F1 2017: rebordosa da comida (corrida) mexicana

Emerson Fitipaldi declarou que considera Alonso candidato ao título da F1 em 2018.
Ninguém que conheça um pouquinho só de pilotagem ousaria desconsiderar a afirmação.
Tanto por ter sido feita por Emerson quanto por ser sobre Alonso.
Mas é preciso dizer que:
Os motores Renault não são esta tubaína toda e andam quebrando à rodo.
Alonso tem uma urucubaca incubada tão grande que é capaz dos Honda ano que vem equiparem a Toro Rosso e levar a equipe satélite da Red Bull à disputa do título de construtores...
E por último, Emerson também acreditou que era possível ter uma equipe de F1 a partir do Brasil.
Não por ser Emerson, mas por ser Brasil.

O novo chefão da F1, Chase Carey, o popular tiozinho do Monopoly, soltou que Hamilton é o melhor embaixador possível para a F1.
Ninguém que conheça um pouquinho de marketing ousaria desconsiderar a afirmação.
Mas assim... É porque está ganhando.
Se estivesse na mesma posição de Lewis hoje, até Jolyon Palmer iria ganhar este elogio.


Equipe grande segura seus pilotos, certo?
Quase...
A Red Bull pode perder Daniel Ricciardo, aí tanto faz se para a Ferrari ou para a Mercedes, mas pode.
Não seria então a Red Bull uma equipe grande?
É, claro.
Mas pilotar para a Ferrari é o sonho de 8 entre dez pilotos, no mínimo.
E pilotar para a Mercedes, no seu atual momento, equipara-se.
Mas aqui... Perder um nome de tanto peso quanto Daniel Ricciardo e colocar Carlos Sainz Jr. como primeiro da lista para substituição é para por em dúvida qualquer afirmação no sentido de ser grande.


De outro lado, a Sauber deve abrir mão de Pascal Wehrlein (que não paga as contas) e ficar com Marcus Ericsson (que paga as contas, dá gorjeta e ainda ajuda na limpeza) e trazer Charles Leclerc.
Pode não ser time grande, mas pensa grande.
Só fico com dó do Leclerc que dominou a F2 como gente grande e quando acha que vai dar um passo largo na carreira, vai para a F1 andar com carro de fim de grid... Da F2.

Para terminar, a F1 decidiu que os motores serão V6 turbo com recuperação de energia cinética, como era algum tempo atrás com o kers e que os pilotos terão controle de como usar esta energia durante a corrida.
Os motores serão mais barulhentos, terão mais Rpm (três mil, se não me engano) e serão mais baratos.
Darão adeus as atuais, complicados e caras unidades de potência, mas só em 2021.
Por que não já para 2019?
Se fosse algo ruim, já entraria em vigência nas duas corridas que faltam para acabar este ano..., mas como é coisa boa...

