F1 2017 - México: o vencedor chegou em nono

Uma das características mais marcantes do México é – além do mito da mulher bigoduda – a comida apimentada.
Chili, tacos, burritos... tudo vai uma pimenta lascada!
Tudo muito bom para acompanhar com a – também ótima – cerveja mexicana. Não importa a marca.
E foi com este paralelo que se deu a largada desta corrida mexicana.

Verstappen ardido de raiva por ter sido tirado do pódio na última corrida e não ter conseguido sua primeira pole no qualy, deu tudo que podia para tomar de Vettel, o pole, a ponta da corrida.
Hamilton, que faz seu melhor ano, sem dúvida, aproveitou a briga dos dois nas primeiras curvas para também mostrar que não está morto e que não iria correr “apenas” pelo quinto lugar para encerrar a disputa do campeonato.
Para azar do inglês, um toque do Vettel em seu pneu causou um furo e ele teve de se arrastar aos boxes caindo para último lugar.
Mas como sorte é artigo abundante, Vettel também quebrou o bico do carro ao se tocar com Verstappen no mesmo lance.
Em duas curvas, o alemão conseguiu tocar seu carro em dois adversários diferentes.

E com ambos caindo para as últimas posições a corrida começa a ganhar ares épicos.
Ao mesmo tempo que Max Verstappen corria livre, os dois vinham de trás passando um monte de gente, mas com metas diferentes.
Enquanto Vettel ardia para chegar ao menos em segundo, Hamilton demorava para começar a largar o fim da fila. Parecia que seu carro tinha algum problema maior que apenas aquele furo no pneu.
Tanto que, na volta 23, tomou uma inédita bandeira azul e teve de abrir passagem para Max Verstappen.
Hamilton também ardia.

Na volta 32 um safety car virtual fez com que muita gente fosse aos boxes.
Hamilton também foi aos boxes, mas continuava na penúltima posição, após contar com a boa vontade de Carlos Sainz Jr. para de deixar de ser o último.
Vettel ficou na pista até a volta 34, quando estava em sétimo e apostou em pneus ultra macios para ganhar o máximo de tempo e posições possível e tentar outra parada mais para o fim da prova.
Na metade da corrida, mesmo ardendo em antepenúltimo, Hamilton ainda estava ganhando o título.

A corrida então entra no modo xadrez.
Enquanto Vettel corria para tentar a segunda posição, Lewis vinha remando para chegar ao menos a décima posição.
Na volta cinquenta e oito, Vettel tinha a quarta posição com Kimi a sua frente, ou seja, tinha a terceira posição, porém, lá atrás, Hamilton ganhava a décima posição e ia sacramentando o título.
Era impensável que – mesmo passando por Kimi de forma fácil, com onze voltas restantes – conseguisse passar por Bottas, o segundo da Mercedes e adiasse a definição até o Brasil.
A vitória ficou com Max Verstappen, mas o grande vitorioso foi Lewis Hamilton.

Para coroar o título, Lewis ainda travou – e venceu – um duelo com Fernando Alonso pela nona posição.
No mesmo dia em que tomou – provavelmente – sua primeira bandeira azul, Lewis se colocou (com justiça) no seleto e apertado clube dos tetra campeões mundiais de F1.
A sua frente, apenas Fangio e Schumacher.
Se número frios enganam quando se fala em melhor, quando se fala em maior não há dúvidas.
E Hamilton se colocou, de vez, entre os maiores.

Comentários

Anônimo disse…
GH-.... GH-4 ! Genial Hamilton tetracampeão mundial !

