F1 2018 - Russia: armação contra o sono - ou - Bottas é segundovisky

Sochi e aquela pista que não tem por que caralhos estar no calendário.
O público não vai, os espectadores não gostam, não acrescenta nada e sempre, sempre resulta em uma corrida chata, sonolenta.

Outro detalhe? Desde sua primeira edição, nunca um piloto que não corresse pela Mercedes subiu ao lugar mais alto do pódio.
Lewis venceu duas, Nico Rosberg uma e Valteri Bottas na última.
A pista é um treco asséptico com um asfalto tão liso que, por exemplo, Lewis fez oito voltas com o pneu mais macio de todos antes de cravar a volta mais rápida em um dos Q´s da qualificação.
Com isto em mente, a pole de Bottas com Lewis na segunda posição para largada já é meio caminho andado para a sonolência e previsibilidade.
Ah, mas as Ferrari estão na segunda fila.
Hum... Quer dizer que nas pistas em que a Ferrari tinha total privilégio deu Mercedes e nesta que a Mercedes é total dominante a Ferrari pode surpreender? Está certo...

E nada aconteceu.
Largada limpa com Vettel pressionando ma non tropo e logo as Mercedes abrindo espaço confortável para terminar a primeira volta sem alteração alguma nos quatro primeiros colocados.

Pelo contrário, lá atrás Max Verstappen vinha babando e passando quem estivesse em sua frente. Na quinta volta já era o sétimo ganhando 12 posições. Na volta 8 já era o quinto atrás apenas das Ferrari e das Mercedes.
Leclerc, mais a frente, fez uma ultrapassagem por fora em uma Haas como se estivesse pilotando um carro muito melhor.
O moleque promete muito para o ano que vem, mesmo tendo na equipe uma prima-dona como companheiro de equipe.
Na Toro Rosso, com Gasly e Hartley, a corrida acabou com cinco voltas. Está feio por lá e a Red Bull ano que vem usará os mesmos motores.

A partir da volta 13 os ponteiros começaram a parar.
O primeiro foi Bottas, seguido de Vettel e logo depois Hamilton.
Vettel, nos boxes, conseguiu a ultrapassagem sobre Hamilton e ganhou sua posição.
Faltava Kimi parar e deixar a ponta para Max, que com pneus amarelos, só iria parar muito mais tarde.
Porém, o alemão não contava com a agressividade de Lewis que logo à frente se valeu do melhor carro lhe tomou a posição sem muito esforço.
Kimi parou na volta 19 e, fantasticamente, Max Verstappen assumiu a ponta.
Foi uma corrida de recuperação, até ali, sensacional.

Na volta 26, a TV focalizou os boxes da Mercedes e se viu Toto Wolf com o dedo perto de um botão escrito tática.

Do nada, Bottas joga o carro para fora do traçado e Lewis passa de boa, sem problemas.
Logo vem o rádio: “-Você tem que deixar o Ham passar na curva13”. E assim foi feito.
Mas equipe safada é só a Ferrari...

E finalmente, na volta 40, as Red Bull começaram a parar.
Primeiro Ricciardo que entrou em sexto e saiu em sexto... O australiano está em ritmo de adeus na equipe.
Na volta 43 foi a vez de Max, o líder, que voltou em quinto para tentar chegar, ao menos, no pódio. Tarefa difícil mesmo com pneus novos e mais macios.

No final, vitória (meio escrota, mas vitória) de Lewis Hamilton com o segundo em segundo e Vettel em terceiro.
Grandes vitoriosos, largando do fim do mundo e chegando em quinto e sexto respectivamente, Max e Daniel.
Leclerc chega em sétimo e daí para trás, o resto.
A corrida até não foi ruim, para os padrões russos, claro, mas como sempre, uma vitória da Mercedes.
Podia deixar esta porcaria para lá...

Comentários

Ricardo Botto disse…
Nada justifica a atitude de Hamilton. Essa moçada de hoje crê que o máximo de contestação que é usarem brincos e tatuagens. Se o cara com 4 títulos mundiais não tem peito de descumprir uma ordem esdrúxula vai ousar no que? E ainda faz papel de ridículo com aquela cena toda no podium ao invés de deixar a Toto Wolf no papel que só cabia a ele. Lamentável Hamilton não usar suas qualidades e sua, eu achava, moral contra uma sandice dessa. Lamentável Bottas jogar no lixo o grão de dignidade que lhe restava.
Ricardo Botto disse…
M.C. Era isso a que me referia quando disse que Nico tinha balls. Hamilton provou hoje que não tem balls neste quesito. Talvez o mais importante na vida e história de alguém. Muito melhor vender sorvete que conviver num ambiente assim. O Clube das Piranhas não existe mais. A água em que vivam ficou apodreceu além da conta. Hamilton trocou sua antiga posição de cone, segundo Grupo, pela de capacho.
Ricardo Botto disse…
Segundo Groo.
Anônimo disse…
Boa tarde.

