, a Globo tem que vender o produto para a audiência em massa .... mas irrita muito a torcida deliberada do Galvão pelo Alonso até as últimas voltas, só para manter as esperanças de que não terminou ainda ...... santa paciência ......
Rubs disse…
Por tudo o que ocorreu na temporada:
Alonso merecia ganhar;
A Ferrari mereceu perder;
A melhor equipe ganhou;
A McLaren podia ter ganho e perdeu;
A McLaren deu o tiro que derrotou o maior inimigo;
Vettel provou que campeões são sortudos;
Vettel teve mais sorte que Alonso nos momentos decisivos;
Webber é um dos piores pilotos do grid e não paga para correr;
Grosjean, Perez e Maldonado disputam o titulo de herdeiro de Michael Andretti; etc. etc.

Não basta ser o melhor piloto do momento: é preciso ter o melhor equipamento;
Não basta ter o maior orçamento e abundância de recursos: é preciso competência para empregá-los bem;
Não basta ter um dos dois melhores pilotos e um dos dois carros mais rápidos: é preciso que o trabalho em equipe tenha sinergismo;
Não basta ter um nome com um storytelling poderoso e ter dinheiro: é preciso ter talento;
Não basta ter talento: é preciso ter dinheiro;
Não basta ter tudo: é preciso estar no lugar certo, no momento oportuno e ter atitude, porque a caravana da oportunidade passa...
Ter o necessário pode não ser suficiente;
Ter o suficiente, sem ter o necessário, é ter um sonho que não se pode realizar.
To me acabando de rir com o Red Bull detonando o cavalino kkkkkkkkkkkkkkkk
Manu disse…
Boa temporada mesmo. Esperamos que 2013 a supere hehehe...
Já entro na deprê hoje mesmo pela falta de F1 esses dias. É triste.

Abs!
GiglioF1 disse…
Groo,

Põe chupa nisso... Ainda foi na imprensa dizer que foi culpa do Grosjean!!!...E ele que tirou então o título do Massa em 2008 participando da falcatrua de Cingapura , junto com o mafioso " mor" da F1!!!!!

Dança Ferrari!!!

Abraço do Giglio!!
Paulo Levi disse…
Ótimo o post, ótimos todos os comentários. Não tenho mais nada a acrescentar. E que venha 2013!
Anônimo disse…
Esse papinho de "Alonso piloto mais completo" e de "se Alonso estivesse na RedBull" já encheu o saco. É coisa de torcedor fanático que não sabe porcaria nenhuma de automobilismo. É bom esse pessoal entender que Vettel não caiu de para-quedas na F1.

Senão vejamos alguns pontos:

Vettel é parte fundamental do sucesso da RedBull, é cria da casa, começou na equipe satélite, equipe pequena diga-se de passagem, e lá conseguiu até vitória (coisa que Alonso nunca conseguiu).

Vettel é também responsável pelo desenvolvimento do carro ao lado de Newey, é quem repassa as informações de pista para as melhorias adotadas pelo genial projetista.

Vettel já era o piloto mais rápido do grid atual (conforme comprovam sua poles), ocorre que, após alguns erros nas temporadas de 2010 e 2011, não desperdiça mais as oportunidades que tem. Aprendeu a ler as corridas e a se adaptar às dificuldades das provas, tirando o máximo do conjunto a cada oportunidade, ou seja, além de rápido ficou regular (quesito em que Alonso era imbatível).

Já Alonso, apesar de ser exímio piloto, é péssimo esportista, extremamente arrogante e, tem como péssima característica, ser extremamente individualista, o famoso "eu ganho, a equipe perde". E o fato incontestável é que, nestes três anos de reinado de Vettel, foi incapaz de reunir ao seu lado, com muito mais recursos (o orçamento da Ferrari sempre foi maior do que da RedBull), uma equipe que trabalhasse tão bem como a concorrente. E me desculpem os radicais, isto não é azar meus caros palpiteiros, isto se chama incompetência.

Pois bem, ao invés de reconhecer a capacidade do adversário, as "Alonsetes" ficam tentando distorcer a realidade para cravar uma suposta superioridade do espanhol baseada em nada.

Aprendam de uma vez caros fanfarrões: Automobilismo não é só piloto, é a junção de piloto+carro+equipe, e, o conjunto é que tem de ser levado em consideração para análise de quem é ou foi o melhor a cada momento do esporte.

Senna sem a McLaren de 1988 não seria campeão do mundo. Schumy sem a Ferrari de 2004 também seria apenas um coadjuvante. Porém, foram pilotos que transformaram estes carros em conjuntos imbatíveis. O mesmo se aplica a Vettel.