. Agora, um calmante.
. E vamos logo para a leitura.
. Esse mito eu nunca ouvi falar. Só aquela pintora mexicana comunista, feia pacas, com quem Trótski corneou a fiel esposa. Pouco tempo depois, o diabo foi assassinado.
As mexicanas são lindas ! As milf's, deliciosas.
Comida, é. Mas se for a Bahia, coma um vatapá 'quente' e passa mole na pimenta mexicana.
. Ih, falou bem. Cerveja mexicana é duca. Das 'comerciais', Tecate.
. Chegamos num momento que acredito crucial da corrida. Eu acho que Vettel JOGOU a Ferrari para cima da Mercedes de Hamilton com o intuito de furar o pneu( ou algo mais...)do carro do inglês. Além de uma belíssima ultrapassagem, Vettel, o nervosinho, perderia totalmente a concentração. Agiu rápido.
. Não. Quebrou a asa da Ferrari na disputa com Hamilton !
https://www.youtube.com/watch?v=KXrX4wpx8YA
Pare em 26s. Asa dianteira está perfeitinha.... Outra parada em 30s. Veja, subindo, parte da asa dianteira da Ferrari de Vettel.
. O problema de GH-4 ? Pneus. Os amarelos. Mas, realmente, fiquei apreensivo. Quem ardia era o rabo de Vettelino. Tanto que, quando estava em quarto, perguntou quanto faltava para chegar no 3º. A desanimação dele foi motivo de risadas dos buenetes( viu a plástica do Regi Nau da Proa ? Cruzes ! Estava para falar esta fofoca desde o GP americano. Tá mais 'novo' que o BurIti ! HA !), inclusive o Gagá. Eu começava a ficar feliz mas... Verstappadinho ? Ah, aquele que ganhou a corrida. Tá. Uma volta encima do GH-4, tá. É mermu, é ? Chocante... E estão sacaneando o Riccardão Sorriso na cara de todos.
. Boa vontade vimos com Vettelino, isso sim. Massa e Alonso... mas continuemos, continuemos.
. Como o senhor consegue transformar uma conquista memorável numa quase tragédia hamiltoniana, ual.
. Remando, remando... tá. Remando tô eu para ler tudinho. Contra a maré mas vou até o fim. Vou ultrapassar o senhor no final. No final.
. Cheguei ao final. Falarei de CORAGEM !
. 3( TRÊS !) momentos que diferem GH-4 de muitos pilotos.
1º momento - Com a porrada de pontos que tem, não precisava tentar levar Vettel na terceira curva na primeira volta.
2º momento - Fazer aquela ultrapassagem encima do Zacarias. Até a mãe de GH-4 ficou assustada. O meu coração disparou.
3º momento - a disputa com Alonso, desnecessária, mas se trata de Lewis Hamilton e não de Penélopes...
. Ou seja, CORAGEM ! Sangue quente nas veias ! E frieza dos grandes campeões.

. Lewis Hamilton tetracampeão mundial. Ponto final.
Ponto final ? Sei não...
Tô apostando num quinto título...

OBS: minha cidade anda mal das pernas mas o Cristo Redentor está lá, nesta conquista. Sorte ?


M.C.

Anônimo disse…
E o clima de velório toma conta do pedaço...
Para isso, óbvio, uma piadinha !
GH-4 chegou em nono mas é o tetracampeão ! Se Vettelino quebra. Podia parar o carro perto da boate mais próxima porque seria tetracampeão !
E com direito ao grito de Gagalvão ! É treta ! É treta ! É treta !
oxa, todo mundo tá fulo da vida porque ele invadiu o SpotTV ! E o 2 !
Todos sabemos ser torcedor da Ferrari e de Vettelino.
Falando em Ferrari...

https://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/ecclestone-revela-que-ele-e-mosley-favoreciam-ferrari-sempre-foi-feito.ghtml