. Mas como temos galvonetes por aí. Incrível !
. Gosto da pista.
. Público não vai ? Ué ? Como Intechattos.
Não acrescenta nada ? Ué, Hungahorroring acrescenta e é um poooooorre. Eu, hein ? Como disse, gosto da pista. Se em Abundabre o cãopeonato chegar com diferença de um ponto entre os ponteiros, acresceeeenta. Sentou ? Ui.
. Aí é outro papo. Quem manda as outras equipas serem incompetentes ?
. Ué, mais um grau de dificuldade adicionado. Pista muito lisa.
. Mais uma vez, incompetência dos outros. Mercedoca agradece. Quando o Atlético de Madrid vai vencer novamente um Espanhol ? E o meu O.M., na França ? Fruzãozinho ? Nem pensar...
. Bom, quero que a Ferrada se exploda mas corrida é corrida e por quê não uma vitória do Kimi ?
. Poxa, senhor Groo não reconhece ser GH-4 o maior defensor de posição de todos os tempos ! Ninguém entra naquela traseira mercedônica, não... Só quando ele deixa... Lulu é flórida ! Tirou Vettelino da pista com elegância inglesa. Ou seria 'fleuma' inglesa ?
. Lá vem a primeira galvanice. Mini fez um corridaaaaaaaaaa ço ! Ai... Tá, tá e tá. Abro parenteses para a TouroSentado-TádeOnda. O motor, se não me engano, estará com Mini, ano que vem. Claro que será um Relógio-TádeOnda- Expirililu. Ah, o senhor falou da amarga experiência futura da Rédibuuu. E Mini ainda terá que comer poeira do ex-companheiro de equipe. Tititi... Fez tanto só para chegar uma posição à frente de Ricardão Sorriso. Quanto desperdício.
. Os botões ! Os botões ! Assustadores ! Tem um 'red créu '! Para detonar, de longe, o Raddard...
Tem um 'Tony'. Teatro. Tony Awards. Sabia !
. A( "A") Galvanice ! Se o Poste 2 chamasse o Gagálvão, Capitão Mito teria sérios problemas. Seria lulado ! Senhor Ferradista, por favor. Vettelino pressionava de leve mas pressionava. E é um estrategista em ultrapassagens. Parece está lá, quieto, e, de repente, miau ! Correr com um sujeito assim e 4 vezes campeão mundial, colado no teu bumbum - mesmo sendo você 4 vezes campeão mundial también -, diria, é complicado... E tendo o seu companheiro de equipe liderando a corrida, 1 segundo e alguns décimos à frente - não disputando o campeonato -, ótimo ! Spa 2016. Uma aula de Lulu encima de SEBozinho. E a pista não é muro prá todo lado ! É muito cabeça teleguiada pelo Gagalvão pro meu entendimento formulaúnico. Mas é um ferradista escrevendo, fazer o quê ? Virou a casaca ! Era ruimllianista ! Dedo seta sou ! Mas eu virei a casaca também. Um pouquinho, não totalmente. Minha MacMac... A MacLata. Sua culpa ! Este apelido maligno !
. E a Mercedoca, ganha, ganha, mas, lá, na Rússia, as batidas no trânstio tem sempre um Lada Laika envolvido. Cada batidão, meu !
. Volto !


M.C.
Anônimo disse…
Voltando...
. E a ultrapassagem de GH-4 em Vettelino ?
Não escreveu nadica de nada, senhor Groo !

