F1 2017: O adeus malaio

Eis que chega ao fim – ao menos por agora – o GP da Malásia.
Gosto do circuito. Gosto da pista...
Adoro as duas enormes retas, as curvas velozes e o fator clima.
Agora, que foi mudado para a parte final do campeonato nem tanto, mas quando fazia parte da sequência de abertura, a previsibilidade do clima era um charme só.

Previsibilidade sim... Porque era certo que em algum momento da prova as chuvas de monção desabariam com fúria.
Em 2009 a água foi tanta e por tanto tempo que a corrida foi interrompida por falta de iluminação natural na volta 31.

O circuito malaio tem como país mais vencedor a Alemanha, o que não chega a ser surpresa já que o autódromo passou pelos domínios de Michael Schumacher e logo depois de Sebastian Vettel.
São ao todo oito vitórias dos germânicos desde a primeira edição da corrida em 1999.
Divide-se em três vitórias para Michael Schumacher e quatro para Vettel.
A vitória alemã restante pertence a Ralf Schumacher, nem sei se deveria contar...
Mas como conta, também está no histórico desta corrida a última vitória de Eddie Irvine e esta foi na corrida inaugural e uma rara vitória de Gian Carlo Fisichella em 2006.
Embora neste ano, o show tenha sido do alemão sete estrelas em sua primeira corrida após quebrar a perna em um acidente em Silverstone no ano anterior.
A Grã-Bretanha tem três vitórias (Irvine 99, Jenson Button 2009 e Lewis Hamilton 2014).
Completam a lista de vencedores Kimi Raikkonen (2003, 2008), Fernando Alonso (2005, 2007 e 2012), e Daniel Ricciardo em 2016.
A volta mais rápida é do gordinho Juan Pablo Montoya em 2004 com impressionantes 1m34s223.
Esta marca será batida nesta edição, com certeza.

Assim como o próprio GP, também poderão não estar na F1 ano que vem Felipe Massa, que depende de N fatores para seguir na Williams, Fernando Alonso (embora particularmente pense que ele fica e ainda por cima anda bem no ano que vem...)
Mas nem tudo é gente dizendo adeus... O último GP da Malásia será o primeiro de Pierre Gasly, que deverá estrear pela Toro Rosso no lugar de Danil Kvyat, que em matéria de ser demitido já é PHD.

Comentários

Anônimo disse…
Bom dia !
.' Arôuuu... Arôuuuu... ArÔ !',
.' M.C. ? M.C.... Quê qui manda ? Quanto tempo... desde a RBR, tú não me liga...',
.' Vettelin, misifin, cuidado ! Quem jogou urucubaca em ocê ? Foi o Exu Darth Vader da capa preta, não foi ? Mas, acredito, seriamente, que é coisa de baranga. Tú andô pegano arguma cachorra por aí e enganou o bicho com aquele papo de alemão nerd, não ? Aí...aí... Te avisei dessa de se passar por nerd uma vez o ocê não me escutou, né ? Capacete não pensa ! Tudo começa a dar prá trás. A mulherada deste tipo aí que tú cisma em pegar precisa de uma filharada para se aprumar, entende ? Um tremendo gasto hoje em dia até prum piloto de F1 ! Aí, depois, 5 fios depois, cê pode mostrar a tua nerdice toda ! E é italiana, não é ?'
. ' Bem... bom... é.'
. ' Sabia ! As piores ! Do norte ou do sul ?'
. ' Do norte !'
. ' Piores ainda ! Bruxas.... Bom, tô mandano uma música da boa procê. Procurar o pai Nenem. E, eu daqui, vou fazer umas mandingas pro Mini Verstappen acertar, desta vez, o GH-3. Tarefa difícil e vai custar uns 100 mil euros, topas ?'
.' Tô precisando...'
.' https://www.youtube.com/watch?v=e_z7qIPcF8w
E mando a conta daqui à pouco. A PF tá farejando tudo por aqui. Dindin primeiro, mandinga depois'.
. ' Tá... mas dá tempo ? Sniiiiffff... '
. ' Não fica assim, não. Fé ! Fé ! Marcar ponto, desta vez, tú marca...'

. Senhor Groo, bom dia. Atéquenfim chegamos a um acordo. Adoro o circuito malaio sepanguino da Malásia mas se é por falta de adeus, 'adeus, fiquem com Deus, tchau'. Caso volte para o lugar dele um circuito europeu. Odeio ficar acordado até tarde das madrugas para ver corridas. Prefiro outras coisas, como com a Rita( Pavo Ni. Estou que nem o Joeslei Safadão, quero gatas acima de 50 anos. Fase...), se é que me entende.
. De onde o senhor tirou a ideia que Fefe Chatonso não estará na F1 ano que vem ?
. Pierre Gasly ? Chutaram o russo ? As latinhas não vendem porra nenhuma na Rússia. Russo gosta de vodka ! A bebida, por favor. Alguns gostam do Kimi e aquela história de homem se beijando, não ponho minha mão no fogo por russos... Por isso prefiro americanos. Ui... homões... Ahrrú !

. Vettelin, misifin, cuidado ! HA !


M.C.