Longas retas, curvas de alta, subidas, descidas... Podia ser Monza, podia ser Spa, mas é o Red Bull Ring, antes conhecido como A1 Ring, Osterreichring, Zeltweg... Tudo no mesmo lugar: Spielberg.
Em meio há um vale que deu cenário a história da Noviça Rebelde, rodeada por criações de vacas e muita, muita história do automobilismo.
E no capítulo de 2018, apesar da temporada estar emocionante – apesar de ter corridas monótonas – começou a ser escrito com uma tinta meio manjada e um texto conhecido sobre o domínio da Mercedes.
No terceiro treino livre até teve um brilhareco da Ferrari, mas quando valeu, Hamilton e Bottas deram as cartas.
Vettel, que até tinha conseguido uma boa posição dentro das possibilidades foi punido e caiu para a terceira fila, na sexta posição.
Mas uma pergunta permanecia a espera de uma resposta: e em corrida? Como seria a correlação de forças durante a corrida.
A largada, no pé do morro e em subida, começaria a responder.
E Hamilton pulou na ponta aproveitando a má largada de Bottas que por algumas voltas chegou a andar em quarto, mas passou por Max e Kimi que brigavam ferrenhamente e retornou ao segundo posição.
Na briga da Ferrari com a Red Bull, Verstapinho levou vantagem e cruzou a primeira volta em terceiro.
Vettel, que largou bem, tomou um “chega pra lá” de uma Haas e acabou caindo para oitavo.
A corrida ameaçava cair na escrita citada lá em cima e uma dobradinha da Mercedes quando na volta 14 o carro de Valteri Bottas parou com o câmbio travado no neutro e entra em cena o safety car virtual.
Na volta dezesseis, Max, Ricciardo, Kimi e Vettel foram aos boxes realizar a troca de pneus regulamentar.
Apenas Hamilton não foi dos protagonistas e deixou em aberto uma briga nas estratégias.
Todos optaram pelos pneus macios que, em tese, duraria até o fim da corrida.
A direção de prova autorizou a abertura do DRS em três pontos da pista, o que serviria para facilitar as ultrapassagens e, se utilizando de um destes pontos e de um pequeno erro do Kimi, Max conseguiu uma ultrapassagem na volta 20 e assumiu a segunda posição se candidatando seriamente a vitória.
Hamilton vai aos boxes na volta 26 e com isto, as duas Red Bull pulam à frente com Max na liderança e Ricciardo em segundo.
Kimi também ganha a posição do inglês e o deixa na mira de Vettel.
A pergunta sobre o ritmo de prova estava respondida: a Mercedes não tem o melhor, mas a Ferrari também não.
Na volta 39, depois de brigar algumas voltas com as bolhas no pneu traseiro, Ricciardo vai aos boxes e abandona a briga pela vitória.
Hamilton que já havia dito no rádio que estava perdendo potência, perde a posição para Vettel, que abre rapidamente na terceira posição.
Os pneus amarelos começaram a apresentar bolhas em alguns carros.
Foi assim com Ricciardo, com Hamilton e alguns outros menos cotados...
Ricciardo até resolveu o problema com uma nova parada, mas infelizmente ficou sem motor na volta 54 quando estava em terceiro.
Na volta 63 foi a vez de Hamilton ter o mesmo destino do companheiro de equipe.
Definitivamente, a narrativa da Mercedes dominante não colou em Spielberg.
No fim, a balança foi positiva para a Ferrari que, apesar de não ter vencido a prova, pontou com os dois carros no pódio, ganhou a ponta do mundial de pilotos e viu a Mercedes não pontuar no campeonato de construtores.
Vitória de Max Verstappen no - até agora - melhor grande prêmio do ano.
Em meio há um vale que deu cenário a história da Noviça Rebelde, rodeada por criações de vacas e muita, muita história do automobilismo.
E no capítulo de 2018, apesar da temporada estar emocionante – apesar de ter corridas monótonas – começou a ser escrito com uma tinta meio manjada e um texto conhecido sobre o domínio da Mercedes.
No terceiro treino livre até teve um brilhareco da Ferrari, mas quando valeu, Hamilton e Bottas deram as cartas.
Vettel, que até tinha conseguido uma boa posição dentro das possibilidades foi punido e caiu para a terceira fila, na sexta posição.
Mas uma pergunta permanecia a espera de uma resposta: e em corrida? Como seria a correlação de forças durante a corrida.
A largada, no pé do morro e em subida, começaria a responder.
E Hamilton pulou na ponta aproveitando a má largada de Bottas que por algumas voltas chegou a andar em quarto, mas passou por Max e Kimi que brigavam ferrenhamente e retornou ao segundo posição.
Na briga da Ferrari com a Red Bull, Verstapinho levou vantagem e cruzou a primeira volta em terceiro.
