F1 2018 - Alfa Romeo Sauber F1 Team: a equipe beta da Ferrari

É oficial: a Sauber fecha parceria com a Ferrari e trás de volta uma das marcas tradicionais da F1, a Alfa Romeo.
Junto, oficializou Charles Leclerc e Marcus Ericsson como seus pilotos para a temporada de 2018.
Uma pergunta que pode ficar é: se agora é parceira da Ferrari, se vai ostentar em sua carenagem Alfa Romeo, porque é que tem que ficar com Ericsson no time?
Ficou bem claro nestes anos que ele só estava por lá por conta do aporte financeiro que trazia...
A resposta pode até ser bem mais simplória do que se imagina: dinheiro nunca é demais.
Principalmente na F1.

Mas há prós e contras no retorno da icônica marca.
O retorno de um nome tão tradicional, ainda mais agora neste momento de transição de gestão é um dos prós. Assim como também a estabilização da combalida situação financeira da Sauber, que querendo alguns ou não, é dos últimos times “garagistas” do circo e é das mais simpáticas.
Outro ponto positivo seria um acréscimo de beleza ao grid já que a Alfa ostenta cores muito bonitas, como é possível ver na foto do carro de 2016 com o que pode ser o esquema de pintura para 2018.
Mas o mais importante é que construam carros confiáveis e minimamente competitivos para que promessas como Leclerc, Giovinazzi e mais tarde – quem sabe – Pietro Fittipaldi possam mostrar serviço de forma decente e com mais facilidade.

De pontos negativos tem o fato de que a Sauber passaria a ser uma equipe B da Ferrari, logo, não disputaria vitórias com o time principal em condições normais. A Ferrari provavelmente testaria soluções novas nos carros da equipe B antes de usa-las.
Algo que já acontece com a Toro Rosso em relação a Red Bull atualmente.
Claro, que nas atuais condições da equipe, ninguém esperava ver uma Sauber disputando posições com a Ferrari, logo, mesmo com o aporte da Alfa e o carro ficando minimamente competitivo, dificilmente isto vai acontecer.
Isto só é um problema mesmo para a Liberty, que perde dois times candidatos a “underdog” nos campeonatos já que tanto a Toro quanto a Sauber, mesmo melhorando muito, não farão frente aos times ditos “A”.
E todos sabem o quanto os norte americanos de automobilismo amam a figura do time modesto que incomoda os grandes e – em algumas vezes – beliscam vitórias e disputam pau a pau os títulos.
Na F1, a última vez que se viu isto foi com a Brawn GP de Ross Brawn, Button e Barrichello.

Só é necessário ao fã da categoria (e da Sauber) frear um pouco o entusiasmo.
Se lembrar direitinho, a última vez que a Alfa esteve na F1 com uma equipe própria foi um desastre.
Não marcaram nenhum ponto na temporada de 1985 e amargavam um fim de grid tão constrangedor que pularam fora.
Alfa Romeo 184 TB
E como fornecedora de motores, empurrava de forma precária as Osellas, fracassando miseravelmente em 1988 com apenas três corridas terminadas na temporada, abandonando sete vezes e nem conseguindo se classificar para a largada em mais quatro.
Aos que disserem que os tempos eram outros e que agora é tudo diferente, vale lembrar o recente retorno da Honda na McLaren... Não é tão diferente assim.
Osella Alfa Romeo FA1I

