A esperteza que só tem quem tá cansado de apanhar

-Meu povo trabalhava de sol a sol nos campos de algodão. Sem direitos, sem salário e arriscados a tomar uma surra por tudo e por nada. Mas trabalhava cantando...
-Por quê? 
A pergunta feita por Samuel Charters a Mississipi Fred MacDowell foi seguida por um breve silêncio antes da resposta, mas segundo o historiador musical americano pareceram horas.
-Porque era tudo o que tinham e era a única forma de purgar a raiva, de passar o tempo e de aguentar a dureza da vida.

Sam gostou da resposta, mas sabia que havia algo mais. Foi sua vez de ficar em silêncio.
-Cantavam também para se comunicar de forma cifrada uns com os outros, dizer, por exemplo, que o capataz estava chegando. 
-Como assim? – Quis saber Charters.
-Um exemplo: se alguém estava cansado e parava por alguns instantes e o capataz aparecia, alguém puxava o coro: “-You gotta move”. E os outros respondiam: “Oh when the Lord gets ready, you gotta move...”
-Mas esta não é uma canção de louvor?
-Não, mas era isto que queriam que pensassem... 

Comentários

Paradoxos da arte... como uma coisa tão triste pode ser tão bela.
Anônimo disse…
... triste para nós terra-papagaienses, notar que menos de 60 anos se passaram nos E.U.A de racismo brutal e lá, hoje, encontramos físicos, astrônomos, médicos, engenheiros( civis, mecânicos, elétricos, nucleares) arquitetos, pilotos! - de avião , caça à jato e carros de corrida -, escritores( Toni Morrison, mulher, Nobel em Literatura -1993 ), economistas, presidente( ele é mulato, assim como GH-1 da Inglaterra mas representa a "raça". "Raça", já sabemos, é a humana ), jornalistas ! Todos em postos de liderança ! Até generais ! Advogados( 1ª escolhas deles mas juízes só temos um, na alta corte. Lá, vááááários !), artistas, desportistas e músicos nós também temos mas lá Sidney Poitier, Jamie Foxx, Louis Gossett Jr, Cuba Gooding Jr e os fenomenais Denzel Washington e Morgan Freeman levaram o Oscar ! Ah, e o Forest Whitaker como Idi Amim Dada( que era estuprador eeeee racista. Africano). Não contei as mulheres mas vamos lá. Hally Berry que, no filme, cena braba que estas mocinhas blogais não teriam coragem de fazer hoje em dia pois só querem vender, vender e vender prá gente carros, celulares e internet. E a hilária fantástica Whoopi Goldberg. Bom. Racismo ainda existe pelos E.U.A. mas acho que o racismo mesmo, aquele, lobo em pele de cordeiro, continua acontecendo mas mais a sul do Equador. Qual seria o país ? Hein ? hein ? hein ?
Argentina... ha !


M.C.
Manu disse…
Bom, muito bom. :)

Abs!
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
... poxa ! Gente mal educada... Nem respondem...


M.C.
Unknown disse…
Amigo Ron, que beleza de post!
A escravidão ainda não terminou, mas um dia ela acaba.

Abraço!