. Bom... Ricardo. Que atitude de GH-4 ? Acho que seja a atitude de 'ultrapassar' o querido Sandálias. Nada justifica... Vou nessa. Vamos lá, Hamilton sai e entra o Botto no lugar.
" Engenheiro da Mercedoca para Botto, o GB-4:
' Botto, é o seguinte. Vettel tá colado em você e, buscando consolidar a liderança e faltando 6 corridas para final do campeonato, falamos com o Bottas e você pode ultrapassá-lo e assim o papel de dificultar a vida do Vettel e... chuuuuupa, Ferrari ! Que qui tú acha da tactic, mermão ?',' Não, não... O que que é isso ???? Se fizerem esta tramóia, eu desço do carro ! Vou ultrapassá-lo pois isso é hombridade, seu canalha, e sou um homem honrado ! E bão demais prá aceitar isso ! Por favor, manda o Bottas ser bem aguerrido porque assim é que eu gosto ! Vamos gastar bem os pneus numa bela disputa ! Dane-se se houver uma batida ! Dane-se não ser ele, Bottas, estar disputando o campeonato com o Vettel como eu ! Aliás, a Ferrari NUNCA fez isso ! NUNCA ! Nem Williams, nenhuma equipe ! Que vergonha ! Serei defenestrado nas mídias sociais por gente que saca do assunto e ainda, pior!, pelo narrador brasileiro, o melhor da 'raça' ! Como é o nome dele mesmo ? Balgão ' !
E assim, o nosso probo piloto, GB-4, o Botto, numa atitude magnânima, viu Vettel chegar em primeiro com Raikkonen em segundo e Verstappen em terceiro.
A diferença caiu 25 pontos entre os dois, Genial Botto e Vettelino. Digna atitude e todos reconhecem não achando ele ser um otário ".
. Ricardo, posso te perguntar mais uma vez ?
Você torce por quem ? Vettel, Verstappen, Kimi... Bottas ?
. E, por favor. Volta ao campeonato de 2016, veja quem disputava o campeonato. Você não está conversando com um desmemoriado. E vá gostar assim de balls no casa da Ferrari...

M.C.
Rubs disse…
A Ferrari inventou o jogo de equipe e as amarras contratuais. Outras equipes passaram a fazer o mesmo, inclusive a própria Ferrari, que jamais permite que segundos pilotos vençam. É lamentável que a competição tenha se tornado relação contratual.
Mas vergonha? Ora, o que é a vergonha? Em grego a palavra “vergonha” origina-se da mesma palavra que designa a genitália, as partes pudendas. Vergonha, originariamente, envolve um complexo de emoções inibitórias relacionadas à exposição da intimidade das partes pudendas ao olhar alheio. Vergonha é ser flagrado sendo visto por quem não está autorizado a fazê-lo em sua intimidade ou em situações que deveriam estar ocultadas ao olhar alheio. Logo, vergonha depende do olhar dos outros. Num sentido generalizado, a vergonha está ligada a valores coletivos compartilhados, normas de comportamento não escritas, inclusive preconceitos.
Em que um torcedor é cúmplice de tramoias que violam certos valores e que, por serem dolosas, deveriam permanecer escondidas? Se fosse o caso de sentir vergonha, o Seu Groo devia sentir vergonha de assistir e comentar a categoria, já que a prática inventada pela Ferrari é uma realidade em todas as equipes e este ínclito blogueiro é tão cúmplice quanto qualquer outro torcedor.
Vergonha e honra são experiências que dependem muito mais dos outros - e do que os outros pensam e julgam - do que de nós. Desconfie sempre que sentir vergonha, pois pode acontecer de estar escravizado ao olhar alheio, ao que os outros pensam, e isso é indigno de um roqueiro autêntico. A vergonha é legítima somente se for incompatível com os próprios princípios. E nunca pode ser invocada quando existem obrigações contratuais a regular as ações. Ninguém pode alegar vergonha para descumprir a lei.
Pessoalmente, eu lamento mais o fato por manchar o brilho de Amiltinho na conquista do campeonato. Mancada da Mercedes.
Mas talvez, fosse o caso, Seu Groo, de sentir vergonha de torcer pelo Santos. As sujeiras que andam acontecendo por lá não foram previstas em contrato.
Abs
Ricardo Botto disse…
Rubs, Hamilton sentiu o que então para fazer todo aquele teatro no parque fechado e no pódio? Não é só porque a Ferrari introduziu que tem que ser assim.