Vettel, que largou bem, tomou um “chega pra lá” de uma Haas e acabou caindo para oitavo.
A corrida ameaçava cair na escrita citada lá em cima e uma dobradinha da Mercedes quando na volta 14 o carro de Valteri Bottas parou com o câmbio travado no neutro e entra em cena o safety car virtual.
Na volta dezesseis, Max, Ricciardo, Kimi e Vettel foram aos boxes realizar a troca de pneus regulamentar.
Apenas Hamilton não foi dos protagonistas e deixou em aberto uma briga nas estratégias.
Todos optaram pelos pneus macios que, em tese, duraria até o fim da corrida.
A direção de prova autorizou a abertura do DRS em três pontos da pista, o que serviria para facilitar as ultrapassagens e, se utilizando de um destes pontos e de um pequeno erro do Kimi, Max conseguiu uma ultrapassagem na volta 20 e assumiu a segunda posição se candidatando seriamente a vitória.
Hamilton vai aos boxes na volta 26 e com isto, as duas Red Bull pulam à frente com Max na liderança e Ricciardo em segundo.
Kimi também ganha a posição do inglês e o deixa na mira de Vettel.
A pergunta sobre o ritmo de prova estava respondida: a Mercedes não tem o melhor, mas a Ferrari também não.
Na volta 39, depois de brigar algumas voltas com as bolhas no pneu traseiro, Ricciardo vai aos boxes e abandona a briga pela vitória.
Hamilton que já havia dito no rádio que estava perdendo potência, perde a posição para Vettel, que abre rapidamente na terceira posição.
Os pneus amarelos começaram a apresentar bolhas em alguns carros.
Foi assim com Ricciardo, com Hamilton e alguns outros menos cotados...
Ricciardo até resolveu o problema com uma nova parada, mas infelizmente ficou sem motor na volta 54 quando estava em terceiro.
Na volta 63 foi a vez de Hamilton ter o mesmo destino do companheiro de equipe.
Definitivamente, a narrativa da Mercedes dominante não colou em Spielberg.
No fim, a balança foi positiva para a Ferrari que, apesar de não ter vencido a prova, pontou com os dois carros no pódio, ganhou a ponta do mundial de pilotos e viu a Mercedes não pontuar no campeonato de construtores.
Vitória de Max Verstappen no - até agora - melhor grande prêmio do ano.
Comentários
Boa tarde.
. Decisão nos pênaltis, Estrogonofes X Paellas.
Não. No 'neutro', não. Deixa o 'neutro' em paz! Travou em segunda. Mas o pior estava por vir...
. Já vi que não viu a corrida. Todos foram para o box por causa de uma Virtual Car menos o grande GH-4 ! Ali, a cagada mercedônica começou a dar caras.
. Med Verstappadinho... Voltou a ser Med.
xi, os paellas perderam um penalti ! Bem, Verstappadinho esta quietinho na sua honrosa insignificância na pista. Só é significativa para os chatos narradores, seus puxassaquistas comentaristas e simpatizantes. Era terceiro ou quarto... Ultrapassou ? Deve ter sido o Vodka algo supernatural numa pista cheia de abra e fecha asinhas e muitas vezes desde que foi campeão, o ex-queridinho da rapaziada e segundão ferradista se esquece que está correndo. Nada assim, assim...ultrapassagem...
. Os estrogonofes passam.
. Achei sem necessidade Vettelino jogar a Ferrada em cima da Mercedoca de GH-4. A foto mostra que ainda está mordidinha a afetadinha moçoila alemã.
. É, um por causa do câmbio(claramente) e o outro por causa da rebimboca da parafuseta cambiana. Nada de motor. Estranho vendo uma rosinha - de um indiano com modos pindoramenses - indo pro brejo lambendo fogo no rabo. Tô falando da Force, India, force !
. Poxa, já vi que você não é muito exigente. Melhor corrida da temporrada ?
Churrasco de asa de frango regada a skol, amanhã, antes da pelada mundial, senhor Groo ?
Está convidado. No meio do povo no Alzirão.
. Faltou falar do piloto do dia !
Spielbergonso ! Chupa ChifrudaRosa-TádeOnda !
Largou na 35ª e chegou na oitava posição !
35ª ? Coisas da maFIA....
Aliás, tudo é coisa da maFIA, não ?
Cãopeonato tá animadinho...
M.C.
- 2 Mercedes abandonando
- Toto wolff nervosinha
- Raikkonen e Vettl no pódio
- Alonso em oitavo
- 2 saubers pontuando
- Grosjean pontuando pela primeira vez na temporada.
Ainda tivemos Vettel recuperando a liderança e a primeira vitória da RBR em casa.
Um GP histórico.