A Ferrari é a F1 (de um torcedor da Williams)

De tempo em tempos a Ferrari surge com a ameaça de deixar a F1.
Em geral faz pedidos que lhe contemple com alguma vantagem, seja pecuniária ou em relação a regulamento.
Quase sempre é atendida. Quando não as claras, com vistas grossas sobre algo não tão lícito.
Desta vez não é diferente...
Porém, é a primeira vez com a Liberty no comando e vai ser preciso jogo de cintura dos americanos para contornar a crise sem desagradar nem a Ferrari e nem os outros times.

Mas, caso não tenham o jogo de cintura, existe mesmo alguma chance da Ferrari deixar a F1?
Por que não?
Seus carros de linha são reconhecidos e respeitados, assim como seus protótipos de competição e ainda que tudo isto tenha sido conquistado nas pistas, hoje em dia a fábrica de Maranello já não precisa mais da F1 para se afirmar.
Para estes italianos a expressão “race on Sunday, sale on Monday” não faz mais tanto sentido.
Ainda assim a Ferrari pode se dar bem em qualquer que seja a categoria que ingresse ou se aplique. E vale lembrar que ainda está em várias.
Se resolver que vai sair da F1, sua história já está escrita, sua reputação já está feita e pouca coisa, quase nada irá mudar.
É capaz da lenda aumentar: A construtora que disse não à F1.
Já para a F1...

Há colegas que consideram que a saída dos italianos do campeonato poderia trazer um equilíbrio de forças, o que é bem relativo se lembrarmos que nos últimos anos o equilíbrio não existiu e não foi a Ferrari que o quebrou.
Tivemos anos de Red Bull dominante e agora vemos a Mercedes no comando.
Outro ponto é que a história da F1 se mescla e se confunde em diversos pontos com a da Ferrari. A tal ponto de muita gente não conseguir desassociar uma corrida de F1 da imagem da Ferrari.
E eles não estão errados.
Quem ficaria assistindo uma corridas com Ford, Vw, GM, Renault ou outros carros de fórmula de montadoras menos cotadas?
Quem se interessaria em torcer (de verdade) para um time oficial da Hyundai, por exemplo?
E isto por um  simples motivo: é possível comprar carros destas empresas sem tanto esforço.
O mesmo pensamento pode ser aplicado a Mercedes, BMW e outras montadoras que estão ou já estiveram na categoria.
Já carros da Ferrari...
Pode-se dizer sem medo nenhum que todas estas fábricas vendem carros, a Ferrari vende status.
É impressionante que um ricaço tenha uma coleção de Mercedes, mas é fantasticamente impressionante se ele tiver uma coleção de Ferrari... E quanto mais antigas, mas caras e mais status.
Por isto ela é tão imprescindível ao circo da F1. Pela aura mítica que o escudo com o cavalinho rampante representa.

E simplificando a ideia a ponto de que um fã de futebol entenda: retirar do campeonato espanhol, para ficar apenas em um dos mais badalados (e chatos) existentes, retirar Real Madrid e Barcelona da disputa até poderia trazer equilíbrio de forças ao certame, mas quem em sã consciência, fora da Espanha se interessaria em ver um monte de Alavés disputando?
Quem assiste F1 e torce pela Ferrari quer vê-la vencendo, quem não torce quer vê-la vencida, mas não fora da disputa.
E espero, sinceramente, que os americanos assimilem isto.

Comentários

Anônimo disse…
F1: te enganaram por anos e você caiu feito um patinho !
De um torcedor da McLaren( enganado até Áustria 2002).

Bom dia !

