Atendendo a UM pedido... A origem do truco

Este foi um dos primeiros textos que escrevi, ainda à mão em um caderno universitário lá pelos idos de 1996.
Não sonhava em ter site, página ou blogue sequer.
Publiquei pela primeira vez ainda no espaço disponibilizado pelo IG, há uns dez ou onze anos.
Também já apareceu neste espaço algumas vezes e hoje retorna por conta do pedido de um amigo querido: o quatrocordista do Valfúria Vander Romanini.
O texto tem piadas que podem ser consideradas homofóbicas, machistas, misóginas, xenofóbicas e politicamente incorretas.
Não mudo uma virgula. O escrevi em uma época em que não se apegava tanto à isto e havia muito menos chatos fazendo patrulha.
Obviamente, não sou homofóbico, tento ao máximo não ter atitudes machistas (infelizmente está arraigado na criação e algumas coisas demoram muito a mudar por completo), não sei o que é misógino (mentira, eu sei sim) e o politicamente correto que vá pra putaqueopariu.
Com vocês...

A origem do truco.

Truco: vem do latim e significa "tá roubando, seis, ladrão".
Um jogo com cartas de baralho que veio originalmente dos vikings noruegueses e que foi aperfeiçoado pelos terríveis franceses do século 17.

Na era viking foram criadas as regras básicas do truco, mas devido à selvageria viking era muito difícil encontrar jogadores para uma disputa. Pois como se sabe os vikings da Noruega eram bárbaros e ignorantes já que ignoravam para que serviam aqueles desenhos que ficam embaixo dos números nas cartas dos baralhos, e que os temidos e odiados franceses do século 17 vieram a chamar de 'naipes', assim mesmo, com direito a biquinho.
Também, reza a lenda que na antiga língua viking as referencias usadas para distinguir os jogadores entre si soavam muito agressivas e com a falta de esportividade dos mesmos, quase sempre o jogo acabava em brigas e mortes, diferentemente de hoje em dia em que só acaba em brigas.
Eles (os vikings) também foram responsáveis pela invenção dos sinais de comunicação, ainda que de maneira rústica e feitos com seus (deles) machados nas orelhas, narizes e cabeças de seus parceiros. Ato este que sempre interrompia o jogo para que se pudesse limpar o sangue que ficava sobre as mesas de jogo, mas isto também foi modificado pelos amedrontadores e violentos franceses do século 17.

O jogo em si tinha o propósito de divertir os guerreiros vikings quando não havia guerra.
Era jogado da seguinte forma: Pegava-se um baralho de cento e trinta cartas, o primeiro jogador do sentido horário embaralhava as cartas e distribuía quinze para cada jogador inclusive para ele mesmo, o segundo pegava o monte restante e jogava fora, o terceiro jogador, sempre no sentido horário, colocava uma carta sobre a mesa e assim se seguia com os demais até se completar uma rodada. Depois trocavam-se os sinais' e após limparem o sangue da troca de sinais alguém (sem ordem especifica) achava (não se sabe por que) que estava com a carta maior na mão gritava. Segue-se agora a transcrição de um trecho de uma partida da era viking que nos foi enviado por um descendente dos monstruosos franceses do século 17.
"-Trruca..."
"- Seis ladrron!"
". Ladrron non!!!!"
"- Ladrron zim, zafada”.
E ai o pau comia por mais ou menos umas duas horas no mínimo, nunca se soube ao certo se havia vencedores naquelas partidas, mas, de alguma forma estava plantada a semente do truco que hoje conhecemos.

Um pouco mais de historia: No século 17, um francês que estava a caminho da Itália entrou por uma estrada errada e foi parar na Noruega. Algum tempo depois, já familiarizado com o cheiro do bacalhau e não tendo nada melhor para fazer foi aprender os costumes locais tomando contato assim com o truco.
Durante muito tempo foi assíduo freqüentador dos ambulatórios noruegueses até que aprendeu o jogo e logo quis então voltar à França para divulga-lo (e claro fugir das surras). Já um tanto machucado pelas sucessivas partidas jogadas em solo norueguês ele tratou logo de ensinar um compatriota, que aprendeu e deu uma aperfeiçoada nas regras transformando-as no jogo de truco que hoje jogamos.
Este francês é o célebre BEGERRO LABUNDA. Begerro reduziu o baralho de truco de cento e trinta cartas para apenas quarenta, eliminando do jogo as cartas 8, 9 e 10. Passou a distribuir apenas três cartas por jogador e também a sinalizar com gestos discretos a fim de que não fossem percebidos pelos adversários e não mais com pancadas.
No começo os implacáveis franceses do século 17 estranharam, mas depois se acostumaram e foram espalhando o novo jogo por toda a Europa, com exceção feita à Noruega que continuava com as velhas regras e a Portugal, que achou as regras muito complicadas.

