Um Grand Slam para a F1

A F1 volta das férias de verão (europeu) com uma corrida em Spa-Francorchamps, nada mais e nada menos.
Uma semana depois é a vez da Itália e do mítico templo da velocidade de Monza.
Estas duas, mais Silverstone, Mônaco e – com boa vontade – Interlagos poderiam ser algo como o Grand Slam da F1.
Talvez valer mais pontos ou ter um peso de desempate ao fim da temporada em caso de empate no número de pontos.... Qualquer coisa, mas a importância destas corridas deveria ser exaltada e elevada.
Seria simpático por parte da organização do campeonato colocar nomes mais pomposos.

Para não ser limitado a apenas cinco corridas principais, o Grand Slam da F1 poderia contar também com outras corridas estrategicamente posicionadas no calendário.
Assim, poderíamos abrir o campeonato tradicionalmente na Austrália e chamar a prova de Melbourne Start enquanto a prova for naquela cidade.... Quando mudar vai Australian Open mesmo e o tênis que se vire.

Mônaco, talvez o palco mais emblemático da história da F1 (há quem diga que não existe F1 sem Mônaco) também entraria na jogada: Monte Carlo All Stars Weekend.
Vencer nas ruas do principado é algo sem comparação na vida de um piloto, por tudo que aquelas ruas estreitas representam.

Silverstone, já citado, trocaria de posição com a Hungria e fecharia a primeira parte do campeonato antes das férias. Poderia ser chamado de British Last Chance Race.

Férias e na volta The Great Spa Returns Race seguido uma semana depois do Italian Greatest Winners Weekend.
Nestas duas também teriam eventos com a memória da F1 celebrando seus grandes personagens e na corrida italiana um evento com um hall da fama, como nos esportes americanos onde se celebrasse nomes como Stewart, Fitipaldi, Fangio, Piquet, Ascari, Schumacher, Senna, Barrichello (não, não é piada) e todos os anos novos nomes seriam eleitos para fazer parte do panteão.
Seria muito interessante.

O Japão entraria neste circuito de corridas especiais com Suzuka e seu GP Samurai Speed Race.

O Brasil trocaria de datas com Abu Dhabi e fecharia a lista com um GP em Interlagos com a Corrida dos Campeões já que sendo a última corrida do ano serviria para mostrar o campeão do ano ou, numa hipótese muito melhor, decidir quem o seria.

Como a F1 volta seus olhos cada vez mais para o mercado norte-americano, não poderia faltar algo para esta região, claro, nenhuma das três pistas na américa do Norte tem o apelo das citadas, apesar do Canadá sempre render bons momentos.
Sem com peso menor que as anteriores talvez fosse interessante ter a American Séries e no mesmo mês as três corridas começando pelo Canadá, passando pelo México e culminando nos EUA, talvez com uma pista melhor que aquele copy and paste do Circuito das Américas, mas na falta, aquilo mesmo estaria bom.

Comentários

diogo felipe disse…
Foi contaminado pelo virus da Nascar Monster Energy Series, Ron? Kkkkkk
Anônimo disse…
Bom dia !
. Acordou de 'turn eggs', senhor Groo ? Pô, tem Monza.
Vettelino pode triunfar em casa ! O GH-3 vencendo de forma triunfal deixa o nosso bloguista chateado, com raiva de tudo, até dos americanos que não tem nada a ver com a parada. Eles até tentaram ajudar, sabem, como bons publicitários que são, que times( e times)como o framengo da F1 precisam ser prestigiados sempre. Público é 99% emoção. Patinho mesmo. A Ferrari do futebol foi beneficiada na pelada contra o Prantos, na Copa de Pindorama. De certa forma, a troca de motor para V6 turbo beneficiou a Mercedoca, uma potência mas com menos torcedores fanáticos( um Flu das pistas) e, agora, a mexida no carro como um todo, vem ajudando a Flarrari e trazendo os tifosi( viu a alegria do Gagálvão a falar dos manés ?) de volta. É assim mesmo. Na corrida de domingo, especificamente, a demora na relargada, com safety muito lento( esquisito), já mostrava uma ajudinha ao reino de Caramello. É o que a organização da prova podia fazer e quase deu certo ! Só não contavam com o maior defensor de posições da F1 nos últimos tempos ! Talvez o melhor de todos os tempos formulaúnicos.
. Sobre as propostas azedas do senhor. Besteira... Mudanças que gostaria de ver: Interchattos voltar a ser Interlagos, o pistão ! Tomara privatizem. Mesma coisa com Hockenheim - antigo traçado - e voltando o circuito alemão ao calendário. Tchau, ecocologistas chatos. França, de volta, com traçado veloz, por favor ! China é político mas seria ótimo dar um tchau para ele. Aliás, pelos lados orientais, Pingapura é chatinho. E, cereja do bolo.
A F1- MO ! Ou 'La Course de Prince'. Um F1 preparado para correr em Mônaco trazendo ao velho circuito as ultrapassagens de volta. Coisa simples pros amigos projetistas. Tirar 'asa'. Menos potência e ninguém vai reclamar, nem o Rivelino. Até a Indy faz isso...
. Gostei da piada que ocê colocou aí, do meio pro final do texto.
'Stewart, Fittipaldi, Fangio, Piquet, Ascari, Schumacher, Senna...'.
Estes sobrenomes são verdadeiras piadas. O outro, realmente, não é. HA !


M.C.