. Isso já mostra que ela não é a F1. Precisa ameaçar para ter privilégios. Tô errado ? Pela centésima vez, em inglês, agora:
http://www.telegraph.co.uk/formula-1/2017/10/28/bernie-ecclestone-suggests-fia-helped-ferrari-gain-f1-advantage/
. Outros tempos. E todos que são fãs do esporte e vão mais a fundo, que dão alma e prestígio ao esporte, como eu, já desconfiávamos da ajuda a Scuderia. Não que outras não tiveram ajuda. Brawm GP. A própria Mercedes. Engraçado que não este procedimento para com as equipes inglesas. Mas é o framengo das pistas a Ferrari. O Framengo deveria ser banido por um ano, no mínimo, de competições estrangeiras como a Libertadores pelo que a sua torcida fez, não acham ? Ué ? Times ingleses tomaram punições severas no passado por causa dos hooligans. Sabendo da potência de bomba H que tio Bernie jogou, terá clima uma ajuda a Ferrari, agora ? Como levantar a bola de uma categoria que apoia tramoias só para um lado ? Um carro não largar e o outro jogar deliberadamente o carro em cima do outro após o fim da corrida para fugir da pesagem e isso tudo num GP só. E ambos os bibis sendo da mesma equipe ! Preciso dizer o nome da equipe ? Melhor não ter mais ajuda. Lá, jornalismo não é sonso. Não tem nada a ver com os americanos da Liberty e o jogo de cintura deles. Eles tem e muito. Rebolam mais que passista da Viradouro. Pegaram algo que pode estar com seus anos contados e sabem que é, como Copa do Mundo, um verdadeiro antro de larápios. Lava jato de prima. Aí está a oportunidade e a tentativa de virar a situação da categoria. O mercado maior da Ferrari é os EUA. É uma marca comercial poderosa mas NÃO tão poderosa como antigamente. O mito Enzo está cada vez mais ficando para trás, no passado, e a Ferrari anda meio... meio... jaspion. Perdeu personalidade de uns anos prá cá e pior, com concorrência. Muitos preferem uma Lambo. Uma ALFA. Digo, infelizmente, que, desde a F-40, carro que acho lindo, a Ferrari se perdeu. A marca, hoje, você compra em supermercado. Uma loção pós barba da Ferrari. Qualquer mané tem camisa do framengo... e da Ferrari. Uns gordos saem de seus poderosos sienas com camisa da Ferrari e bebendo latinha da skol. Os ricos chiques não querem mais o modelo. Só nouveau riche estilo baixinho senadô ou rapper amam o carro. Jamiroquai... Bom. Maranello ganhou grana, perdeu prestígio. Parece que os ceguetas não conseguem enxergar além da paixão. Como gostaria de ganhar dinheiro em cima destes caras... A F1 teve queda de público ano após ano e com Ferrari correndo. Aliás, a Ferrari é culpada diretamente. Anos schumaqueanos. Ou seja, quem tem que ter agora jogo de cintura são os italianos.

continuarei rei rei...
Anônimo disse…
continuando ando ando...

. É. São reconhecidos e respeitados mas é uma marca começando a 'cansar'. Muita exposição durante décadas. Para se firmar, realmente, não precisa da F1 mas não pode desdenhar a categoria. Lembre-se que ela tem concorrentes de peso atualmente e se voltarmos aos anos 1970 existiam mas não produziam supercarros, a área dela. Audi, Mercedes, Nissan, McLaren, Renault( Renault Sport R.S. 01) e muito mais, muito mais mesmo ! Por preços menos salgados e velocidade, às vezes, deixando ferraris no chinelo. Veja, nem coloquei as marcas concorrentes de peso há décadas como Porsche e que estão por aí produzindo seus foguetes. Os próprios americanos estão incrementando seus supercarros. O Mustang Shelby zerinho, falam, é coisa séria. Muito séria. E a indústria dos muscle car entrou forte na última década. Nos EUA, então, departamentos fechados pelas montadoras americanas abertos novamente só para suprir a demanda. A tal da máquina que produz peças em 3D já é uma realidade nos EUA e as Gas Monkey Garage da vida usam e abusam dela. Só precisam do projeto daí os deps das montadoras reabertos. A pintura é um primor ! Melhor, muito melhor que as pinturas das montadoras. Aqui, em terras esquerdistas e atrasadas, poucas e caríssimas. Um rico pensando: 'Compro mais uma Ferrari Califórnia ou dou vazão aquele sonho antigo de ter o Mercury Cougar 67 do paipai, todo 'anos 2018', com o Chip Foose'?
. Protótipos de competição... Ferrari... Sei não. Tirando F1... Raro ver uma vencer. Só aqueles 'Desafio Ferrari'. Todos de ferraris, claro. Le Mans, a última vitória, 1965. Como são várias as categorias na corrida, estou vendo a bãbãbã. A que realmente vale.
. Faz sim. “race on Sunday, sale on Monday” até porque a Sscuderia está chiando e o mercado dela é ainda, o mais forte, os E.U.A.
. Realmente. Ferrari é Ferrari. Mas, me parece, se não rebolar rapidamente, será uma senhora chiquérrima da família Guinle. Ou Matarazzo.
. Não... a lenda parou por aí já que outras surgiram. E o marketing está a todo vapor. E, aumentar, não aumenta porque precisa de homens com a personalidade de um Enzo. E, num mundo politicamente correto matar lendas(passado) é importante.
Aaaah, o mundo do marketing e da publicidade...
'A Rainha morta ! Viva a rainha'! 'Rainha morta, rainha posta'!
A Liberty pode estar jogando com isso aí. Essa nova geração pode até respeitar a Ferrari mas não a tem como um mito.
Já parou para pensar o que fez a lenda Ferrari ? Só vitórias ? Não. Mortes. E não só nas pistas. Com um riquinho pode morrer com um prefeito pateta limitando as marginais ?
Imagine eu, na BR-40, velocidade normal de uma Ferrari, 200 km/h, e um mês depois... perder a carteira. Mas é para todos os supercarros e até para carros mais nervosinhos mas a Ferrari, tirando, acho a Bugatti, custa mais.
A lenda vai para as picas.

