F1 2013 China: F1 agora é xadrez em velocidade.


Há um consenso que os pneus foram no ano passado as grandes estrelas da temporada. O motivo maior para o tão celebrado equilíbrio do campeonato.
Só que parece que este ano a coisa toda foi elevada a décima potência e as coisas ficaram muito estranhas.
Largar na pole e ficar nela por apenas seis, sete ou oito voltas vale a pena?

Por conta dos pneus que se desgastam muito rápido o equilíbrio se tornou algo tão falso quanto aquele obtido nas categorias americanas por conta de bandeiras amarelas mostradas a cada “cagada de pássaro” como disse Nelson Piquet.
Ok, os pneus são os mesmos para todo mundo e quem quiser que faça uma estratégia melhor para o uso deles, porém... Eis ai o problema.
Estratégia demais e pé embaixo de menos e nunca é mais lembrar que o nome da coisa é corrida e não poupança.
Teoricamente deveria ganhar quem fosse mais rápido e não quem fizesse a melhor estratégia.
Se for para ver um esporte fundamentado na estratégia talvez fosse melhor assistir xadrez e ficar esperando o Gasparov perder para gritar um “chupa” e dizer que depois do Mequinho, o Brasil nunca mais teve um representante realmente bom...
Estratégia demais sobre emoção artificial
A coisa toda rende várias ultrapassagens, mas a emoção gerada fica sempre sob suspeita de ser apenas em função do “frescor” do pneu de quem ultrapassa sobre os pneus gastos demais de quem é ultrapassado.
Quando não é isto é o uso inapelável do DRS que não deixa margem nenhuma a defesa de quem vai à frente.

E neste panorama, venceu Alonso.
Não foi pole, não fez a volta mais rápida, mas fez a melhor estratégia e ultrapassou quando seus pneus eram melhores. Mérito dele de ser o melhor dentro da nova dinâmica.
Mas fica a pergunta: adianta muito isto já que a cada pista a história do desgaste é completamente diferente?
São as nuances deste xadrez a trezentos por hora.
Se isto é bom não sabemos direito, mas é o que temos.
E acaba que foi justa a vitória. Alonso sobrou.

Comentários

Despertei as 3:55 , asssiti a corrida até as 4:25 e depois mudei par aum canal qualquer da SKY e assisti CSI NY.
Groo vou te confessar uma coisa: acho que a minha relação com a F-1 de 38 anos acabou.Incompatibilidade de gênios, falta de tesão, enfim acho que acabou. Conseguiram finalmente matar a categoria.....
Groo, o fim para mim foi quando o Button perguntou para o paspalho do box quantas voltas tinha os pneus do Hamilton que vinha atrás para saber se deixava passar ou brigava pela posição.
Porra!!!! o cara tem 10 engenheiros, uns 30 tecnicos e só para trocar os pneus são de 12 a 15 mecanicos!!!O cara sabe até on line um exame de fezes do piloto que vai a frent ou atrás. Não são capazes de fazer mais nada sozinhos. Não dominam a tecnica, não dominam a estratégia , não dominam os dados, em suma são o que eu sempre falei: Chimpanzes amestrados apertando botões comandados por outros.
Embreagem automatica, direção eletrica, comandos hidraulicos, cambio sequencial automatizado, assistencia on line sobre todos os itens do carro. Só falta o piloto ter um chauffeur.....
CANSEI, PRA MIM CHEGA, SÓ COMENTO AGORA F-1 DO PASSADO. ADORO O IMPERIO ROMANO, AGORA VOU ADORAR OUTRA COISA ARQUEOLÓGICA: A F-1.
Anônimo disse…
"Tamanho do pênis é, sim, importante para as mulheres, diz estudo ", tá na VEJA. Ciência, meu !
Tá bem nas parada, senhor Groo ? Eu tô... E o Politicamente Correto também deverá estar. Já descobriu o Teatrinho da F1. Uns aprendem mais rapidamente, outros demoram. Quanto mais a demora do sujeito em compreender a enrolaçãozice, te garanto( sou cientista!) tem o próprio aquilo pequenininho... Vai diminuindo a medida que ainda acredita. For Mula Huuummm Pé Na Bola....
Afonso é bem dotado ! Já o Passa...

Lista dos bem dotados da F1 !


1- Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1h36m26s945
2- Kimi Räikkönen (FIN/Lotus) - a 10s1
3- Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 12s3
4- Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 12s5
5- Jenson Button (ING/McLaren) - a 35s2


Pronto. E les, tirando o DáoButton, são pequenininhos. De altura. Tenho um amigo baixinho que, quando sacaneaado faz com os dedos polegar e indicador o "L" ( de Lullalá ou Loser ). Aí ele diz: " Olha a sua altura( apontando pro dedo indicador), poser, e o tamanho dele( apontando pro polegar). Agora olha o meu tamanho " !, e baixa a mão em formato de revólver ! HA ! Tem que rir dos amigos do M.C. ! Mas esta é velha. E não tem nada a ver mas em " O Diabo Veste Prada" há um diálogo neste sentido. E tem peça do Plínio Marcos: O Assassinato do Anão de Carvalho Grande ". Eu nem assisti a corrida e digo o por quê. Quem se lembra, na semana passada, o pito dado pela máFIA na MacMac, Rédibu eeee Mercedoca ? Só poderia dar nisso aí ! Ferrada ! E o beeeemmm dotado Afonso...