Por favor, esporte não é só paixão porque aí os caras deitam e rolam sobre você, um pato, que compra bonezinho e tudo mais ! E ainda defende como se fossem o ódoborogodó. Gente, entretenimento, só isso. A TV fez isso em quase todos os esportes. Até porrinha, se ela se meter, já era. Pior ! A Mercedes ajudou ! Sim... ajudou a Ferrari mas não diz de forma cínica como foi a ajuda. Ibope, tio M.C. responde. É o framengo pistas ! É o Cocôrintians das pistas ! Agora, metade do Brasil não está dormindo porque o time paulistano perdeu para a Ponte que partiu Preta. O Fluzãozinho dançará na quarta pro Fra. Vida que segue. Mas eu sou pato véio, tenho duas camisas da escuderia. E tenho duas do Fluzãozinho. Só as uso com pouquíssima frequência. Olho, olho, volta pro armário. Quando saio com ela quando sinto falta do Il Commendatore. Do Lauda, lá. Do Schumacher, que tá dodói. Do Vilanova pai. E, no pénabola, quando sinto saudade da Máquina. E ainda ganho na Sena para comprar a minha Lambo. Ferrari ? Não. Isso pensava quando estava na condição de pato novo. Ah, e um clube de futebol. O Campo Grande, o Campusca.

HAMILTON !

. E a piadinha ?

' - Cone !
- Não é cone !
- Cone 44 !
- Não é cone ! Mas é 44.
- Cone 44 !
- Já disse... pára, pô ! Não é cone ! É Tetra e amigo do Nem-Mar ! '

kkkkkkkkkk !


M.C.
Manu disse…
A corrida foi boa, uma das melhores do ano, pena que o holofote era o campeonato - aí eu tenho a minha preferência e já não achei tão legal assim.