continuarei, agora, a categoria !
Anônimo disse…
... vamulá.

Voltei e serei rápido como um QQ da Chery.

. Colegas pouco entendedores do assunto.
Se sair a Ferrari, caia fora a Mercedes junto. Teremos equilíbrio de forças.
. Red Bull e Mercedes. Mas quem iniciou foi a Ferrari. 1999 até 2004, domínio total da equipe com opovão se acostumando da tragédia senista.
Seis campeonatos ! Cinco de um único piloto. Consecutivos !
. Eu consigo. Cooper-Clímax, Tyrrell, Lotus, McLaren, Williams. Tirando a Lotus e a McLaren, que constroem carros 'de rua', a Ferrari se deu bem não só por ela própria e sim pelo estilo italiano de ser. Design elegantérrimo! Moda chique nus úrtimos ! Culinária e bebidas fantásticas ! Arquitetura, uau... Cinema bombava assim como a música. Ferrari estava na onda.
Até 1975 não foi uma supercampeã, não. Tá lá prá quem pesquisar. Uma verdadeira matadora de homens. Ultimo deles saiu voando com o banco nas costas. Também servem, as mortes, para criação do 'mito'.
Grécia antiga explica.
. FORD ? Henry Ford. Diria, Henry um cara de 2 metros e Enzo um anão. Para humanidade, claro. VW, tá falando da AUDI, né, a supervencedora das Le Mans e outras categorias ? GM ? Um... com 215000 empregos diretos, 396 instalações pelo planeta... muitos amantes da marca, aqui, Opalão reina.
O torpedo aí, embaixo, do Emmo 1989, o motor, um Chevrolet ! GM.
Renault ! Não tem a envergadura publicitária de uma Ferrari, claro. Mas vence pacas e em tempo relativamente curto se comparado com a Scuderia.
Teve ajuda ou pagou ? Tio Bernie, responda !
Mercedes e BMW ? Meu Deus... Karl Benz ! Karl Benz com Henry Ford, num boteco, e chega Enzo Ferrari. Não duvido nada que Enzo beije as mãos dos dois.
BMW. Como diria Piquet: 'BeEmeVê'! Nem um moleque ama esta marca...
. Hyundai. Não é a questão de 'torcer' e sim de 'vencer'. Vencendo, qualquer proprietário de veículo ou entusiasta da marca torcerá por ela mas isto demanda(êpa !) tempo. A Ferrari não só se valeu das conquistas, de uma Itália efervescente, também de suas trágicas derrotas. Mortes. Até a Porsche. Após morte de James Dean, houve aumento das vendas da marca. Não sei se houve aumento após a morte do Paul Walker.
Tempos polititicamente caretas...
. Status. Ter uma Ferrari para ter status dependerá de quem hoje anda comprando-as. Se o MC Dasquebrada comprar uma Ferrari, eu compro uma Lambo ou Corvette. O pior que isso anda se tornando corriqueiro. Não, eu não compro lambos ou corvettes mas emicis andam comprando várias ! Lá fora.
. Coleções. Ralph Lauren.
http://autoviva.sapo.pt/img/photos/058/__large_78058.jpg
Só um pouquinho. Diversificada...
. Não. O cemitério anda cheio de imprescindíveis.
. Comparação capenga. Se existisse um certame mundial de clubes aí sim não fariam falta alguma o Real e o Barça. Só lamentaríamos a ausência dos dois gigantes e o Gaymio estaria felizinho ! A vida continua.
. Ninguém está tirando ela da disputa. Tio Bernie mostrou que é favorecida e com ajuda da rival Mercedes. Se quiser sair, que saia. Aliás, as duas.
Gosto de velocidade e disputa. Elas, as disputas, voltariam. E sem ajuda...
. Cê é terraplanista ? Não porque a coisa gira sempre em torno da NASA, atacam a NASA de todos os jeitos esquecendo-se de outras agências espaciais como ESA, JAXA, Roscosmos, UKSA, CNSA( China)...
Só ficam encima dos americanos.
Que os americanos mandem os italianos se catarem ! Ou rebolarem.
Dai-me um Corneeeeeto ! Muito crocaaaante, é da Gelato !
Corneeeto, corneeeeto mio...




