F1 2018 - Austrália: uma leitura

A abertura do campeonato na Austrália nunca é confiável para uma leitura indicativa do futuro do campeonato.
Principalmente olhando apenas para os resultados da prova.
Uma pista de rua, embora não pareça, que recebe os carros ainda verdes do ponto de vista da evolução dos projetos.
Mas serve para termos uma ou outra coisa que indicará o caminho para se entender, mais a frente, os rumos que o campeonato terá tomado.

Uma das coisas que se pode notar é que a Mercedes ainda é o carro a ser batido.
Sem o safety car virtual (depois safety car real) teria sido quase impossível que Vettel ganhasse a prova.
Hamilton já havia pulado à frente e aberto entre três e quatro segundos e víamos o alemão da Ferrari impotente na tarefa de alcança-lo. Ultrapassar então...
Com os incidentes da Haas e a diminuição do ritmo, o resfriamento dos freios pode ter causado algum dano ao carro do inglês.
De fato, apenas a ascensão do alemão à ponta da corrida e uma estranha incapacidade da Mercedes de Lewis mesmo com três zonas de ativação do DRS e andando por duas ou três voltas com distância menor que um segundo em ultrapassar a Ferrari.
A vitória de Vettel, portanto e apesar da aparência, foi circunstancial.

Outra coisa que já se pode notar é que a McLaren evoluiu.
Alonso chegou em quinto lugar.
A priori, ter chegado à frente de uma Red Bull e de uma Mercedes não quer dizer muita coisa...
Quase como a vitória de Vettel.
Mas estar na frente das Renault e das Force Índia quer dizer muito.

Charles Leclerc chegou na décima terceira posição.
Pouco?
Não... O cara é estreante e pilota uma Sauber que luta para se reestruturar.
Tanto que o outro carro parou com problemas hidráulicos.
Conselho da página: preste atenção em Leclerc.
Este cara vai ser dos grandes nomes da categoria.
E não vai demorar.

A versão do superaquecimento da Mercedes ganha força tendo em vista o abandono do russo Sergey Sirotikin.
Sua Williams foi o primeiro carro a abandonar a prova neste campeonato e o motivo, apesar dos esforços daquele site em fazer crer que a culpa seria da inexperiência do piloto, foi uma simples embalagem plástica.
É coisa que pode acontecer, obviamente, porém, se acontece no Brasil seria motivo para discussões intermináveis sobre a “falta de estrutura para sediar um GP” e a “falta de educação do torcedor brasileiro que joga porcarias fora do lugar e acabam indo parar na pista”.
Mas o indicativo principal para a Williams é de que este campeonato reserva ao seu torcedor muito sofrimento e raiva.
E mesmo com as tentativas de colar este (possível) fracasso nos pilotos, os carros é que serão mesmo os vilões.

Um aparte pessoal: A Haas mostrou que o fator humano, mesmo que fora do carro, ainda pode decidir uma corrida.
Tanto para a própria equipe, que tinha tudo para pontuar nesta corrida já que vinha muito bem desde os treinos livres, quanto para os outros times.
A Ferrari agradeceu.

Comentários

Anônimo disse…
Bom dia !

