F1 2017 - pós corrida: Constatações chinesas

Ficar acordado ou programar o despertador para as três da manhã de um domingo para assistir uma corrida de F1 é sempre um risco.
Risco de passar o domingo feito um zumbi sonolento, risco de se irritar com o espetáculo.... Enfim.
Quando o GP é em uma pista construída por um certo alemão mestre do paint brush com crtl C & crtl V então o risco tem as proporções aumentadas.
Mas felizmente não foi o caso desta corrida na China.
A corrida foi divertida, com alguma tensão e possibilidades abertas a todo momento.
Abaixo algumas constatações.

Pistas de rua (ou de parque, como em Melbourne) podem ser legais até a segunda página.
Tem seus desafios, mas nada supera um bom e velho autódromo.
Exceção feita as corridas no Canadá, claro.

As condições de clima ajudaram a corrida a ser como foi.
Se não choveu durante a prova, as pancadas de água que impediram os TL´s de acontecer deixaram tudo um pouco mais no escuro.
Penso que os carros podem não ter sido acertados da maneira exata como os mecânicos e engenheiros poderiam fazer com mais tempo e dados.

A largada com piso úmido sem a presença incomoda (e desnecessária) de um safety car mostrou que a mão da Liberty já pode ser sentida na gestão da coisa.
Assim como o fato de notificar o público sobre os incidentes em pista sem necessariamente colocá-los sob investigação.
Tanto que a única punição dada durante a prova foi por uma ultrapassagem feita enquanto o safety car virtual ainda estava acionado.

Outro exemplo foi a liberdade de disputa entre Daniel Ricciardo e Vettel em que teve até toque de rodas e que nem notificado foi.
Durante a gestão passada provavelmente seriam notificados antes do fim da disputa.
Ponto para os americanos.

Também foi possível ver algumas virtudes em carros que não disputaram efetivamente a ponta, mas que no decorrer da temporada podem chegar lá.
A Red Bull foi destes carros.

Ok.... Conta com a melhor dupla de pilotos possível e isto faz diferença, mas andar colado nas Ferrari (mesmo sabendo que havia problemas no carro de Kimi) e não tão distante assim da Mercedes de Hamilton é um ótimo sinal.

Bottas está um tanto verde, apesar de não ser novato, para correr com um canhão como a Mercedes.
Erros bobos lhe custaram bons pontos.
O tal incomodo que ele iria causar à Lewis está cada vez mais distante de acontecer.
Só lembrando que seu contrato é tampão de um ano.
Só fica a dúvida: se for mal assim durante toda a temporada ele fica meais próximo de assinar uma renovação ou de ser trocado?
Conhecendo Lewis, de renovar.

A Williams foi celebrada durante a pré-temporada com loas tecidas à sua melhora “visível” em relação ao ano passado.
A posição de chegada de Massa na Austrália e a atuação apagadíssima em um autódromo de verdade na China mostram que era muito mais pachequismo e marketing para vender a temporada aos incautos do que evolução propriamente dita.
É apenas a segunda corrida da temporada, mas já dá um desanimo total.
Não se contará aqui as performances de Lance Stroll por motivos de... Lance Stroll.

Alonso é a única coisa que presta na McLaren.
Nem a pintura totalmente nova, nem o companheiro de equipe promissor.... Nada.

Alonso espreme aquela laranja até sua última gota de (escasso) suco.
Merecia pontos.... Merecia mesmo.

E para fechar: Antônio Giovinazzi.
Tomara que o motivo para o manter no time tenha sido mesmo a contusão de Pascal Wehrlein, porque se foi por qualquer outro motivo, prevejo dias muito, mas muito cinzentos para o time de Monisha.

Comentários

Anônimo disse…
A palavra é úmida e não húmida.

Diego Pereira
Marcelonso disse…
Groo,

A condição da pista ajudou o espetáculo. O piso molhado trouxe dificuldades.

Não diria que foi uma corrida excelente, como muitos afirmaram. Diria que mereceu uma nota 8,0.