M.C.
Vinicius disse…
Ron

Webber pagou hoje a primeira parcela das “`camaradagens´´ que fez pra Vettel e a Red Bull,a segunda começara a ser paga domingo que vem no Bahrein,

Se Webber for esperto,nem viaja ao Bahrein,já pede as contas pra Red Bull hj mesmo,concorda Ron?
Ron Groo disse…
Ele é australiano. Não desiste nunca...
Rubs disse…
Alonso é um diamante -, engastado num focinho de porco.
Este chiqueiro está repleto de pirellis e pilotez.
Anselmo Coyote disse…
"A coisa toda rende várias ultrapassagens, mas a emoção gerada fica sempre sob suspeita de ser apenas em função do “frescor” do pneu de quem ultrapassa sobre os pneus gastos demais de quem é ultrapassado."

E o que dizer de dar blackout na última volta com pneus macios supernovos calçando um dos maiores foguetes que a F1 já viu? Sem comentários, né!

Abs.
Vinicius disse…
Ron

Gostei dessa: Ele é Australiano e não desiste nunca.

Mas Vettel e Marko irão convence-lo a desistir disso,pode crer.

Vettel não esqueceu de todas as traquinagens,arapucas e ursadas que Webber lhe aprontou desde 2010,e já começou a madar as parcelas pro masupial canastrão pagar em longas e suaves prestações,a 1a parcela já foi paga,a 2a parcela será paga domingo que vem,no Bahrein.

O pagamento no Bahrein,será o seguinte: Webber não treina em nenhum dia,e na corrida larga dos boxes,mas alguns metros depois,todas as suas rodas se soltarão do carro,e ele abandona,sem sequer completar meia volta,Ron.

Na Espanha,o mesmo só que consegue largar,mas a Red Bull já ordenou a dupla da Toro Rosso,que assim que o carro Numero 2 for avistado no retrovisor deve ser fechado com toda a força do mundo,e se Webber for visto a frente deles,Vergne e Ricciardo devem torpedar sua traseira com tudo que tem direito.

quem cumprir as ordens a risca,literalmente,ganha a vaga na Red Bull em 2014 ou talvez já neste ano de preferencia antes das ultimas corridas pra não deixar Webber aprontar outra ursada pra cima de Vettel,Ron.
Marcelonso disse…
Groo,

Bem ou mal, as corridas estão melhores desde a entrada da Pirelli. Quanto ao DRS penso que deveriam abolir essa traquitana.

Alonso soube capitalizar tudo a seu favor hoje, já Massa...

abs
Net Esportes disse…
Quem seriam os peões desse jogo de xadrez? Acho que o Rei da Ferrari está definido e a Rainha da Mercedes também !!!!
Anônimo disse…
... o que que é "Hublot" ? Relógios ! Marca nova, 1980. Patek Philippe, só para se ter uma ideia, é de 1851. A partir d'agora um novo jeito de ver F1. Do antigo apaixonado M.C.
Olha só como é fácil prever hoje os movimentos da For Mula Hum e do Pénabola. Net Esporte só errou num detalhe pois não está acostumado com a Realeza e estes novos estilistas atrapalham tudo. Ninguém sabe mais quem é hmem e mulher... zinha. Comprreendo o Net. Realmente, você não sabe quem é quem mais ainda, vestido de rei e Rainha ! Rainha da Ferrari está definido e a Rei da Mercedes. Rainha Afonso e Rei GH-1 poderão, sim, ser o duelo do Campeonato deste ano... Tenho medo pois o reino é um só e domina toooodo o tabuleiro. Reino da máFIA e a máFIA( lembrem-se: Rei e Rainha não governam...), o seu presidente está do lado de quem, hein, hein , hein ?

Pénabola. Quinta passada. Leandro Eusábio, "nobre" zagueiro do Fluzãozinho, veio com esta: "precisamos ter medo do Nemguinho. Não tem nada a perder a UPP-Gaveana pois eliminado está " ! Frio na barriga senti !
Já era, e o gelo na barriga tinha razão de existir, tá lá, no placar ! Vamu ressuscitar o morto !


Fácil prever For Mula Hum e Pénabola.


M.C.


Unknown disse…
Eu concordo com o politicamente incorreto, disse absolutamente tudo que eu queria dizer.
Pois é, mas mesmo com esse jogo de xadrez, a sequência de colocações dos que terminaram a prova foi a mesma daqueles que são apontados como os melhores do grid.

Também não custa perguntar: fosse com os pneus de madeira da Bridgestone, que exigiam um ritmo de classificação da primeira à última volta, poderia Kimi Raikkonen manter-se tão perto dos líderes com a reconhecidamente limitada Lotus?

Ainda prefiro os pneus paçoca da Pirelli, que colocam o controle da situação mais na mão dos pilotos, do que os Bridgestone. E continuo abominando a DRS, esta sim uma apelação escabrosa.

Abraços.
Magnum disse…
É, truques pra evitar monotonia dos melhores carros eternamente à frente são desejáveis, mas estão passando do ponto, como mencionou o politicamente incorreto acima, um piloto ter que perguntar à equipe se ele será ultrapassado pelo piloto de outra equipe que vem atrás é dose..