. Bombeiros já estão atuando para apagar o incêndio que se alastra na internet sobre a nova aquisição da OrCrim-F1 que é representada, sabemos, pela dupla maFIA- Ferrada( o framengo das pistas): a aHAASa !
Flávio Angu do Gomes, tentando manter a calma, com ar de soberano e sabedoria, mas muito canastrão, já atua.
. Vamos ler o senhor Groo.
Ué ? Não teve pré temporrada ? Já dá prá dar uma mordidinha na fruta.
Bom, já ferradam..., quer dizer, ahaasaram..., quer dizer, amafiaram..., quer dizer, ferraram, arrasaram, amaciaram a Mercedoca logo na primeira carrera mas lembrem-se das velhas e sábias palarvas de Tio Bernie: a Mercedoca também faz parte do teatro.
. É, mais um bombeiro atuando. Lembrando que não dá para ultrapassar em Adelaide, digo, carros com performances iguais não conseguem ultrapassagem lá, nem com asinha que abre e fecha. O circuito é 90% 'fechado', muros e muretas dificultam a circulação de ar e os bibis precisam de ar.
GH-4 tem o melhor carro, sim. Abria 4 segundos. Controlava bem a corrida mas, depois da presepada ahaasa boxiana, ficou atrás de Seb Vettelino e não conseguia passar. 'Mas isso é da corrida'. Nem Riccardão Sorriso conseguia passar Kimi Vodka. E nem Med Vertappadinho ultrapassar McLonso.
. Deixa eu ajeitar o meu monóculo e afinar com os meus dedos a ponta do meu mustache enquanto Mônica Levinski prepara o meu charutão: 'sim, meu caro Sherloque Rolmis. Circustancial é a palavra correta'.
. Vije ! o homem está uma máquina da observação ! A McLaren evoluiu ? Não vi isto. Estava apavoradéééééééééérrimo desde a pré temporada ! Pensava nas confiáveis ChifreRossas-TádeOnda chegando em quinto e sexto e as
McLatas-Renô abandonando !
Confiei nas previsões catastróficas mas boazinhas do senhor e do Marcelonso!
Nem dormi direito ! Mas o dever de casa não fizeram, né ? Saber o que faz o Renault da McLaren ser confiável ou não confiável nem tiveram a curiosidade de correr atrás da informação, né ? Tá. Direi. O 'berço' do motor. Na pré temporada, os engenheiros macmaclarianos resolveram apertar o 'berço' para melhorar a aerodinâmica e o bebê chiou. Pouco ar entrava e alimentava o bichinho. Ou seja, deixaram ar entrar e vualá, o carango ficou confiável ! Ora vejam só ! De uma hora para outra !
Bom. Nem a Renault, nem a Force India contam com Renonso, O McLonso.
. Tá. Leclerc. Mas o véio de boina tá com cara de poucos amigos, Leclerc.
. Agora, mais zoação ! A Sauber-ALFA ROMEO ficou na frente da
Toro Rosso-HONDA e da Williams- MERCEDES ! kkkkkkk !
. Mas o engenheiro não confirmou se a embalagem era McDonald ou Burguer King. Ainda acho que deveriam pintar a Ruimlliams de verde e tentar Catuaba Selvagem. Aquele homão com aquela gatona vão fazer as Ruimlliams ganharem décimos de segundo por volta. No Brasil ? Sampa ? Seria Habib's e daria confusão na certa.
. Que 'torcedor' ? A Ruimlliams é o América( Tá, Sampa, Juventus...) das pistas. O senhor, o Padawan e mais cinco na Kombi.
. Peraí... Não é o Tony Stark ? Tem muito caroço neste angú mafioso !




M.C.
Sergio disse…
Como será Senna na F1 de hoje? fico imaginando aquele cara brigando por cada pedaço de asfalto na corrida.
Anônimo disse…
Bom dia.

Sergio. Senna... Se Med Verstappen, nas próximas corridas e/ou próximos anos não conseguir a sua McLaren MP4/4, sei não. Pois então, domingo passado, vimos um pouco do jovem Senna nele. Brigando por cada pedaço e, de repente, numa curva... Vi, em outro piloto, um Senna já campeão. Tetracampeão. Tranquilão. Primeira corrida, tudo indo bem mas 'aprontaram' pro GH-4( seu herdeiro direto que pindamoramenses insistem em não enxergar). Com a certeza de não conseguir ultrapassar o adversário, Seb-Nervosinho, ficou na dele pois faltam 20 corridas. Também vemos um Senna campeão já cansado de batalhas, e muitas derrotas. Se permitido fosse vê-lo 'mais velho', 2 anos mais velho após sua 'ida'. Alonso, o McLonso. Experiente foi, foi e acabou 'fondo'. Chegou em 5º, de Renault. Não, só para encher o saquinho dos jaspiônicos torcedores da Honda. De Renault ! Motor Renault ! E na primeira corrida do ano. Último 5° de Alonso, com Honda !, foi USA-2016.
Então, em uma única corrida, três Sennas diferentes na minha humilde opinião apesar que Fofonso, o Renonso, tem um toque de Piquet na pilotagem.
Sabe, Sergio, sou muito humilde. Um monge bundista.


M.C.