F1 2018: Alonso

No primeiro dia de testes em Barcelona, uma coisa chamou a atenção: Alonso ficou sem uma roda enquanto freava para contornar uma curva.
Motivo: uma porca não apertada direito.
Que me lembre, não é a primeira vez que isto acontece com o asturiano.
Embora não tenha os números exatos, penso que é a terceira vez que uma roda dele se solta ou fica mal presa e o tira de uma corrida ou treinos.
Das outras vezes, se não me engano, corria pela Renault em sua segunda passagem.

Não demorou muito para que alguém trouxesse à tona a má sorte que o acompanha desde que saiu da Renault para a McLaren pela primeira vez.
O azar de encontrar na McLaren um Lewis Hamilton protegido pelos chefes e cheio de talento e vontade de mostrar serviço.
Azar de pegar uma Renault indo ladeira abaixo sob os desmandos de Flávio Briattore.
Azar de perder um título mundial pela Ferrari preso atrás de um russo meia boca durante mais de metade de uma corrida em um kartódromo.
E por último, deu azar ao voltar para a McLaren em uma das piores fases vividas pelo time inglês.
Azar ou dedo podre ao fazer suas escolhas, o fato é que estes entreveros atrasaram a carreira do cara em pelo menos uma década.
Pelo modo como vem guiando nos últimos anos, é possível afirmar que – com o carro em pé de igualdade com os demais – já teria ao menos mais dois títulos no currículo.

Porém, também é correto pensar que este tipo de incidente pode ocorrer a qualquer um em qualquer tempo. E que, ainda que não se possa levar à sério demais os tempos e resultados conseguidos na primeira (até na segunda) rodada de testes de pré-temporada, a McLaren (pelo tamanho, pela grandeza e pelo profissionalismo) pode sim ser considerada candidata a ter sua ressurreição definitiva neste ano.
E com um pouco mais de sorte, que tanto tem faltado ao espanhol, pode até se candidatar ao título, por que não?

Agora... Se o azar insistir, poderemos ver nesta temporada um fenômeno raríssimo de fuga total das rodas...
Coisa só vista e registrada em sua plenitude naquele bizarro acidente da Toro Rosso na China em 2010, onde Sebastian Buemi ficou sem as duas rodas da frente simultaneamente e sem explicação.
Com Alonso, ao menos, teríamos explicação.

Comentários

Manu disse…
Esse azar é uma atraso de carreira mesmo. Alonso fora da competição é um dos elementos mais amargos das últimas temporadas...

Abs!
Anônimo disse…
Bom dia !

. Adoro teoria das conspirações ! Aluno aplicado. Fiz TeCo1, TeCo2 e TeCo3 com louvor. Estão querendo matar Fernandonso !
. Ele saiu da Renault bi campeão. Se fosse assim, começo a achar que o acidente - esquitesta. Se fosse esquibunda estava de boas - do Schummy é coisa da Ferrari... Ou seria da Benetton ? O Flávio... Italianos ! Os Italianos ! Da Sicília ? Muito bem elaborado... Adoro conspirações !
. Aí, meu(chapa), culpa da Ferrada de não ter motor prá passar o russo. O 'tilkódromo' tem um retão enorme e Alonso não sabe ser Piquet, ainda.
OBS: Dizem que o 'meu' dos paulistanos foi uma resposta ao 'meu chapa' dos cariocas. Historiadores dizem isto, época que o Rio ainda ditava moda, boa, Sampa só usou o 'meu' depois do 'meu chapa'. 'Meu camarada' é coisa de socialistas anos 1970 e pegou sendo nós, cariocas, socorridos pelo 'meu brother' dos anos 1980 mas ainda que ainda perdura entre inocentes. 'Como vai, meu camarada !'. Surgiu o 'companheiro' mas não é nosso, graças a Deus. Antes do 'camarada', curta passagem, tivemos o 'bicho' ! 'Galera', cuidado. A Blogo pode cobrar. Voltando à F1.
. Falou pouco da Ferrada. Mas, veja. Escolhas para lá de certas considero. McLaren ! Ferrari e McLaren ! Não contavam com uma Red Bull- RENAULT ! E nem com uma Mercedoca-Mercedes se fortalecendo ! Caso da McLaren foi o mais bisonho. Qualquer um, do um cegueta acompanhante de corridas até o mais especialista dos especialistas como eu, não contava com uma HONDA tão abaixo da mediocridade ! Apesar que a canalhaBrawnGP ter dado um baita aviso... Ela veio da Honda Racing F1. Só o motor mudou... trocaram o TádeOnda pelo Mercedes !
. Não sei. Bom, no lugar do Rosquinhaberg, pode ser. Seria tri.
. Verdade. A roda do meu skate se soltou uma vez. Fui pro chão. Da bicicleta, duas vezes. Como ? Até hoje eu não sei. Teoria das conspirações indica que Sapatão poderia ter feito aquilo. Uma iniamiga. Das duas vezes, não me machuquei. Dos carros, suas rodas... uma vez mas a culpa foi minha ! Baixei o macaco... é politicamente correto chamar de macaco de macaco ? Melhor colocar 'hidráulico' após o 'macaco'. Uma ONG protetora dos animais pode me processar se não vierem me chamar de racista. Bom, baixei o monkey hidráulico sem apertar um pouquinho as porcas de uma após bate papo animadão com uma totosa e aí...
. Ué ? O Vandoorme foi terceirão no 2° dia da pré-temporrada ! Tá acordadão!
E tá um frio dus cacildis na Catalunha. Previsão de nevasca para hoje ! E o inverno nuclear, o aquecimento global, as mudanças climáticas, hein ? Perguntarei para o Marcelonso, o homem mais politicamente correto, ideal para assuntos ongueiros no sistema rongrooniano.
. Aí já é demais. Título ? Pode rolar. Um conseguiu com um carro parecendo uma flexa propulsionado( cruzes...) por 4 canecos em linha turbinados na traseira do mesmo, motor que o carrancudo piloto carinhosamente chamava de biemevê ! Poder, pode.
. Bom. Já que tocou no assunto... Por onde anda o TádeOnda da Taurina Rossina ? Por onde anda a Ruimlliams ? E a Sauber ALFA-Romeo ? Se a Sauber e Ferrada fizerem sacanagem com a ALFA eu vou lá dar uns tabefes nos caras !

M.C.