M.C., Torcer por alguém não exclue as críticas. Nessa altura do campeonato achar que Vettel ameaça Hamilton só pode ser piada.
Anônimo disse…
Botto, o “show” de Amiltinho foi uma manifestação de constrangimento. Pode ser genuíno e pode ser mera aparência, uma dissimulação calculada só para a torcida ver. Somente ele sabe. Se foi um constrangimento autêntico, ele devia ter pensado nessas consequências quando concordou com os termos contratuais que fazem dele o primeiro piloto e dão à equipe a prerrogativa de decidir as posições em pista. Se foi fake, ele seria mais um dick vigarista na história da F1. Em qualquer circunstância, em minha opinião, ele é mais piloto que Vettel.
Rubs disse…
Botto, o “show” de Amiltinho foi uma manifestação de constrangimento. Pode ser genuíno e pode ser mera aparência, uma dissimulação calculada só para a torcida ver. Somente ele sabe. Se foi um constrangimento autêntico, ele devia ter pensado nessas consequências quando concordou com os termos contratuais que fazem dele o primeiro piloto e dão à equipe a prerrogativa de decidir as posições em pista. Se foi fake, ele seria mais um dick vigarista na história da F1. Em qualquer circunstância, em minha opinião, ele é mais piloto que Vettel.
Ricardo Botto disse…
Concordo que Hamilton está um ponto acima de Vettel. Assim como acho que Alonso é superior aos dois. Pena , por culpa dele, não ter mais lugar na F-1.

Anônimo disse…
Boa tarde !

. Rubs. F1 é equipe. O campeonato de construtores está lá prá quê ? A Ferrari, desde que morreram italianos pilotando os carros e seu Enzo resolveu colocar só pilotos de fora mas, o mais importante, para ele e a Itália, que ganhe a Ferrari ! A Scuderia em primeiro lugar e acabou !
Lá existe, sim, primeiro e segundos pilotos definidos e, acho, digo, 'acho', devido a grana ! O de$envolvimento, o que melhor aparecer, pro primeirão. Isso não quer dizer que as duas equipes mis democráticas da F1, McLaren e Mercedes, não possam usar do jogo de equipe quando necessário for. Bottas está com contrato renovado ? Ano que vem, caso dê algo parecido como 2015, 2016, talvez vejamos o Sandálias campeão. Por quê, não ? nquanto houver um adversário forte disputando com a Ferrari é, jogo de equipe vale.
E, sinto informar-lhes que todas grandes equipes façam. Só que os 'heróis' surgiram. Vendem. E muito dos anos 1970 para cá. Principalmente para países que não têm equipes fortes ou vocês acham que os indianos amam a Force India? Quase tivemos uma e rimos dela. Precisamos dos ídolos ou preferem ficar com Aquiles ou Superman ? Gosto de José Bonifácio. De carne e osso... Agora, osso. Tá, tenho o Piquet como ídolo. Hamilton, agora. Futebol anda meio esquisito o negócio. Parou no Cruyff e no Rivellino. Fluzãozinho é foda. Legal, mas, na F1, adoraria ter a equipe Fittipaldi( ri dela).
Ou a Senna( será, se fosse vivo, teríamos ?). Piquet Racing ? Não. Nunca tocou no assunto e se tocou descartou a ideia. Mas todos nós gostamos de um ídolo. GH-4 está pensando em vencer o campeonato. Para a Mercedes, ser a maior há 5 anos é importantíssimo ! Marqueteiros da Ford:
'Vença no domingo, venda na segunda'. Até aqui, no Hell de Janeiro, vejo mas mercedocas na rua.
E os ídolos ? Sou vencedor e 'usem cuecas Zorba, a minha marca preferida. Minhas balls ficam bem acomodadas e não irritadas devido ao tecido arejado e fofinho...'
. Estava eu lembrando para amigos e colegas que o meu primeiro nick foi Grouxo em homenagem ao grande Groucho Marx e acabei recuperando uma frase dele, fantástica !, que cai bem aqui, agora:
' você acredita em mim ou em seus próprios olhos '?
O que Hamilton fez de errado, Ricardo ? Estou acreditando nos meus próprios olhos não nos do Groucho Bueno e sua conhecidíssima língua bifurcada.
. Sobre quem é o melhor, sei lá. Acho o que diferencia um piloto de outro não é ser o mais veloz e sim qual aguenta mais pressão sendo a maior delas, nas corridas, óbvio mas não tão clara assim, o adversário 'embutido na traseira'. Dei o exemplo de Spa-Francorchamps 2017.
O espanhol e o alemão são ótimos mas o inglês é bótimo.
HAAAAAAAMILTON !