Dos primórdios aos dias de hoje o jogo pouco mudou, e até são organizados campeonatos mundiais de quatro em quatro anos, aonde vários países vem a participar, ficando de fora apenas a Noruega por motivos que se seguirão e Portugal que do século 18 até nossos dias ainda não conseguiu aprender as regras.
O motivo da ausência da Noruega nos campeonatos mundiais explica-se pela expulsão deste pais da F.I.TRU. (Federação Internacional de Truco) logo após o jogo inaugural do primeiro mundial em 1902, quando se enfrentavam com os intratáveis e sanguinolentos franceses. Assim que o primeiro grito afrancesado ecoou no salão de jogo, o norueguês EUMATOSSEM BICHENSEN sacou um machado e cortou o pescoço do francês LEVI ADO DEFRANCE.
Na França este jogo também é conhecido como "o jogo das galinhas" devido à gritaria com voz fina que se segue a cada trucada.
"-Trrruco..."
"-Seis, ladrrron!"
"-Nove, pederrastrrra!!!"
"- Enton deixa moa verr, eu terr uma zap!"
"- Moa Ter uma trres de pau."
"- De pau? Uh lalááááá!!!!"
Ainda hoje pode-se dizer que o truco é um jogo para bárbaros selvagens.
20/09/96

Comentários

diogo felipe disse…
Hahahaha. Excelente história! Não conhecia esse texto ainda!
Vander Romanini disse…
Obrigado!! Tô rindo demais por aqui!!
Manu disse…
Hahahaha, adorei! Ainda não tinha lido também. Excelente! :D

