Não há entre os fãs de F1 quem não tenha – ao menos uma vez – reclamado, odiado ou mesmo apenas xingado uma pista que tenha a chancela de Hermann Tilke.
O mais comum é dizer que são enormes kartódromos que não levam em conta a competição, mas apenas a grandiloquência da obra em si.
Pistas com entorno sensacionais como o de Abu Dhabi onde tem até um hotel que muda de cor ou então as instalações suntuosas – e gigantescas – do autódromo da China são muito mais comuns em sua obra que as curvas bacanas do – também seu – circuito da Turquia.
Também é comum dizer que o homem faz suas pistas no paintbrush, que abusa do copy and paste, copiando curvas de circuitos já existentes e consagrados (Spa, Suzuka, etc.) quando não, copiar a própria obra.
Por vezes a sensação, principalmente de quem se utiliza de jogos e simuladores de corrida, é de que é muito mais divertido pilotar nas pistas Tilke do que assistir corridas nelas. E deve ser realmente verdade.
Aqui também, com honrosas exceções (Malásia, Turquia e Austin) muito se criticou as obras deste maluco alemão que a FIA (ou Bernie Ecclestone, vai saber) arrumou para padronizar as pistas de corrida ao redor do mundo.
Porém, não ouso dizer que ele é burro, preguiçoso, acomodado... Não.
A culpa é da fixação deste alemão por pés.
Tilke é podólatra e coloca isto em seus desenhos...
Acompanhe ai.
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Austin: parece uma chuteira |
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Istambul: ótimo, mas lembra um sapato feminino |
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Sepang: dois chinelos raider um virado de sola para o outro |
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Singapura: da 14 em diante, até a curva sete é uma bota |
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Socchi: um mocassim bico fino |
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Abu Dhabi: Lembra um revolver, mas se virar de cabeça para baixo, da curva 1 até a 8 é um All Star de cano alto |
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Aragon: da curva 15 até voltar a curva 3 temos um conga |
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O velho Hockenhein foi assassinado e virou um coturno de bico fino(?) |
Pequim: olhe bem... É uma bota de gesso. |
Tomara que Tilke nunca se inspire em sapatos de palhaço ou nas sandálias modelo Crock´s para fazer pista nenhuma.
Legendas arrumadas: agradecimentos ao camarda Julio Cezar Krombauer que viu o erro.
Legendas arrumadas: agradecimentos ao camarda Julio Cezar Krombauer que viu o erro.
Comentários
M.C.
Não tinha olhado por esse ponto de vista, faz sentido.
De qualquer modo, continuo detestando esse fazedor de circuito de Hamsters. Saldo as exceções listadas, todos os demais são porcarias.
abs
Mas eu creio que eram melhores que muitos aí do Tilke. ^^
Abs!
Abs.
M.C.
Melhor ia ser, se o traçado fosse desenhado por Saul Vilela, o melhor arquiteto de Minas, e idealizado por Nelson Piquet, que deu nome ao circuito. E para vc não ficar de fora, o estacionamento ia ser batizado de "General M.C.", onde todo mundo fica preso.
Abs.
M.C.
Eu, gosto da Turquia, de Austin e achei interessante essa da Rússia. O resto, é uma merda atrás da outra.