Comentários

Anônimo disse…
Bom dia !
Piadinha ! Pro José Coitinho.
'O caipira ganhou um smartphone na loteria, o curioso vai lá e pergunta:
- Já sabe o que cê vai fazer com o prêmio?
O caipira responde:
- Bom, o fone vou ficar para mim e o smart vou dar pra minha irmã passar nas zunha'.
É uma modernização da piada do motoradio. Que é uma verdade. Eu já fui torcedor de radinho de pilha e ouvi do Nunes, quando jogava no Fluzãozinho querer a Moto ficar prá ele e dar o radio pra mãe ou outro parente dele. Era menino e gravei esta porque todos me zoaram no colégio.
. E vamos ao texto do senhor Groo. Tempo tenho.
Ôba ! Fernandonso merece mais um título !
Renô é melhor que TádeOnda. Não faça o M.C. provar isto porque já provei. Ao longo da história formulaúnica, o Renault é melhor que o Honda ! Só perde para a Ferrari e assim mesmo porque a Ferrari está desde 1950 na F1. Ganhou a primeira em Saint Helier, em 13 de julho de 1950. A Renault só aparece em 1977, GP da Inglaterra, ou seja, 27 anos após a Ferrari. Um caso de sucesso é a montadora francesa. Equipe e só o motor. É uma Coca-Cola.
. Sabia. Acha a Honda( e os japas ) o máximo ! Não, é um povo extremamente trabalhador - de gente inteligente - sem dúvida alguma, mas erra também.
Histórico, senhor Groo. Histórico. Dados. Coleta de dados. Estatística. A McLaren terá dados da Renault importantes, a evolução dos Renault. O TAG-Heuer é um Renault. As duas empresas precisam conversar, passar informações. A Honda, alguma evolução teve ? Claro que teve...
E... McLAREN ! Lembra ? Terceira em títulos. Um título só atrás da sua Williams. A outra... toro o quê ? E, a Latinha que dá asas voadora está para perder o motor Renault. No macacão de Media Verstappen já aparece: 'Aston Martin'. Que, óbvio, receberá dados também e a equipe os usará, no futuro, este histórico dos motores 'TAG-Heuer' nos motores de Bond, James Bond. Todo o sistema desenvolvido para gerenciar o Renault irá para a Aston Martin. Ué ? É do 'jogo'. Bom, dizem que a Aston Martin não dura. Seria um ano, no máximo dois, para termos a Red Bull-Honda. Mas tudo ainda é especulação.
. Copersúcar. Breve história da equipe. Primeiro. Como a Red Bull e Mercedes, hoje, estava sediada na Inglaterra. Então, 'a partir', errado. Endereço: Reading, Berkshire, Reino Unido. Se compararmos com outras equipes, chegou a ser 'média'. Eu sinto vergonha de ter sido tão escroto com a Fittipaldi. Jovens... Mas erraram, na minha opinião, no projeto 'escola de samba'. Escola de Samba, pelo menos no Sofrido de Janeiro, não sei se na espetacular Sampa City é assim, só pode enredo brasileiro, aí, dá-lhe índio, baiana. Só empresas brasileiras e estávamos numa crise mundial. 2º choque do petróleo, se não me engano, e comandado pelo Aiatolá, o Irã paralisou a extração do ouro negro e aí o mundo começou a ver o que é bom prá tosse. Uma 'religião moderna' apareceu de vez no mapa - já tinha aparecido, na Europa medieval, e até hoje temos palavras dela no vocabulário como ALface, ALgodão... ALmoço ! - e a esquerda muderninha que diz, ' se seus inimigos são meus inimigos, sou sua amiga !', e adora os caras, um dia, se os conservadores( o Ocidente !) não retomarem o poder novamente e não salvarem dos inimigos de ambos, o capitalismo e as religiões ocidentais, será degoladinha por eles, pela 'religião moderna( de 1000 depois de Cristo querendo voltar para lá)', no final. También ! Será degoladinha usando bandeira vermelha e erguendo bracinho, punho fechadinho. O punho fechadinho vai primeiro.
continua...
Anônimo disse…
continuando...
. Emerson. Não ponho minha mão no fogo por ele. Notícias mal cheirosas dizem
que é um rato nos negócios( pode ser um dos motivos também da falência da equipe). E andou pedindo dinheiro prá gente na carreira do neto nos EUA. Não sei se vingou mas num país lullático e dilmaquiavélico, um dia descobriremos se é fake news ou não. Com o Bolsa chegando, acredito muito mais no Brasil que em ratos. Se não chegar...
Cê apaga a luz prá mim, senhor Groo ? Pede pro Zé Coitinho.
. Antes de falar no Chase Carey, o Emmo cravou, antes da corrida de domingo, Hamilton tetracampeão. Desnecessário falar isso mas vamos lá. Marquetinguices ! Claro que o embaixador é o campeão, no caso o tetracampeão. Quem vive no Brasil, com imprensa escondendo tudo e, 'se não correr atrás' de notícias não saberá que as crianças, no mundo todo, as que gostam de corridas, adoram Lewis Hamilton.
Digo mais, Media Verstappen está na parada ! Senna esteve. Senninha. Difícil é vender como embaixadores da F1 uns caras feras de cara feia como Alan Prost, Fernando Alonso, Nigel Mansell. Tá, Nelson Piquet e Kimi Raikkonen ! Os Reis da simpatia ! Dizem que o garoto chorão do início do ano já está com terapeuta. Não entende como um sujeito não consegue sorrir. Quando o pai fica sério, o menino começa a chorar e gritar: 'kimi ! Kimi !'
. Não é bem assim, hoje em dia. Pilotar Ferrari, com Vettelino por lá, é para ganhar dindin e ser segundão perdendo prestígio. Senhora Manu nem fala mais do Kimi ! A mulherada tá chateada com o finlandês durão. Se Riccardão Sorriso quer vencer, entre as duas, vá para a Mercedes, misifin. Mas isso só em 2019. GH-4 é chato mas o ambiente é democrático. No primeiro ano querer sentar na janela não dava pro Bottas. Ano que vem espero mais do finlandês. Mas, em 2019, se pintar o quinto título hamiltaniano, em 2018, quem sabe ? Daniel terá um GH-5 tranquilão daqui a um ano e alguns meses. Mas a Ferrada abre o berreiro até lá. SEBozinho vai explodir ! Aliás, 2018, se não passarmos por cima no que disse Tio Bernie, né ?, senhor Groo, tudo indica que Vettelino, o Nervosinho, poderá abiscoitar um título. Só para aplacar sua neura e os flerraristas ficarem em paz ! Bicho bobo é framenguista e flerrarista. SEBozinho está vendo Hamilton em todos os lugares, dizem. Num jogo da NBA, cumprimentando o Kobe Bryant se assustou : 'Você cresceu ! E agora está careca '!
Um acompanhante, dizem, enfermeiro, sacou umas pílulas prá ele, e, batendo nas costas do alemão, disse:'calma... calma... não é ele. Não é ele...'.
Carlos Sanz Jr. é bom piloto.
. Charles Leclerc. Como escreveu passa a ideia de uma super fera chegando, senhor Groo. Tudo bem mas, desculpe-me, 'F1', dois anos necessários são para saber se é fera ou não. Media Verstappen quase estraga o seu segundo ano. Ou seria, terceiro ? Uma ajudinha aqui, outra acolá, a situação do campeonato... Muitos foram feras na F2, F3 e... e... e.
. Bom. Uma tecnologia se vai... e vem para gente. Uma outra vai chegando, ficará por um tempo na F1 e, depois, vem para a gente também ! É a F1. Então, NUNCA será Indy, entendeu, senhor Groo ? Isso aí que escrevi não estou querendo dizer que a Indy não dê avanços tecnológicos para gente( área de segurança e em tratamento de acidentes automobilísticos ou não, é imbatível) ou outra categoria( tirando a Estoque KKKKKKKKKars !), mas Fórmula UM é isso mesmo, com seus pilotos de testes mais rápidos - e bem pagos - do planeta.
Segura essa, José Coitadinho !
. E, Genial Hamilton, tetracampeão, virá ao Rio de Janeiro ?
Terá que dar um pulinho no Cristo Redentor.


M.C.
Anônimo disse…
Anda excluindo comentários, senhor Groo ? Não dá chance de defesa, bandidchu...


M.C.