M.C.
Ricardo Botto disse…
Hamilton tecnicamente não fez nada de errado. Só não tinha que ficar com aquela cara de "pô Sapatos foi maus brother". Sobe aqui comigo. Quer levar o troféu? Se está tudo no contrato e a coisa é assim mesmo então não faz drama. Ambrose Bierce no seu Dicionário do Diabo no verbete hipócrita diz seguine:
hipócrita- Aquele que, processando virtudes que não respeita, obtém as vantagens de parecer ser o que ele despreza.
E por último ,já que citou Groucho Marx, tem uma outra frase dele bastante famosa: Patifaria é todo bom negócio do qual não participamos. Abraços.
Anônimo disse…
Tá. Ricardo...

. Me diga um ser humano que não seja hipócrita. Estou nessa. Não nasci em algum exoplaneta habitável por aí. Há de existir um. Na Via Láctea, vários. Dizem os astrônomos.
A medida da hipocrisia é que está em jogo. Ser 10%, 50% ou 100%.
Hamilton é humano.
. Contratos. A F1 é um negócio ! Futebol é negócio ! Tenis é negócio ! Surf é negócio ! A piscina de ondas do Kelly, uau.. Basquete é negócio ! NFL é negócio( tem o minuto de tv mais caro do planeta, não ? O intervalo).Tem até apostas e o submundo dos negócios. Fico com os dois primeiros. Só não entende que quiser se manter na ingenuidade. A Mercedes vende. Ferrari vende. Vettel vende. E Hamilton, como o alemão, vende fora das pistas, acredito, mais que o Tamancos. Leclerc é aposta da Ferrari. Ora, bolas, tivemos Senna. Vendia ? A japonezada toda tratava o cara como um deus ! Futebol. Neymala vendia mais... quem mandou ser cai-cai... Agora mesmo, A Anitta entrou por um cano sem tamanho pois foi usada com escudo pela Daniela. Dançou ! Tá perdendo dinheiro ! Estamos no Brasil e se no dia 7 não tivermos o 17 mais distante estaremos do mundo dos negócios e o pessoal mais ingênuo sobre este mundo. Só restando futebol e seus 'negócios'.
Vejo F1 com razão e pouco de paixão. Já foi o contrário. Se rico fosse, veria várias corridas ao vivo e no maior conforto... Que arquibaldo o quê !
. Não é a melhor frase de Groucho. A frase imortal dele é a que citei. Mas, sinceramente, nem todo negócio do qual não participamos é patifaria porém, como o comediante era(é) gênio, preciso pensar com calma sobre.
Digamos, se você começa com uma equipe de kart, depois vira 'garagista', depois, uma super equipe de F1( com museu e tudo mais. Restaurante temático... hotel...) e uma montadora de carros esportivos. Pior ! Ou melhor devido a visão capitalista que tenho , uma montadora de carros esportivos que vende até calcinha comestível vermelhinha com um cavalinho empinado preto ( no bumbum ? ), e aind aparque temático em um emirado qualquer. Sei não. Groucho Marx é foda mesmo mas... veja por outro lado. Se você vende a ideia para o povão de um país maravilhoso enquanto o 'negócio' é tirar a grana deste mesmo povão para ficar riquíssimo( e seus comparsas junto) mandando dindin para outros país pobres com corruPTos no poder( o jatinho com grana que pousou aqui, o dindin é nosso !) aí... se aplica Marx ! Quer dizer, Groucho Marx ! Também mas a diferença é que a equipe de F1 - a própria F1 - e suas patifarias geram empregos e outros patifes enquanto os esquerdóides esquerdopatas ladrões não geram riqueza...

Eu hein ? C.Q.D.? Com Grouxo Marx e o diabo Marx, o Karl ?

HA !


M.C.
Anônimo disse…
Groucho ! Meu antigo nick Grouxo querendo aparecer...


M.C.(o Dr. Jekyll da parada)
Rubs disse…
Para quem pensa (dogmaticamente) que a Mercedes sempre teve o melhor carro:
https://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/livio-oricchio/post/2018/10/04/corrida-em-suzuka-mostrara-o-quanto-ferrari-foi-afetada-com-o-novo-controle-de-potencia-da-fia.ghtml
Anônimo disse…
Glooooobo ?


Tá, vamos assistir. É o Rubs.

Xi, Rubs. Devolvo com essa, mais antiga.

https://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/suspeita-de-sistema-ilegal-para-obter-ganho-aerodinamico-coloca-ferrari-na-mira-da-fia.ghtml


Grobo e Framengo das pistas, tudo a ver...


M.C.