Enter 2013 (F1) : Ecclestone


Alguns estão esfregando as mãos e sorrindo com a possibilidade de Bernie Ecclestone se afastar do comando da F1.
Beleza... E o que vem depois?

Ecclestone elevou uma categoria – que mesmo sendo muito legal, era apenas um bando de garagistas e entusiastas ávidos por enriquecer – em um espetáculo mundial.
Ele costuma dizer que não acha graça na organização das copas do mundo ou olimpíadas já que ele próprio tem que organizar um evento tão grande quando a cada quinze dias.
Esta mentindo ele:

Bernie tem sim diversos defeitos e a forma com que rege e consegue as coisas são um tanto cinzas.
Muito se fala em corrupção, chantagem, falcatruas diversas enfim...
Mas procurem um, apenas um que tenha um posto aproximado ao que tem o velho.
Existem santos?
E dizer que Bernie apenas usa a F1 como forma de ganhar ainda mais dinheiro é fácil, afinal, todo mundo trabalha apenas por amor ao que faz. Não é assim?

Também o acusam de não gostar de corridas.
Tanto gosta que as manteve vivas.
Se as tirou de seu berço natal (Europa) foi porque o interesse nas corridas por lá talvez estivesse se esvaindo.
Se não do público, dos organizadores.
Tirou provas de países que não puderam ou não quiseram modernizar seus autódromos.
Acha errado?
Quantos Sennas, Villeneuves, Petersons e outros mais teriam que morrer para se entender isto?

As corridas em pistas sem tradição podem até não ter o mesmo charme e por vezes nem público tão grande assim, mas o que a velha raposa tira dos organizadores em termos financeiros compensa isto. E acredite: ninguém perde.
Desde os organizadores, que pagam altas cifras, mas tem retorno (licito ou não) garantido, a categoria, as equipes, Incluindo velhos desafetos como Ron Dennis e Montezemolo, que tem na vida um único objetivo: serem eles próprios o próximo Ecclestone.

Outra reclamação constante é de que Bernie não gosta dos fãs de corrida, dos expectadores.
Ok...
Eles, os fãs, reclamam das pistas do Tilke, da artificialidade das asas móveis, dos pneus de farinha, das regras que mudam durante a temporada e até dos horários, mas...
Não perdeu uma só prova da temporada e ainda aplaudiu de pé a competitividade. Louvou a temporada passada como uma das melhores de todos os tempos.

Temo que sem a mão forte que segura todos os rabos presos da categoria (repito, não existem santos) a F1 vai aos poucos regredir, atender apenas os interesses de um ou dois e por fim se tornar algo banal que vive de um passado de glorias e sem nenhuma perspectiva de futuro.

Comentários

Ele modernizou a "romântica" fórmula Um dos anos 60/70/80, inseriu o "produto" em todo mundo...pode se aposentar que fez um ótimo trabalho, o GP que a gente não gosta..NÃO ASSÍSTIMOS.
Carlos Gil disse…
Será o momento de ver quem é que tem a capacidade para colocar todos os egos, interesses e negociatas que pululam no circo a trabalhar para o mesmo objectivo!
O mais certo é que os primeiros anos pós Ecclestone sejam muito conturbados, com vários grupos de pressão (nem todos ligados directamente à F1) espalhando minas por todo o lado, passando faca nas costas dos seus aliados e jurando lealdade eterna a inimigos, pois vale tudo para colocar o seu escolhido na cadeira do poder.
Vai ser um período difícil para a F1, acredito até que possa dar origem a fraccionamentos no actual Circo, e que passem a existir duas competições concorrentes.
Quando (e se) isso acontecer a Scuderia Ferrari vai passar um mau bocado, pois se não ficar na cadeira do poder (directa ou indirectamente), perceberá que afinal não é tão valiosa ou insubstituível para que as outras equipas se submetam aos seus interesses.
Se isso acontecer para mim não será o fim do mundo, afinal a F1 enquanto competição automóvel já acabou à cerca de duas décadas, e o que estamos aqui a falar/escrever é acerca de um espectáculo de entretenimento que ficou com o nome de “Formula 1”, e isso de uma forma ou de outra vai continuar, afinal “there's no business like show business! So the show goes on.”
Esperemos para ver quem será o sucessor de Bernie Ecclestone.
Alguém falou em Flavio Briatore?
CG
Marcelonso disse…
Groo,


Como vc bem colocou, Bernie transformou essa categoria. O cara tem seus defeitos é evidente, mas também tem seus méritos.

Penso que ele pecou na concentração de grana, a parcela das escuderias ainda é pequena.

No entanto, existem rumores indicando que Bernie deseja que as escuderias dependam menos do patrocinio, mas para isso acontecer ele terá que abrir a mão...

Quem sabe.

abs
Concordo com esse texto. Queiram bem, ou não, o Bernie fez mudanças importantes para a F1 e conseguiu transformar a categoria. Mas como nem ele é eterno, sabemos que essa era tem o tempo bem limitado.

Resta torcer para que quem assuma a bronca a seguir tenha uma administração competente.
Manu disse…
É, pensando assim, Bernie se enquadra na frase do ruim com, pior sem.

Abs!
Net Esportes disse…
Não sei o quanto tem de verdade na atitude em si, mas eu gosto quando ele vai até o piloto e fala com eles; Como no dia que o Vettel largou em último no ano passado e ele foi lá da uma força ......

E depois de Jean-Marie Balestre acho que qualquer um ta bom mesmo que tenha mil defeitos !!!!!!!
Groo,

você sintetizou o "Tio Bernie"...

abs...