F1 2017: o balanço de uma temporada muito boa

A primeira temporada sob a batuta da Liberty acabou.
Houve coisas boas e, obviamente, coisas estranhas...
De ruim só Sochi, Baku e Abu Dhabi, mas isto já tinha antes...

A começar pela estética dos carros que, plasticamente, ficaram muito melhores com seus pneus traseiros largões e bicos baixos.
As barbatas de tubarão enfeiaram um pouco o conjunto, mas nada que fosse tão ridículo quanto os bicos em escada, pirocas e aerofólios traseiros pequenos com spoilers dianteiros enormes.
Ponto positivo.

Um “desengessamento” dos pilotos também foi notado e muito bem-vindo.
Alonso criando memes espontâneos (ou não, vai saber) durante quase toda a temporada e a afirmação de Daniel Ricciardo como o piloto mais carismático do grid.
Os “shoeys” nos pódios, o sorriso fácil e largo em todas as atividades que fez (ou teve que fazer) por onde passou o circo (futebol americano, luta livre, capoeira etc..) ficarão na memória dos fãs e com certeza aumentou o desejo de muito mais pessoas de que ele tenha equipamento suficiente para disputar vitórias com mais regularidade no próximo ano.
Junto, seu companheiro de equipe que – para muitos – encarnou o “vilão” com seu arrojo e falta de respeito com “instituições” da F1 como Kimi “soninho” Raikkonen.

A direção de imagens dos GP´s procurando histórias e imagens bacanas e humanas para ilustrar as corridas também foi ok, embora as vezes soasse meio forçado.
O pequeno fá de Raikkonen, a corrida de barquinhos, as aparições de Darth Vader entre outros personagens ajudaram a superar momentos menos inspirados nas pistas.

O campeão da temporada não foi o campeão improvável que os fãs (principalmente o mercado americano) esperava. Mas foi o justo.
Se Lewis não teve o melhor carro em todas as provas, compensou com uma pilotagem acima da média e ganhou onde foi possível de uma emergente Ferrari e seu digno representante: Vettel, claro...
Os dois segundos piloto, tanto da Mercedes quanto da Ferrari foram pouco mais que coadjuvantes e ficaram ofuscados não só pelos companheiros de equipe como também pelos pilotos da Red Bull.
Raikkonen não é mais aquele e Bottas aparentemente nunca será.

O grande ponto alto da temporada foi a disputa entre duas equipes e não mais entre dois pilotos do mesmo time.
Ferrari e Mercedes se antagonizaram de forma sensacional e se não fosse o azar da Ferrari em pistas que lhe favoreciam, o resultado do campeonato poderia até ter sido outro.
O “se” não corre e o resultado foi sólido e de respeito.
Pode-se até levantar alguma suspeita de que a Liberty tenha, mexido pauzinhos para que esta disputa tenha ocorrido... Uma manipulada aqui e outra acolá com punições ou falta de punições, bem a gosto de roteiristas esportivos americanos, mas é só conjectura e teoria de conspiração, nada fundamentado e nem provável.
E se assim foi, melhor para quem assistiu.

Por fim, o ano termina e com ele a apresentação de um novo logo para a categoria, já que se está renovando tanto.
Não é dos melhores, parece o logo da ESPN, e deixa margem à interpretações e piadas.
Uma diz que é uma apologia aos tilkódromos com curvas de alta sucedidas por anticlimáticas curvas de noventa graus.
Eu prefiro aquela que diz que é uma homenagem à Senna: uma curva de alta que termina em um muro.
Não gostou? Não ria..., mas não retiro uma vírgula.

Comentários

Anônimo disse…
Lá vem... Lá vem !

Bom dia !

