F1 2018: o cíclico choro que impulsiona mudanças

“-Se a política para os motores for mudada, podemos repensar nossa participação na F1”.
“-A relação financeira entre as equipes e a gestão precisa mudar, ou podemos sair.”
- “Chega-se a um ponto em que os investimentos têm que dar retorno, se eles não acontecem, é preciso repensá-los e até – por que não – abandoná-los.”.
“-Hegemonias e longos domínios deixam a categoria desinteressante, monótona. Isto afasta os torcedores e os investidores...”
“Não se percebe uma visão. Ninguém sabe em que direção se está indo. Tudo o que sabemos é que as receitas caíram, então é possível que tenhamos que sair...”

As frases acima não têm um único autor – embora tenham vindo do mesmo meio – e nem todas são de Sergio Marchionne, o atual todo poderoso da Ferrari.
Mas poderiam ser...
Não há dia que não se leia nos sites especializados que a Ferrari, enquanto equipe de F1 esteja ameaçando se retirar do campeonato mundial de F1 em 2020 ou 2021, quando se encerra sua parceria com a Sauber. Já houve boatos de que poderia até apresentar proposta para uma nova categoria.
Não se pode duvidar, afinal, são apenas negócios e deixar a F1 é uma coisa simples... Saem e pronto.
Assim como fez a Honda quando começou a perder terreno com seus motores, depois voltou como equipe própria e fez a mesma coisa e pode fazer novamente diante do imenso fracasso da recente parceria com a McLaren e se não render frutos com a Toro Rosso.
Também a Renault e a Toyota já agiram assim faltando apenas a montadora japonesa retornar.
A favor destas duas últimas é que ao menos não houve ameaças... Apenas saíram e não fizeram novelas.
Criar outra categoria nova?
Sozinha talvez seja impossível, mas um consórcio é bem possível sim...
E agora com as falas de Toto Wolf sinalizando sobre uma possível retirada da Mercedes, mais ou menos à mesma época em que a Ferrari sinalizou que pode sair... Por que não?
Negócios são negócios e este esporte só existe entre o apagar das luzes vermelhas e o agitar da bandeira quadriculada.

Mas voltando as frases lá de cima, depois de publicadas e repetidas à exaustão pela mídia, os autores quase apareceram com um carro imbatível (suspeito?) e ganharam um campeonato com o pé nas costas e outras vezes se encaminham para um segundo e terceiro... Até que os que não estão ganhando comecem novamente as ameaças... Faz parte do jogo de equilíbrio da F1 há anos.
Logo, não me espantaria se já em 2018, no máximo 2019 a Ferrari voltasse a dar as cartas na categoria.
O choro que, aliás, é livre, é a maior ferramenta de mudança que a categoria tem.
E sempre funciona.

Comentários

Manu disse…
É engraçado quando uma equipe abre o berreiro e outra acusa de frescura. Fora os "entendedores" que ficam lá reclamando da reclamação de todo ano da Ferrari... Com coisa que a Mercedes tem agido completamente diferente desta... ¬¬'
Meu único desagrado com esse falatório de abandono é que a FIA dê privilégios por debaixo dos panos. Mas isso já é teoria sem provas.
Que funciona, funciona.

Abs!
Anônimo disse…
Boa tarde !

. Como diria uma japa ex-gostosa da tv: É veeeerr...idade.
Mas quem berrou primeiro foi a Ferrada do seu Marquioli.
. Não sei que 'nova' categoria... Formula cadeiraEletrique já tá cascuda e é um saquinho só. Um tal de Ziiiiiiiiiii nos ouvidos ! Que saco !
E que circuitinhos sem vergonhas são aqueles ? Falam mal do Tilke mas aquilo é de matar um na poltrona !
. É mesmo. E, Ferrari, hoje em dia, não é essa coisa to... deixemos para o final.
. A Honda se ferrou mesmo com a equipe e o tempo deixou as formigas humanas de olhos puxados sonolentas e desatualizadas. Aí... toooooma !
Toma da Mercedezilla, da Renauzilla e da Ferrarizilla.
. Renault ? quando ? Não me lembro e deve ter sido num curto espaço de tempo. E já voltou vencendo. Toyota, só o portuga, meu amigo, chora por ela até hoje. 'Doióda ! Sua flata dói mais que hemorrói... '!
Diz ele a bordo de um feio Etios.
. Mas, claro ! Político é o espertinho. Mais do mesmo. Ai, ai...
https://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/ecclestone-revela-que-ele-e-mosley-favoreciam-ferrari-sempre-foi-feito.ghtml
E o tio Totó não sabe das tramóias em que participou e que sem a Ferrada não tem Mercedes ? Sem Fla não tem Flu ?
. Concordo ! Guardem o dia, moçada. Concordei com o final do senhor Groo.
Mas... tem sempre um 'mas'...
Que negócios são estes em que a Ferrari anda perdendo grana ? A marca não pode perder as corridas, é ligada umbilicalmente à elas.
No You Tube, acreditem..., vi um Opalão dando pau numa Ferrari. Isso não pode acontecer ! Não tão respeitando. Quero ver dar pau numa Bugatti. Numa McLaren de rua. E, mais. Coloco a Bugatti, sempre, para comparar com a Ferrari até por respeito mas 'n' montadoras, como a Nissan, têm carros que deixam a Ferrari no chi-ne-lo. Pode isso, Barrichello ? Um tal de GT-R.
Mas a Ferrari não vende só carros ! Veeerr...idade.
Perfume Ferrari ou loção pós barba, cê compra ? Guarda chuva Ferrari, vi, achei maneiro mas para gostos, digamos...., menos discretos. Entende ? Casaco Ferrari. Usa uma vez e larga prá lá e caro pacas. Capinha Ferrari, qualé, nem, tá nessa ? Prefiro a minha do Papai Vader. Tô brincando. A minha tem um zé carioca anos 1940 estilizadão.
Talvez precisem dar um descanso para a marca. Tirá-la de circulação por uns anos. Não dá mais para vender por milhões um Ferrari F-40 que se abre a porta com um barbantinho.... Ha... Existe o perigo, sim. E o público, a assistência, aumentou, mas muito pouco. Sabidiuma coisa ? Mercedes e Ferrari, se mandem. Entra a Audi, chama a Ford novamente e deixa a ALFA ! Vamu pru pau !

HA !


M.C.
joaoleopires disse…
Mimimi para cá, mimimi para lá!