F1 X Futebol: morre o burro fica o homem



A emissora oficial da F1 no Brasil optar por exibir na tarde deste domingo uma partida do – já decido – campeonato brasileiro de futebol já era até esperado. Favas contadas.
Nem com os atrativos de ser a penúltima corrida do ano, com possibilidade da decisão do título mundial de pilotos (em uma briga acirrada) e ser a primeira corrida na pista americana de Austin pesaram.
A emissora mostrará jogos de futebol de um campeonato decidido com três rodadas de antecedência e priorizará uma partida entre um time sem pretensões (Flamengo) e outro virtualmente rebaixado (Palmeiras) e exibirá em VT a corrida após o programa Fantástico.
Ao vivo apenas no canal pago SporTV, que também pertence à empresa.

Longe das questões comerciais que envolvem a grade da TV, o que se propõe aqui é discutir o valor jornalístico da escolha.
Qual é mais relevante?
Esqueça contratos de publicidade, com isto que se preocupem os anunciantes que pagam para exibir suas logomarcas tanto no futebol quanto na F1, mas jornalisticamente a decisão de um título que vem sendo anunciado pela própria emissora como o mais disputado e equilibrado em muito tempo parece ser mais relevante como noticia do que a queda (pela segunda vez em dez anos) de um time “grande” do futebol paulista.
Não?

Será um tremendo tiro no pé se por acaso o campeonato se decidir em favor de Sebastian Vettel neste fim de semana.
A emissora perderá de uma só vez o debut de Austin, a decisão do campeonato e a sagração do mais jovem tricampeão (real, seguido) da história e não terá um mote apelativo para as chamadas da corrida no Brasil, que perderá a importância esportiva totalmente.
Aí então todos nós fãs da F1 e da velocidade em geral, gostaríamos muito de ver a cara do homem, ou as caras do grupo que tomou a decisão.
Mas enfim: morre o burro e fica o homem.

Para quem não tem o canal pago ou não quer aguentar os narradores comentaristas com sotaque de furo em pneu (shiiiiiiiii, ou xiiiii) fica a dica: o site Ultrapassagem.org está exibindo um streaming ao vivo da prova com narração própria, mais precisamente minha e com comentários de Claudemir Freire e Sandro Pimenta a partir das quatro da tarde.
É uma forma de não perder a prova, não passar raiva com a narração sem sal do SporTV e ainda garantir boas risadas (espero).
Nos vemos por lá então.


Comentários

Rafael Schelb disse…
Corrida com narração sua? Isso eu faço questão de ver!! Quase rolou isso do GP do Canadá do ano passado, quando a Globo não passou uma parte da corrida e rolou aquela transmissão da Radio On Board.
Tá aí, uma boa ideia. Vocês podiam fazer isso mais vezes, mesmo que sejam apenas uma ou outra corrida!
Jaime Boueri disse…
Schelb, somos dois. O cara vai secar a McLaren ao vivo. e isso é imperdível...

Vão ler tweets ao vivo também?! Vai ter a sessão "torcedores do futuro" com entrevistas de criancinhas? Vai ter sorteio de brindes ao vivo?!

Putz Groo, eu vou assistir (ou, ouvir). Não perco por nada...
Groo, vou assistir no SportV sem som e aguardar a narração no RoB....
Rubs disse…
Por favor, faça um gargarejo com cepacol.
Conectei a engenhoca no hdmi da tv, que é ligada no auxiliar de um pré-histórico Kenwood 540w rms e 4 caixas de 250w rms. Até seu bafo passará pelo woofer.
E convide o Coyote para que eu possa falar mal dele.
Abs.
Marcelonso disse…
Groo,

Putz essa eu perdi...compromissos me deixaram distante da web neste final de semana.

abs
Daniel Machado disse…
PQP, tive a net ruim ontem. Pra ver a corrida por algum lugar foi sofrimento demais, magina pra ouvir no ultrapassagem como eu queria. Foda, deve ter sido legal.