. Pelo menos o título é auspicioso, alvissareiro.
. Sinceramente ? Gostei de todas as etapas. Mesmo as chatérrimas Mônaco e Hungaroring valeram. Até Singapura !
. Pir... o quê ? Vá lavar os dedos com sabão ! A tal da asinha que abre e fecha ainda me incomoda demais !
. Riccardão Sorriso é ótimo piloto mas, após Pingapura, transformado nas nossas barbas em segundo piloto. Operação 'salvamento do porralouca Verstappadinho', o investimento. E, pior, parece ter gostado. Nenhuma reclamação por parte dele ou devem estar enrolando com o papo ' ano que vem tutá liberado prá correr como quiser.... fique tranquilis, fio. Damos asas, sabia ?' Vai nessa, Riccardão.
. Mas não passou, na última corrida, o maluquinho, o vodkazinho. Vodka é envelhecida ? kkkkkkkk !
. Só vi isso uma vez com aquele menino chorão. Não me pareceu tão diferente assim as imagens das outras temporadas... Lembrei do helicóptero ! E filmaram a represa Billings ! Ou era a Guarapiranga ? Paulistano não tem praia... onde já se viu tamanha mentira ! Teve umas gostosas mas ainda não chegaram ao estilo 'Indy', das camisas molhadas... Ou, pelo menos, ao estilo F1 anos 1980, 1990. Melhor mesmo foi a entregada dedurista de tio Bernie sobre maFIA, Ferrada e Mercedoca. Não pagaram o que o capo pediu deu no que deu. Só os avoados e sonsos não comentam o caso. Ferrari está sob ataque pior que GroboLixo, Framengo, Gagálvão e Lulalánaprisão2018. Exagerei... Tira o Gagá.
. Darth Gugu ! E é torcedor confesso de Anakin Verstappenwalker !
. É, Seb Nervosinho Vettelino é 100% amado pela torcida galvânica buenética. Nos EUA, sei não. Piloto e Scuderia andam balançando. Ferrari anda perdendo espaço para modelos de outras marcas e o brinquedo dos ricaços, agora, se chama... Bugatti ! Mas Ferrari é Ferrari e quem não gostaria de ter uma vermelha na sua casa ? Na garagem, me corrigiram. Não ! Na sala.
. São três as feras. GH-4, Vettelino( que não atura pressão por isso um degrau abaixo de GH-4) e MacLonso, o Fernando ! De volta ano que vem com um motor de verdade ! Renault ! Tirando o Kwid.
. Não, até o incidente em Baku assado, o hipoglós quase oriental, quase lá..., todo mundo achava que daria pro Vettelino. Depois, aquela marmotagem na Malasia https://www.youtube.com/watch?v=02ekLWzzU5s uma ferrari 'guardada' e a outra usando o pobre, pobre é boa, do Lance para fugir da pesagem, bai, bai...
. Ai, ai... O resultado poderia ser outro, claro.
. É, teoria da conspiração, direção Tio Bernie com a préstima ajuda do esquerdóide cubaneiro chavista Oliver Stone ! Que adora morar nos EUA assim como o nosso querido ator... Capitão Nascimento !
. Achei bonitinho. Fi.
. https://pbs.twimg.com/media/C60JgYsXAAANyS2.jpg:large
Que diabo é isso ? Vai 'andar' ?


M.C.
joaoleopires disse…
Belas palavaras Groo!
Anônimo disse…
Senhor Groo ! Bom dia !

Piadinha ! Ainda bem que tem gente com humor na sistema rongrooniano.

" F1 Fanático
McLaren reclama de fogos usados pela organização do GP de Abu Dhabi:
'Era nosso! Nós íamos comemorar a saída da Honda' "

HA !

M.C.
Robson Santos disse…
"Homenagem ao Tiozão: Curva de alta que acaba no muro . . . . ."

hahahahahahahahah

Ron 'Maldade'Groo!
Robson Santos disse…
essa tal de nova logo, me lembra a daquele pessoal das brigas UFC, alem da ESPN, claro
Anônimo disse…
Bom dia...

Nem aí, né ? Nem aí... ALFA Romeo voltou.
Nem aí...


M.C.
Marcelonso disse…
Groo,

Foi uma temporada com boas corridas e o melhor foi a disputa entre duas equipes, ainda que com apenas dois carros.

Aquelas citadas por você, há muito são ridículas, tanto que não perco mais tempo assistindo.

Já a questão do logo, sinceramente não gostei. Se fosse pra mudar que voltasse para a origem...


abs
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.