F1 2018 - Canadá: Mostrando que o problema da F1 atual não são as pistas do Tilke

A corrida no Canadá é uma festa...
Não só pela pista sensacional, mas também pelo fato de ser das poucas chances do povo canadense poder celebrar algo ao ar livre... Lá o frio é bravo e dura muito tempo.

E esta edição não tinha nada para ser diferente.
Tempo bonito e firme, os melhores carros na frente sem punições e sem erros bobos na classificação.
Tanto que Vettel fez o recorde novo da pista com 1:10 qualquer coisa. Voou o alemão da Ferrari.
Atrás dele um improvável Bottas e Max Verstappen.
Mas quando as luzes se apagaram, Vettel manteve a ponta e Bottas, mais improvável ainda, foi corajoso o suficiente para peitar e segurar Max Verstappen.
Uma pena que lá atrás, em um lance um tanto confuso, Brendon Hartley se enrosca com Lance Stroll e oferece ao expectador um momento de tensão ao ser jogado para cima do muro.
Foi difícil não pensar no Kubica naquele momento.
Não pelo fato do Stroll estar envolvido, mas pela plasticidade da pancada em si.
Ainda que a manetada do polonês tenha sido sozinho e muito mais violenta.

Safety car na pista e assim que saiu, a corrida seguiu quase normal.
Quase, porque Sainz Jr, o manetinha, tentou jogar Sério Perez para fora da prova.
Não conseguiu.
Perez pediu punição.
Não houve.
É bom ter pai famoso, não?
Em outro enquadramento bacana do diretor de TV, Alonso tenta sem conseguir ultrapassar Charles Leclerc e sua Sauber.
Passado e futuro da F1 na mesma imagem mostrando apenas o óbvio: o futuro sempre vence.

E lá na frente Vettel continuava tranquilo com quase cinco segundos de vantagem na volta 15.
Atrás dele nada tinha mudado.
Na volta 17, Hamilton vai aos boxes numa tentativa de dar um undercut em Max Verstappen, mas o plano dá em água já que a Red Bull reage e manda que Verstappinho também vá trocar pneus.
Ricciardo vai na volta seguinte e faz o que Hamilton não conseguiu fazer, ganha a posição exatamente de Lewis.

As coisas ficaram um pouco monótonas e até a metade da prova (35 voltas) apenas nos boxes ouve algum tipo de ação.
Raikkonen parou e devolveu as posições que havia ganho com as trocas de pneus das Red Bull.
Bottas, que parou depois da metade da prova conseguiu manter a segunda posição.
Na volta 37 foi a vez de Vettel... A vantagem era tanta que o alemão saiu distribuindo sorrisos e acenos para a torcida sentada em frente à saída dos boxes.

O fato é que a escolha de pneus da fabricante para esta prova se mostrou bem equivocada e conservadora.
Vettel fez sua parada na volta 37, depois do meio da corrida e aparentemente, só parou porque o regulamento obriga a pelo menos um pit stop.
Nesta hora, o fã de F1 deve ter sentido aquela saudade herege dos pneus de farinha que provocavam pelo menos quatro paradas de boxes por prova e que, em uma corrida modorrenta (em uma pista sensacional!) ajudaria a ter mais movimento.

E para fechar com chave de ouro, a modelo Winnie Harlow, convidada para dar a bandeirada quadriculada para o vencedor, agitou o treco uma volta antes e para a Ferrari errada, para o Kimi que estava em sexto.

Ainda assim, vitória de Vettel (a de número 50) com Bottas em segundo e Verstappen em terceiro.
No campeonato, alemão um ponto na frente do inglês e o campeonato está mais aberto que nunca.

Comentários

Anônimo disse…
Começo animador !

Bom dia !