M.C.
joaoleopires disse…
Excelente texto, excelente mesmo!!!!
A saída da Ferrari da Fórmula 1 seria uma perda imensurável, um grande público mundial deixaria de ter interesse, e isso refletiria em venda de ingressos e audiências mais baixas na TV!
Nem quero imaginar tal que tal ameaça se torne fato!
Anônimo disse…
Bom dia...

. Tô achando que o Mococa é o senhor Rubs...
. Mas voltando ao papinho legal, maneiro mesmo( 'manero mermo').
As audiências televisivas já estão baixíssimas !
Ingressos em autódromos, tirando DTM em Hockenheimring Baden-Württemberg, Le Mans( mas é uma tremenda festa ! Tem até discoteca ! Discoteca ?) e Indianapolis, só os tradicionais da F1.
A F1 está entre a caldeira fervente de lava e o espeto do demo. Se sair sozinha, adeus F1. Uma Mercedes vencendo todas as etapas, não dá. Manipular a favor da Ferrari, como já fizeram anos e anos, não dá mais também apesar que o povo é otário mesmo e cai mas depender do povo otário para audiência é melhor virar Ferrari Futebol Clube porque torcedor de F1 se esforça mas não é tão otário assim. O número de otários é infinitamente menor que o do futebol. Se sair e levar junto a Mercedes( deixa-la como fornecedora e só), a F1 se segura no espeto do diabo. Por quê ? Bom, a FIAT transfere toda a tecnologia da Ferrari para a ALFA Romeo e a Mercedes vai o outra equipe qualquer. Chutarei a Force India ou Ruimlliams !
Estou só supunhetando, por favor.
Mas a F1, sem as duas, vão por mim, despertaria um interesse gigantesco !
. 'Público', senhor Groo, Mococa e outros que aparecerem por aqui, já assistiram o filme 'O Show de Truman: O Show da Vida' ? Acredito que sim, assistiram. Bom, é maravilhoso. Como nos manipulam, meu Deus ! Ed Harris está fantástico ! A verdade do filme, de 103 min, está nos 10 segundos finais. E serve para tudo na tv.
E na internet.
É necessário despertar o interesse do povão acabando ou não a desgrama.

Já disse 'feliz Natal' ? Não ? Então, Feliz Natal, moçada !



M.C.
Anônimo disse…
Boa tarde !

Voltei.
Aliás... GH-4 andou dizendo que gostaria de correr pela Ruimlliams uns meses atrás.
Interessante, não ?
Será que teremos algo bem bacana nos próximos anos ?



M.C.
Rubs disse…
Sô Ron, há a possibilidade contrafatual de a Ferrari fundar outra categoria thoroughbred, motorzão V8 aspirado. Nesse caso, adivinha o que ia acontecer? No princípio eu ia assistir as duas, até me decidir.
Concordo que “Ferrari” é sinônimo de “fetiche”, assim como “Harley” ou “Indian”. Dizem que se você comprar uma King Road, ganha um tapetinho com o clássico emblema da Harley, para não sujar o chão de garagem com o óleo que vaza... Bem, você nunca vai ver um Porsche dar problemas de motor ou suspensão, já a Ferrari... Mas e o fetiche? Eu sou mais humilde: ficaria feliz demais com um Z4. Cof cof, cof. Deu uma tosse, aqui.

M.C. Mococa, só se for aquele cara que te introduziu a pirobalística.