No próximo carnaval vá para a terra do pão de queijo

Se esse carnaval foi demais, demais em tudo, em número de gente, em muita música e em falta de tranquilidade, planejar uma viagem para o próximo ano pode entrar para a listinha de desejos. Aliás o carnaval pode ser encarado como férias extras, já que tudo só vai funcionar mesmo após a quarta-feira de cinzas. Uma viagem de carro, bagagem na mala, um mapa com um roteiro interessante para ser descoberto e um seguro viagem para dar tranquilidade a você, é o plano.

É fato que a malha ferroviária do Brasil ainda precisa de desenvolvimento, então se não escolher viajar de avião, o carro é uma maneira bem confortável e que dá mais liberdade aos viajantes se você comparar com ônibus. Viajar de carro dá o direito de se perder entre paisagens de cidades pitorescas do interior brasileiro, ou percorrer à beira-mar quilômetrica das praias nordestinas, tudo pode.  E de quebra, se for com amigos, dá para dividir os gastos.

Se você levar em conta que o Brasil é um país gigante e que cada região tem suas particularidades, isso fortalece o valor de uma viagem ao volante. Parar onde quiser, fotografar, provar a culinária, não se preocupar com peso da bagagem, não sentar com um desconhecido ao seu lado, vantagens são muitas, mas cuidados também, é bom não esquecer. A tradicional revisão do carro não pode faltar e é bom que seja feita com certa antecedência para não atrapalhar os planos.
 A melhor parte é definir a rota, um roteiro bem pensado pode incluir cidades lindas e a possibilidade de vivenciar de perto as características de cada uma. Lembre-se que viajar em período de carnaval para fugir dele, é necessário escolher cidades menos badaladas nessa época, elas existem. Ou as que tenham carnavais menos agitados, ou localizados em partes específicas da cidade e que não perturbem a locomoção pelas estradas ao redor.
Ouro Preto - MG.
Minas Gerais é uma excelente opção, e por que não também dá uma espiadinha nas festividades de lá? Saindo de Belo Horizonte até Ouro Preto são apenas 100 km,  lá o sítio histórico barroco é o principal do Brasil, é patrimônio da humanidade pela Unesco e é de deixar qualquer visitante encantado com a beleza arquitetônica.
Bem ali ao lado, a 15 km está Mariana, a cidade mais importante do Ciclo do Ouro, apesar de ter perdido o posto da mais procurada em Minas, é um local que vale a pena visitar.
Os passeios podem ser feitos a pé, mas para ir até a Igreja Basílica de São Pedro dos Clérigos, fica no alto do Centro Histórico, e a Mina de Ouro da Passagem, você vai precisar ir de carro. Da Basílica você terá também um vista panorâmica da cidade, já na Passagem você caminhará pelo local de exploração do ouro do século 19. São 315 m sobre trilhos com uma descida de 120 m de profundidade.
Com mais 56 km de estrada você chega até Catas Altas, a cidade fica a 752 metros de altitude, a Serra do Caraça ao fundo é a paisagem constante que embeleza o preservado casario colonial, parece até que parou no tempo. As pousadas tradicionais e os restaurantes com a gastronomia local é um capítulo à parte, conquista todas as pessoas dispostas a provar as delícias mineiras.

Texto de Guilherme da Luz


Comentários

Vander Romanini disse…
Minas..., pode crê!!!
Lá é bão dimais!!!
Manu disse…
Legal! Fui à OP em 2012 na semana santa. Foi muito bom, pois conheci praticamente tudo na cidade, não parei um mísero dia quieta. :D
É uma bela cidade, com muita cultura.

Abs!
Anselmo Coyote disse…
Uai... É tudo verdade e ainda tem muito mais. Mas o resto a gente só conta quando vc estiver aqui. :)
Abs.
Rubs disse…
Deixa pra ir em julho. Fica mais mió de bão na Mantiqueira. E nessa época uns caboclo pedra 90 vão estar por lá.
pois é gente, aqui em Minas tem tudo isso aí e um pouco mais né sô....
Marcelonso disse…
Groo,


Minas e suas histórias... Se tem uma coisa que chama minha atenção em Minas é a comida. A melhor do país.


abs
regi nat rock disse…
overdose de igrejas. eu sei. já fiz o roteiro todo levando a filhota pra conhecer. o melhor passeio é o de trem entre Delrey e Tiradentes, ida e volta... me senti no velho oeste.