Análise que não leva em consideração estas variáveis perde a racionalidade lógica para se transformar em achismo, pois deixa de lado a realidade para se fundamentar em suposições sem lastro.

Ademais, penso que tem muita gente falando bobagem quando diz que a Ferrari tinha um carro horrível este ano. Ora, ficou nítido que a Ferrari era péssima em classificações, mas também ficou claro que era tão boa quanto McLaren e RedBull em ritmo de corrida. Isso, para não falar da confiabilidade extrema de seus carros. Alonso não abandonou nenhum GP por falha mecânica este ano, já Vettel teve alguns problemas de confiabilidade que lhe custaram no mínimo uns 50 pontos.

Para piorar, Alonso foi batido por Massa nas últimas corridas, precisando do companheiro de equipe para continuar vivo no campeonato, o que prova que rendeu menos do que se esperava dele na reta decisiva do campeonato. Já Vettel partiu de uma desvantagem de mais de 40 pontos para a liderança e o título.

Por tudo isso, Alonso não pode ser apontado atualmente como o melhor do grid e sim Vettel, que, durante três anos seguidos, o derrotou de forma incontestável.

O resto é choro de perdedor.
Cassius Clay Regazzoni disse…
Esse papinho de "Alonso piloto mais completo" e de "se Alonso estivesse na RedBull" já encheu o saco. É coisa de torcedor fanático que não sabe porcaria nenhuma de automobilismo. É bom esse pessoal entender que Vettel não caiu de para-quedas na F1.

Senão vejamos alguns pontos:

Vettel é parte fundamental do sucesso da RedBull, é cria da casa, começou na equipe satélite, equipe pequena diga-se de passagem, e lá conseguiu até vitória (coisa que Alonso nunca conseguiu).

Vettel é também responsável pelo desenvolvimento do carro ao lado de Newey, é quem repassa as informações de pista para as melhorias adotadas pelo genial projetista.

Vettel já era o piloto mais rápido do grid atual (conforme comprovam sua poles), ocorre que, após alguns erros nas temporadas de 2010 e 2011, não desperdiça mais as oportunidades que tem. Aprendeu a ler as corridas e a se adaptar às dificuldades das provas, tirando o máximo do conjunto a cada oportunidade, ou seja, além de rápido ficou regular (quesito em que Alonso era imbatível).

Já Alonso, apesar de ser exímio piloto, é péssimo esportista, extremamente arrogante e, tem como péssima característica, ser extremamente individualista, o famoso "eu ganho, a equipe perde". E o fato incontestável é que, nestes três anos de reinado de Vettel, foi incapaz de reunir ao seu lado, com muito mais recursos (o orçamento da Ferrari sempre foi maior do que da RedBull), uma equipe que trabalhasse tão bem como a concorrente. E me desculpem os radicais, isto não é azar meus caros palpiteiros, isto se chama incompetência.

Pois bem, ao invés de reconhecer a capacidade do adversário, as "Alonsetes" ficam tentando distorcer a realidade para cravar uma suposta superioridade do espanhol baseada em nada.

Aprendam de uma vez caros fanfarrões: Automobilismo não é só piloto, é a junção de piloto+carro+equipe, e, o conjunto é que tem de ser levado em consideração para análise de quem é ou foi o melhor a cada momento do esporte.

Senna sem a McLaren de 1988 não seria campeão do mundo. Schumy sem a Ferrari de 2004 também seria apenas um coadjuvante. Porém, foram pilotos que transformaram estes carros em conjuntos imbatíveis. O mesmo se aplica a Vettel.

Análise que não leva em consideração estas variáveis perde a racionalidade lógica para se transformar em achismo, pois deixa de lado a realidade para se fundamentar em suposições sem lastro.

Ademais, penso que tem muita gente falando bobagem quando diz que a Ferrari tinha um carro horrível este ano. Ora, ficou nítido que a Ferrari era péssima em classificações, mas também ficou claro que era tão boa quanto McLaren e RedBull em ritmo de corrida. Isso, para não falar da confiabilidade extrema de seus carros. Alonso não abandonou nenhum GP por falha mecânica este ano, já Vettel teve alguns problemas de confiabilidade que lhe custaram no mínimo uns 50 pontos.

Para piorar, Alonso foi batido por Massa nas últimas corridas, precisando do companheiro de equipe para continuar vivo no campeonato, o que prova que rendeu menos do que se esperava dele na reta decisiva do campeonato. Já Vettel partiu de uma desvantagem de mais de 40 pontos para a liderança e o título.

Por tudo isso, Alonso não pode ser apontado atualmente como o melhor do grid e sim Vettel, que, durante três anos seguidos, o derrotou de forma incontestável.

O resto é choro de perdedor.