Bakuriosidades

Tá todo mundo aí falando e pensando no grande prêmio do Azerbaijão deste fim de semana.
Pensando se a corrida vai repetir as emoções do ano passado, o que convenhamos, se não tiver as barbeiragens de Lewis e Vettel, é difícil.
Mas, o que você sabe sobre o lugar da corrida?
Não... não a pista, mas o país!
Além, claro, da rima fácil para a capital?
Aí vão algumas curiosidades sem nenhuma importância que você poderia morrer sem saber que não ia fazer falta alguma.
As curiosidades, não você... Se bem que... né?

O Azerbaijão fez parte da União Soviética.
Quando o Brasil de Pelé ganhou da União soviética em 1958 ou o time de Zico em 1982, algum daqueles “iev”, “ov” ou “ienstestein” podem ter nascido por lá.
O que mostra que não tem ninguém bom de bola naquele lugar há tempos.

Por ter feito parte da URSS, o Azerbaijão ainda tem como uma das línguas locais o russo.
E não é só língua que este povo tem no plural, o gentílico também.
A academia das ciências de Lisboa diz que é: azerbaijanês.
O dicionário Houaiss diz que é: azerbaidjano.
Porém, em uma pesquisa rápida pela internet é possível encontrar textos que usam o termo “azeri”.
Também é possível achar: “zébaijão”, “russo falso”, “cara do baku” entre outros menos cotados.

Não bastassem ter várias línguas locais, uma porrada de gentílicos e ter feito parte de uma seleção de futebol que tinha gente de um monte de lugar, os caras também são de dois continentes ao mesmo tempo.
O país está – em alguns mapas – citado na Ásia e em outros na Europa, mas se perguntar aos habitantes locais, dirão com um orgulho bem grande que são europeus.

Os azeri, que é mais fácil de grafar, tem uma curiosidade a mais: adoram dentes de ouro.
É comum encontrar pessoas com mais da metade da arcada dentária coberta pelo metal e não só pessoas de idade mais avançada, não... Jovens também.
Sem nenhuma ligação com o assunto de cima, ou com ligação... O país também tem o maior restaurante da rede KFC do planeta.
Então me pinta a dúvida: eles escovam os dentes de outro com pasta dental ou pasta de polir ouro para tirar os restos do frango?

Comentários

André Gustavo disse…
Boas curiosidades.

A vantagem de ter dentes de ouro é não gastar com dentista, pelo menos não com manutenção.

OBS: Faltou mencionar que o país tem maioria islâmica, assim como a maioria dos países com terminação "ão" que formavam a antiga URSS.

Abraços !!
Anônimo disse…
Bom diarte !

. Barbeiragens de quem ? Só vi um momento de histeria naquela corrida do ano passado...
Falando em 'barbeiragens', Mini Verstappadinho tá demais ! Já carimbou o muro, ontem.
. Azerbaijão ? Pouca coisa sei. Fez parte da U.R.S.S. ou foi 'satélite', só sei isso. Dizem que há liberdade religiosa por lá. Bem, pela Uíquipedia, 95% são muçulmanos( amigos da Crazy Roffeman), então, podemos deduzir que um cristão, lá, está seguro. Muito seguro... Apesar que os amigos da senadora ficam em outro canto do planeta e são bem mais perigosos. A senadora esquerdista - e do bem, claro - só que praticar um pouquinho de terrorismo conosco. Psicologicamente falando estou, claaaaro. Ah, tapetes. São bons em tapeçaria.
. Ôpa ! O mapa atrapalhou, senhor Groo escreveu sobre a maldita U.R.S.S. !
. Esporte, por lá ? Xadrex ? F1 ? Pô ! Sairá um supercampeão de lá daqui a alguns anos. Estrategista fenomenal será.
. No dicionário de coisas tricolores do mestre Moleque Chatto temos o 'azerbaijanense' e o 'cara DE baku'. Mini Verstappadinho ficou com cara de baku, ontem.
. Claro, ninguém quer ser asiático, a moda só aqui, EUA e com o John Lennon( mais antiga. Já viram uma performance da Yoko ? Um dia em posto). Aqui, com os caras que assistiram o programa da Angélica nas extinta Manchete, com a mão na coisa, excitadinhos com a loirinha, e assistindo os desenhos animados e seriados jaspionenses. Aí, acham que tudo da Ásia vem do Japão e, pior, que tudo de lá é bom... Sushi e Sashimi são.
Eu só fui contaminado pelo Speed Racer. Mas era bem ocidental.
Tá, Robô Gigante. E pelos Incas Venusianos. Mas o Lesado também, ré, ré.
. Dentes de ouro ! Goooolteeeefiii... Foram influenciados pelo 007,
'Goldfinger', só que as cópias no mercado russo que chegaram lá, naqueles anos pavorosos comunistas( quase chegamos lá..., agora !), 1960, vinham com dublagem 'russa' e Goldfinger virou GoldTeeth. E, claro, os camaradas deram um jeito de transformar 007 em vilão por que sabemos que nazismo e socialismo são de esquerda.
. KFC ? Engraçado. Caqui, no Hell Of January, February, March, April... O estado mais socialista do Brasil,'Caracas é aqui, Caraca !', a KFC dançou ! Fizeram até prato de feijão com arroz - feijão preto, não carioquinha( ou mulatinho) - e não deu certo, não. Deu certo lá ? Também comida socialista para os pobres, coitados..., é caderneta e passar fome ! 1 litro de leite pro mês todo ! E um pacote de bolacha( biscoito, prá nós, de 'Caracas'). Quando acabou a tortura, o KFC virou La Tour D'Argent pros azeri ! Socialismo... dá para compreender.
OBS: Como leio os comentários de outros comentaristas, acrescento: ou pasta de dente não tinha, digo, pouca pasta de dente. Pros mais pobres, claro. U.R.S.S., cadernetas de abastecimento, tubo de pasta de dente ? Poderia ter tido mas não garanto. O tamanho do tubo, daqueles que te dão em voos mais longos na aviação só que para o mês inteiro ! Educação ? Muuuuuiiiita ! Todos educados e formados ! Nas escolas, ensinavam até como escovar
( politicamente e) corretamente os dentes mas... e os dentistas ?
Tinha, sim ! U.R.S.S. ! Na República Socialista do Azerbaijão, poucos. Um ou dois.'De grátis' como reza a cartilha do mundo melhor comunista-socialista !
Só que dez meses na fila... Moscou, 3 meses. Mas os russos russos mesmo, botavam mais 5 meses pros camaradas azeri. Como a viagem, a pé, até Moscou durava 4 meses, melhor dentes de ouro mesmo.

M.C.


M.C.