PS: sou mesmo descendente forte de portugueses, pois nunca consegui aprender esse jogo rsrsrsrsrs... Qd me perguntam, sempre digo que não souberam explicar porque não sabiam jogar também - só fingiam - ou que estavam bêbados demais para serem didáticos... É quando tentam ensinar de novo e dizem aquilo que acaba com toda a vontade de aprender: "Vamos jogar agora, fique observando que vc vai entender!"...
Anônimo disse…
Bom dia !
. Pô, senhor Groo. Não tem patrulha aqui. Nem 'chatos'. Só tem um. Chato. Eu.
Veja aí, encima de mim, turma amiga, boa. Sempre alegres, aprovando os textos bem escritos que escreve. Ficou triste pelo que escrevi ontem ? Poxa, nós somos, todos, conservadores e preservadores com uma mania nata de nos tornarmos artistas no nosso convívio( alguém escreveu isto ! E é música ! Das boas...). Todos nós. Exemplo: Se você come um spaghetti ao molho branco e cair na asneira de comer um Fettuccine Alfredo, danou-se ! Vai voltar ao spaghetti ao molho branco mas nunca esquecerá o Alfredão... a mente é conservadora, não adianta. Guarda a coisa boa e preserva ! Não é patrulha. Só proponho tirar a máscara. Deixar de ser artista. Seu espaço, e muitos outros, milhões espalhados pelo mundo cibernético, servem para isso. Falar o que sente já que alguém se propôs a escrever, mesmo que seja a 'sua' verdade. Quem quiser que fale a sua na área dos comentários. Cê manda daí que eu mando daqui e o outro manda de lá. E assim crescemos. Tem gente que não aguenta e fecha a área. Fracos são. Não o caso do senhor apesar de ter colocado censura uma época. Trazer o que somos na rua para dentro daqui, de onde precisamos nos comportar, criar um 'personagem', aqui, sinceramente, um saco. O problema é que tem gente que quer porque quer trazer o modo necessário de ser na rua para cá e acha que está sendo sincero. Óbvio, se o senhor me conhecer não serei o cara que sou aqui. Menos 'ácido', certamente. Mas verá que o que escrevo aqui sairá, de forma mais doce até, mas por estarmos na... rua e, sei lá, o senhor pode ser o Van Damme. O senhor coloca para amigos escutarem 'Calma' na sua casa ou no barzinho ? Canta para eles ? Vai pagar mico ? Ou prefere 'Resposta', do Skank ? Vai me dizer que chega num bar onde tem show ao vivo ou tenha um karaokê, a moçada tomando uns chopes, comendo uns pastel e manda:' Agora, cantarei para vocês, um clássico do Rock ! 'Rock and Roll', do Led ! Imitação de guitarra a cargo do meu amigo Romanini já que só temos aqui violão'! Tem que tá muito skolzado. Ou prefere 'Resposta' para cantar ? Tem as gatas e a esposa... Nada contra o Led, pô, na BR-40, 160 por hora, cai bem, pacas ! Até capotar com eles, iéééé ! Põe russian crash e eles. Agora, põe Maglore ou Skank. Põe WingSuit( meu esporte preferido no momento) e o Led. Cai bem demais... Experimente.
Vai bem até com vídeo de F1.
Vou até a França comprar umas bisnagas e já volto !
Anônimo disse…
Pô, explodiram a padaria ! Voltei !
. Vamos ao texto. Não é polititicamente correto, não, né ? Maneiro ! Já vi que chamava viado de viado. Ual, era bom demais sem as verdadeiras patrulhas do multiculturalismo, não ? Apesar que um sujeito disse uma coisa certa. Tem muito homem viado e tem muito gay homem. Entendeu ? Os afetadinhos, cheios de não 'me toque', melindrosos, são viadinhos. Tem muito homossexual que não é viado.
. Texto ! Poxa, uma aula. Nem sabia que veio do Vikings e aperfeiçoado pelos franceses. Tá, a idade, 1996, 21 anos atrás. Dá-lhe séculos entre os dois povos mas eu não sabia onde os etruscos vivam até uns 6 anos atrás. O senhor está em 'vantagem' histórica ! Noto uma certa raiva dos franceses do século XVII. Odiados ? Eu adoro Luís XIV ! Rei Sol ! Um França temida... Lavagem cerebral escolar, né ? Hum...
Só ficaram civilizados após a Revolução, não ? Tá. Por este mal todos nós passamos. Alguns continuam nele. Tadinhos.
Não. Depois do 'amedrontadores e violentos franceses do século 17' penso que o senhor estava caçoando deles porque o Rei Sol, apesar de tremendo comedor, a pose retratada é de uma tremenda bichona. E os Vikings, sabemos agora, quem procura saber, eram também comerciantes não só 'bárbaros'. Aliás, a idade média é muito mal vista sendo um tremendo erro fabricado por maldade de alguns que tentam moldar a História para 'um mundo melhor'. Só para ilustrar este 'erro'. Procurem saber quando, em que época da história da humanidade, o conceito de Universidade, local de saber e do Saber, não ?, surgiu ! O surgimento da Universidade ! Vão láááá ! Até o 'láááá', vão tentar enrolar. Já vou avisando. E tem muita engenharia e arquitetura na 'época das trevas'... E qual a religião fez estes surgimentos ?
Mas torcem pelo Islã. É isso aí.
Tô adorando ! Verdade. Essa do francês pegar um caminho errado e parar na Noruega, HA ! Quase na mesma época deste texto fiz pior. Saindo de Salvador, queria ir para Ilhéus e fui parar em Feira de Santana. Tô falando sério. E sóbrio estava.
. Não tô dizendo ? Que raiva dos franceses é esta, senhor Groo ?
Leviado ! Isso o senhor tem que expricar.
Engraçado, nunca achei os franceses bichonas. Diziam, sim, tomar poucos banhos... Implicava mais com gente daqui mesmo, no quesito bichice, como os torcedores do Gaymio e do Internacioanal. E tem Pelotas. Até Lulalá implicou com a cidade. Parei com isso. Sou torcedor do Florminense.
HA !
OBS: Muito bem escrito, como sempre. Parabéns.



M.C.