Vamos ver a proxima etapa para ter uma noção mais clara da temporada.


abs

Anselmo Coyote disse…
1. O Max espanou para todo o sempre o mito de que com esses carros não é possível ultrapassar. É sim e muito, basta deixar de viadagem, procurar o local e o momento ideais, se encher de coragem e mandar ver. Parabéns, Max.

2. O Bottas é bom piloto e como todos bons pilotos tiveram seus dias ruins ele teve tbm ontem. Ameaçar o Hamilton acho difícil, mas quando ele pegar a mão do carro a Ferrari não vai se meter entre as Mercedes com frequência e muito menos a Red Bull, esta por ter um carro muito pior.

3. Teve piloto posicionando o carro no grid a 80cm para dentro da pista e não sofreu nenhuma punição. Ouvi jornalista dizendo que ele devia ter recebido bandeira preta. Acho exagerado. Primeiro porque ele não é reincidente nesse erro. Segundo porque é um erro instintivo - esperar que um piloto estacione dentro d'água a segundos de uma largada é querer demais. Mas houve a falta. Uma drive thru com uma advertência de que a reincidência acabaria em pé na bunda na corrida estaria de bom tamanho.

4. No mais, o Max deu show de novo. Bom pra c*ralho.

Abs.
Anônimo disse…
Não. Não estou na lista !

. Programo o bom You Tube. Aí, tenho uma boa soneca já que esta paixão toda é para neófitos.
. TL´s... https://sociedadeautomotiva.files.wordpress.com/2013/01/tl1.jpg
Bonitinho ! Não é um charme ?
. Pista de rua, só uma. Mônaco. E é chata pacas tanto que Fofonso anda cogitando de correr Indianapolis. Canadá é dentro do park e tem ruas mas é circuito. E dos bons.
. Não precisa de condições climáticas a corrida em Xing Ling ling. Traçado ótimo mas, quando chove, em circuito de alta, é bacana.
. Nunca, com o tio Bernie, aconteceu isso. Disputa como a do Vettelino e Sorrisão, nunca foi notificada. O senhor está sendo notificado por 'forçar a barra' ! Tirada a notificação por 'americanos'. Mantida. Uma ida até a cozinha, bem devagar, sem beber aguinha e voltar pro computador.
. Redibú tem motor bom, vai encher o saquinho do Vettelino ou, caso der bobeira, GH-3. O de cima se derrete pelo 'Olha o Meninu, ui !'. Verstappadinho fez boa corrida, a feia amarelada tirou o 'muito' da frente do 'boa'. Tem mané comparando com Donington Park, com Saudoso Tiozão. kkkkkkk ! Não tem comparação aquilo que o nosso tri fez.
. A Ferrari de Kimi tem um problema. O Kimi.
. Bottas 'errou' por não pegar leve no aquecimento dos pneus. Acreditou nessa ? Que Bottas iria causar incomodo ao GH-3 ? Tá.
. Conhecendo Lewis... Vettel e, ô coitado, Alonso. Aliás, todo grande piloto quer um mané ou desaposentado ao lado.
. Falando em desaposentado, e o Zacarias, hein ? Mostra a ultrapassagem de Pererex Mex em cima dele ! A mais linda da corrida porque foram dois manés. Ele, Zacarias, e o Kvyat.
. Ruimlliams ! KKkkk ! Eu não sou incauto, não. Já alguns que conheço... Só anda me surpreendendo a Ferrada. Pré temporrada, para mim, continua a mesma coisa. Só achava que a Mercedoca faria a diferença mas nas mãos do Zaca, taí. Antes fosse o Nars. Ou Nasr. O Lança fez besteira ? Fez. O pior novato dos últimos anos ? Sim. Mas é novato. Vamos prestar atenção.
. Alonso, a equipe e o carro prestam. Menos o Honda. Um teste. Troque, no próximo GP, o Mercedoca da Ruimlliams pelo Honda da MacMac e veremos o que acontece.
. O italiano desceu do carro cantando:
' Champagne... per brindare un incontro '


M.C.