. ... foi o GP do Canadá mais chato que assisti.
. Já disse: as festas lá são duca... não insista. No frio, melhoram.
. Resumindo porque não tenho o que dizer.
1° S. Vettelino 2 ° V. Tamancos 3° Mini Verstappadinho 4° D. Ricciardão
5° GH-4 6° K. Vodka 7° O incrível Hulk in Berg
POLE... Não o perderei o meu precioso tempo. O tempo ! Não, porque aquela coisa de 'dar o precioso, não dô o precioso', em o senhor dos anéis( dos anéis !), era perigoso ! Mais o Boechatto com cara de diabo numa caverna pedindo o precioso prum anão de pés grandes. Bom, Ricardão Sorriso foi o único a conseguir ganhar duas posições( na largada e uma 'in box' ), pelo visto, há acordo na Rédibuuu. Ou seja, com as 'ultrapassagens' mexeu-se no que seria uma Mônaco repetida numa das pistas mais gostosas de se ver corrida. Com acordo ou sem acordo, o australiano não conseguiria passar o Mini, nem ameaçar. Aliás, quem anda assistindo as corridas não sabe mais o que é pressão( ameaça) ou ficar atrás do adversário comboiando-o.
Pior ! Quem narra e comenta na tv também ! Rádio ? Ninguém ouvi mais corrida em rádio mesmo... pode falar tudo que quiser mesmo.
. Que mais... Strollha não teve culpa e foi bacana o pancadão.
Panelas Woking seguindo o mesmo caminho de Grovewonderland.
Restégui... #partiuindyfofonso.
Anônimo disse…
O politicamente correto é muito, muito, muito, muito chato ! E seu marquetingue mais chato ainda ! Tenho que rever meus conceitos sobre 'festas no Canadá'. A esquerda, lá, está no comando. Aqui, Deus queira, se despedindo depois do Apocalipse de mais de 30 anos. Mas otário nasce a cada minuto no mundo e otários fazem, com prazer, a Faculdade de Ingenuidade da Universidade Vida não vendo o que há por trás destas coisas 'meigas' televisivas. Modelo negra e com vitiligo ? Será que, se dermos uma voltinha pelas 'versaces', veremos vários trabalhadores com vitiligo ? Tô falando gente de cima, formada ! Deve ter um monte de formados com vitiligo por aí, não ? Principalmente no primeiro mundo. Public relations destas empresas de moda indo visitar clientes poderosíssimos... O Albinismo é que é um problema seríssimo em certas partes da ÁFRICA ! Perguntar não ofende: você seria servido por um garçom com vitiligo ? O sonso diria 'sim, claro' mas com 120 anos, nunca fui servido por um. Ou saber que no restaurante o Chef tem vitiligo, e que se deixa fotografar entre panelas e mãos nos mignons, frequentaria ? Mesma coisa prum garçon com vitiligo. Não pega, tá ? Não é contagioso ! Mas cadê dos jormaulistas darem esta informação preciosa ?
E hoje, nem gordinho o chef pode ser... Ah, tem o Jakan. Após morte de Michael, o filho de Jack, vieram com a lorota( ou não ) que ele tinha vitiligo por isso ter ficado 'branquinho' mas... não teria sido uma jogada absurdamente oportunista dele ? E até discriminatória ? Com o pessoal com vitiligo ou com a raç... Minha opinião: era um super Pavão. Só isso.
A Marvel deveria criar um super herói assim. Tem a Sociedade da Virtude que é muito manero, mermão. O mais importante do que estas exibições idiotas, já existe cura para o Vitiligo ? Pelo que li, não, mas diversos tratamentos existem. Isso é o que importa. Tentar a cura e melhorar os tratamentos. Respeitar que sofre com o vitiligo ? Claro. Já escrevi, não é contagioso. É doença que ataca as células que produzem a melanina, que dão a 'cor' da pele. Mais fácil ensinar crianças e jovens do mundo todo nas aulas de ciências ao invés de colocarem nos currículos de primeiro e segundo graus esquerdíces como sociologia e filosofia. Todo o meu respeito mas 'modelo', apesar de mui magrela para os níveis de gostosura do M.C., é a Desbundchen. Adorava a mal educada e gostosa Naomi Campobello, hoje, já cascuda. E tem uma no meu coração e do James Bond: Grace Jones ! Que está setentona. A verdadeira Pantera Negra ! As duas andam meio sumidas. A Naomi precisa jogar um copo de Châteauneuf-du-Pape na cara de algum chef premiado - e gordinho -, de preferência em Paris...
Bom, quem consegue assistir uma chatice de duas horas, consegue ver isto:
https://www.youtube.com/watch?v=bHw4MMEnmpc
O verdadeiro motivo da turma do Soros. Acabar com ela.
E o erro na bandeirada já fizeram uma vez só não me lembro quando e com quem.
Foi com o Lepé, a bandeira uma volta antes ?


M.C.
André Gustavo disse…
Coitada da mulher, acho que ela nem teve culpa. Errado foi terem dado a bandeira quadriculada para ela 2 voltas antes.

Tinham que ter dado a bandeira para ela na volta 70.

- Minha filha, tome aqui. Quando você vir um carro vermelho fazer a curva ali, você começa a agitar a bandeira.
Fábio Campos disse…
Bom texto, como sempre! Achei que ia citar o fato de Grosjean ter atropelado uma daquelas "marmotas" que atravessaram a pista - se bem que não foi durante a corrida, e sim nos treinos

Abraço!