F1 2018 - Crônica do GP: Entendedores entenderão

Pinçando apenas três dos mais lembrados caso de interferência em resultados, houve muitos outros, podemos ter uma pálida ideia do quanto é importante para o esporte (F1) ter mais corridas em palcos tradicionais e com torcedores de verdade nos autódromos.

Cenário: GP da Áustria de 2002.
Personagens: Michael Schumacher e Rubens Barrichello e Ferrari.
Enredo: Rubens vai à frente dominando a corrida como já havia dominado os treinos e Michael vem logo atrás.
Plot Twist: a direção da Ferrari, nas pessoas de Ross Brawn e Jean Todt acessam o rádio do carro de Rubens e mandam que a posição se inverta pelo bem do campeonato.
Rubens, na última volta, quase na linha de chegada dá a posição.
Resultado: uma sonora vaia.

Cenário: GP da Alemanha 2010.
Personagens: Fernando Alonso, Felipe Massa e Ferrari.
Enredo: Massa vai à frente de Alonso em busca do que poderia ser sua primeira vitória após o acidente com a mola.
Plot Twist: a equipe, desta vez na voz de seu próprio engenheiro, Rob Smedley, entra pelo rádio de Felipe com a mensagem: “Fernando is faster than you... Can you confirm you understood that message?”
Resultado: o autódromo vaia o pódio.

Cenário: GP da Russia 2018.
Personagens: Lewis Hamilton, Valteri Bottas e Mercedes.
Enredo: Bottas lidera a corrida após uma brilhante pole position, Lewis vem logo atrás perseguido, mas não muito por Vettel com quem “disputa” o campeonato.
Plot Twist: Todo Wolf, focalizado pela TV com o dedo em cima de um botão escrito “tactics” e alguns segundos depois pelo rádio: “Inverta a posição.”.
Resultado: nenhuma vaia, nenhum descontentamento, nenhuma reação contrária ao que aconteceu por parte do público presente.

Além das situações, algo em comum nos ocorridos nos três casos foi o constrangimento.
Schumacher puxou Rubens para o lugar mais alto do pódio e lhe deu o troféu de vendedor. Rubens aceitou.
Fernando e Felipe sequer se olharam no pódio e ao fim da temporada, Massa foi embora.
Hamilton tentou – em vão – fugir da entrevista pós corrida antes do pódio, depois posou visivelmente contrariado ao lado de Bottas que estava sendo entrevistado.
No pódio, Lewis tentou chamar Valteri ao lugar mais alto e lhe dar o troféu de vencedor, Bottas de alguma forma, digno, não aceitou.
E para aqueles que dizem “entender” quando este tipo de interferência da equipe na ordem das corridas acontece, fica a dica: em nenhuma destas três vezes que isto aconteceu a ordem de chegada dos envolvidos faria alguma diferença para – naquele momento - o piloto favorecido ter mudada sua posição na tábua de pontos.
E, só Alonso (que é um imbecil) perdeu o campeonato.
Coisa que, tirando um desastre, não acontecerá à Lewis Hamilton.

Comentários

Anônimo disse…
Boa tarde.

. 1° cenário. Se me lembro bem, a Ferrada dominava tudo naqueles anos vermelhos. E o Primeirão era mais primeirão do que nunca tanto que, dizem... fontes água Minalba, que existe na Ferrada uma cláusula, com a singela alcunha de 'RB', para todos os segundões desde então. Preto( ou azul...) no branco ! RuBa ! Prá bons entendedores, 4 letras é nome e sobrenome.
Ou seja. Seu Barrobello ficou muito mal depois desta presepada. Por quê não venceu outras, com balls( adorei... ui !), então ? Ficou na Ferrada até 2005 enrolando a patuleia e vendendo cuecas Zorba pros fãs...
Desse uma de Irvaini que eu queria ver.
. 2° cenário. Agora, sou ferradista. Quem disputava o campeonato com Vettelino da Rédibuuu ? Fofonso, o Fernandonso das Astúcias ! E até aquele GP alemãozês, quem era o ponteiro do campeonato ? FeFê Fofonso. Com quem no rabo dele ? SEB Nervosinho, jovenzinho e com toda a carga ! O mesmo que anda sorrateiramente, agora, 2018, atrás de GH-4 ! Preciso dizer mais ?
Zacarias, nessa hora da tarde ? Me poupe. E a clásula 'RB' já atuando.
. 3° cenário . 'Mas não muito', prás tuas negas, senhor Groo.
Tactic, só na Mercedoca ? Por quê só filmam a Mercedoca ? Como aqui, a imprensa é vermelha ? Ha....
. Plótuixti ! Me diga o que Hamilton, líder do campeonato, deveria ter feito, senhor Groo com o perigoso SEB Vettelino, o Nervosinho, na cola dele, bem atrás( mas não muito...) ? Entrar na briga com o companheiro de equipe com risco de colisão pro senhor e o Gagálvão rirem a vontade ? Se estivesse na frente o Kimi, o Verstappadinho, oooo... oooo... Ricardão Sorriso, uuuuu uuuuu Leléclerc, tudo bem !

Grocho, por favor, a frase, novamente:

' Você prefere acreditar em mim ou em seus próprios olhos ? '


M.C.

Anônimo disse…
'Groucho'... Meu telado anda pulando letas...


M.C.
Rubs disse…
Antigamente, eu cheguei a achar que quem vencia era vencedor.
Mas, com a vida, vem a experiência.
EclipseAgito229 disse…
Sr. Groo, boa tarde.

Quero deixar um importante adendo: Massa ainda permaneceu na Ferrari até 2013, quando foi embora para Williams. Não foi em 2010.

Obrigado.
Ron Groo disse…
Obrigado eclipse realmente não foi... Valeu a correção.
Anônimo disse…
É a vida, Rubs.
Quando somos jovens temos ainda a inexperiência - e ingenuidade - a nos salvar dos nossos olhos pouco treinados com coisas da vida. Mais velhos, tentamos ter o conhecimento da coisa( das coisas), como ela funciona, ou continuamos 'jovens' de 40, 50, 60 e até de 70 anos ! Ou mais...
. Por exemplo. Estamos quase, lá. Domingo que vem... Eu sou considerado um cara 'violento' por ter o meu candidato o Bolsonaro. Já fui chamado de nazista ! Uau ! Um amigo, esquerdista, que não diz para quem destinará o voto, já não tanto meu amigo assim - esta eleição está mexendo até com famílias ! - , disse que é da paz ! Como se fosse eu 'da guerra'.
Ficou menos amigo meu ainda quando mostrei as manifestações em todo o Brasil pelo #elenão, sábado. E, depois, as manifestações do #elesim, domingo.
E a pergunta, mostrando as duas manifestações, foi, com o amigo já com 'ódio do bem' nos olhos prá cima de mim:

'quem é a turma da paz'?

. Experiência...


M.C.


Anônimo disse…
Bom dia !

Será que no final de domingo terei duas vitórias para comemorar ?

Nas madrugas domingueiras, com Lulu, mais uma vitória ?

E o novo herói da Marvel-DC, um herói brasileiro, Capitão Mito, no 1° turno?



M.C.