A "craquenetização" da F1? Tomara que não


Mas agora é sério...
A chegada de Rubens Barrichello ao grupo de transmissão da F1 ao lado de Luciano Burti, Reginaldo Leme e - vá lá que seja - Galvão Bueno tem dois aspectos distintos.

Rubens tem experiência.
Aliás, ninguém tem mais experiência que ele.
Passou por fases diversas: cambio na alavanca, na borboleta, diversos tipos de motores, domínio do Alemão, campeonatos do espanhol, idas e vindas de times e motores e uma penca de regulamentos diferentes.
Sem contar os pneus.
Andou com lisos, sulcados, pneus que durava uma corrida toda, pneus de farinha que não duravam dez voltas...
Correu com reabastecimento e sem.
Pode se dizer que na F1 moderna, foi o que mais viu e participou de mudanças.
Com esta turma que está hoje disputando o campeonato, andou com a maioria deles.
Pode – se quiser, claro – falar com propriedade sobre as corridas e os desdobramentos dos acontecimentos.
Não muito, óbvio, já que a transmissão global é limitada e totalmente focada na corrida em pista, pouco trazendo do que acontece antes e – principalmente – após a bandeirada.

Por outro lado, corrobora com a infeliz (atenção para o termo) craquenetização das transmissões.
Do que se trata?
Assim como o comentarista de futebol da rede Bandeirantes de televisão, Rubens não é um vencedor. Na pista entenda-se.
Em outras áreas ninguém pode levantar lebre nenhuma, afinal, o cara fez o que quis e gostava do que fazia. Ganhou sua vida com isto, coisa que pouquíssimos podem dizer que fazem.
E isto costuma azedar as impressões e turvar a visão.
É capaz das novas gerações acabarem tendo a impressão de que – assim como acontece com o comentarista futebolístico – de que foi um fora de série, um sem par.
Quando na verdade não foi nem metade. No caso do futebolista, nem um terço...

Ao menos e ainda bem, não ouviremos comentários do tipo: “-É um baita piloto!”, ou, “-Merecia estar na Ferrari, Red Bull ou McLaren...” e até “-Pelo dinheiro que ganha, mordomia que tem tá fazendo muito pouco...”.
Ou será que corremos este risco?
Oremos...

Comentários

Anônimo disse…
... isso mesmo. Parei no " e – principalmente – após a bandeirada ".
É experiente o menino. Mas, aíiíí, não caberia um programa na Blogo, de preferência - e eles fazem isso mesmo - às 4 da manhã com o riloto apresentando ? Ou no Ixporti-Tivi 4 ? Tá, no 5, no mesmo horário ! Poxa, seria legal ! Barrobello dando dicas de pilotagem, apresentando o novo Chery ! Ou JAC ! Ou o novo 1.0 da Fui Iludido Agora é Tarde ! Até moto ! Onda 125cc... e falando dos 20 anos que esteve na F1. As diferenças dos carros atuais para os novos. O que ele comeu e deixou de comer na F1. Vivo ou morto. O bicho. Foi comido ? Essa eu não sabia... E, as uvas passas no pastel integral de frango com curry( uma delícia !): entrevistas ! A primeira entrevista com o Piquet !

Voltemos à leitura. Paro agora no " , nem um terço...". Verdade verdadeira. Disse tudo. Mas os craques mesmo, as feras, não são bláblázeiros, senhor Groo. Messi, por exemplo, é tímido. Não será comentarista esportivo na tv espanhola e, muito menos, na tv argentina. Rivelino e o próprio Pelé são um saquinho comentando. Ronalducho é uma simpatia de figura televisiva mas quando fala... A única exceção( e elas sempre existem) que conheço vai para Gérson, o Canhotinha de Ouro, mas é aqui, no Rio, e na Bandeidantes. O senhor não vê. É comentarista direto na bancada do verdadeiro Garotinho - o Legítimo !- José Carlos Araújo ! "Cheeeguei" ! Deveria pegar um lugar de narrador na TV... Bandeidantes é fraca mesmo... Da mole prá mané blogal. Na F1, seria ótimo o Piquet do lado de ... voce sabe quem, o mané blogal.
A foto não mente. É um deslumbrado. Usará a bláblázice para aparecer. Está olhando para o monitor, no alto, e pensando: " como sou liiiindo " ! apesar de figura irritante. E feio. Chamem o Kimi Cachaça para comentarista ! Ficará lá, quietinho. Pelo menos, a Manu e as Oiqtetas vão adorar...