Abs!
Anônimo disse…
Ufa ! Senhor Groo, 'A corrida foi boa, uma das melhores do ano'
Téquenfim ! 'Preferências', tudo bem. Tenho um amigo que adora cajá-manga.
Outro, se amarra em dobradinha.
. Cada um na sua. Agora, como a senhora encima de mim(êpa !), que não abre o seu bloguinho(êpa ! Êpa !), digo que estou lendo aos poucos o que ela escreveu e dou ao senhor Groo os 'pontos' na área de comentários. Pena que seja minha terceira participação mas que contará em dobro.
. Tô lendo o que escreveu, senhora Manu. Esta mania de falar do futebol americano, por favor, transfira o que tem em mente para um campeonato de F1. Use os pontos e como estaria, hoje, a disputa se fossem adotadas as regras da NFL na F1. E escreva no seu blog ! Pronto.
. Media( Mídia) Verstappen botou prá quebrar, está exagerado. Veja, muitas coisas estranhas neste final de campeonato - e de muitos anteriores aconteceram - e tio M.C., que já acertou no esquema máFIA-Ferrada( veja no meu comentário acima do seu o endereço), diz que o holandês É investimento da máFIA e o companheiro dele, Riccardão Sorriso, vem sofrendo muito com motores. Tadinho. Tão bom piloto, o canguriano, não ? De repente ! Piloto que estava há léguas de distância na tabela de pontuação do protegido. Claro nada disso conta para mentes mais arejadas, mentes 'úrru' !, que ficam só na superfície e não vão fundo. Mas a 'escalada', no final da temporrada, do tamanquês voador conta com outros elementos fundamentais. Dois estavam em disputa pelo título. Com os devidos rabos na fogueira. Um tetra e outro... agora tetra também. Fantástico Vettelino sendo GH-4 melhor, por saber defender mais posição que Vettelino( SPA, 2017, You Tube. Uma aula). Portanto, esta disputa facilitou a vida de quem está correndo 'na boa'e com toda flamenguice da mídia ajudando. O companheiro de equipe, já disse, tendo 'problemas' nas últimas provas. E o segundão, campeão mundial, querido por todas( e por poucos) de carranca sempre amarrada, o da Ferrada, nada pode fazer. Mais perto estivesse SEBozinho, ele cederia a posição pro alemão nervosinho. Ele, SEB, não é uma farsa. É ótimo piloto só que GH-4 é bótimo ! Sorry, periferia.
. Bom, no meu 1º comentário, tem um endereço. Vá lá e assista 10 vezes. Não, 12. Desespero do ótimo piloto da Ferrari, senhora Manu. Desespero. SPA... SPA Francorchamps, porque mentes muito avoadinhas podem se perguntar: 'Que SPA este maluco está falando ? Algum Resort'? E o toque foi intencional. Até os buenetes tentaram falar mas Gagálvão foi mais forte e ele manda. Buriti peitou, disse se não fosse corrida de decisão( e digo 'o peso da Ferrari') além de trocar asas dianteira, tomava 5 segundos de penalidade( Vettel 'espalhou' o suficente e outro piloto sabe destas malandragens), e, acho, não no mesmo momento da troca, porque poderia ter tirado GH-4 da disputa que levou com maestria sua Mercedoca até os boxes. Não duvido nada que veria o Kimi parar a Ferrari para o Bettelino passar e chegar em terceiro. Ou... até coisas incríveis com a mítica Ferrari acontecer. Lembro de Vettelino jogando o carro prá cima do Lance Stroll. E Kimi com problemas no motor naquela mesma corrida. Nem largou... A pesagem, a pesagem.
continuando...
Anônimo disse…
... e terminando.
. Acho que Tio Bernie abrir o bico ajudou GH-4. Ingleses. Sabem a hora certa de detonar uma 'bomba'. Precisão exata. Mais que os suíços. Aí eu estou exagerando. Mas Greenwich não está na Suíça.
. 'Hamilton na frente é uma coisa'. Tititi... Mimimi ! Assistir corridas com paixão dá nisso. Não sou machista mas mulheres são muito passionais e, numa situação de decisão, melhor deixar com a gente. O comandos militares estão na mão de homens não à toa. Imagine você, querendo ser campeã, com porrada de pontos na frente do seu adversário direto pela luta do título. Acontece tudo isso na primeira volta. Você quase fica fora do 'jogo' ! Um F1 é como um cavalo inglês, um cavalo de corrida. Andar sei lá quantos quilômetros sobre um pneu furado, pode ter afetado algo, não ? Empenado algo. Mas não afetou. Na 'olhada', com os mecânicos fizeram, não ajuda muito. Era preciso testar o carro, madame e...
Quem tinha que correr tudo ERA O VETTEL ! HAMILTON SÓ PRECISAVA SABER ONDE VETTEL ESTAVA ! Aprendeu ?
. Paro por aqui porque a leitura do que escreveu está passional demais. Fraca. Mais paixão dá nisso. Até.


M.C.
José Coutinho disse…
ótimo texto Ron.
Que bom que vc reconsiderou sua opinião sobre Senna negão. Eu mesmo fiz isso. Hoje sou fã dele, e do Alonso e do Ricciardo também. Não tenho isso de escolher um só se vários são bons. Aprendi com o tênis, com FEDAL.

Sobre os comentários: Viagem kkk Este cara tem bastante tempo livre rsrs
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anselmo Coyote disse…
Que mico.
Que mico, nada!
Isso é um king kong.
Melhor carro, ajuda escancarada da FIA e até da Mercedes (pergunte ao Tio Bernie), ajuda até nas nao-punições, fusão de dois pilotos pra fazer um.
E?..... Nada. Nem WDC nem WCC.
Mas tbm, um time de F1 dirigido por um vendedor de cigarros é um submarino dirigido por um macaco. Destino? Fundo do mar, é óbvio.
Sem os pontos ganhos de graça do Kimi o pilotaço da Ferrari, mesmo com o melhor carro, ajuda da FIA blablabla estaria lutando pelo terceiro lugar. Aaaahhhh!!!
Alguém viu um tal Vinicios Vergueiro por aí? Não? Eu já suspeitava...kkkkk.
Abs.
PS. Só há vencedor se houver disputa.
Anônimo disse…
Exclui, né, safadinho...


M.C.