Comentários

joaoleopires disse…
Excelentes ponderações!
Para a Ferrari será uma mão na luva como costumo dizer, irá ser mais uma cobaia da Scuderia de Maranello
O problema todo fica à cargo da Liberty que permitiu tal associação, vejo a Alfa Romeo próximo ano apenas abrilhantando o grid com suas cores magníficas e nada mais!
Anônimo disse…
Bom dia.
Estou desanimado. Cansado. Anozinho mequetrefe de vários anos mequetrefes desde que socialistas ( fabianos ou não ) tomaram o poder. Mediocridade pura. Entra ano, sai ano e a mesma coisa. Terra arrasada. É, tem gente pior. Venezuela, Bolívia, Coreia do Norte. Cuba...
. Ué ? Chegou ontem, senhor Groo ? O Eric$$on é o Eric$$on. Desde mil novecentos dom João carequinha que corridas de automóveis são assim. Tem neguim que paga bem prá pôr a buzanfa nobre( ou não) no assento veloz.
Quanto mais grana melhor, pelo menos acertou na resposta simplória !
Se sou dono da Mercedoca e tem um paitrocínio que quer dar 1 bilhão de dólares para ver o filhote correr, Bottas vira terceiro piloto rapidinho.
Ou dou um ano de folga para GH-4 ? Boa pergunta.
. E põe 'icônica' nisso. Na Itália sou ALFA Romeo ! Depois, Lamborghini. Depois Maserati, depois Lancia, depois FIAT, depois Bimota, depois Ducati. Depois Benelli, depois Cagiva, depois Claudia Cardinalli, depois, Sophia Loren, depois... depois... tô me esquecendo de uma marca..... Ah, Iveco !
. Que 'garagistas' ? Ficô doido, ômi ? Estreou em 1993 na F1 ! Prá mim, a mais simpática é a Toro Rosso. O pau come lá !
. 'Cores muito bonitas'... mimimi... É o vermelho mais bonito de todos !
Põe uma ALFA e uma Ferrari, uma do lado da outra ! Quero ver qual o mané que dirá que o vermelho Ferrari é mais bonito !
https://st2.depositphotos.com/4528073/8261/i/950/depositphotos_82615818-stock-photo-red-alfa-romeo-4c-2015.jpg
Não tiveram a coragem de pintar a Sauber toda de vermelho porque seria 7 a 1 prá ela ! Mesmo andando lá trás.
. Pietro, manda seu vô devolver o meu( o nosso...) dindin. Cabô a época do
'o lucro é meu, o preju nós socializamos'. Esquerdóides já estão com o corpo fora do Poder só com as garras do pé esquerdo ainda por lá.
Vadi retro SataMarx !
. Não sei, não. Tá muito na cara isso aí. A Ferrari irá usar a Sauber. Pelo retrospecto da Sauber, a Ferrari abandonou a amiga suíça faz tempo.
. Muito. Veja, estamos a pensare que a Red Bull nada em dinheiro ! Não é o que vemos nas pistas, ô, pá. A Toro Rosso anda mui mal das pernas e por uma rearrumada maFIAtica, isso sim, os peões estão se segurando no tabuleiro. Aston Martin(???) prá cá, Honda prá lá, Alfa práqui, Ferrari querendo se mandá !
Quê ? seu dedo duro ! M.C., dedo de seta ! Vai abrir o bico ?
Chato dizer isso mas dona FERRARI começou a chiar( como de costume). Já anda espalhando por aí que 2020 - ou 2021 - será o último ano na categoria.
Estamos falando de uma equipe forte com dindin FIAT. Red Bull, mesmo com todo dinheiro do mundo, duas equipes e uma para 'testar' componentes, haaaa, ficou lááááá em 2012 e mesmo assim. Bom, se fosse o caso, ' testar componentes'( chique nos úrtimos), seria ótimo para o dono ver primeiro, segundo, terceiro e quarto colocados Red Bull e Toro Rosso. Neste aninho aí, 2012, com seu Vettelino, O SEB Nervosinho, todo feliz, A Red Bull foi primeira a Toro foi nona colocada no mundial. É só marketingue !
Mas, senhor Groo e seu Mococa, podemos estar vendo, se a Liberty não ajudar, a dona Ferrari dando um tchau para F1 e deixando a ALFA-Romeo no grid. Tudo é FIAT mesmo... Que sabe a Chrysler aparece ? Brincadeirinha.
Ué ? Prá mim, tudo bem ! ALFA não é framengo e assim não terá ajuda.
Ou terá ?
S.P.Q.R - "Sono Pazzi Questi Romani", Asterix. Um pouco de história. HA !


M.C.

Marcelonso disse…
Groo,

Está claro que o time será sucursal da Ferrari. Até porque passará a receber motorização, câmbio e eletrônica atualizada.

Nesse primeiro momento será a possibilidade da escuderia renascer, já que a Sauber ia de mal a pior.

Quanto a Ericsson, a grana continua mantendo esse roda dura na categoria.


abs
Anônimo disse…
Voltei para dizer um olá !

. 'Até porque passará a receber motorização, câmbio e eletrônica atualizada'

Um Kart ! Kart Romeo !

Ou, se a Ferrari der tudo.... Tudo mesmo mas aí teremos não uma truta de Campos de Jordão e sim um salmão canadense, já que estão chiando de novo dizendo que vão abandonar o circo os ferradinos. Aí será transferência de tecnologia mesmo e veremos isso acontecer bem diante dos nossos olhinhos.

http://as01.epimg.net/motor/imagenes/2014/03/12/formula_1/1394583986_339578_1394584529_noticia_normal.jpg

Ferrari Romeo ! Ou A.ER.F.A. Aerfa ? 'ER' de Emilia Romagna...

Por favor, ajudarão, claro, ajudarão, mas nada como McLaren Renault, por exemplo. A Ferrari dará, óbvio, um pequeno suporte mas só isso. Cês andam precisando ler mais sobre F1. Os negócios que podem ser gerados neste campo do experimento automobilístico. Peguem um filmeco de 1982, de Jacarepaguá. Tudo as claras ! Os garagistas... Hoje, que que a gente vê ?
Já se esqueceram do Ferrarigate, néééééé ? Óh que tô sendo iniamigo de Caramelo, aliás, que não era coisa nenhuma de italianos e sim era dos ingleses ! Contra ingleses.
De leve.

Veremos, no final de 2018, como a 'sucursal' se deu na sua volta às pistas.

. Só achei em erpanióu.
Automobilismo, por estas bandas, é coisa do passado !
Olhem só, que bonitinho !

https://www.youtube.com/watch?v=MiO1V0myYno


A gente gostava da coisa ! Em plena ditamole !

HA !

senhor Groo, já ouviu está do Johnny Cash ?
Mais assustadora que qualquer múmia, quer dizer, qualquer música do
Iron Maiden !

https://www.youtube.com/watch?v=V_TNEG8BI4o

iiiiiirrá !


M.C.