M.C.
Anônimo disse…
... o gordinho barbichudo tá sorrindo com o sorriso de desdém... vai por mim, sdenhor Groo. Tá pensano o rolha de poço: " Que mané "!

Esse pograma é o " Baixas, oras !" ? Acredita que eu nunca assisti ao pograma ? Ceguinho Gosman tá com 100 anos mas ainda com aquele jeitinho " eu sou jovem " de ser ? "Jovem" , do saudoso e genial Chico Anísio... O programa do Mariposello veria após o Gosmam. Ou o Gosman, Corujão e o Mariposello !

Luz, quero luz,
Sei que além das cortinas
São palcos azuis
E infinitas cortinas
Com palcos atrás
Arranca, vida
Estufa, veia
E pulsa, pulsa, pulsa,
Pulsa, pulsa mais
Mais, quero mais..."

Do Chic e música de abertura do programa do Mariposello. E muita luz nele ! Luzes, Flashes ! Amaury vai perder ! Até a Angélica.



M.C.
Marcos Antonio disse…
meu medo é que isso seja uma 'Caioribeiralização' da F1, espero que o Rubinho não venha para comentar o óbvio...
Anônimo disse…
... Comandante, é melhor esperar pelo óbvio, sim. Ululante. Mas, senhor Groo. Vamos rir ! Da série... momentos hilários na Areas de comentários do Blig. Patrocínio da M.C. Marketingue Canalha Açossieixioms ! A mesma que está assessorando o Pastor do Congresso.

"Mark Webber pode deixar a Fórmula 1 para correr na Porsche "

kkkkk !

Pára com isso ! próxima corrida , corra como macho e mande o alemão pastar...

Mas, se vier a acontecer, quem irá pro lugar do caipira outbackiano ?

Rumores que o sorridente da foto de hoje já alugou jatinho e estará em Milton Keynes, Buckinghamshire com chegada prevista na madrugada de quinta ! Já mandou imeiiú :


" Sou segundão de carteirinha e farei o mesmo que o Caipira mas não darei chiliques desnecessários no final da carreira. Fui bom segundo piloto para o Ross. Pergunte para ele. Só para o meu povo, me permita, farei teatrinho. Vettelzinho ficará tranquilo comigo escudeirando, Niu uei !

Beijos, Passameubello ".



M.C.
Marcelonso disse…
Groo,

Como comentarista penso que Barrichello será muito melhor que o Burti. Sua chegada a Globo era esperada.


abs
Unknown disse…
Se virar moda vai ter fila na globo para comentar F1.
Anônimo disse…
... não adianta apagar, senhor Groo. Já fui lá. Será que voltou com a moderação ? Vou dar um pulo no Marcelonso.


M.C.
Anônimo disse…
Não concordo que o Rubens e o Neto foram medianos nos seus esportes.O Neto jogava muita bola e em 90 só o Lazzaroni achava Bismarck ( talvez alguns cariocas e a mãe dele , tá) melhor que o Neto. Ele tava comendo a bola , ia assistir aos jogos no Pacaembu, mesmo não sendo corintiano, foi campeão brasileiro, jogou em todos os grandes de São Paulo, era craque , só não foi mais pq tinha dificuldade de manter peso e ai caia no desanimo. Rubens também foi grande , ganhou 9 corridas na Ferrari, 5 títulos de construtores, e, acho que qualquer piloto ao estrear na F-1 fosse proposto a ele que " assina aqui que você terá uma carreira igual a de Barrichello", o cara assinava na hora... sem titubear...
Granito